VAI PEGAR

FIA Formula E, 4th race, Buenos Aires

SÃO PAULO (e rápido) – Gosto de ouvir a voz das ruas sobre certos assuntos, e em geral ela vale mais para mim que qualquer pesquisa feita com métodos científicos e princípios estatísticos. Por isso, arrisco dizer que essa Fórmula E vai pegar. E não vai demorar muito.

Fizemos na Fox a etapa de Buenos Aires sábado passado, eu Felippe Motta e Thiago Alves. A Fox tem os direitos sobre a categoria, é parceira mundial.

Foi a quarta corrida do ano e a segunda transmissão que fiz (nas provas da China e do Uruguai, estava viajando). A repercussão nas redes sociais foi muito grande. E só elogios, especialmente pelo final eletrizante, com o perdão da palavra.

Nas últimas voltas dessas corridas, os pilotos ligam o “foda-se” e vão para o tudo ou nada. Como é uma categoria jovem, sem pressão por resultados ou por somar pontinhos que podem resultar em milhões de dólares de verba no ano seguinte, como na F-1, a disposição por assumir riscos é bem maior.

Foi assim nas últimas três voltas da corrida de Buenos Aires, num cenário lindíssimo — que é um dos atrativos da E. Neguinho partiu para o tudo ou nada e ninguém sabia o que iria acontecer nas primeiras posições. Batidas, ultrapassagens forçadas, toques, freadas retardadas, aconteceu de tudo. E do nada emergiu António Félix da Costa, português que foi preterido pela Red Bull para a F-1, para se tornar o quarto vencedor diferente no ano.

Nicolas Prost foi o segundo e Nelsinho Piquet, o terceiro. Notaram? Um Prost e um Piquet no pódio. A última vez que isso aconteceu foi no GP dos EUA de 1991 (que, na transmissão, eu disse que foi aquele do Alesi brigando com o Senna; errei, aquilo foi em 1990). Na ocasião, Alain foi o segundo e Nelsão, o terceiro. Com Ayrton em primeiro…

Senna, Prost e Piquet são sobrenomes que estão na Fórmula E, o que tem algum significado: outra geração, outra era. Claro que os filhos e sobrinho nem de longe se assemelham aos seus pais, gênios da raça. Mas fazem seu papel sem maiores dramas, com entusiasmo e dedicação. Bruno, que largou na última fila na Argentina, terminou em quinto.

Lucas di Grassi (foto) bateu, mas continua líder. O piloto teve uma quebra de suspensão parecida com a de Chandhok,companheiro do primeiro-sobrinho na Mahindra. Buemi também quebrou uma suspensão. É algo que a categoria precisa rever, especialmente porque as zebras aparafusadas no asfalto, muito usadas em circuitos de rua, são altas demais.

O Grande Prêmio abraçou a Fórmula E também, abrindo uma área só para ela na homepage do site. O noticiário da corrida de sábado está todo lá. O fato de 11 ex-pilotos de F-1 terem largado em Buenos Aires mostra que a categoria está seduzindo gente muito boa — outro atrativo, ao lado das pistas de rua em cidades lindas e da tecnologia, que é o maior barato.

A corrida de abertura, em Pequim, não foi boa. Putrajaya já foi divertida, e Punta del Este, mais ainda. Buenos Aires chamou a atenção das pessoas. Ouvi muita gente elogiando a F-E, as disputas, os toques, a bagunça do final. “Isso é corrida, não aquela chatice da F-1!”, escutei de pessoas aqui e ali, na padaria e no botequim.

Quem diria… Mas é ótimo. Ótimo para a F-1 começar a repensar seu formato urgente.

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9 anos atrás

[…] De fato, o tema ora proposto é interessante e apropriado. Será que a Fórmula E vai cair no gosto dos fãs de automobilismo? Muitos blogs tem debatido isso com muita propriedade. Recentemente, eu li os comentários do Flávio Gomes no blog dele. Eis o link do post:http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/…/01/vai-pegar-2/ […]

V Melo O+
V Melo O+
9 anos atrás

minha percepcao:

