MENU

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015 - 18:54F-1

JEREZITAS (4)

2015231453189__MG_1498 copia_II

SÃO PAULO (tarda, mas chega) – Amanhã acaba a primeira bateria de testes de pré-temporada da F-1 em Jerez, onde o tempo não tem ajudado muito. Chove, seca, faz frio, garoa… Mas está sendo útil, e já dá algumas pistas do que poderemos ver em 2015. Sim, eu sei que são só testes, mas eles dão pistas, sim. A Mercedes avisou que seria campeã no ano passado durante o inverno. A Ferrari cansou de fazer isso nos anos Schumacher. A Red Bull, também.

E comecemos pela Ferrari. Raikkonen curtiu. Foi seu primeiro dia no carro, e ele disse que o início está sendo muito positivo, “bem diferente do ano passado”. Na pré-temporada de 2014, Kimi percebeu que o carro era uma bomba, ficou na dele e esperou o campeonato acabar. Piloto bom sabe quando um carro nasce direito, e parece ser o caso da nova SF15-T — ô nome horroroso.

Massa experimentou o FW37 pela primeira vez e definiu o carro como “promissor”, sem muito entusiasmo — gato escaldado tem medo de água fria. Felipe quer voltar a vencer, essa passou a ser sua prioridade zero. É o que disse em entrevista exclusiva a Renan do Couto, enviado do Grande Prêmio à Espanha.

Mas o nome do dia mesmo foi Felipe Nasr, melhor tempo da terça-feira. Muito bom para um garoto que acabou de chegar, e muito animador para uma Sauber que, mesmo sem saldo na conta, parece ter feito um carro decente — o que pode resultar em boas colocações, novos patrocínios, mais grana. É uma situação muito semelhante com a da Williams no ano passado.

Foram mais de 100 voltas hoje, no molhado e no seco, e nenhum grande problema. Ericsson anda amanhã. Fiquemos de olho para ver se seu desempenho será parecido. Tenho a impressão de que Felipe, um piloto que de bons predicados, vai engolir o sueco, que nunca pareceu ser grande coisa. Aliás, essa tem de ser sua primeira meta; a segunda, marcar pontos.

Nasr disse que se adaptou rápido ao time, elogiou o carro e o motor Ferrari — outra constatação destes três dias é a qualidade da unidade motriz italiana, bem melhor que a do ano passado. Rosberguinho notou a evolução e disse que sua Mercedes está de olho nos carros vermelhos. “Eles chamaram nossa atenção”, falou. Para Nasr, a Ferrari vai lutar pelo título neste ano. Tomara. Quanto mais gente brigando, melhor.

Quem dificilmente será convidada para o baile das vitórias, no entanto, é a McLaren. Em três dias, míseras 44 voltas — 32 hoje. Cada pequeno problema vira um drama hollywoodiano. Hoje, por exemplo, acharam algum pênalti no sistema de refrigeração e para consertar foi preciso tirar o motor Honda inteiro. Isso, com as unidades de força atuais, leva mais ou menos uns dois dias. Tempos, melhor nem falar neles: 1min35s553 foi o melhor até agora, de Alonso. O mais rápido nos três dias de testes foi Vettel, 1min20s984, marca registrada ontem.

O caminho de Alonso e Button será longo e doloroso. Imagino Fernandinho sentado na mureta dos boxes, vendo Vettel e Raikkonen passarem zunindo. “Será que posso voltar?”. Pobrecito.

O blogueiro João Florentino me mandou uns números curiosos destes três primeiros dias. Vejam:

- A Mercedes foi a equipe que mais andou, 399 voltas e 1.766,7 km
- Depois aparece a Sauber, com 269 voltas e 1.191,1 km
- Toro Rosso e Ferrari também passaram dos 1.000 km
- Red Bull (447,7 km) e McLaren (194,8 km) rodaram pouco
- Rosberguinho foi quem mais trabalhou até agora, 308 voltas
- Nasr aparece em segundo, com 196
- Dos que estão em Jerez, Button foi quem menos andou: 6 voltas
- Até agora foram completadas 1.649 voltas pelos 8 times que estão na Espanha

94 comentários

  1. Glauson disse:

    Parece que este ano está faltando “a sorte de campeão” do Alonso, a que o Burti tanto se refere nas transmissões da Globo tv .

    Ps1: será uma confusão para o Galvão e seus discípulos definirem “Massa” ou “Nasr” nas transmissões. Apostam quanto como Babão Bueno já-já cria um apelido para diferenciá-los?!

