ALAIN, 60

SÃO PAULO (saudades de algumas coisas…) – Não vou destrinchar a carreira de Alain Prost. O francês, que faz 60 anos hoje, tem sua vida, trajetória, história e histórias brilhantemente contados no Grande Prêmio em material do Renan do Couto & equipe.

Falo do Prost que conheci, de 1988 a 1993, quando parou. Eu cobria F-1 na época viajando para todas as corridas.

Foi, ao lado de Schumacher, o melhor que vi — no conjunto. “Ah, mas e nosso Ayrton?”, e antes que gritem, tenho uma opinião bem formada sobre Senna, o piloto mais rápido numa única volta que já passou pela F-1, com enorme capacidade de alcançar a velocidade absoluta do carro que tivesse nas mãos em treinos de classificação. Em corrida, como todos, também tinha suas deficiências.

Mas estou falando de Prost, e já que tocamos nas deficiências, a maior dele era correr na chuva. Um desastre completo. Só que no seco… Era de uma perfeição absurda, uma inteligência assombrosa, e muito, mas muito veloz. Um piloto excepcional.

E as fotos…

Bom, publiquei este post mais pelas fotos do que qualquer outra coisa. São de minha autoria. Magny-Cours, 1991. Inauguração da pista, o primeiro super-autódromo da era moderna. Naquele fim de semana, lá mesmo em Magny-Cours, a cidade, comprei minha primeira máquina fotográfica digna deste nome. E saí tirando fotos.

A máquina, infelizmente, quebrou. Mas ainda a tenho e qualquer hora vou fotografá-la porque era bem diferente e interessante. Um dia ainda arrumo.

Vejam as imagens, que legais. E vejam como o mundo da F-1 era diferente. A gente chegava muito perto de todo mundo, pilotos, engenheiros, mecânicos, todo mundo. Tem foto aí que só faltou eu pedir ao Prost para sorrir, ou para tirar a mão da frente do volante.

Eram tempos interessantes, aqueles.

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janus
janus
9 anos atrás

Magny-Cours, o primeiro super-autódromo da era moderna. Enterrando assim Paul Ricard, o primeiro de uma longa lista de autódromos condenados que aprendi a decorar durante os anos 80, assistindo e jogando aqueles simuladores monocromáticos.

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
9 anos atrás

Video em homenagem ao professor Alain Prost.

https://www.youtube.com/watch?v=cc9F-uaOovg

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

E hoje seria aniversário de George Harrison, o Beatle que amava automobilismo.

Cléber Fabbri
Cléber Fabbri
9 anos atrás

Seu texto me lembrou uma teoria hipotética que sempre defendi, sobre Senna x Piquet (é a primeira e última vez que entro nesse fla-flu em público). Se dessem dois carros iguais aos dois tricampeões brasileiros durante uma temporada, o resultado seria mais ou menos assim: Senna 80% das poles; Piquet 60% das vitórias.
E só para atazanar mais as viúvas: em 88 Prost fez mais pontos, mas não levou. Isso nenhuma reclama…

Leo
Leo
Reply to  Cléber Fabbri
9 anos atrás

Em 1988 Senna fez 90 pontos e Prost fez 87. Só os onze melhores resultados que contavam para o campeonato.

Roberto
Roberto
Reply to  Cléber Fabbri
9 anos atrás

Essa regra era válida para todos os pilotos, a regra dos descartes. Senna foi o mais competente dentro das regras. Usar isso para desmerecer o título de 88 é má fé.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Duas “viúvas” já estão reclamando. Falta o Sennafredo.

Aloisio
9 anos atrás

O lendário Jo Ramirez que trabalhou com os dois na Mclaren disse em uma entrevista que, em condições boas de pista e com os carros bem ajustados, o Alain Prost era mais rápido que o Senna, este por sua vez era melhor em situações onde não se conseguia um ajuste perfeito do carro e também quando a pista não apresentava condições ideais. Vale lembrar que em voltas mais rápidas em corrida o Prost da uma lavada no Senna.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Flávio, muito boa essas fotos.

Se me permite um dica, caso você tenha mais fotos deste período, você podia criar um post só com essas fotos. Uma ou duas por vez. Seria bem bacana para nós que acompanhamos esse período e para todos os demais leitores deste blog.

Abraços

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Quer Queira Quer Não, Alain Prost é um dos maiores nomes da História da F1. Ayrton Senna jamais teria tido sua Fama sem ele. Parabéns, Alain!

