BARCELINHAS (8) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 22 de fevereiro de 2015 - 19:20F-1

BARCELINHAS (8)

prod_img_0829088001328892081_21943SÃO PAULO (muitos boatos) – A Lotus fechou dois dias de testes em primeiro, agora com Grosjean. Claro que não vai ser campeã, nem lutar por vitórias desde a primeira corrida do ano. Mas o time está certinho, o motor Mercedes está ajudando, é mais uma para brigar no bloco intermediário.

Mas os campeões é que estão dando as cartas. Os tempos de volta de Rosberguinho hoje em Barcelona impressionaram, porque ele usou os pneus médios. A Mercedes abre o ano forte, como terminou. Terá companhia da Ferrari e da Red Bull na frente, com a Williams beliscando o trio. E a Sauber podendo surpreender.

Já a McLaren… As coisas vão muito mal. O acidente de Alonso hoje, segundo os testemunhos, foi esquisito demais. Em baixa velocidade, num ponto não muito complicado. Há hipóteses “chocantes” na net. As aspas: tem gente dizendo que ele tomou um choque e ficou desacordado.

Tudo muito estranho. Não temos imagens da batida. Ainda.

86 comentários

  1. Winston disse:

    O carro nem bateu no muro! só quebrou o spoiler na zebra e escostou.

  2. Fernando Pessoinha disse:

    Vou torcer pelo Maldonado. Gosto do piloto bolivariano e esta Lotus além de lindérrima está rápida. Acho que o time de Enstone ganha umas duas ou até três corridas este ano.

  3. Vitor disse:

    Sinceramente não acredito nestes rumores, e existe precedente de acidentes deste tipo nesta curva. Olha só o Pastor

    http://gfycat.com/WarmheartedOptimalChupacabra

    A curva não é tão lenta e simples assim, maior velocidade / força G que a Parabolica, por exemplo (de acordo com telemetria da Caterham). E olhando vídeos da McLaren nestes testes, o carro está notadamente arisco e difícil. Pode ser que o Alonso tenha tentado dar uma acelerada mais súbita e perdeu o carro na grama artificial.

  4. Marcelo R. disse:

    Se não foi nada demais porque que não chamaram o Button para guiar, afinal os danos foram tão grandes. Dava pra arrumar e aproveitar.

    Só sei que a primeira cabeça já rolou:

    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2015/02/23/em-meio-a-problemas-da-mclaren-diretor-executivo-da-honda-deixa-o-cargo.htm

  5. titus disse:

    A McLaren construiu uma cadeira elétrica. A Indonésia já encomendou meia dúzia…

  6. Leo-RS disse:

    Errata: o logo é da Esso (estou mais confuso que o Alonso depois do acidente “chocante”).

  7. Leo-RS disse:

    E aquela mancha preta em cima do logo da intel, na lateral do motor?
    http://imgur.com/a/BJfWo

  8. Weber disse:

    Um acidente assim deveria ser melhor apurado. E a Mclaren teve a coragem de dizer que foi o vento… e a Ferrari do Vettel que vinha logo atrás? Por que não sofreu o mesmo efeito com o mesmo vento?

  9. Palestra Itália disse:

    Alonso continua vivendo seu inferno astral. Será que um dia isso vai ter fim ou ainda tem mais acertos de contas?

  10. Daniel disse:

    Flavio, o mais importante na Fórmula 1 agora é Alonso se recuperar. Fox Sports Rádio: você é o representante da Portuguesa, o Guerreiro Solitário. Pascoal entende de futebol e como às vezes manda Jeeeeeeeesus!!! é o Moisés. Sormani e Mano são ”Os Bestiais” (falam muita besteira). Benja: manda bem no Aqui com Benja por que o programa permite desconstração. O Fox Sports Rádio, mesmo o Fox Sports Rádio Night, pelos debates, requerem alguma seriedade. Benja implica muito com você. Por que chama você de azedinho? Porque sabe de sua seriedade. Calma, Benja! (risos). Flavio, você e Pascoal me representam nos Fox Sports Rádios. E recado para Benja: a Gretchen é boa cantora mas a Sol é melhor.