    Ps2: o Vetel é um cara feliz , ele aparenta inicialmente distanciar-se do seu objetivo final , para enfim posteriormente alcança-lo com classe , como fez ou faria o líder Mahatma Gandhi.
    Massa e Alonso, sigam seu exemplo!

  2. Maurício disse:

    Chupa Alonso!
    Vai ser uma delícia ver o Vettel (aquele que só vencia às custas de Newey) sendo penta com o mesmo carro com o qual Alonso não fez nada de relevante por anos.
    Piloto vencedor de títulos (e não apenas de corridas) se integra verdadeiramente a uma equipe. Alonso não é capaz disso. É muito ego.

  3. Marcelo R. disse:

    Olha, posso estar enganado, mas algumas coisas nesses testes fazem sentido.

    Primeiro, o fato da Ferrari estar fazendo tempos “baixos”, voltas lançadas e tal.
    Para mim, nada mais é do que o ego da turma da Fiat que está querendo mostrar serviço, dizendo que a Scuderia melhorou após a reestruturação e o facão que comeu por Maranello.

    Não por outro motivo, Vettel já avisou que os tempos deles não são nada do outro mundo, por falar nisso, já tomou a primeira de Kimi no ano. Se não for melhor do que o companheiro de equipe (e eu acho que não o é) vai sedimentar a tese Alonsiana de que os títulos foram de Newey e não do alemão.

    Quanto à McLaren, que viu os vídeos no Youtube percebe que os caras não estão dando tudo, nitidamente estão primeiro testando sistemas, mas a aerodinâmica do carro (concebida pelo ex-RBR) na parte traseira dá ao carro da McLaren, segundo as palavras de Alonso e Button, extrema aderência e estabilidade ao carro.

    Ao contrário do que se imagina, o carro é bem concebido. Cabe aos japas desenvolverem a unidade de força. Segundo Ron Dennis, a potência do motor Honda (quando a plena força) é algo impressionante.

    Assim, é bem provável que a Ferrari comece na frente, mas acredito que a McLaren e a Honda vão tirar essa diferença rapidamente e devem ficar entre William’s e RBR, pois tem muito potencial para isso.

    Agora, que as Mercedes estão escondendo o jogo e que vão meter no mínimo um segundo no tempo da Ferrari isso é certo.

    • Allez Alonso! disse:

      Isso aí. A Ferrari não liderou nenhum stint longo, só stints curtos, veja:
      Longest stints – by tyre compound:

      Soft compound – 19 laps (Pastor Maldonado, Day 3)
      Medium compound – 29 laps (Nico Rosberg, Day 1)
      Winter Hard compound – 34 laps (Nico Rosberg, Day 1)
      Hard compound – 42 laps (Nico Rosberg, Day 1)
      Intermediate compound – 25 laps (Nico Rosberg, Day 3)

  4. Ricardo Bigliazzi disse:

    A Ferrari colocou um motor Alfa Romeu no carro de 2015… basta ver a carenagem do motor, Na parte de baixo reluz o logotipo (todo em branco) da Alfa Romeu.

    Brincadeiras a parte, parece que o motor da Ferrari evoluiu bastante, sistematicamente os carros vem andando rápido.

  5. Renato F1 disse:

    Como diz o ditado, “treino é treino, jogo é jogo”. Voltas mais rápidas não querem dizer muito. Em 2014, as voltas mais rápidas foram marcadas pelo Kevin Magnussen, com a McLaren-Mercedes, 1:23.276, em Jerez de La Frontera e pelo Felipe Massa, com a Williams-Mercedes, 1:32,258, em Sahkir. E quem dominou o campeonato foi a Mercedes. Mas algumas conclusões podem ser tiradas desses três dias de treino:

    McLaren-Sem-Onda: Copiou a Red Buxa do ano passado. Com 44 voltas completadas em três dias, o carro só sai para desfilar. Com essa distância percorrida (195 km), não percorreram nem um GP;

    Red Buxa: Continua a mesma porcaria do ano passado. Ou pior: treinar uma “zebra” sem o aerofólio dianteiro porque não tem um reserva é coisa de equipe pequena. Completou 101 voltas (447 km), quase um GP e meio;

    Flor de Lótus-Mercedes: Sem carro no primeiro dia, andou 137 voltas nos dias seguintes (606 km), ou seja, quase dois Grandes Prêmios. Andou mais do que a McLata-Sem-Onda e a Red Buxa nos três dias!!!