Roberto
Roberto
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Concordo.

Robson
9 anos atrás

Lindas fotos! Que simplicidade aquele volante! Fiquei curioso para ver a câmera.

Robertom
Robertom
9 anos atrás

Um dos maiores da história, mas tinha mais cabeça do que braço…

muitomimimi
muitomimimi
9 anos atrás

O pessoal se esquece dos titulos que ele perdeu na epoca do fabuloso Renault Turbo de 83 e 84….o proprio Piquet falava que ele era o professor de fazer m… kkkk. Mas era sim um excelente piloto, assim como o foram Senna, Piquet, Schumacher, Stewart dentre o panteao dos melhores.

muitomimimi
muitomimimi
Reply to  muitomimimi
9 anos atrás

corrigindo, em 84 ja com a poderosa McLaren, perdendo para um recem desaposentado Lauda

Felipe Masr
Felipe Masr
9 anos atrás

Ele agradece! E ainda anda bem na chuva – vai ver não tem medo de raios…
http://i.imgur.com/PC1ZG1o.jpg

Antonio H
Antonio H
9 anos atrás

Piloto fora de série se ve na pista molhada.
Foi apenas um bom piloto, abaixo de Senna e Schumacher e muito acima de Mansell e piquet que era mecanico e não piloto.

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Antonio H
9 anos atrás

essa foi demais!! imagina um bom mecânico passando o Senna por fora na Hungria no modo-drift!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Antonio H
9 anos atrás

Antonio, meu caro, bem se vê que não entende muito de corridas!
Além do Piquet entender muito de mecânica, o cara pilotava o fino! Fora a quantidade de soluções que ele arrumou que hj são padrão na F-1..
Lauda, Prost, Schummy e Piquet não eram de andar bem na chuva, mas na minha opinião, muito mais completos que Senna. Diga-se, Piquet e Lauda têm o mesmo número de títulos, porém, Prost e Schummy têm mais do que Senna. Mansell era só um cara estourado que poucas vezes conseguia manter o ritmo alto durante a corrida e errava com muita frequência. Pra mim acima dele teria uma lista de uns 20 pilotos no mínimo, alguns até sem título como por exemplo Gilles Villeneuve e Stefan Bellof.

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

só não concordei em você dizer que o Schumacher não ia bem na chuva, ele ganhou e arrepiou em várias! o tri pela Ferrari, em SPA mandou ver na chuva várias vezes!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Schummy é o recordista de vitórias na chuva, o Mestre Molhado das pistas.

Antonio H
Antonio H
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Piquet sempre foi lento, sempre levou tempo do idiota veloz (que tinha QI de um orangotango). Seus títulos nunca foram com mais de 3 vitórias, corria pra tentar chegar no pódio por que sabia que não dava conta de andar no ritmo dos melhores, inventou que ficou mais lento depois do acidente em Imola dando uma de joão sem braço, pegou a mesma lotus ruim que Senna tinha pegado um ano antes e não fez porcaria nenhuma. Em dois anos de lotus não teve nenhum resultado digno da fama que ele tinha de acertador de carro. Na Benetton levava tempo do Nanini e foi aposentado pelo alemão. Piquet foi um mecânico de sorte na F1 e só.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

kkkk. Antônio é troll dos melhores. Um mecânico de sorte jamais ganharia 3 títulos mundiais e colocaria dois segundos em tempo de volta no rabo do Senna em um teste com o mesmo carro. Odeio estas comparações, mas Piquet era tão bom quanto seus adversários.

Rafael
Rafael
Reply to  Antonio H
9 anos atrás

Só uma palavra pra esse cara: RETARDADO!

LUIS FELIPE
LUIS FELIPE
9 anos atrás

que matéria fantástica!!

LUIS FELIPE
LUIS FELIPE
9 anos atrás

Publica mais umas Flávio, na boa

GUS
GUS
9 anos atrás

Ótimas fotos, um grande piloto…um ou dois degraus abaixo da grandiosidade completa de Senna, e um pouco menos rápido e agressivo que Schumacher, mas mesmo assim, um gigante das pistas!
Parabéns a ele!

Vitão
Vitão
9 anos atrás

justificava o apelido de ” o computador” , pela estilo as vezes burocrático, mas altamente eficiente.

Squa
Squa
Reply to  Vitão
9 anos atrás

“O computador”???

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Squa
9 anos atrás

“Computador” era um dos apelidos de Lauda.