F-E é inevitável. futuro presente dos carros monoposto. trouxeram pilotos renomado para “cativar” e “seduzir” o público. espécie de: vamos jogar isso para ver o que colhemos. Meio q pescar truta substituindo o tradicional fly fishing por uma vara digital. ainda nao digeri a categoria. talvez pq seja um admirador dos barulhos polposos de um f1. Mas posso melhorar minha opniao. uma dica seria eles fazerem corridas nos tradcionais autodromos da f1, e aumentando o barulho da eletricidade de forma “marketual”. creio q assim os amantes do fly fishing seriam melhor conquistados.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
9 anos atrás

Raios… vi essa corrida quando estava em férias no exterior, com narração em espanhol. Mas, mesmo sem o Gomes, a carrera foi mesmo muito interessante. Uma pena a quebra de suspensão do Di Grassi. ele fez mais de uma vez ultrapassagem linda na freada de um harpin do circuito. O Heidfeld está procurando o brasileiro até agora… rs. Me esqueci em cima de quem foi a outra.

Luke
Luke
9 anos atrás

Pois é, e o Brasil de fora dessa 1ª temporada histórica, mesmo tendo muitos pilotos correndo. Não é difícil imaginar que a cidade melhor candidata para essa corrida é o Rio. Já imaginaram um circuito no aterro do flamengo com o Pão de Açúcar ao fundo?

Celso
Celso
9 anos atrás

Assim como o Eduardo Schmidt, também não gosto da narração, nada contra a pessoa do narrador, deve ser bastante competente, mas narrando não dá.
Infelizmente incomoda um pouco.

Martinho
Martinho
9 anos atrás

Os carros poderiam ser mais bonitos…..

Marcos José
Marcos José
9 anos atrás

Vamos devagar com isso, primeiro deixem a categoria se ajustar ao momento atual. Daqui a pouco não será mais a eletricidade e sim a utilização do hidrogênio como fonte de energia como prioridade no futuro (que poderá ser daqui há 2 anos e o investimento gasto hoje na Fórmula E não servirá para nada). Hoje a WEC está bem mas quando começar o seu “jogo de interesses e poderes” aí começará a debrandada e o fim da categoria como aconteceu anteriormente. A WEC só existe hoje por causa da realização das 24 Horas de Le Mans que é a prova de maior prestígio atualmente fora isto talvez nem existia. A F1 morrerá se a FIA não combater o tal “jogo de interesses e poderes” que existe na categoria atualmente lembrando que foi isto que levou o fim da F-CART em 2007, o que vemos hoje (a Indycar) é um zumbi que a qualquer momento poderá sucumbir e desaparecer sem deixar vestigios de que um dia existiu. O tal “jogo de interesses e poderes” acaba com qualquer categoria por mais boa que ela seja.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
9 anos atrás

Essa última corrida foi a melhor…também tenho a sensação que a categoria vai “vingar”, mas o fato de a temporada ser em dois anos diferentes será que vai continuar???

Penso que os safety-cars tem estado muito tempo no resgate, deveriam melhorar isso, espero que consigam.

O tempo da bateria deveria ser maior…

Gosto muito do Felipe Motta, mas não como narrador, talvez o Foxsports pudesse colocar um dos narradores, poderia ser o Sergio Lago, já estaria melhor!!!!

Gostei muito de vc no time dos comentaristas FG…vc é fera!!!!

ton
ton
Reply to  Eduardo Schmidt
9 anos atrás

O tempo de bateria é uma limitação das baterias atuais, a tecnologia das baterias está muito ultrapassada. O bom dessa categoria que as portas do desenvolvimento vão ser abertas e todos os segmentos vão ganhar com o desenvolvimento das bateiais para carros e assim vai para celulares e outros aparelhos eletrônicos.

Alan
Alan
9 anos atrás

Talvez o principal motivo para essa disputa toda no final sejam os pneus. Pneu radial em carro de corrida não combinada muito, mas deixa as corridas mais emocionantes, já que ele está lá pronto pra tudo, do começo ao fim da corrida.

Jonas Martins
Jonas Martins
9 anos atrás

Pra você ver, fãs e dirigentes da Formula 1 passaram o ano reclamando do barulho do motor, quando no fim das contas o que todo mundo quer ver é apenas uma corrida de verdade…

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Confesso que sou um daqueles céticos sobre está Fórmula E pela (falta de) ronco dos motores, pela fragilidade dos carros pelas pistas de rua.

