MISSÃO

SÃO PAULO (suerte) – Fernando Alonso adotou como discurso para justificar sua volta à McLaren o desejo de terminar algo que começou. Ou seja: ele quer ganhar o título que deixou escapar em 2007, quando defendeu o time de Woking. Perdeu porque dividiu pontos demais com Hamilton, brigou com o companheiro, ficou sem clima na equipe, e Raikkonen aproveitou para jantar os dois.

Todos sabemos que não é isso. Fernandinho saiu da Ferrari por não ver no time italiano nenhuma perspectiva de ser campeão. E ele tem urgência para isso. Considerado há muito tempo o melhor piloto do grid, Alonso não ganha um título faz muito tempo. Foi bi em 2005 e 2006. Passou as últimas oito temporadas em branco. É muito para alguém do nível dele.

“Quero colocar o número 1 de volta ao cockpit da McLaren”, falou o espanhol, que citou Prost e Senna como “inspirações”. Quando dividiram os boxes da McLaren, com motores Honda como agora, os dois ganharam tudo e mais um pouco.

Não sei se vai acontecer logo, não sou adivinho, é provável que não, porque as coisas na F-1 costumam levar tempo, mas torço muito para que a McLaren, que apresenta amanhã seu carro novo, venha muito forte em 2015. Fortíssima, para brigar com Mercedes e Red Bull pau a pau. E que a Williams confirme sua ascensão, e que a Ferrari deixe de ser um bando de patetas.

Citei cinco equipes. Quase todas. Porque mais uma está abrindo o bico. Pouco depois de anunciar que não vai testar em Jerez, a Force India entrou na mira da imprensa alemã, que afirma que o time está falido, à procura de comprador, e talvez nem vá à Austrália e à Malásia. Considerando que ninguém sabe o que será de Caterham e Marussia, não se espantem se em algum momento apenas 16 carros compuserem o grid neste ano. Sauber, Toro Rosso e Lotus estão OK, e são as três que se juntam às cinco grandes com a certeza de que disputarão o Mundial até o fim — embora, no caso da Sauber, talvez não seja muito prudente afirmar coisas assim.

Grid com 16 carros é muita derrota.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Endrigo
Endrigo
9 anos atrás

FG, com 16 carros no grid, o certo era pontuar só até o sexto colocado, não acha? Aliás, com os 18 atualmente “confirmados”, já parece exagero pontuar até o décimo.

Endrigo
Endrigo
Reply to  Endrigo
9 anos atrás

o certo “seria”

Ricardo
Ricardo
Reply to  Endrigo
9 anos atrás

Verdade…

Paulo Pinto
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Endrigo está “certo”. A pontuação até sexto, “já era”.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Acho que do jeito que coisa vai começar com 16 é até bom.. considerando-se que a Sauber não esta nada bem e aí poderiam ser 14 (!!!!!!!!) carros.

Mas e os patrocínios que a FI foi cavar no México será que não vão resolver? O Perez é piloto do time, tem corrida esse ano lá,, eles devem conseguir alinhar..

fernando delucena
fernando delucena
9 anos atrás

São 9 anos que Alonso não vence o mundial. Você mesmo já comparou esse momento dele com o Senna 92/93 quando mudou para a Williams. Mas Senna, apesar de estrebuchando sem carro naquela época, só tinha dois anos sem ganhar. E eu me peguei pensando outro dia … E se não ganhasse nada na Williams? Já ia mesmo levando 20×0 de Schumacher… Acho pouco provável, até porque a Williams conseguiu depois ajeitar aquele carro problemático, mas será que Senna conseguiria passar tantos anos sem ganhar na F-1? e ainda assim, continuar? Acho quase impossível. O problema de Alonso foi ter feito algumas escolhas erradas. Além do mais, onde ele está, sempre há um conflito. Deve ter algo aí.

sandro
sandro
9 anos atrás

Ai vem aquela pergunta: Por que raios não liberam 3 carros para as equipes que conseguem colocar esse terceiro sem somatória de pontos ou o Eclestone não ajuda as menores com um din-din a mais? 16 carros é derrota mesmo, a F1 vai acabar em poucos anos, se é que já não começou a acabar.

