DIÁRIO DA CRISE | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 - 19:13Sem categoria

DIÁRIO DA CRISE

SÃO PAULO (é assim, agora) – Vamos lá, às últimas desta F-1 em crise. Primeiro, a Marussia. Fez um pedido ao Grupo de Estratégia para correr com o carro de 2014 com algumas modificações. O Grupo vetou, aparentemente baseado em questionamentos da Force India. A equipe saiu do processo de recuperação judicial, mas segue sendo um mistério a fonte de renda dela. E a fábrica, não tinha sido vendida para a Haas? Tudo muito esquisito. Ainda assim, o time tem esperanças de correr.

Sério, isso?

Já a Force India, que não esteve nos testes de Jerez, não estará na primeira bateria de Barcelona, e talvez nem na segunda. Pérez e Hülkenberg terão um ano daqueles. Será que chega a Barcelona? A equipe está sem grana, ponto. Sem grana não se faz F-1.

18 comentários

  1. CBDF disse:

    Uma solução para o tio Bernie….
    Criar uma categoria paralela de novatos (não pode ter participado de nenhum GP de F1) com terceiro carro das equipes…. só assim para aumentar o grid….
    Seria bem interessante um iniciante, com contrato de apenas 1 ano, tendo que mostrar serviço para ter chance de tomar a vaga de um titular.
    Acredito que teria uma ótima disputa dentro da própria equipe entre titulares e novato.

  2. roberto disse:

    A f1 esta deixando de ser uma categoria popular. O oposto da f-e. Os seus chefoes ja velhos e desgastados nao dao oportunidade para novas ideias. Nao dividem bem a receita entre as equipes.

  3. sandro disse:

    O tio Bernie não tinha autorizado a Catherman correr com o carro de 2014? Porque a marussia não pode? Tem que passar por essa votação?

  4. Marcio Vieira disse:

    O Carlos Slim poderia por mais grana na equipe, principalmente porque este ano terá GP do México

  5. Ron disse:

    “A equipe saiu do processo de recuperação judicial, mas segue sendo um mistério a fonte de renda dela. E a fábrica, não tinha sido vendida para a Haas? Tudo muito esquisito. Ainda assim, o time tem esperanças de correr.”
    Ajudinha do Tio Bernie?

  6. Nikolas Spagnol disse:

    O problema na Fórmula 1 é que os pequenos, ao invés de se unirem, se digladiam pelas migalhas. É o que estamos vendo a Force India fazer com a Marussia. Está claro que, correndo com o carro de 2014, a Marussia não vai ser ameaça para ninguém, e ganharia um tempo para se reestruturar (com esse dinheiro que apareceu não se sabe de onde) e montar um carro no decorrer da temporada. A Force India está pensando nas migalhas, mas não vê que, sendo a última das 9 equipes restantes, provavelmente terá o mesmo destino da Marussia e da Caterham logo logo…

  7. Paulo F. disse:

    Deixa correr com o carro de 14, só que sequestra as rendas devidas, preventivamente, correu bonitinho o ano todo, libera em Outubro, lá no final da temporada.

  8. Claudio Aun disse:

    Alinhar Marussia ou não, muda nada , é só para completar grid,

  9. Cláudio F1 disse:

    É apenas achismo meu, mas penso que a Marussia quer tanto alinhar de qualquer um carro no grid apenas pra retirar a grana pendente pelo nono lugar do campeonato de construtores do ano passado, após isso rapidinho a nova gerência retira definitivamente o time de campo e, claro, a Force India não quer que isso aconteça, ela tá numa pindaíba danada e qualquer naco desta grana seria muito bem-vindo.

  10. Fernando Pessoinha disse:

    Putz… Mas o Vijay Mallya não é bilionário, segundo a Forbes? Não tem mais nem algumas míseras rúpias sobrando? Ou é mais uns daqueles bilionários à la Eike Batista? De qualquer modo, é uma baita pena para a Force India. Um time que deu certo, surgido dos escombros daquilo que já foi a Jordan. Espero que alinhe os carros em Melbourne.

  11. Ricardo Bigliazzi disse:

    Vamos repassar: Ferrari, RedBull, Mclarem, Mercedes, Williams, Toro Rosso, Lotus e Sauber.

    16 carros?!? É muito pouco para uma categoria. O pior de tudo é que são poucos carros que nem barulho fazem na pista.

    Tio Bernie tem um grande problema na mão. As regras da atual Formula-1 não estão alinhadas com a disponibilidade de grana que as montadoras e patrocinadores estão dispostos a pagar. Com as atuais regras é impossível um “garagista” sobreviver na F-1.

    Por quanto tempo a Williams, Sauber e Lotus vão resistir? A Toro Rosso também corre sério risco, basta a RedBull ter umas três a quatro temporadas sem sucesso que a filial irá pro vinagre rapidamente.

    • josé marinho disse:

      Me impressiona a Willians sobreviveu estes anos todos sem grandes resultados inclusive sendo esculachada pelo Montezemolo ” A equipe que não ganha nada faz tempo” e agora ressurge das cinzas!

    • gigi siciliano disse:

      Caro Ricardo , no meu entendimento estes 16 carros possivelmente a maioria deles sejam formula 1 realmente, mas aqueles faltantes só eram figurantes que nada influenciariam em qualquer resultado de corrida,e a bem da verdade no máximo eram F 2 plus. E outra coisa que me causa estranheza é o fato de todo ano as equipes terem que partir para um projeto totalmente novo,na verdade o discurso de contenção de gastos por parte da direção da categoria é completamente falso e enganoso. Nas décadas de 50 e 60(que se treinava muito) ainda corriam carros de uma ou duas temporadas atras, mas atualizados , Fangio foi campeão em 1957 com uma Maserati 250 F que fez sua primeira corrida em 1954 , Emerson ganhou sua primeiro campeonato com o Lotus 72 D em 1972 e vice em 73 com o 72 E, atualmente sem treinos e todo ano com um projeto partindo do zero ,só sendo louco ou gostar de jogar dinheiro fora não tendo o aporte de uma grande montadora.para se manter nesta categoria que esta perdendo em importância , visibilidade, retorno de mídia para o WEC que tem um regulamento muito mais inteligente e menos engessante para os projetista,o único pecado é usarem alguns Tiltilkodros como palco também .( ME DESCULPEM AS GALINHAS ,POIS SUA TITICAS SÃO MAIS UTEIS QUE UM TILTILKODROMO)

  12. josé marinho disse:

    Mas a Force India nã ficou em sexto no mundial de construtores? Isso já não dá uma boa grana?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>