Mas confesso também que assisti esta corrida em Buenos Aires e gostei das disputas e mais ainda pelo MUITO BOM nível dos pilotos do grid.

Gostei. Quando puder, vou acompanhar sim. Nunca vai substituir a F1 no meu coração de amante de automobilismo, mas gostei da qualidade dos pilotos do grid, a maioria ex F1. Acho que foi uma boa idéia para atrair fãs de F1 como eu.

Quero ver ex-pilotos de F1 com muito talento ainda para mostrar, brigando entre si Heidfeld, Aguersuari, Buemi, Di Grassi, etc e briga entre os sobrenomes famosos Piquet, Prost, Senna.

Ficou mesmo com cara de “F1 elétrica”. Primeira corrida inteira que assisti, gostei mesmo.

Já acho mais interessante que a F Indy (chata demais). Apenas sugeriria que utilizassem as mesmas pistas da F1, o mesmo calendário, mas ao invés de fazer preliminar da F1, fizessem a corrida da F-E na semana anterior do GP de F1 naquele circuito. Atrairia o interesse de quem não conhece ainda a categoria, e aproveitaria o “clima” e os fãs de F1 aguardando a F1 no fds seguinte.

Fernando Passos
9 anos atrás

Foi demais, a corrida!

Algumas coisas precisam melhorar, como melhor qualidade na divulgação das informações de corrida (não dá muito para confiar que aqueles percentuais de bateria informados condizem com a realidade), maior agilidade para organização em caso de safety car, o fato das zebras “assassinas”, entre outros.

Pelo que vi, se a corrida seguisse sem safety car, os carros não chegariam ao fim, a não ser que diminuíssem demais a velocidade no final.

Mas no geral está indo muito bem!

Paulo Sergio
Paulo Sergio
9 anos atrás

A cada corrida que acontece, a coisa está melhorando. . A F-E está muito parecida com a Indy, nos pegas, carros iguais, motores parecidos. Uma pena não ter a corrida no Rio. Seria o máximo. Uma grande perda para nós brasileiros…
Mas que já está pegando, podes crer!
A narração e os comentários estão bons, continuem assim!
Só peço uma agenda para sabermos os dias e os replays da programação da Fox.

ALEX B.
ALEX B.
9 anos atrás

Desculpem, mas corrida de carros sem barulho de motor e pistas cheias de cotovelos, já me basta a F1.

Dyego
Dyego
9 anos atrás

Sensacional!! A simplicidade dos boxes e proximidade com o público torna a categoria ainda mais atraente! Gostei muito! A falta de um ronco de motor ainda pesa um pouco contra, mas é algo que a gente pode acostumar..

Gus
Gus
9 anos atrás

Ae Galera, eu vou lancar a Formula Old School. Carros com motores turbo grandes, barulhentos de tremer o chao, com muito cheiro de combustivel no ar, pneus que nao esfarelam, chassis semelhantes, comunicacao com placas aos pilotos, reabastecimento liberado, alguns treinos para desenvolver os carros, corridas mais curtas e duplas nos fds. Nada de botaozinho de REMS ou Asa Movel.
Jogo de equipe liberado.
Pontos para pole, melhor volta, melhor delta entre posicao de largada e chegada, e pontos do primeiro ao ultimo.
Resumos das corridas no youtube e apps de telemetria.
Facam uma vaquinha igual a da Caterham para me darem fundos para eu comecar a categoria. Falta pouca coisa: acordo comercial, carros, pilotos, grana e vender os ingressos. Fui!

Robertom
Robertom
Reply to  Gus
9 anos atrás

Sonhar não paga imposto, ainda…

Joca
Joca
9 anos atrás

Não gostei, existe sim disputa isso não se pode negar, mas acho que se trata de um traçado/circuito especialmente desenhado para este tipo de monoposto dentro de suas caracteristicas e limitações se fosse o futuro porque não realizar uma corrida em uma pista de verdade? Outra suspensão de vidro? qual o peso destes monopostos que material é utilizado?Aliviaram todo o peso? Muito cedo para chegar a uma conclusão seja positiva ou negativa. Em tempo os pilotos estão sendo pagos por quem?

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
9 anos atrás

Assistimos a corrida eu e meu filho de 13 anos e depois daquele longo safety a corrida foi emocionante e eletrizante..Claro, sem barulho, mas foi boa..