    Garagista-Mercedes: Andou 204 voltas, percorrendo um total de 903 km, quase três corridas;

    Se Ferrari: Uma das que mais melhorou do ano passado para este ano. A equipe de um piloto só percorreu 1.062 km (240 voltas), quase três corridas e meia;

    Boi Rosso: A Fórmula 1 tem dessas coisas! A filial anda mais do que a matriz! Foram 255 voltas (1.129 km), quase 3,8 corridas, mais que o dobro da matriz. Só no segundo dia andou 323 km, mais que um GP;

    Sauber Se Ferrari: A maior surpresa dessa pré-temporada, até agora. O carro percorreu surpreendentes 269 voltas (1.191 km). Isso dá quase quatro corridas;

    Flecha de Prata: a Mercedes continua surpreendendo! Percorreu nestes três dias 1.766 km! Impressionantes 399 voltas percorridas! Isso dá 5,8 corridas!

    Enquanto os outros tentam aparecer, a Mercedes desenvolve a confiabilidade do carro e procura o limite entre o máximo desempenho e a durabilidade do equipamento! Daqui a pouco começa o campeonato e aí é que vamos ver de verdade quem se preparou e quem quis aparecer na pré-temporada!!!

  6. Carlos disse:

    Esse ano vermos como sempre o povo aqui dizendo que o Choronso segue tirando leite de pedra

  7. joel lima disse:

    Tudo o que eu gostaria é que fosse uma temporada competitiva, com vários pilotos ganhando gps e tendo, pelo menos, três pilotos para disputa do título. E vou ficar na torcida por Kimi – o piloto com a trajetória mais imprevisível na F-1.Quando eu achava que ele seria o exemplo de piloto talentoso mas azarado, o cara me vence por 1 ponto, na última corrida, uma temporada na mão do Hamilton. Quando achava que sua volta para Lótus ia ser uma gelada pra ele, o cara ganha gp e fica em terceiro numa equipe que tinha muito menos grana que as grandes. Quando esperava que ele ia detonar em 2008, foi se apagando e viu Massa luta pelo título até o fim. E quando achei que ia ter briga com Alonso, levou do espanhol uma sova daquelas. Enfim, para terminar com uma frase original , kimi é uma caixinha de surpresa em pessoa -rs.

  8. Tiago disse:

    Ano passado a Red Bull estava tão ruim nos testes quanto a McLaren (Honda) está agora, e todos achavam que seria um desastre total. Ricciardo venceu 3 corridas e terminou em 3º no campeonato, e a Red Bull em 2º nos construtores. Então ainda podemos esperar alguma coisa dos anglo-japas.

  9. Paulo Z disse:

    Vai ser legal ver a cara de bumbum do Alonso….

  10. Rafael Chinini disse:

    queria saber pq a Mercedes no caso, usa aquela tinta verde em baixo do carro nos testes
    pra que serve aquilo?

    • Allez Alonso! disse:

      Chama FloViz, serve para mostrar o fluxo de ar. Conforme o ar vai passando, vai deixando a meleca escorrida. Onde escorre é o fluxo de ar. Importante para ver se o CFD e o túnel estão conversando a mesma língua.

  11. Hugo Borges disse:

    Ah, hoje nem voltas ou tempos de pista dizem muita coisa. Ano passado a Red Bull nem andou direito e chegou na Austrália fazendo pódio. A única coisa que eu sei: Sauber, Lotus e Force India não tem grana pra correr, logo, fim do grid. Independente do tempo que fizerem nos testes…

  12. Marcell disse:

    Credo, esse mundo dos testes tá um tanto enganoso e tem nego se levando por isso..
    1- Tanto a Mercedes com a Williams não estão utilizando o pacote finalizado de mudanças nas unidades de força, e elas tem priorizado o acerto de carro com a nova potência e torque das versões 2015 de seus motores, o objetivo não é speed trap.
    2- A Mclaren Honda só nessa primeira bateria de testes, já rodou quase o mesmo numero de voltas que e RBR na pré temporada do ano passado interia. (Tem muita coisa para os caras checarem ainda quanto a harmonia de motor e chassi) para dps buscarem perfomance
    3- A RBR vai botar no bolso a turma de Maranello e lutar com Williams e Mercedes pela ponta. (Claro que com a Mercedes tendo vantagem..)
    4- Com certeza o carro da Sauber desse ano deve ser melhor do q do ano passado, que tinha problemas serios quanto downforce na asa frontal (aquela trapizonga horrivel) e de peso excessivo… Porém eu acho que eles estão mais querendo chamar a atenção para patrocinios (vai no máximo brigar para entrar no Q3, e beliscar uns pontos)