  11. Marcio Vieira disse:

    Rosberg poderia dar uns conselhos para os outros pilotos não sofrerem com descarga elétrica. #fioterra

  12. Felipe Masr disse:

    McLaren confirma que Alonso fica no hospital para ter “recuperação pacífica” e que acidente foi provocado por forte vento
    http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/mclaren-confirma-que-alonso-fica-no-hospital-para-ter-recuperacao-pacifica-e-que-acidente-foi-provocado-por-forte-vento

  13. Oi? disse:

    COMUNICADO DA MCLAREN NA ÍNTEGRA

    “Temos o prazer de confirmar que, tendo se envolvido em um incidente no circuito de Barcelona-Catalunya (Espanha) em 22 de fevereiro, Fernando Alonso está fazendo uma sólida recuperação no hospital, e está conversando com a família, amigos e funcionários do hospital.
    Da cena do incidente, ele foi levado para o centro médico do circuito, onde recebeu os primeiros socorros e, de acordo com os procedimentos normais, foi sedado para ser transferido para um hospital.No hospital, foi feita uma profunda e completa análise de sua condição, envolvendo tomografias e exames de ressonância magnética, todas as quais foram completamente normais.
    A fim de proporcionar a privacidade e tranquilidade necessárias para facilitar uma recuperação tranquila, ele está sendo mantido no hospital para observação, e para se recuperar dos efeitos da medicação que o colocou com sucesso sob a sedação de rotina ontem.
    Daremos a ele todas as oportunidades para fazer uma recuperação rápida e completa, e avaliaremos oportunamente se ele irá ou não participar do próximo teste em Barcelona.
    Nas últimas 24 horas, conduzimos uma detalhada análise dos danos no carro de Fernando, e associamos aos dados de telemetria com o objetivo de entender a causa, ou as causas, do acidente. Mesmo em um estágio inicial, fomos capazes de chegar a algumas conclusões.
    Seu carro espalhou na entrada da curva 3 – que é uma curva de alta, em subida, para a direita – permitindo que ele passasse na grama sintética que reveste a parte de fora da pista. Uma consequente perda de tração causou uma instabilidade, “cuspindo-o” de volta para o interior do circuito, onde ele recuperou a tração e atingiu a parede de dentro. Nossos resultados indicam que o acidente foi causado pelos tempestuosos e imprevisíveis ventos naquela parte do circuito naquele momento, que afetou outros pilotos de forma similar (por exemplo, Carlos Sainz Jr.)
    Podemos afirmar categoricamente que não há nenhuma evidência que indica que o carro de Fernando sofreu qualquer tipo de falha mecânica. Podemos confirmar também que absolutamente nenhuma perda de pressão aerodinâmica foi registrada, o que de fato indica que o carro não sofreu qualquer perda aerodinâmica, apesar de ter sido submetido a um nível significativo de força G.
    Por fim, podemos garantir que nenhuma descarga elétrica ou qualquer tipo de irregularidade ocorreu no sistema de recuperação de energia do caro seja antes, durante ou depois do acidente. Esse último ponto refuta os boatos errôneos que se espalharam de que Fernando estava inconsciente em razão de uma falha elétrica. Nossos dados também mostram claramente que ele reduziu marchas enquanto pressionava o freio completamente até o momento do primeiro impacto – algo que claramente não teria sido possível se tivesse inconsciente no momento.
    Nossos dados também confirmam que o carro de Fernando atingiu o muro de concreto em primeiro lugar com sua roda dianteira direita e, em seguida, com a traseira direita. Foi um impacto lateral significativo, resultando em danos na frente e no eixo. Após o impacto inicial, o carro deslizou pela parede por cerca de 15 segundos antes de parar. Todas as quatro rodas permaneceram presas ao carro, mas não houve nenhum dano na carroceria ou quebras na estrutura entre as rodas dianteira e traseira.
    Desejamos a Fernando uma recuperação muito rápida. Assim que tivermos mais atualizações para compartilhar, obviamente iremos fazer”.

  14. Paulo Pinto disse:

    Eu tenho a impressão que esse acidente foi a primeira “vingancinha” do Ron Dennis.

  15. Chupez Alonso disse:

    É, nem os ventos sopram mais na direção do Al Caponso.

    E o que está acontecendo com ele chama-se carma. Há quem não acredite nisso, mas o cara fez tanta picaretagem, prejudicou tanta gente, agiu com tanta má fé na sua profissão que mais cedo ou mais tarde as energias ruins se voltariam contra si para reequilibrar as coisas.

    É a lei da vida. A toda ação corresponde uma reação. Há que se manter a entropia.

    Não que ele mereça se machucar, nenhum ser humano merece isso. E felizmente não sofreu nenhum arranhão.

    Só merece pilotar um carro ruim no resto de fim da vergonhosa carreira.

    Volte logo, Viceonso. Precisamos também dos perdedores na pista para nos alegrar.

    Allez Górico.