Leandro
Leandro
Reply to  Squa
9 anos atrás

Não, não era do Lauda não. Isso era como os mecânicos da Honda viam ele. Diziam que o Senna estava mais pra um samurai e o Prost, mais pra um computador.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Squa
9 anos atrás

Antes disso, o apelido pertenceu a Lauda, que também era chamado de Mito.

alan
alan
9 anos atrás

God Bless Prost !!!!

senna se escafedeu-se, M. Schumacher está quebrado num hospital… Mansell, Piquete, etc…. estão no limbo.
ENTÃO O GRANDE CAMPEÃO CHAMA-SE ALAIN PROST!
Vale lembrar que senna foi favorecido em pelo menos duas vezes, pois para ferrar o francês fizeram sujeira pra dar o título ao airton, mas todos sabemos que PROST é e muito SUPERIOR A SENNA, claro que perde pra M SCHumacher e empata com o Vettel com certeza de ser superado e logo pelo Sebastian. e ainda tem gente que torce pra massa, bariquelo, naser, etc….. que apíz é esse?????!!!!!!!……..

Roberto
Roberto
Reply to  alan
9 anos atrás

A paixão e a falta de razão.

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
9 anos atrás

Pódio da prova: Mansell, Prost e Senna. Sim, eram tempos bem interessantes!

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
9 anos atrás

Realmente Flávio, voce falou várias verdades, mas uma delas me fez lembrar uma corrida, na volta de apresentação num baita temporal ele de Ferrari, aguaplanou e foi para a grana e de lá não saiu mais. Outra vez vi ele numa foto sentado no bico do seu jato a mancheta era: O Prost ainda não é campeão porém está muito, muito rico. Acho que era isso, depois vieram os títulos.

Felipe
Felipe
Reply to  Carlos Pimenta
9 anos atrás

Pra constar, o Berger rodou no mesmo lugar segundos depois. Mas a McLaren não “atolou” e ele voltou pra prova.

Pablo
Pablo
Reply to  Felipe
9 anos atrás

GP de San Marino 91

Marlo Gomes
Marlo Gomes
9 anos atrás

Olha, torci contra o Prost como um louco! Claro que eu queria que o Senna ganhasse! Mas é preciso se despir do torcedor para falar dele. Um piloto rapidíssimo no seco, de uma perfeição ímpar e cerebral ao extremo. Fazia a leitura da corrida como poucos (falam que o Alonso também não é mesmo?) e usava seu equipamento com maestria. Se não fosse o Ayrton, talvez fosse o maior de todos os tempos (vice e versa também – minha opinião) e apesar de vermos só dois carros da mesma equipe brigando na pista, foram anos maravilhosos da F-1. Saudade! Parabéns Alain!!!

mapa
mapa
9 anos atrás

junto com Schumacher, um dos melhores, bem abaixo de Faggio e Senna ………..

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  mapa
9 anos atrás

Fangio?? Pelamordedeus!!!
Fangio tem essa imagem porque na época os pilotos eram meramente amadores e o Fangio um pouco mais esperto. Se impunha nas equipes e até era sujo com o companheiros de equipe, fazia mimimi para ter todas as vantagens possíveis da equipe. Se o carro dele quebrava, ele obrigava o companheiro a parar e lhe ceder o carro. Ser pentacampeão assim é mole.
Aliás Alonso deve ter feito uma pesquisa bem aprofundada sobre o argentino, pois aprendeu direitinho a fazer bico e chorar como moça.
Piloto macho mesmo é Piquet, Lauda, Schumacher, Raikonen, Hakkinen, esses não fazem beicinho e não respeitam quem está na frente, simplesmente passam e pronto.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Esse sistema constava no regulamento da década de 50. O piloto podia utilizar o carro do companheiro e os pontos eram repartidos entre ambos, e Fangio não foi o único a se beneficiar de tal procedimento.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Quanta bobagem. Naquela época, para entrar em um carro de F1 o sujeito além de ser bom piloto tinha de ter muita coragem, qualquer acidente podia ser mortal. Sendo assim, qualquer erro poderia ser mortal..Eram pilotos que andavam no limite de seu equipamento arriscando as suas vidas. Não desmereça a F1 dos anos 50/60 por pura ignorância.

Leandro
Leandro
Reply to  mapa
9 anos atrás

Como bem abaixo de Senna, se tem um título e dez vitórias a mais?

