MISTÉRIOS (1)
SÃO PAULO (não sei de nada) – É a conversa dos últimos dias. Afinal de contas, o que aconteceu com Alonso? O espanhol vai para sua terceira noite no hospital, depois da batida de domingo nos testes de Barcelona.
A dinâmica da batida indica que não era para tanto. Vejam a simulação abaixo, enviada pelo blogueiro Gastão do Corcovado.
Esqueçamos os valores de G, porque acho que isso tudo é chutado — não há informação confiável, a McLaren não especificou nada, e em tese seria a única fonte crível, ou ao menos a única a ter esses dados reais. Imaginem uma batida como essa em qualquer corrida. O carro lambendo o muro. Acontece toda hora, e quando o carro para o piloto arranca o volante e cai fora.
Mas Alonso ficou dentro do carro. Parece ter ficado inconsciente, apesar da afirmação da McLaren de que não. Segundo a equipe, naquela hora poderiam pedir para Fernandinho escalar a seleção espanhola campeã mundial que ele não erraria ninguém.
O que houve, afinal? Um desmaio? Um choque? Uma explosão?
Só sei que a história do vento me parece pueril demais.
Aí tem …. mas não vamos saber…. rs
Tô começando a achar que Alonso teve um derrame.
Encobriram os resgate de todas as formas e sabemos que dificilmente vemos isso, a não ser em casos muito graves que desejam esconder.
Mais grave ainda por se ter levado de helicóptero. (Sem gravidade e urgência, levariam de ambulância numa boa)
3 dias no hospital e sem notícias prova a gravidade do caso. Certamente não foi um simples choque ou desmaio.
Como bem disse Flávio.
Que apenas falem a verdade, pelo menos para não se desmoralizarem ainda mais.
Falando totalmente por especulação, sem nem ter visto a batida…
Tô começando a desconfiar que o Alonso teve algum problema de saúde. Terceira noite no hospital não é normal numa situação dessas, é? Geralmente, se o cara tá bem como ele parecia estar na foto pouco depois do acidente, é coisa de algumas horas para testes, uma noite no máximo. Se o cara quebrou uma mão ou perna ou algo assim, a notícia geralmente sai logo depois. Esse segredo todo em torno do caso é muito estranho, e faz pensar numa “teoria conspiratória” dessas, de que ele teve algum problema mais sério.
Só vamos saber quando vierem informações de verdade.
O Webber deu uma puta batida no fim do ano em Interlagos e não ficou o mesmo tempo que o Alonso no hospital com essa batidinha.
https://www.youtube.com/watch?v=JPwqerJsLbQ
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2014/12/mark-webber-recebe-alta-do-hospital-em-sp-afirma-equipe-em-rede-social.html
Digamos que ocorreu uma descarga elétrica vinda do Kers (ou sei lá qual o novo nome disso…), e isso viesse a público, o que aconteceria?
As unidades de energia teriam que ser aposentadas logo após milhões de dólares de investimento para que as mesmas ficassem prontas, tendo que retornar ao velho e bom motor a combustão, o que não é o interesse – comercialmente falando – de quem dirige a F1.
Como o Alonso não morreu e também não lembra do acidente, eles conseguem culpar o vento, as formigas que cruzam o autódromo….
Está tudo muito estranho.
Lembram da pancada horrenda do Kubica de BMW Sauber no Canadá em 2007 ?
Parece-me que ele ficou desacordado por algum tempo (lembram da célula de sobrevivência de lado e os braços dele soltos?), e lembro que bateu a mais de 250 por hora, DE FRENTE. Resultado: ficou só um dia no hospital, e saiu dirigindo, inclusive.
Essa historia do Alonso está bem esquisita.
Qual o simples motivo de um paciente não receber alta de um hospital? Quando não está tudo bem com o paciente, certo?
É nítido que aconteceu algo grande e sério nesse acidente.
Existem acelerômetros que marcam a força G. A FIA monta sensores nos carros também, em Abu 2013, o mesmo Alonso passou por uma zebra ao passar o Vergne e disparou o sensor da FIA, acho que 25G, na época. Daí o protocolo é internar mesmo, tem fotos que mostram ele com manta térmica, oxigênio, etc.
Se ele perdeu a consciência, então eles tem que ser mais cuidadosos ainda. Alonso já vinha se queixando de dores na lombar durante 2014.
Dores na lombar motivam 3 dias de internação…???” E o idiota sou eu…
Não, a perda da consciência pela concussão é que leva a maiores cuidados, releia.
Na parte inicial que era um vídeo mesmo, dá pra ver que o Vettel passou reto na curva, antes da batida
Na minha humilde visão de simples espectador, parece como se o carro travasse o acelerador, e Alonso, perdendo o controle sobre a aceleração do carro mesmo tentando frear, jogou o carro contra o muro para evitar um acidente pior.