Elton
Elton
9 anos atrás

Assisti a todas as corridas até agora e, na minha opinião, o circuito argentino é, disparado, o melhor até aqui. Não só o circuito, mas a paisagem que o cerca… me lembrou Adelaide.

As brigas são muito interessantes, e ainda tem o fanboost, que no mínimo, é um ingrediente a mais e que pode fazer a diferença quando o campeonato começar a ser decidido.

Já me acostumei com o zumbido dos motores elétricos. Nem faz mais diferença. Acho que está legal também a transmissão focar nas câmeras paradas, colocadas em locais específicos e não nas on-boards, já que a velocidade não é lá estas coisas comparado com as demais categorias. Os gráficos também são muito bons.

Flavio, ouvi dizer que a corrida em Monte Carlo não será no circuito que a F1 usa. Confere?

atila
atila
Reply to  Elton
9 anos atrás

Não sou o Flávio, mas confere. Todo o setor que vai da primeira curva até o tunel foi cortado. Ao invés de fazer a Saint-Devote completa (que faria os carros subirem o morro pro Cassino), os carros vão pegar um rua paralela, que desemboca na Chicane depois do Tunel. A chicane vai ser transformada num grampo, que leva os carros para a Tabac.
Ou seja: largada -> Saint-Devote -> pequena reta até o grampo antes do Tunel -> Tabac -> S da Piscina -> Rascasse -> chegada.

Elton
Elton
Reply to  atila
9 anos atrás

Obrigado Atila.

Que pena que cortaram. Mas ao mesmo tempo será interessante. Sempre imaginei como seria ver os carros descendo aquela rua lateral que liga a Saint-Devote à chicane.

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Se desse pra colocar um ronco neles ia ficar mais legal ainda.

Breno
Breno
9 anos atrás

Assisti a duas etapas e fiquei positivamente impressionado. Realmente não se compara à F1: é muito melhor! Ultrapassagens arrojadas de verdade, gente experiente e medo nenhum. Espero que realmente pegue, mas temo que, se pegar, comecem os “mimimis” da F1.

Marcelo Soutello
Marcelo Soutello
9 anos atrás

Boas corridas, principalmente as voltas finais, onde voam pedaços de carenagens, o que justifica o DJ usar capacete da “Formiga atômica jedi” . Se o Daniel Abt se chama-se “Abs”, não travaria os pneus e não acertaria o Alguersuari.

Marcelo Soutello
Marcelo Soutello
Reply to  Marcelo Soutello
9 anos atrás

Correção: Abt se chamasse.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

finalmente consegui acompanhar uma corrida! gostei muito! tem nomes famosos, e os caras vão pro tudo ou nada mesmo.
os carros são bonitos etc…
tem um app da F-e pra baixar, parece que até transmite algumas imagens ao vivo, vou testar na próxima etapa.

Fabricio
Fabricio
9 anos atrás

Formula 1 com pouco barulho é ruim, corrida de carro elétrico sem barulho algum é legal. Os caras batem mais q a Indy, legal. A corrida é uma bagunça, tb é legal. Não entendo o critério que vcs têm para corridas boas e corridas ruins… O Alonso e o Vettel duelaram por 9 voltas em Silverstone, ahhhh mas era pelo quinto lugar. Mas eram 6 títulos mundiais de F-1. O Ricciardo sai passando Deus e o mundo na Hungria, normal. O Hamilton sai de último na Alemanha, passa todo mundo e a corrida foi, boa. Pilotos q foram julgados insuficientes para a F-1 se debatendo é sensacional. Vai entender.

tiago
tiago
9 anos atrás

Mto boa a corrida Flávio, a narração e comentários estão perfeitos na minha opinião. Acho legal o lance das brincadeiras misturadas com as informações técnicas e relevantes. Abs.

Eduardo Okubo
Eduardo Okubo
9 anos atrás

Poxa vida, eu aqui na sala ficava dando pulos e gritando a cada dividida de curva, freada, derrapagem controlada (e cavada também) durante as últimas voltas da corrida! Uma delícia de diversão que eu não vejo na F1 a mais de 20 anos! Vida longa para a Fórmula E! E uma pena que o Nelsinho tenha cometido aquela escolha besta e infantil na F1…tivesse tempo e oportunidade teria crescido e tido um futuro promissor por lá…más vejo que está feliz hoje o que no final da conta é o que importa nessa vida!