E por favor, não me venha dizer que capacidade não se mede por resultados, porque se mede sim! Os caras correram na mesma época quase, e passaram pelos mesmos problemas.

Se o Prost conseguiu mais resultados ele não pode ser inferior ao Senna, claro que não! É questão de lógica!

Roberto
Roberto
Reply to  Leandro
9 anos atrás

Ayrton Senna não completou a carreira. Ele morreu! O pessoal se esquece disso. Ele teve apenas 10 temporadas na carreira. Quais seriam os números com ele correndo mais quatro ou cinco anos?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Leandro
9 anos atrás

Isso não serve de referencial, Roberto.
Vejamos o exemplo do Alonso. Se o espanhol tivesse morrido logo após o bicampeonato, muitos iriam dizer: quantos campeonatos ele ainda somaria, se tivesse corrido mais oito anos?

Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Cada vez que leio ou escuto esse “nosso Ayrton” vindo da torcida brasileira, confesso que é algo que me dá nos nervos. O mesmo vale para “nosso Rubinho”, “nosso Massa”, “nosso Piquet” etc. Quanto a Prost, o cara era realmente um mestre, quando tinha que ser. Não é à toa que ganhou o apelido de “professor”. Pena que, para muitos no Brasil, ele é visto apenas como “o rival do Ayrton Senna”. Típico de um povinho que nada entende de automobilismo.

Leandro
Leandro
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Concordo que esse ufanismo é chato pra dedéu. Porém, acho que vai além de entender de automobilismo porque nos outros países também deve tar cheio de leigo.

A questão é que lá fora há um maior respeito pelos pilotos de fora. Se fosse igual aqui, os alemães poderiam escrachar ao Senna da mesma forma, e as vezes que eu fucei em grupos estrangeiros pra ver quem eram os admiradores do Senna, encontrei muitos alemães. Mesmo os caras tendo Schumacher.

Matheus Mueller
Matheus Mueller
9 anos atrás

Um dos maiores pilotos…na minha lista está em 2º ao lado de Piquet.

1) Schumacher;
2) Piquet e Prost

alan
alan
Reply to  Matheus Mueller
9 anos atrás

Boa Matheus!!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matheus Mueller
9 anos atrás

Ué, cadê o Fangio?

fernando amaral
fernando amaral
9 anos atrás

Faltou uma foto em que voce aparecesse….legal notar a diferenca dos volantes….
abracos

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Bem diferente mesmo….e muito legal as fotos…..na segunda foto tem um fotografo quase dentro do extrator tirando uma foto….mais um pouco e ele tira as medidas da peça….

valter
valter
9 anos atrás

O Professor só não foi pentacampeão porque decidiu tirar um ano sabático.

valter
valter
Reply to  valter
9 anos atrás

Em tempo: ano sabático porque não forçou sua contratação pela Willians para o lugar de Patrese em 92.

Robertom
Robertom
Reply to  valter
9 anos atrás

Foi demitido da Ferrari no final de 91 por que reclamava publicamente ( e muito) do carro e principalmente por que estava tomando pau do Alesi (tinha + pontos pela regularidade).
Tirou um ano sabático devido não haver carro competitivo disponível em 92.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Robertom
9 anos atrás

Alesi que, por sinal, foi um excelente piloto, porém, mais um que não deu sorte de ganhar um título!

Leandro
Leandro
Reply to  valter
9 anos atrás

O professor só não foi pentacampeão porque não era o braço do Balestre como Senna dizia que era. Senão em 90, Senna teria sido desclassificado e o tetra seria aí.

Leandro
Leandro
Reply to  valter
9 anos atrás

Prost só não foi pentacampeão porque não era o braço direito do Balestre como Senna alegava. Se fosse, ele teria sido desclassificado pela colisão em Suzuka e o tetra teria sido em 90.

Roberto
Roberto
Reply to  Leandro
9 anos atrás

Mas fazer isso com Senna depois de 1989, seria loucura, né? Senna se impôs e jogou pesado para mostrar que não levava desaforo para casa.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Leandro
9 anos atrás

Acorda, Roberto! Está parecendo o Sennafredo.

Fica defendendo o indefensável, quando se trata de Senna.