  13. Dyego disse:

    Estou curioso pra ver até quando vai durar a paciência do El Fodón – Alonso!!
    McLaren vai sofrer esse ano…

  14. GUS disse:

    Ano passado a Red Bull também dava toda a pinta de ser uma tartaruga reumática…

  15. Marcos José disse:

    Quando alguém virá abaixo de 1:18 em Jerez aí sim poderemos considerar quem será o favorito para o mundial de 2015. Só teremos uma visão bem detalhada das equipes somente no último dia de testes em Barcelona e até lá vamos “escondendo o jogo” para ninguém saber o verdadeiro potencial dos carros.

  16. voulembrar disse:

    A RedBull não terá chance para ser a segunda novamente, mesmo se for a melhor “equipe”, na minha mediocre opinião. A duvida é se a Ferrari está veloz mesmo ou se a Mercedes ta apenas esquentando os pneus. Pelo numero de voltas, parece que os prateados estão focados em desenvolver confiabilidade nesses treinos, que foi o maior problema deles no ano passado. Eu acho que ainda estão no topo… mais o topo pode ser mais baixo. O primeiro lugar da Sauber com pneus diferentes das outras parece ainda mais enganador… nao levaria fé nessa equipe se a Ferrari também não estivesse virando tão veloz. Até aqui, a impressão geral de todos é que esse ano a luta nos construtores será disputada entre motores Mercedes e Ferrari. Melhor do que isso… a esperança de briga boa sem o campeonato minguado do ano passado… Agora, agora… o pobre do Alonso não marca ponto esse ano, nem se implorar para o Button bater no muro em Mônaco! Melhor mesmo pegar o DeLorean do filme e voltar para Renault de 2005.

  17. EduardoRS disse:

    Só acredito na Sauber depois do treino oficial em Melbourne. Vai saber se não estão andando fora do regulamento pra chamar atenção ($$$). Pelo menos o carro é confiável, o que pode render pontos nos primeiros GP’s enquanto os outros carros explodem.

    A Williams parece não ser uma Brastemp. Espero estar enganado.

    E acho que a Ferrari vem pra ser a segunda força esse ano. Chupa, Alonso.

  18. Fernando Pessoinha disse:

    Adoro torcer por alguma coisa em algum esporte. Não importa qual, nem de que país. Esporte só tem graça se tem torcida. Contra ou a favor. Na F1 este ano, já tenho uma torcida: vou torcer muito para a Ferrari ganhar o titulo de pilotos. Só para ver a cara do Alonso. Ns boa, iria morrer de rir.

  19. Chupez Alonso disse:

    Todo castigo pro Mafionso é pouco!

    Chuuuuuupa Alonso!

    • Ricardo disse:

      Que cara insuportável, não agrega nada esse babaca.

    • LUZ PRATA disse:

      Fala meu querido CHUPEZ ALONSO…

      Cara este motorzinho Honda/turbo/hibrido esta se mostrando um DEZASTRE !!! a pobre Mclarem/Honda virando com um barulho Escroto no Motor…parece que esta tudo batendo errado…sem sincronia Mecatronica Nenhuma…da ate do. …do Alonso ter de acelerar esta Bosta. …que tomaria PAU ate de um F 3 !!! Hahahahahahahaharsss isto e o Pior castigo que o Alonso poderia receber…valeu.

    • luiz G disse:

      Eu acho hilário seus comentários anti-Alonso…mas infelizmente, discordo de todos.
      Acho importantíssimo pra F1 que Alonso tenha uma chance de ser campeão, pois ele é o cara a ser batido.
      Depois dos títulos dele em 05 e 06, Hamilton foi campeão, Button e Vettel, mas o cara a ser batido ainda é o Alonso.
      Ele é o ponto de referência da F1 atual.
      Button e Hamilton são campeões casuais. Vettel é excelente com um carro-Newey. Esse ano ele vai provar seu valor.
      Mas Alonso ainda é o piloto-referência a ser batido. Haja o que houver, é o piloto que todos se preocupam.
      A formula 1 precisa mais dele do que o contrário. Nem acho que isso seja “bom” pra categoria, mas é sempre importante ter um piloto referência e hoje ele é esse piloto.
      Espero que ele tenha umas 5 ou 6 vitórias esse ano para a temporada ter graça! ;)

  20. Steve Austin disse:

    Hamilton será campeão de novo, só que dessa vez com certa facilidade.