A Pereira
A Pereira
9 anos atrás

O que eu acho mais legal na F-E é aquele monte de piloto veterano pilotando feito os novatos da categorias de acesso a F1.
O espirito de competição lá é formidável.
Ver aqueles carros “drifitando” nas curvas é sensacional.

Saima
Saima
9 anos atrás

A corrida foi muito legal. Uma das coisas mais legais que vi nos últimos tempos em automobilismo, mais que F-1. FG, perdoe minha ignorância, eu nunca tinha visto zebras assim parafusadas. Isso é comum?
Imaginem se um dos filhos do Mansell resolver correr lá também!!

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
9 anos atrás

Como já dito pelo Twitter a categoria vai, sim, pegar. Se liberassem a limitação de velocidade máxima e torque esses carros dariam um “cacete” nos F1.

Joca
Joca
Reply to  Rodrigo Ribeiro
9 anos atrás

Como?

RODRIGO RIBEIRO
RODRIGO RIBEIRO
Reply to  Joca
9 anos atrás

Conforme site da categoria: http://www.fiaformulae.com/en/guide/car.aspx?page=1334

Specification
OVERVIEWSPECIFICATIONSOUNDTYRESSAFETY
Design
Aerodynamics optimized to facilitate overtaking
High ride height sensitivity and wide range of suspension set up possibilities to tackle the city centre streets
Cost effectiveness
Compliant to FIA safety regulations
Technology
Use of latest technology, pushing the boundaries for the future
Compromise between performance and cost effectiveness wherever possible
Extensive use of composite materials but limited usage of the most expensive carbon fibres
Dimensions
Overall length: 5000mm (max)
Overall width: 1800mm (max)
Overall height: 1250mm (max)
Track width: 1300mm (min)
Ride Height: 75mm (max)
Minimum weight (inc driver): 896kg (batteries 320kg)
Power
Maximum power: 200kw, equivalent to 270bhp
Race mode (power-saving): 150kw, equivalent to 202.5bhp
FanBoost (race-only): Temporarily increases max power from 150kw to 180kw. (Increase of 30kw / 40.5bhp)
Maximum power will be available during practice and qualifying sessions. During races, power-saving mode will apply with the FanBoost system temporarily allowing maximum power for a limited time of 5 secs per car.

The amount of energy that can be delivered to the MGU by the RESS is limited to 28kwh. This will be permanently monitored by the FIA.
Performance
Acceleration: 0 – 100 km/h (0-62mph) in 3 secs
Maximum speed: 225 km/h (150mph)
Power unit
MGU by McLaren
Maximum of two MGU’s allowed
MGU’s must be linked only to the rear axle
The use of traction control is forbidden
Traction battery
The traction battery is a Rechargeable Energy Storage System (RESS) and supplies electric energy to the Power Circuit and thus to the traction motor. Any onboard battery electrically connected to the Power Circuit is considered to be an integral part of the vehicle’s traction battery
RESS
A Rechargeable Energy Storage System (RESS) is a system that is designed to propel the car via the electric motor. In order to comply they must be:
– FIA Standard
– The maximum weight of the Battery Cells and/or Capacitor of the RESS must not be higher than 200kgs
– All Battery Cells must be certified to UN Transportation Standards as a minimum requirement
Chassis
Chassis / Survival cell – Carbon/aluminium honeycomb structure made by Dallara
Front and rear wing – Carbon structures and Aero styling by Dallara
Bodywork – Carbon – Kevlar honeycomb structures made by Dallara
Gearbox
Hewland paddle-shift five-speed sequential gearbox
Fixed gear ratios to reduce costs
Brakes
Standard two separate Hydraulic systems, operated by the same pedal
Brake material is free choice
Calipers; the section of each caliper piston must be circular
The body of the callipers must be made from aluminium alloy
Wheels & tyres
Bespoke 18″ treaded Michelin tyres for use on both wet and dry conditions/surfaces
Championship specific wheel dimensions
O.Z. Racing Magnesium rims. Max width front – 260mm / rear 305mm. Max Diameter – front 650mm / rear 690mm
Electronics
McLaren Electronics ECU/GCU including data logging system
Power supply management unit
CAN data acquisition pre-equipment
FIA Marshalling system
Beacon receiver
Telemetry is not permitted
Suspension
Double steel wishbones, pushrod operated, twin dampers and torsion bars suspension (front) and spring suspension (rear)
Adjustable ride height, camber and toe
Two way (front) / Four way (rear) adjustable Koni dampers
Adjustable anti-roll bar (front/rear)
Steering system
Non assisted rack and pinion steering system (power assistance is allowed)
Steering wheel with dashboard, marshalling display, gear change and clutch paddles
Safety
FIA safety standards including: front, side, rear and steering column impact tests
Front and rear roll hoop, impact structures and monocoque push tests
Anti-intrusion survival cell protection panels
Wheel retainer safety cables
Extinguisher system (electronically operated)