E com o primeiro choque do carro com o muro, ele pode ter desmaiado (ou ficado bastante atordoado) com a pancada. Daí a demora para sair do carro.
Verdade que está demorando muito já para receber alta do hospital.
Será que levou um choque elétrico com a colisão ou quando tentou sair do carro? Imagino só essa justificativa para terem de tirá-lo do carro (consciente ou não) e a internação prolongada.
Então cara, se foi como a simulação mostra por que diabos o cara tá no hospital com a cara afofada como na foto de ontem que o Abad tuitou? Sei não hein…. …estranho pra cacete.
Na F-1 eles têm protocolo para concussão? Concussões podem aparecer até com pancadas realmente leves e causam os mais variados sintomas, como náuseas e/ou tonturas e/ou sonolência e por aí vai.
Pois é, já que ninguém que sabe, fala, vamos dar vez aos leigos. No caso, eu.
Essa simulação parece ser simplória demais e sem qualquer confirmação fica difícil até acreditar que foi exatamente desse jeito. Mas digamos que sim, que foi nesse angulo e velocidade indicados. 30g é um exagero (mais uma vez, analisando como leigo). Li que o acidente nos treinos do GP da Alemanha ano passado, com Hamilton chegou a esses valores, mas não sei se foram confirmados. De qualquer forma, acredito mais que possa ter chegado a isso do que no caso do Alonso. Outro acidente forte e inclusive noticiado no Grande Prêmio, foi o de Vander Garde no Japão em 2013, que segundo a notícia, chegou a 20g e aparentemente foi muito mais forte (dá pra ver pela foto, inclusive). Ou seja, acho pouco provável que tenha sido essa a desaceleração a que Alonso foi submetido, e vou além, desacredito também nos 15g informados das batidas subsequentes.
Agora mais uma especulação sem qualquer fonte, mas que me ocorreu agora juntando a informação de que Alonso não saiu do carro mas que estava consciente. – É sabido e confirmado que a Mclaren estava tendo problemas no “kers” (independente do nome que se chame agora, vocês entenderam), ponto.
– Foi especulado que Alonso sofreu um choque, ponto.
– Lembro das aulas de física sobre a gaiola de Faraday e um caso que um professor contou que certa vez um ônibus foi atingido pela fiação de um poste e que dentro havia uma pessoa com algum conhecimento sobre a experiência de Faraday. E que por sorte pediu aos passageiros que não saíssem do veículo e esperassem a chegada do corpo de bombeiros para aterramento do mesmo.
– Agora a especulação. Se Alonso estava consciente e a McLaren tinha algum dado informando algum problema elétrico, não seria possível ter informado ao piloto que não saísse do carro até o atendimento?
Mais uma vez, estou apenas especulando, afinal, pelo que li, as luzes do carro indicavam que o mesmo estava apto a ser tocado.
De qualquer forma, tudo muito estranho. Tanto a batida, quanto as causa e mais ainda a falta de informação por parte da McLaren.
Aguardemos, pois!
Caro José Angelo,
30g é perfeitamente razoável. Lembre-se do colégio: aceleração é a taxa de mudança de velocidade. Quanto maior a mudança e menor o tempo, maior a (des)aceleração. Um carro a 50 km/h que dê uma batida de frente já dá 30g de desaceleração. Veja aqui:
http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/carcr2.html
A gaiola de Faraday não se aplica para o carro de F1, pois o piloto está metade dentro do carro e metade fora (diferente de um carro convencional ou de um onibus, como citado por você). Outro ponto, na gaiola de faraday a descarga eletrica vem de fora da gaiola, mas nesse caso da f1, teria vindo de dentro (não sei exatamente como seria o comportamento dessa forma)
Boa tarde Flavinho e leitores do blog.
Quem acompanha formula um, como boa parte dos leitores do seu blog sabe, como você, que essa história é como a gente fala aqui em Piracicaba, pra boi dormir…
Algo mais sério aconteceu. Infelizmente tudo com esses caras e equipes envolvem milhões e as informações são sempre maqueadas, mas supondo que realmente a pancada pegou em um ponto que apagou o cara (acho difícil, esses caras tem pescoços mais fortes que um touro), mas de novo, supondo que o apagou vem a pergunta, era pra TRÊS dias de hospital??
Difícil hein galera! De qualquer forma, melhoras pro Alonso, mas que tem caroço nesse angu, isso tem.
Lembrando, Vettel estava logo atrás e ele não teria sentido pelo menos resquício dessa rajada de vento “furacânica” (palavra horrorosa inventei) pra poder informar na entrevista que deu logo após??
Uma batida num angulo tão alto arrancaria toda a suspenção dianteira no mínimo.
Ta estranho isso ai.