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Imagino a tortura e o sofrimento que é acordar cedo nos Sábados e Domingos dos fins de semana de F1 só para TORCER CONTRA figuras como Alonso, Vettel, Hamilton…
Mas pelo jeito, deve dar mais audiência ou doer menos que torcer para o Massa.
Ou por qualquer outro piloto.
Que povinho o desse país.
Merecem o que estão recebendo.

Silvio
Silvio
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

O que você tá falando cara?
A F1 tá acabando mundialmente, não só no Brasil.

MAURI FLORIANI
MAURI FLORIANI
9 anos atrás

Para quem, em 1989, tinha pré-qualifying, qualifying e aí sim os treinos oficiais – corrijam-me se eu estiver errado, 16 carros no grid é o fim.

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Muito bla bla bla. Quero ver o tempo desta McLaren-Honda na pista. Ninguem acerta a mão tão rápido.
16 carros? Vem ai a maior mudança de regulamento em anos. Destruição criativa!

MARCOS
MARCOS
9 anos atrás

duvido, mas…pode ser o próximo fruitinha a ser campeão da MacLaren

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

O Alonso capitaneando um time e construindo um “Grupo Vencedor”??

É mais fácil resolver o problema (acabar e colocar todo mundo na prisão – prisão de verdade e não aquelas de sujeitos de “punho em riste”) da corrupção endêmica em todas as esferas governamentais do Brasil do que isso acontecer.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Quero ver o que vão falar os promotores dos GP’s mundo afora,
vendem a corrida com 22 carros e na hora só tem 16.
Acho que vai sobrar para Tio Bernie.
FG vide meu comentário no post DESFALQUE, ´´e o segundo.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Se você me provar que estes 22 carros do seu belo grid de largada, todos;absolutamente todos teriam chances de vitória e que a diferença de tempos entre todas as equipes seriam inferiores a 1 1/2 s, eu diria que tens toda razão,falta equipe de formula 1 no grid . Mas o que se tem visto e já a alguns(bastante) anos é no máximo duas ou de vez em quando três equipes que podem se rivalizar más o restante do grid são constituídos dos carros da Formula “T” (de tapeação) que para chegar a ser um Formula 1 teriam que evoluir muito e sem testes e dinheiro isso jamais se concretizará neste modelo atual de “negocio” de competição automobilística.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Picaretonso ganhou 2 campeonatos numa época onde a F1 era movida a trapaças.

A tríade Al Caponso + Briatore + Renault foi uma das coisas mais nefastas da história da F1. Um foi até banido ad eterno.

À partir do momento que a Red Bull instituiu o modelo vencedor de trabalho + competência + ética, o Tirando Vantajonso sucumbiu à sua reles insignificância.

E que assim perdure por todo o sempre…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Amem… rs rs rs. Todo o castigo para o Alonso é pouco… rs rs rs.

Tenho pena da Mclarem, que é para mim a equipe mais simpática com os fãs da F-1.

Paulo Pinto
9 anos atrás

Voltou à McLaren para ganhar o título que deixou escapar em 2007? Então, terá que voltar à Maranello, para ganhar os três títulos que perdeu para o Herdeiro.

O espanhol precisará ter fôlego de gato. Gato? Hum…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

McLaren comprou gato por lebre.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Vettel poderia pensar em voltar pra RedBull e tentar o título de 2014, né? Oh wait… Pra isso ele teria que ter batido o Ricciardo. Melhor chamar o Webber de volta…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Quem perdeu o título de 2014 foi Rosberguinho. O Herdeiro e teu idolatrado não passaram de coadjuvantes.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Eu não sei o que é mais ridículo : atacar ou defender o Dick Hibérico. Dizer que em muitas vezes ele se valeu de “jogadas”escusas para levar vantagem isto não é mentira nenhuma,más não foi só ele que fez isso ,muitos pilotos que foram campeões (até brasileiros) fizeram isto .Agora ,dizer que ele é mau piloto , isto chega a ser infantil ,principalmente partindo de quem jamais sentou num carro que a relação Peso/Potência seja menor que 8 Kg/Hp ou RPP = 8.00 como queiram e um formula 1 tem o RPP = 091891~.
Alonso pode não ser o mais ético dos pilotos mas ele não é mau piloto e tão pouco tem culpa de N. Piquetinho e F. Massacradinho serem de personalidade frágeís e submissas (não estou dizendo que sejam maus pilotos,entendam.)ele só tirou vantagem daquilo se lhe apresentou viável,mas seguramente pode estar entre os melhores mas não esta sozinho (refiro-me a Alonso e não aos brasileiros pipoqueiros) ,teriam pelo menos uns quatro do mesmo nível e quem viver verá, é só esperar que a verdade aparecerá.