Nico
Nico
9 anos atrás

Rapaizzz!!! Vão mandar o ISIS te caçar around the world. E a CIA. O mossad e o MI 5! DOPS e SNI também. Seu infiel! Comunista! Fascista! Como Você se atreve a escrever isto? Eheheheh

Clayton
9 anos atrás

No comentário anterior o auto digitar estava ativado. Leia-se PROST…

Clayton
9 anos atrás

(Odeio digitar no tablet, mas vá lá…) Cconcordo com o que foi dito. Muito antes de o termo haver sido forjado, Prostituição demonstrou uma INTELIGÊNCIA EMOCIONAL que continua rara até mesmo nos dias atuais.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

essa Ferrari é a mais da hora de todos os tempos!!!!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Chamava-se 643 o modelo dela. Concordo com você. Linda!

Leandro de Hollanda
Leandro de Hollanda
9 anos atrás

Flavio, claro que o Alain foi excepcional e um piloto quase completo, como você bem descreve, mas botá-lo no mesmo patamar do Schumacher é um pouco demais. O “exageiro” fica de presente de aniversário pra ele! heheh
Parabéns e grande abraço.

Matheus Mueller
Matheus Mueller
Reply to  Leandro de Hollanda
9 anos atrás

CONCORDO

raoni
raoni
9 anos atrás

Reza a lenda que o desempenho ruim na chuva de Prost é resultado do acidente com o Didier Pironi em Hockenheim durante os treinos com chuva.
Depois desse acidente terrível que tirou Pironi da F1 Prost Prost acharia que correr na chuva era arriscado e desnecessário.

marcio sousa
marcio sousa
9 anos atrás

Sou sennista fanático, mas, em minha opnião, Prost foi o melhor da história; o melhor que vi: acima de Shumacher e Senna… Basta apenas dizer que rivalizou com Senna o derrotando – com maestria – em muitas oportunidades. Meus amigos não gostam quando coloco Senna abaixo de Prost. A culpa é da Rede Globo que pintou uma imagem de vilão para o francês…

Vitor
Vitor
Reply to  marcio sousa
9 anos atrás

Todo GP o Galvão Bueno pentelhava o Prost.”Lá vai o Prost.Passsou leeeeento o Prost.” Mas era um gênio.Quando encarava Senna ou Piquet era sempre um frio na barriga.Adoro Ayrton e o Nelson,mas tiro o chapéu pro baixinho,que é um dos maiores de todos os tempos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Vitor
9 anos atrás

“Passsou leeeeento o Prost”?

O francês era o recordista de voltas mais rápidas (até a chegada da Era Schummy), aplicando inclusive um “capote” em Senna: 41 x 19.

A Globo também tentou pintá-lo como “lento”.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
9 anos atrás

Parabéns ao Alain!
Hoje também seria aniversário de minha mãe, se ainda estivesse por aqui. 92.
Penso quase exatamente como você, em relação a Prost, Schumacher e Senna. E incluiria Piquet nessa lista, não por ser brasileiro, mas por ser quem é.
Houve época, neste país, em que você era considerado maluco, idiota, ou qualquer outra coisa assim se não torcesse pelo Senna.
Eu estava entre esses.
Acho que a única vez em que torci por ele foi naquele famoso GP de Mônaco, que terminou antes por causa da chuva, como previa o regulamento.
E cairam de pau no Jackie Ickx.
Mas isso merece outro post…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto Fróes
9 anos atrás

Jacky Ickx não apenas mudou o resultado da corrida. Mudou, sem saber, o resultado do campeonato.

Glauber Carrico
Glauber Carrico
9 anos atrás

Baita piloto. Precisamos de mais Prost’s na F-1.
Somos privilegiados por ter visto a F-1 nos tempos de Senna, Prost, Piquet e Mansell.

Roberto
Roberto
Reply to  Glauber Carrico
9 anos atrás

Temos o Alonso. É que o passado parece sempre melhor.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Temos o Vettel. É que o passado (1994-2004) parece sempre melhor.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Tetra é luxo.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Prost era um piloto muito inteligente, sabia ser rápido preservando o carro em corrida e era competente na qualificação. Não tinha um estilo de encher os olhos, era burocrático, assim como Vettel e Shumacher foram. Não me admira a preferência do bloguista.
Mas assim como os alemães, foi aposentado por piloto latino e se mandou com o rabo entre as pernas pra outra equipe (Senna, Alonso e… Ricciardo é um nome latino, rs!) Também como os alemães, adorava decidir um título jogando o carro em cima dos outros….