    • Ricardo disse:

      Alonso já guiou os carros ruins em sua carreira, foram 5 anos na Ferrari guiando carroças e enterrando companheiros de equipe.
      Foi assim que fez sua reputação de melhor piloto da f1, unanimidade no paddock.
      Já o Vettel, vai levar ferro do Kimi.

    • Allez Alonso! disse:

      Chupador, a história já está feita. Senta, chupa e chora que é de uva. Nada do que você escrever vai mudar o que Alonso já fez. O espanhol é reconhecidamente top 10 entre os melhores de todos os tempos.

      http://f1greatestdrivers.autosport.com/?driver=1

      (Olhe os top 10, títulos não dão reconhecimento pra quem entende de automobilismo, claro.)

      Todos os anos, desde 2009, os chefes de equipe votam anonimamente nos melhores pilotos do ano. Alonso nunca ficou abaixo de 4o lugar. Já o Vettel, deixa pra lá… Esse ano Kimi mostra como se faz, assim como Alonso ensinou ao Kimi em 2014.
      Já você é um frustrado, que tem como hobby falar mal do Alonso, em 4 sites diferentes, 24hrs por dia. Isso deve ser muito frustrante, Alonso nem te conhece e essas suas manifestações de corno Anti Alonso não fazem cosquinha na reputação do espanhol, que é o melhor piloto do grid atual.

      Talvez, se você enxergasse na determinação do espanhol um bom exemplo pra sua vida pessoal, você já teria aprendido inglês, mesmo morando nos EUA, ou teria mais sucesso em seu pais natal, sem ter que se mudar pra “tentar uma vida melhor”, “viver o sonho americano”.

      Vejo em você um cara extremamente frustrado, mas mesmo assim desejo ao Alfredo e cia o melhor. Boas corridas em 2015!

      Ps. Enquanto tivermos Alonso na pista, sabemos que o carro está sendo usado no limite. Adaptação, velocidade e destruição de companheiros de equipe, assim como era o Senna.

    • Segafredo disse:

      Bom……..então se é mesmo este negócio de Karma, o Schumacher teve a conta mais cara de todas…. acertada!!

  16. General disse:

    Eu pegaria o meu boné, dona rampeira. A senhora não o faz porque é burra. Pau mandado de um embusteiro ainda maior, esquentando a cadeira com sua insignificância para a volta do chefe da quadrilha.

    Só que não…

  17. Alan Roberto disse:

    Só o PVC pode explicar esse acidente….
    #SeéQueVocêMeEntende

  18. Winston disse:

    Estranho, muito estranho este acidente.

  19. Fabio Amparo disse:

    Alguns sites dizem que ele desmaiou (mal subito) e depois bateu.

    Alonso e suas noitadas espanholas….

  20. Tomitao disse:

    Vc viu a Daytona 500?
    Arquibancada lotada até as borga, fora o baita corridão!
    O Sir Bernie poderia se inspirar um pouco no pessoal de Charlotte…

  21. Cranio disse:

    Alguns dados interessantes em relação ao ano passado…

    Os testes em Barcelona no ano passado ocorreram no mês de maio, portanto, com temperatura superior aos desse ano.

    Red Bull: 2014 – Vettel – 1.27.973 – 2015 – Ricciardo – 1.24.574 (-3.399);
    Force India: 2014 – Hulkenberg – 1.27.727; 2015 – Perez – 1.24.702 (-3.025);
    Toro Rosso: 2014 – Vergne – 1.27.724 – 2015 – Verstappen – 1.24.739 (-2.985);
    Williams: 2014 – Wolff – 1.27.280 – 2015 – Massa – 1.24.672 (-2.608).
    Sauber: 2014 – Gutierrez – 1.26.972 – 2015 – Nasr – 1.24.956 (-2.016);
    Mc Laren: 2014 – Button – 1.28.333 – 2015 – Alonso – 1.26.387 (-1.946);
    Ferrari: 2014 – Raikkonen – 1.26.480; 2015 – Raikkonen – 1.24.584 (-1.823);
    Mercedes: 2014 – Rosberg – 1.25.805 – 2015 – Rosberg – 1.24.321 (-1.484);
    Lotus: 2014 – Maldonado – 1.24.871 – 2015 – Grosjean – 1.24.067 (-0.804);

    Apesar de ter feito o melhor tempo da semana, a Lotus foi a que menos diminuiu a diferença em relação ao ano passado.

    As oito equipes fizeram seus melhores tempos dentro do mesmo segundo (0.889s).