Joca
Joca
Reply to  Joca
9 anos atrás

Não é com especificação técnica que vou me convencer que uma categoria criada recentemente, vai desbancar e dar cacete na formula 1 , para se ter um motor elétrico com potencia equivalente a um motor a combustão usados na F1 seria pesado consumiria muita energia portanto quem conhece sabe que HP/Kg é fundamental por isso está muito longe isso só motor. Esta formula embora não conheça de perto, tenho impressão que aliviaram tudo para se ter velocidade que ainda é muito pouca desde os pneus finos com pouco arrasto. Ainda continuo não gostando, E não sei porque há uma comparação entre a FE e F1 como se fossem as duas únicas categorias de monoposto existente no mundo, são incomparáveis. Mas uma coisa concordo a F1 hoje está chata, só que ainda é Formula 1.

Fred
Fred
9 anos atrás

Ainda não tive paciência e coragem pra tentar assistir. Acho o regulamento e a configuração dos carros brochantes. Depois desse post, vou tentar ver.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
9 anos atrás

Assisti desde a cobertura prévia da prova até o final da corrida. Algumas considerações particulares:
1 – esperava nada da Fórmula E; em razão disso, somente o fato de ter efetivamente uma corrida de carros, e ainda com disputas, já é alguma coisa que me faça assistir a próxima prova;
2 – obviamente ajuda a presença dos ex-pilotos das categorias de ponta;
3 – sabedor de que a categoria ainda está engatinhando, é necessário dizer que tudo (e tudo mesmo) ainda parece amador demais;
4 – é visível que sequer os pilotos entendem com plenitude as regras (vide a entrada do carro de segurança e a surpresa do Piquet ao final da prova, digna das piores provas da Fórmula Indy recente);
5 – esse negócio de Fan Boost pode ser comparado com a pontuação dobrada da F1; muito bacana, mas para a essência do esporte não dá;
6 – e, por fim, sempre com o devido respeito, entendo que a narração da corrida precisaria ser melhorada; os comentários me pareceram apropriados e interessantes para quem assistia, mas a narração foi sofrível.

josé
josé
Reply to  Eduardo - SP
9 anos atrás

Puta merda, falar mal daquela narração é o fim da picada.
Toma aqui seu diploma de chato do c*

pelo amor de deus

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Eduardo - SP
9 anos atrás

Adoro o Felipe Motta, mas não como narrador…

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

Uma das corridas mais divertidas que vi nos últimos anos. E, afinal, é disso que se trata o esporte, não é? Que as sumidades que tocam a Fórmula-1 abram o olho.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
9 anos atrás

Vai pegar sim, porque até minha esposa, que não liga para automobilismo, acompanhou a etapa de Punta pela tv e gostou muito do formato da corrida, da forma de “reabastecer” o carro, e as voltas finais!! Ou seja, na conclusão dela, não se usa só o pé, mas o cérebro tb.

Marques
Marques
9 anos atrás

Continuo achando os carros lentos e frágeis. As quebras de suspensão são ridículas.
Não tem comparação nenhuma com F1.
Não sei porque forçam tanto essa ideia. É até contraditório, pois metem a boca na F1 por ser “mais verde” e com pouco barulho e tentam erguer a bola de uma categoria com carros elétricos e com barulho de broca de dentista.
Também gostaria de ver se os comentários seriam tão elogiosos se o Fox Sports não estivesse transmitindo a bagaça.
A corrida foi legal, mas foi isso, legal. E esse negócio de Fan Boost é absurdo.

RAPHAEL LIMA
RAPHAEL LIMA
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Exatamente o que vc está pensando, FG !!