    • Eduardo disse:

      Terminou o namoro hj…acho que não vai ter facilidade, ele vai ficar numa instabilidade psicológica e quando se tocar o Rosberg já estará muito a frente…

    • gigi siciliano disse:

      Muito cedo para uma declaração desta , ele depende de muita coisa para fazer o que melhor sabe, primeiramente ter um carro que lhe possibilite a isto. Se fosse um Usain Bolt que só depende de si mesmo talvez fosse mais fácil uma afirmação desta ,más quem corre é o carro ele só conduz e se este não for tão bom quanto ao do ano passado ………………………………….

    • luiz G disse:

      Aposto mais em Rosberg esse ano.
      Se Hamilton vencer de novo, é fim de carreira pro Rosberg.
      Vai virar acertador de carro, ajudante de engenheiro com dicas de motor e segundão-de-primeira-divisão na pista :P

  21. RAPHAEL LIMA disse:

    Se a Ferrari esse ano brigar pelo título, o Alonso tem que parar de correr, vai ser seca pimenteira na casa do chapéu, e você também Gomes, que disse que a Ferrari ia demorar muito pra ser competitiva de novo.

  22. Allez Alonso! disse:

    2015 é o ano do pingo nos is. Vou me divertir muito esse ano, ri melhor quem ri por último… Tem que ser lunático pra achar a Ferrari uma das favoritas, eles acharam 80hp? A Mercedes achou o dobro, só não liberou os pocotós ainda, alguém se quiser traduz o Aldo Costa:

    The W06 is an evolution of the W05, but still large parts of the layout have changed. We’ve been running the car with a full tank at all times so that no one can infer how fast we can run. We won’t run with with light fuel or try to set up the car for performance until Barcelona, possibly the second test.

    Vou explicar algumas coisas aos domingueiros. O coke bottle tem sido muito privilegiado com o fim do difusor soprado e a restrição de passagem de ar sob o bico.
    O objetivo é compactar o máximo possível a MPU pra deixar os sidepods o mais fininho possível. Apertar as coisas faz a temperatura subir, maior problema da RedBull ano passado. Mas esse não foi o caso da Mclaren, veja a como os japoneses compactaram o motor no Mclaren:

    http://img1.auto-motor-und-sport.de/Fernando-Alonso-McLaren-Formel-1-Test-Jerez-3-Februar-2015-fotoshowBigImage-9bdaee04-841028.jpg

    Aqui, ainda melhor:

    http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2015/02/butt-886×498.jpg

    Mercedes:
    http://motorsport.nextgen-auto.com/gallery/pictures/2015/f1/test-jerez-02fev/167_medium.jpg

    Mesmo assim os japoneses já andaram quase o mesmo que todos os carros Renault na pre-temporada em 2014 e com o melhor som de todos os motores da f1, aliás, dá pra ver porque Alonso é considerado o melhor:
    http://youtu.be/V_S2uJwpbn4

    Segundo o repórter Tim Wood, a Mclaren hoje com intermediários estava freiando depois da Mercedes pra t1, com velocidade máxima apenas 5 km/h inferior (258 km/h Rosberg).

    A Ferrari não conseguiu fazer um coke bottle tão fininho, parece que há uma maior necessidade de exaustão dos gases quentes do radiador que outros carros, entretanto a solução da Sauber é muito mais elegante, inclusive nos braços de suspensão. Rumores apontam um novo bodywork pra Ferrari em breve.

    Todas as equipes conseguiram reduzir as entradas de ar de seus carros, então, as velocidade finais devem subir não só graças ao melhoramento do motor.
    Quanto ao bico, eu me surpreendi com a solução da Ferrari, eles tinham no ano passado um bico mais próximo com o que seria permitido em 2015. A melhor solução, pra mim foi a da Williams, da RedBull e claro, Mercedes e Lotus, bico curto. Alongar o bico e distanciar a asa da roda pode apontar um melhor fluxo do vértice y250, como Mclaren e Ferrari adotaram, além do peso mais leve, no caso da Ferrari faz sentido, suspensão pull rod exige reforços estruturais que aumentam o peso.