Ed
Ed
9 anos atrás

Grid com 16 carros é muita derrota. [2]

Inacreditável a que ponto a F1 está chegando.
E aparentemente sem jamais parar para pensar se tem algo errado ou não.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Alonso é o ultimo representante de uma geração de pilotos cada vez mais rara, o cara vai lá e acelera o que tem, sendo competitivo e destruindo o companheiro de equipe. Assim como era o Senna. Kvyat é outro dessa mesma estirpe.
Vettel é da turma do Schumacher, tem que ter toda equipe pra si e um carro perfeito, senão reclama e abandona as pistas, ou sai e muda de equipe… Horner é como um Brawn, sempre pronto para satisfazer o alemão.
O que Vettel passou em 2014, Alonso vem passando por 10 anos e não reclama, continua dando show nas pistas. E batendo seus companheiros. Já o Vettel…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Vettel é da turma do Schumacher, que pertenceu à turma de Fangio: o Patriarca e seus Herdeiros.

Já o Alonso… hum!

Ricardo
Ricardo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Ricardo 1, esse cumprimento não trouxe sorte. Senna, ao final do ano, perdeu o campeonato.
O Herdeiro do velho campeão, em detalhe, à direita da foto.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Senna tinha motor de versão inferior ao Benneton, eram 40cv a menos. E mesmo assim, dava show! Como eu disse, não serve pra limpar sapato.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Esse foi o melhor ano do Senna, renovando seu contrato corrida a corrida e mostrando para a Ford que quem tinha que ter o melhor motor era a Mclaren e não a Benneton. Foi a primeira aula que Senna deu no Shumi, teriam muitas mais, não fosse o destino querer imortalizar um herói em seu campo de batalha,

Ricardo
Ricardo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Choronso , o eterno vice? KKKKKKKKKKK O príncipe das lamúrias!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Mas que nunca pensou em jogar a toalha depois de um ano difícil, em que foi batido dentro de casa por um estreante. Kkkkkkkkkk!!

Paulo Pinto
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Jogou a toalha, sim! Foi batido por um estreante em 2007: Hamilton (vice), Alonso (terceiro).
O “Medronso” voltou correndo para a Renault (em outras palavras, Briatore).

Ricciardo não era estreante. Estava em sua quarta temporada.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Empatou em pontos. Primeiro ano na equipe com um pneu que nunca tinha guiado antes, reveja o campeonato, sem o setup do Alonso Hamilton não teria feito nada. E na segunda metade, Alonso foi muito superior ao inglês.
Vettel foi batido dentro de casa, levou uma surra nos pontos e na qualificação de um Zé Ninguém.
Hamilton foi campeão da gp2, um dos poucos a terem mais pontos que os 40 que a FIA passou a exigir esse ano.
Considerado o melhor inglês desde Jim Clark.
Já o Ricciardo, ficou conhecido por bater o Vettel… Grande coisa.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Hamilton é um gênio, compará-lo com Ricciardo é brincadeira. Ricciardo tem que se preocupar com o Kvyat, bater o Vettel é mole, espere pra ver o que o Kimi vai fazer com o Vettel…

oi?
oi?
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

“O que Vettel passou em 2014, Alonso vem passando por 10 anos e não reclama”

Alonso não reclama? Em que mundo vc vive?
Ele faz o dele muito bem, mas é um dos maiores chorões da F1.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  oi?
9 anos atrás

Não vi o espanhol chamando nada de merda no seu primeiro ano em dificuldade.