Yuri Nehy
Yuri Nehy
9 anos atrás

Achei a corrida sensacional. Até a confusão com os Safety Cars foi legal. A impressão que dá é que os carrinhos elétricos são bons de guiar e os pilotos não têm medo de arriscar.

Piter
Piter
9 anos atrás

Oi Flavio,

É impressão minha ou a potencia dos Formula-E aumentaram? Nas primeiras corridas era tudo muito lento, e agora os carros parecem que andam muito mais.
Uma coisa que não entendo são a proibição dos pneus slick, não consigo entender o objetivo disso.

Abraço

RENATO
RENATO
Reply to  Piter
9 anos atrás

Caro Piter, acredito que foi a pista.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Bem, não posso dizer que tinha certeza que daria certo, e ainda é cedo prá dizer, mas sempre gostei da ideia, e estou adorando as corridas. Tem muito que melhorar, claro, mas já esta muito bem para ser apenas o começo do, digamos, automobilismo elétrico, fora os slotcars.

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
9 anos atrás

Digamos, mineiramente falando, que a fórmula E está comendo pelas beiradas.

Não vi ao vivo, mas vi o VT esta noite (0;00) na Fox. O trio foi bem e o FM se saiu um bom narrador. O comentarista é meio mala, mas é bom.
A corrida foi disputada do inicio ao fim, coisa rara de se ver hoje em dia na F1. Ninguém desgarra e as diferenças somem de uma volta para outra.

Um abraço.

Alexandre Quintão
Alexandre Quintão
9 anos atrás

A Fórmula E tornou-se uma excelente opção para os amantes do automobilismo competitivo. Automobilismo “in natura”. Sem artificialismos. Sem regras que permitem as mais diversas interpretações.
E as etapas do Uruguai e da Argentina foram espetaculares. Em Buenos Aires um final alucinante. Ultrapassagens impensáveis na F1 aconteceram aos montes.
Obviamente, não se pode comparar F1 e FE tecnicamente. Mas, talvez isso seja o grande charme da E.
Vale ressaltar o desempenho impecável de Nelsinho Piquet nas duas etapas. Mostrando talento e incrível capacidade de adaptação.
As perspectivas para o futuro da categoria são as melhores possíveis e aqueles que se despirem dos preconceitos e assistirem as próximas etapas não se arrependerão…

Dimaz
Dimaz
9 anos atrás

estou achando mto legal…assisti todas as corridas, sempre gravando e vendo depois… sao legais, curtas e interessantes o tempo todo… claro q o fato de todos terem o mesmo equipamento ajuda pra nisso… melhores q as corridas da GP2, por exemplo (q é a unica categoria fora f1 q as vezes eu vejo)…
a minha indignação é nao ter uma prova no brasil… PQP teve prova no uruguai e na falida argentina… ok q o RJ deu pra trás na ultima hora, mas era pra ter 3 ou 4 cidades brigando pra ter uma corrida desses… curitiba q é (ou ja foi) chamada de capital ecológica tinha q ter tentado… impossível custar tao caro…como já disse a argentina tá falida e mesmo assim bancou a corrida…

como toda categoria nova ainda tem coisas pra melhorar… ate hoje nao entendi direito o lance dos pits… se tem tempo mínimo pq os pilotos saem correndo de um carro pro outro? como q na primeira prova o nick heidfeld pulou na frente no pit entrando em 3 ou 4…acho q nem as equipes entenderam direito ainda…

mas no fim do dia é o q vc disse… mto cara bom de braço com disposição e sem medo de freiar antes/depois e tentar algo diferente…

só ajuda a confirmar q F1 tá mto chata mesmo… uma pequena q F-E agora só em março… canceleram o ep do RJ em abril do ano passado…tinham q ter arranjado outra corrida pra fazer em Fev… e de preferencia + de 1…aproveitar os meses sem F1 pra ganhar os noticiarios…

pergunto pro FG… o q ta achando do Trulli? achei q pela experiencia ele (e o heidfeld) ia se dar bem, mas pelo jeito a idade pesa mesmo né… o cara só anda lá atras… o Heidfeld ta mal no campeonato por azar mesmo, pq sempre aparece na frente mas se ferra de algum jeito…já o Truli nem isso…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
Reply to  Dimaz
9 anos atrás

Até Paulinia bancaria uma prova dessas.