Nico
Nico
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

1990 Japão. carro em cima dos outros?

Ricardo
Ricardo
Reply to  Nico
9 anos atrás

Na gicane, só procurar, não é difícil.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

E diz que entende de automobilismo só porque anda de kart.
Entenda Alonsete, em 2005 Alonso não disputou com Schumy, disputou com Kimi e foi bastante ajudado pela falta de confiabilidade da McLata.
Em 2006 ele disputou com Schumy e também foi beneficiado pela quebra do alemão no Japão.
Ademais, esse argumento digno de um débil mental prevalecesse, devo lembrar que o Picareta entrou na F1 em 2001, ou seja, Schumy ganhou três títulos com o Choronso na pista (porque não correu em 2002).
Nada que retire os méritos do Picareta das Astúrias, apenas deve ficar claro que foram disputas acirradíssimas, portanto, não há fundamento para suas colocações presunçosas e infantis de que fulano aposentou sicrano, coisa de troll.

Roberto
Roberto
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Disputou com Schumacher sim. O fato de Shumi ficar em terceiro só aumenta os méritos de Alonso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Acorda, Roberto! Está parecendo o Vicellez.

Herr Hepta disputou o terceiro lugar em 2005, palmo a palmo com Montoya. Ele não teve, em momento algum, carro para disputar o campeonato.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Não entendi, Shumacher não participou do campeonato de 2005? Quem era o atual campeão?
Alonso foi beneficiado porque Shumacher quebrou? Você é retardado?
Então Vettel foi beneficiado porque Grosjean bateu no Alonso em Spa, 2013? PutaMerda!
Em 2001, Alonso estava de Minardi, só escreve merda mesmo!
Senna aposentou Prost da Mclaren, Ricciardo fez o mesmo com Vettel na RedBull. Não viaja!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Vou entrar nessa seara. Herr Hepta participou do campeonato de 2005, como você bem disse, mas não disputou o t[itulo por falta de equipamento.
Ele era o atual campeão? Sim, mas quantos campeões do ano anterior não conseguem sequer, disputar o próximo título?

Emerson
Emerson
9 anos atrás

Caro Gomes, parabéns pelo site.

Se me permite uma observação, a Ferrari das fotos é o modelo F1-91 (ou Ferrari 642). Salvo engano, no GP da França de 1991 a Ferrari estreou o modelo F1-91-2 (ou Ferrari 643). Por acaso a Ferrari utilizou o modelo antigo nos treinos da Sexta ou em algum treino anterior de reconhecimento de pista, por ser um circuito que estava estreando no calendário (coisa comum na época) ???

Um grande abraço,
Emerson

Pablo
Pablo
Reply to  Emerson
9 anos atrás

Emerson, o que me lembro foi a estréia da 643, se eu não me engano ela foi usada em todo o fim de semana.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Emerson
9 anos atrás

Fui olhar fotos da 643, e a entrada de ar dos radiadores é diferente bem maior e mais reta. Menos trabalhada. Ao menos nessa foto de frente, não é a 643.

França
França
9 anos atrás

Os carros eram mais “lisos”. No volante parece nem ter botões.

Deni Williams
9 anos atrás

Belas capturas Flávio!

Filipe
Filipe
9 anos atrás

A simplicidade do volante da Ferrari chega a ser espetacular.

JJ Santiago
JJ Santiago
9 anos atrás

E o volante????
Quanta simplicidade… não tinha os milhares de botões que tem hoje em que o piloto pode até ser um cone que vai conseguir fazer o carro render.

Ferrari # 27 e # 28. Hoje em dia com o conceito terrível de “Numero fixo do Piloto”. O número deveria ser da Escuderia… como esquecer o Red Five da Williams?

Enfim, uma época formidável!
Alain foi um gênio… dava raiva de torcer contra ele.

Ju
Ju
9 anos atrás

Como pode?

Vinícius
Vinícius
9 anos atrás

Fotos sensacionais, Flavio.

Publica mais se tiver!

Leon Neto
Leon Neto
9 anos atrás

Vixi!!! se prepare para o ataque das viuvas deseperadas…

Alexandre Abril
Alexandre Abril
9 anos atrás

Para mim, o melhor de todos.

Eltontoptec
Eltontoptec
9 anos atrás

Parabéns para o prof!

Desejo vida longa e saudável a ele.

Apesar de não torcer, acho o Alonso mais inteligente ainda. A capacidade de gerenciar vários fatores extra pista ainda dentro do carro faz uma puta diferença, como vimos muitas vezes. Melhoras para o Eletronso!