    Observando os comentários técnicos, a Ferrari foi quem menos inovou, o carro é feijão com arroz… Não é carro pra título, mesmo se Alonso ainda tivesse lá, hehehe!
    Se eu fosse as Vetteletes, adotaria um discurso mais realista, a Ferrari está longe de ser essa maravilha toda e a Mclaren longe de ser um desastre. RedBull e Williams estarão muito mais próximas da Mercedes que a Ferrari, infelizmente para vocês.

    • Voulembrar disse:

      Tem nego que pensa que engenharia se aprende consultando a internet… ninguém ainda tem resposta, nem as equipes sabem se o que estão fazendo esta certo. É por isso que esporte ainda é bom.

    • Eltontoptec disse:

      Aposto R$22,00 que o Vettel com sua fatcokebottle fica (bem) afrente de Alonso com sua ultraslimnipponcokebottle até o fim da contagem, em Abu Dhabi.

    • Ricardo disse:

      Comentário inteligente, concordo! Aliás, f1 não tem milagres, até acho que a Ferrari vai voltar a ser o que era, os investimentos serão feitos, apesar do atraso e perder seu melhor piloto ano passado. Mas não será em 2015. A realidade da Ferrari em 2015, é uma dupla de segundos pilotos em um carro médio. Vettel vai ser bem mais páreo ao Kimi que foi o Alonso, que segundo o próprio, 2014 foi seu melhor ano.

    • Cassius Clay Regazzoni disse:

      Eu estou pouco ligando para o Vettel.

      Minha maior alegria na F1 é ver o Alonso se fuder.

      Este ano vou me divertir bastante pelo jeito.

      • Allez Alonso! disse:

        Boa sorte pra você. Ri melhor quem ri por último. Eu vou rir mesmo é do Kimi na frente do Vettel. Depois da surra que o Alonso deu no Kimi ano passado, ver o fraco Kimi bater o Vettel é que vai ser hilário.
        Kimi já terminou na frente nos testes. Tem como me divertir mais que isso? Alonso está lá se divertindo também, colocando o carro de lado. Vettel nesse período ano passado, chamava o mundo de merda.

      • Paulo Pinto disse:

        Concordo, Cassius. Alonso, alegria do povo!

        Hahahaha!

    • J Fernando disse:

      O final do seu texto é o mesmo que diz o dono do blog, só que com outras palavras. E, claro, esse “infelizmente para vocês” é muito bem vindo se transformado em “felizmente, para todos os amantes da F1″.

      Admiro sua torcida pelo Alonso, mas o cara colou em sua imagem a fama de antipático (dizem que na verdade, ele não é) e vai demorar para conquistar fãs brasileiros.

      • Allez Alonso! disse:

        Essa imagem não é verdadeira, ao menos nos outros países latinos e na Europa. O problema foi ter enrabado os brasileiros, Piquet e Massa, aposentado Schumacher, carregar uma equipe como a Ferrari nas costas e ser considerado o melhor piloto do mundo, mesmo sendo outro piloto campeão. Isso incomoda muito, mas quem é piloto, admira o espanhol pela sua tocada, quem é fofoqueiro, fofoca.

    • Zé Tros disse:

      Pelo que deu a entender, usando o tradutor do Babylon, o Aldo costa disse que eles estão treinando de tanque cheio, pra que ninguém saiba o quão rápido eles podem ir também que não vão treinar com a luz de combustível acesa nem configurar o carro pro set up de desempenho até Barcelona. Resumindo: estão escondendo o jogo.

      Segundo o Lito Cavalcanti, a Mercedes correu o ano passado usando 50% da pressão do combustível], mas, que esse ano eles usarão 100%.

    • Paulo Pinto disse:

      A Ferrari não é carro pra título, segundo você. Ou seja, Vettel não será campeão em 2015.

      E a McLaren é carro pra título? Alonso vai sair do limbo ou vai gramar mais uma vez?

      Coloque um pingo nesse “i”, Vicellez. Todos os que torcem contra o espanhol, estão aguardando suas proféticas previsões.

  23. Araçatubano disse:

    Karma. Alonso está pagando pelos anos sob os auspícios de Flavio Briatore. Mal saiu da Ferrari, a joça vermelha voltou a andar.

    • luiz G disse:

      Realmente, o coitado tá pagando um karma pesado.
      Ele é um talento pra ser tetra-campeão no mínimo….se terminar a carreira como Bi vai ser muito triste pra um cara que tem um talento do nível de Senna e Schumacher…. :(

    • Paulo Pinto disse:

      Os Deuses da Velocidade ficaram irados com o espanhol, quando ele usou a camiseta “Schumacher Who?”