    Em 2013, o melhor tempo (Rosberg/Mercedes) foi 1.20.130 (+3.937s).
    Recorde da pista (fast lap) é do Fisichella/Renault 1.15.641 (+8.426s).

  22. LUZ PRATA disse:

    Bom dia Gomes e galera.

    Fiquei muito triste com esta concucao cerebral do Alonso…

    Isto pode prejudicar Definitivamente sua performance. …ele ainda merecia pilotar um carro Competitivo…sua balada durante as carreras….era das + Fortes do Grid…para os que como Eu admira Ver…os Melhores do Grid fem Combate…foi Phoda esse triste acidente…valeu.

  23. marcell disse:

    Cara… Essa McLaren Honda ai vai dar muita dor de cabeça ainda para o Butão e o Choronso (Que ele se recupere, e fique bem…)

    A Japonesada está querendo chocar a categoria com a sua unidade de potencia…hehe

  24. Allez Alonso! disse:

    Seqüência das imagens do acidente, se foi uma mal súbito ou choque elétrico, pode-se dizer que o espanhol nasceu novamente.

    http://m.imgur.com/a/BJfWo

    Se algo assim acontecesse em um trecho de alta velocidade, as consequência seriam terríveis. O Kers existe desde 2009, veja o que acontece quando se leva um choque do Kers:

    http://youtu.be/__DpDTDyc4g

    Fico imaginando uma fuga de corrente do Kers passando ao piloto pela fiação do rádio, putz! É por isso que esses caras ganham bem!!,
    O que foi estranho também é que a Mclaren não quis recuperar o carro para o Button andar, os estragos não foram grandes, pareceu uma batida muito fraca e longe de um batida em T.
    Que isso sirva de lição pra equipe, se já estava sendo ruim os testes, colocar a vida dos pilotos em risco é inaceitável. Passou da hora de colocar as coisas em ordem, a Renault deu conta em 2014, mesmo que as custas de menos potência.
    Tenho pena dessa meia dúzia de retardado que até em um momento assim continua disparando esse veneno doentio e incompreensível contra um dos maiores pilotos de todos os tempos.

  25. Gabriel P. disse:

    2 coisinhas ?
    Se Alonso está bem por quê encobriram e impediram a visão do resgate e entrada no helicóptero ( aliás, não poderia ter sido removido de ambulância, já que não é nada grave)????

    Se não é nada demais como dizem, por que vai passar a noite no hospital??

  26. Marcelo disse:

    É possível Alonso ter tomado choque, e esse carro quando dá choque, é pra derrubar. Imaginem um piloto(suado) preso no cinto nessa situação?

    Em meio aos testes que a BMW realizou no dia 22 de julho de 2008, em Jerez de la Frontera, um mecânico sofreu um choque bastante forte ao encostar no carro do piloto de testes Christian Klien.

    http://boaforma.uol.com.br/videos/assistir.htm?video=mecanico-da-bmw-toma-choque-ao-encostar-no-carro-f1-040260D0C15327

  27. Roderico disse:

    Se realmente se confirmar, fica decretado que a WEC lidera a inovação tecnológica no automobilismo mundial. Que fase, hein Tio Bernie?

  28. Carlos Lins disse:

    Pior que eu imaginei algo assim quando li as noticias descrevendo o acidente… Impacto fraco, poucos danos no carro, piloto “perdido e confuso” durante o socorro.

    Fora o fato da McLaren ter sofrido com problemas no bom e velho KERS, que agora virou alguma sigla estranha que termina em K, por todo o fim de semana…

    Tudo muito estranho mesmo, resta saber se essa hipótese surgiu de outras pessoas que ligaram essas mesmas possibilidades ou alguem com informações mais concretas

  29. Chupez Alonso disse:

    Ficou chocado como o carro é ruim.

  30. jose marinho disse:

    É impressionante como a Mercedes tem o dom de dar nova vida a equipes capengas desde o efeito Brawn, na verdade, ressuscitou a Mclaren, Willians com Mercedes ressurgiu, Force India, enfim como dizia o Comendador Enzo, pra que aerodinamica se tem um motorzão empurrando.

    • Anselmo Coyote disse:

      A Red Bull correu de 2010 a 2013 (para ficar só nesse período) com motor Renault e a aerodinâmica do Adrian Newey ganhou 8 títulos -4 para a equipe e 4 para o motorista menos ruim. A Lotus correu com o mesmo motor e se não fosse o Kimi ter ganho 5 corridas (2012-2013) e feito alguns pódios teria zerado em pontos ou quase isso.