Sagaz!
Sagaz!
Reply to  Dimaz
9 anos atrás

Realmente, tá faltando uma etapa no Brasil…
Daria até mesmo pra se fazer uma prova brasileira naquele circuito de rua da Stock Car em Salvador. Aparentemente, já tem até as especificações de traçado que a Fórmula-e exige…

EduardoRS
EduardoRS
9 anos atrás

Corridaça! Com certeza a F-E veio para ficar como alternativa de automobilismo de alto nível. Assim que aumentarem a autonomia das baterias e a velocidade final dos carros, será imbatível.

Ou a F-1 se mexe mesmo, calçando as sandálias da humildade e abraçando seu público, ou irá se auto-destruir em questão de poucos anos, se o tio B insistir na idéia de que ela é um produto para senhores de 70 anos que colecionam relógios Rolex e são avessos a tecnologia.

Arthur Luz
Arthur Luz
9 anos atrás

Vai pegar sim! E muito.

Minha profecia vai se concretizar (fiz no blog do Rodrigo Mattar) . O WEC vai ser a categoria top de 2016, e a Fórmula-E vai tirar suas casquinhas.

Quando as baterias durarem a corrida inteira e os carros realmente ficarem mais potentes, o que é só uma questão de tempo, vai ser como a Indy nos anos 90.

abraço!

Wallace
Wallace
9 anos atrás

Coloquei na fox zapeando os canais e estava quase largando, vi a largada, e fui ficando, ficando, e gostando. Sai no final pra trocar umas fraldas e quando voltei tinha mudado tudo e portuga levou a prova.

Renato Breder
Renato Breder
9 anos atrás

É verdade, Flávio Gomes,

as corridas vão melhorando com o passar do tempo…
E para lembrar: além de um Piquet, um Prost e um Senna, a categoria também tem o sobrenome Andretti, numa equipe e com o Marco, no sábado passado, e já teve um Brabham, o Matthew… e uma boa leva de ex-pilotos da F1 (Trulli, Heidfeld, Buemi, Alguersuari, Chandhok, Di Grassi, D’Ambrosio e até o Sarrazin),

Concordo: vai pegar!

Paulo Z
Paulo Z
9 anos atrás

Tomara que dê (e esta dando) certo mesmo! Está fazendo tdo q a F1 não faz : contato com torcedores, redes sociais, videos no youtube, etc..sem aquela frescura de “mimimimi” . Vida longa á Formula E.

Marcelo Gomes
Marcelo Gomes
9 anos atrás

Sim, Flávio, já pegou. Como foi dito na transmissão, somente o EP da China foi meio paradão em função de não se conhecer o comportamento dos veículos em situação de corrida. As corridas seguintes me deixaram com a impressão de um “rachão” de kart em alto nível. É muito legal acompanhar o nascimento de uma categoria e o seu desenvolvimento, principalmente quando nasce com grandes nomes envolvidos. Outro lance bem observado durante a transmissão foi sobre o som dos pneus que fica mais evidente, quem não curte um som de pneu cantando?

Glauber
Glauber
9 anos atrás

Foi uma baita corrida. Foi uma baita pena ter quebrado a suspensão do Lucas di Grassi. Ele estava impossível na corrida e esta vitória daria uma boa vantagem na liderança.
É um baita piloto. Se tudo continuar correndo bem, tem grandes chances de ser campeão. E está merecendo.

Carlos Jeronimo
Carlos Jeronimo
9 anos atrás

Sou fã de automobilismo e torço muito para o sucesso da F-E, precisamos de corridas emocionantes e chances de vitória para o maior numero de competidores….. e dentre os brasileiros o Nelsinho para mim é o mais arrojado…..abraços

Celião
Celião
9 anos atrás

APOIADO EM GÊNERO NUMERO E GRAU !!!!!!!!!!!!!!!!!!

RENATO
RENATO
9 anos atrás

Foi muito legal, a pista ajudou,o que não ocorrera anteriormente.
Os pilotos são muito bons e nesta pista os carros andaram muito, vai pegar com certeza e vai melhorar também.Talvez deveria ter outro tipo de pneu, correr também em autódromos e um desenho de asa dianteira diferente.O barulho é um barato.