      E, pelo visto, essa ira ainda não abrandou.

      • Allez Alonso! disse:

        O bicampeonato do espanhol em cima do piloto mais vem sucedido da história e da maior equipe da f1, foi um verdadeiro nocaute no alemão.
        Depois dessa Shumi nunca mais se achou, foi correr de moto, se acidentou, voltou a correr de f1, só levou ferro. Daí foi esquiar e quase morreu.
        Não fosse Alonso nada disso teria acontecido….
        Só lamento….

      • Paulo Pinto disse:

        Você só chuta bola fora!

        O primeiro título do “Sextonso” foi na disputa com o “Derretido”. Herr Hepta, em 2005, lutou com Montoya pelo terceiro lugar.
        Correu de moto e se acidentou. Esquiou e quase morreu. Quem procura (infelizmente), acha. Ele voltou à F-1 para se divertir (palavras do mesmo).
        Cada um de nós faz suas escolhas e Schummy fez as dele. Alonso não tem nada a ver com isso.

        O teu piloto marqueteiro JAMAIS chegará perto do alemão, mesmo que dispute 500 GPs.
        Só lamento.

  24. Jonny'O disse:

    Multi marcas é isso, vence o talento, Brown ,depois Red Bull (que não chega perto de uma fabrica como Mercedes ou Fiat).

    A Willians deu a volta por cima ano passado pelo talento do engenheiro que acertou a mão, o time tava na maior penimba de sua historia, e agora a Sauber acerta a mão no carro(pelo menos é o que parece) ,justamente em momento tão assustador financeiramente………no fim vence o talento!!!!

    Vejam a Ferrari nos anos anteriores ,tanto dinheiro e nada de títulos , agora tem o carro projetado pelo novo engenheiro ,aquele que veio da Lotus -Renault ….e o cara parece ter acertado a mão……talento!!!

    E talento este , o de entender de engenheiros , que Alonso não tem ,conhece os vigaristas , pelo jeito , os talentosos não!

    • Jonny'O disse:

      Ah!!!…e o Felipe da Sauber me surpreendeu , eu não apostava nele, e até agora foi além das expectativas pra um novato em uma F1 tão escassa de testes que é.

      Sempre achei que piloto de F1 quando senta já anda de cara,foi o caso do Felipe (o da Sauber) que tá andando em ritmo forte de cara!!!….. o que vai evoluir ,difícil dizer , mas que tá impressionando …ah..isso tá!!!

  25. Bernard Fonseca disse:

    Calma com a empolgação desse 1 ° lugar do Nasr hoje, pois ele foi o único dos ponteiros que andou com o pneu super macio, todos andaram de macio o que teve ter aí pelo menos 1s até 1″500s de diferença de tempo entre esses compostos. O que teria dado o 4° tempo para Nasr. O que já é uma ótima evolução em relação 2014 do carro e o cara é bom sim, e o melhor tempo do Ericsson foi tempo 1´22’777. Vamos ver como vai ser amanhã se tem troco ou não.
    O Maldonado foi outro que andou de super macio hoje.

  26. Bernard Fonseca disse:

    Já que se falou muito no som do motor Mclarem Honda X Mercedes X Ferrari aí vão 2 vídeos muito bons da BBC
    https://www.youtube.com/watch?v=V_S2uJwpbn4#t=45
    https://www.youtube.com/watch?v=8_RnvHRvdog

    Nele da para ver que o motor da Ferrari está bem mais alto e grave, mas nada igual ao da Honda.
    Vejam o Fernando Alonso correndo hoje, parecia estar andando de kart ou estar sem o controle de tração ligado, pois patinava muito os pneus nas saídas de curva. Isso pode explicar o motivo de terem feito voltas tão elevadas…
    Flávio Gomes da para falar algo sobre isso? a pista não parecia estar molhada…

  27. Thiago Moyses disse:

    Acompanhei ao vivo pelo site da ESPN britânica e foi dito lá que Alonso fez esse tempo com pneus intermediários. Se não me engano, Vettel fez mais ou menos o mesmo tempo com os mesmos pneus… Então talvez não esteja tão ruim assim. Eles e outros acharam normal os problemas nos primeiros testes e que ainda não significa nada. A Red Bull foi assim ano passado e chegou a vencer 3 corridas. E pela Honda estar exclusivamente com a McLaren é possível que seja ainda mais promissor. Mas só saberemos mesmo na Austrália.