      Agora de fato os tempos mudaram e o motor tem feito a diferença, mas não despreze a aerodinâmica. Foi a atuação do Newey que permitiu ao Riccardinho, mesmo com um motor ruim, ganhar 3 corridas, subir ao podio em outras colocações e marcar um sem-número de pontos.

      Abs.

  31. Pedro Perez disse:

    não são apenas máquinas que dão “pane”, seres humanos também! por melhor atleta que Fernando possa ser, a decepção e desespero com as ultimas escolhas proficionais podem ter contribuído para um colapso

  32. fabricio disse:

    Flávio, se, de fato, o Alonso levou um choque no carro é algo muito sério e deveria ser o start para o fim de carros elétricos em competições. É algo muito perigoso. O automobilismo vem ao longo dos anos trabalhando para tornar os carros mais seguros e agora inventam baterias e sistemas com altas cargas elétricas nos carros.

    • gigi siciliano disse:

      Problemas ,incidentes e até acidentes fazem parte do desenvolvimento do automobilismo (que sempre foi um esporte de ALTO RISCO ,para quem não quer correr risco existe o virtual,e olhe lá hennnmmm,voce pode levar um choque em seu simulador,também !) o próprio Bruce McLaren morreu testando um de seus carros ,e provavelmente o choque deve ter sido semelhante ao de uma arma de choques ,possivelmente uma descarga capacitiva em um dos otrocentos botões e chaves do volante. Sê por qualquer problema técnico simplesmente se deixa de aplicar uma tecnologia em desenvolvimento ,ainda estaríamos andando de carros de boi . Quase tudo que se tem hoje no carro de rua ,veio das competições e em alguns casos custou vidas,como os tanques de combustível que não se rompem quando submetidos a impactos , que até hoje ainda não foi usado em carros “normais”.Problemas em boa engenharia ,existem para serem solucionados e não abandonados quando face a primeira dificuldade, e carros elétricos infelizmente é uma das vertentes do futuro, eu particularmente prefiro o HIDROGÊNIO que tanto pode ser para um motor a combustão ou para uma célula de combustão que o transformará em eletricidade (quando contornadas todas as dificuldades que este combustível tem para se tornar viável.)

    • Nicomedes disse:

      Os carros de 30, 40 anos atrás tinham o tanque de combustível ao redor do piloto… quer algo mais perigoso?

  33. LUZ PRATA disse:

    Corrigindo…toma ra nos ultimos treinos em Barcelona o Butao tenha coragem de sentar e acelerar esse Lento e perigoso carrinho de autorama Mabuxi\Honfa…hahahahahaharsss e toma ra Alonso ja esteja Bem…agora se ele vai topar andar de novo nessa cadeira eletrica…hahahaharsss sei nao…ele vai dar muitos Xiliques antes disso…ele deve estar com saudade de andar de 147/Hibrido…nao era veloz… + nao eletrecutava seu rabo…hahahaharssss valeu.

  34. Herik disse:

    Achei estranhíssimo este “acidente” do Alonso, pois o carro não teve um arranhão sequer. Basta ver algumas fotos para ver o carro inteiro. Coisa mais estranha.

  35. LUZ PRATA disse:

    Espero que a Mc/cadeira eletrica/Honda…nao tenha deixado sequelas neurologicas na trairinha Fera! ! Esse carro ja nasceu uma Bosta Pokemonica…amanha veremos se o Butao vai ter coragem de sentar e acelerar essa Desgraca…valeu.

  36. carlos disse:

    Tomara que o campeonato seja mais equilibrado,sobre os acidentes não gosto desses carros eletricos

  37. Dyego disse:

    Se for confirmado o choque eletrico, é melhor a F1 pegar essa porcaria de motor 1600 e jogar no lixo!!

  38. Allez Alonso! disse:

    Os motores melhoraram e não há melhora no speedtrap? E mesmo assim os carros estão muito mais rápidos? O engenheiro da Ferrari disse que com mais potência pode-se aumentar o downforce sem se preocupar com o arrasto, até mesmo o Lotus E22, com 120cv a mais seria um bom carro, isso explica os bons dados de túnel de vento daquele carro. E mostra como a RedBull tem um belo chassis.
    Vai ser interessante ver como cada fabricante vai usar seus tokens.

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      Na minha modesta opinião a RedBull teve o melhor carro de 2014. Já a Mercedes teve o melhor conjunto em 2014.

      Com um motorzinho mequetrefe da Renault a RedBull fez o impossível, fez o que a Williams apenas sonhou… e um sonho bem longe de ser realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>