Paulo Pinto
Reply to  oi?
9 anos atrás

Nem no segundo ano, nem no terceiro, nem no quarto…
…e nem no oitavo ano em dificuldade.

Será que o espanhol vai reclamar neste nono ano?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  oi?
9 anos atrás

Chamar um carro de merda? Alonso é um racer, não cometeria essa desfeita. Já pro Vettel, qualquer carro sem difusor soprado é uma merda.

Roberto
Roberto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Perfeito seu comentário. Alonso é considerado o melhor piloto da F1 há muitos anos, mesmo sem ter ganho nenhum título depois de 2006. O cara é gênio, anda bem em qualquer carro. Já Schumacher e Vettel, são feras apenas (não gênios), e precisam (ou precisaram) estar com o melhor equipamento para vencerem. Sem o melhor equipamento, dão (ou deram) vexame. Alonso anda bem sempre, é óbvio isso. Eu não sou espanhol, não conheço o Alonso, e nem tenho procuração para defendê-lo, e acho-o um cara chato e desonesto fora das pistas. Mas o talento dele me faz torcer por ele. Eu apenas percebo o óbvio! E olha que assisto F1 desde 1980, e Alonso é de uma cepa diferente, parece pertencer aquele grupo lá de trás, dos talentos natos, e não dos pilotos de vídeo game surgidos mais ou menos ano 2000 para cá… Alonso é praticamente o único que dá gosto de ver guiar. Acho o Hamilton muito bom também, mas um degrau abaixo.

Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Olhe o lado bom, Roberto. Se Alonso se despedir da F-1 como bi (que os Deuses da Velocidade me ouçam), ele se juntará ao lendário Jim Clark.

Isso é muita honra (para o espanhol, claro).

joao paulo
joao paulo
Reply to  Roberto
9 anos atrás

roberto vc falou tudo nao precisa amar o carater desse espanhol mais quem assiste f1 a muito tempo tem que aceitar que ele e genio, fazer o que ele fez com a ferrari nao e pra qualquer um. pra mim e o melhor que ja vi guiar acho q ele e vettell na mesma equipe vettel ia chorar e abandonar a f1.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Sempre falei isso aqui……..Depois de Senna é o mais braço que apareceu!!

Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

O problema, Sennafredo, é que os dois “braços” somados (cinco títulos), não chegam no Herdeiro de Fangio.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
9 anos atrás

F1 na abertura da temporada com 16 carrinhos? Acabou. Kaput. O ultimo que sair apague a luz please. Finalmente a FIA e uncle Bernie , conseguiram o que ja vinham tentando ha algum tempo…..

Marcus LIma
Marcus LIma
Reply to  Alessandro Neri
9 anos atrás

Pois é. Aumento de custos durante a crise européia, com uma reformulação cara, um negócio de tecnologia híbrida que deixou carros feios, e o som dos motores horrível. Uma postura de gestão que não leve em conta o básico: o público, que afinal é elemento decisivo, já que seu interesse é que move a audiência, que move o marketing dos patrocinadores e os motiva a investir, que no fim é o que paga o circo. Interesse, audiência, marketing e dinheiro é um ciclo óbvio, que a fórmula 1 ignora. Como ignora novas mídias sociais, etc. Some a isso a poucos testes, uma migração para pista em que o aspecto estético cenográfico importa mais que o traçado, e o que temos é um desastre anunciado. O triste é que o anúncio foi longe. A crise americana estourou lá em 2008! Desde lá a Europa vem em crise. A resposta da Fia, ainda na era Mosley, foi em 2010, tentando reduzir custos, impor um teto, trazer novos competidores. Não só isso não foi feito, mas andou-se para o lado oposto: com aumento de custos. Por tudo isso, 18, 16, 14 carros: a F1 é o retrato de uma gestão bem medíocre, que vem errando continuamente há cerca de 8 anos, pelo menos: um negócio que prioriza lucro de curto prazo em detrimento da existência no longo prazo é mais que tudo um exemplo de má gestão. Não vi os 70. Mas saudade do que vi, os 80 e 90.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Marcus LIma
9 anos atrás

Mas que longo prazo alguém com mais de 80 anos quer ter investimentos e rendimentos ???????????????????????