  28. Celio Ferreira disse:

    Treino é para ajustes e não tomadas de tempo para corrida.Ainda acho
    que Mercedes e Williams escondem o jogo. Constatação : a unidade de força
    da Ferrari melhorou muito, a Sauber o diga. E a Honda hem teve um ano
    pra fazer um motor e na hora H ( de honda ) não anda.

  29. Squa disse:

    Na verdade, quando Rosberg disse “eles chamaram nossa atenção”, ele estava se referindo aos pilotos, ficou até arrepiado…

  30. Franco disse:

    Sempre achei que o dia que o Vettel estivesse com a Ferrari seria imbativel igual ao Shumi tinha gente achando que o Ricciardo era um novo fenonimo,muitos colocaram em duvida o talento de Vettel, nenhuma coisa nem outra um mas dia saberemos

    • Anonimo disse:

      Vettel é da turma q ganha gps se tiver melhor carro com button raikonem rosberg e massa o riccardo é da turma do hamilton alonso bottas e até do felipe nasr corre numa equipe pequena mas tbm é dessa turma de hamilton mas vettel pode provar o contrario se bater a mercede vamos aguardar

    • luiz G disse:

      Se Vettel for campeão nesse ano vira mito-eterno…..mas não acho que isso vá acontecer. Sem o Newey, ele vai levar uns 3 anos pra colocar tudo do jeito dele. Acho ele fantástico, mas não é nenhum Alonso, Senna ou Schumacher…

  31. LUZ PRATA disse:

    Boa noite Gomes e galera.

    Parabens…NASR…foi um Excelente comeco na F 1…valeu.

    • Allez Alonso! disse:

      Foi muito bem mesmo, arriscou em colocar slicks na hora errada, mas acontece.

      • Eltontoptec disse:

        Vc deveria prestar consultoria ao Noble, Freeman e Anderson.

      • Dyego disse:

        Faz parte do aprendizado.
        Tem que sentir o limite do carro, e que ponto ele pode arriscar frente potencia do F1.

      • LUZ PRATA disse:

        Fala meu querido Allez Alonso…que porcaria Pokemonica..esta este Trem de Forca Japones…hahahahahaharrrrsss.nem a Gigante dos carros populares/ Japao /Toyota….aguentou brincar de autorama F 1 com a Tecnologia MB na Pista da F1..arregou Geral e saiu…mesmo assim nunca imaginei Alonso/Honda em todos os treinos em Ultimo…tomando um PAU GIGANTESCO…7, 8, segundos por volta…isto e simplesmente Hilario,Inimaginavel ver uma Mclarem em Ultimo…espero que a Japonesada do HRC. ..Abra o Olho. ..para com o Vexame nesta Volta da Honda a F 1….valeu.

  32. Pdr Rms disse:

    Se o Vettel for campeão esse ano, o Alonso comete suicídio.

  33. André disse:

    Eu acho que Sauber, pelo menos no início do campeonato, vai andar mais que Mclaren, Force India e Lotus. Posso estar exagerando, mas tem chances de acontecer. Ainda bem que Ferrari finalmente parece que conseguiu fazer um carro decente, vai brigar com Williams e principalmente Mercedes, o que realmente é muito bom. Um campeonato que parecia que ia minguar, poderá ser interessante mesmo.

  34. valter disse:

    Os motores ou unidades de força Mercedes serão ligados amanhã?

  35. dc disse:

    El fodón de la décima posicion?

  36. Rafael Chinini disse:

    Ferrari sendo campeã essa ano, seria de morrer de rir. Alonso se mataria! rsrs

  37. igornascimentoo disse:

    E a Red “Biulding”?

  38. Oi? disse:

    Torço para que o outro Felipe pelo menos seja melhor que seu companheiro de equipe.
    Ontem eu tava me lembrando que uma vez eu critiquei, na véspera de um GP, uso incorreto da expressão “salvar pneus” durante a transmissão oficial e, no outro dia, durante a corrida, o narrador oficial e o Rubinho começaram uma discussão sobre… O USO INCORRETO DA EXPRESSÃO “SALVAR PNEUS”! Será que eles andam ligados nos comentários do blog? Alô você, me chama pra tomar um vinho que eu vou, Máximo Bueno!

  39. Thiago disse:

    O fluxo de ar dos novos bicos explicados com breakfast

    http://wtf1.co.uk/teds-notebook-funny-nose/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>