35 ANOS

lastfittipaldipodium

SÃO PAULO (fazer o quê?) – Este blog está ficando velho… Em 2010, registramos aqui a efeméride: 30 anos da primeira vitória de Piquet e do último pódio de Emerson, em Long Beach, 1980.

Pois hoje faz 35 anos, e Renan do Couto lembra como foi. Daqui a cinco anos falamos de novo do assunto.

Piquet, Piquet… Sobre ele, rabisquei umas linhas quando fez 60 anos. Se tiverem paciência, está aqui, o texto.

Para muitos, estes dois foram os maiores pilotos brasileiros de todos os tempos. Eu incluo Senna no trio, obviamente. E coloco todos no mesmo nível, fazendo a seguinte distinção: Emerson foi o mais importante, por ter sido o primeiro campeão, o cara que abriu as portas para todos os que vieram, não só na F-1, como na Indy; Piquet, o mais interessante, por ter conquistado três títulos com motores diferentes, por sua genialidade na busca de soluções para fazer um carro andar mais rápido; e Senna, o melhor, o mais veloz e espetacular ao volante, um ídolo inconteste.

Emerson importante, Piquet interessante, Senna melhor. São boas definições. E vocês? Se tivessem de escolher uma única palavra para definir cada um desses três, qual seria?

Subscribe
Notify of
guest

184 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
oswaldo
8 anos atrás

senna reve carro para ganhar campeonato em 4 anos apenas 88,89,90 e 91 ganhou 3 titulos, precisa dizer mais.Piquet so gannhou o tri porque a suspensão de mansel quebrou,Schumacher corria contra niguem, prost afinou em 1993 e não deixou senna ir para a willians lembre do gp de monaco de 1984 em seu primeiro ano senna ganharia facil se não fosse a francesada, quem entende de f1 sabe o que é.

Samir
9 anos atrás

Emerson – Bravo!!
Piquet – Bravo!!
Senna – Bravíssimo!!!

Tássilo
9 anos atrás

Disse tudo Flávio.

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Fantásticas suas definições, FG. Cirúrgico.

DEIVID
DEIVID
9 anos atrás

1 – SENNA (“O MAIS ESPETACULAR E MAIS RÁPIDO”)
2 – FITTIPALDI, O RATO (“O MAIS APAIXONANTE E MAIS CONTANTE”)
3 – PIQUET (“O MAIS COMPLETO E TÉCNICO”)

John Player
John Player
9 anos atrás

1º Piquet, mais completo.
2º Senna, mais rápido.
3º Fittipaldi, professor.

Fernandofn
Fernandofn
9 anos atrás

É só pegar qualquer lista de melhores feitas lá fora para ver qual dos 3 é mais bem classificado. Senna foi melhor e ponto. Piquet não aparece nem entre os 20, foi superado em 86 por Prost que tinha um carro inferior. Em 81 deu sorte do Reutemann pipocar na última corrida, em 83 Prost também tinha um renault inferior a Brabham e quase o superou, e em 87 Mansell ganhou o dobro de corridas, mas deu azar em alguns abandonos.

Emerson além dos títulos na F1, também venceu a Indy e as 500 milhas duas vezes. Poderia ter feito muito mais na F1 se não fosse para a Copersucar

ptrck1977
ptrck1977
Reply to  Fernandofn
9 anos atrás

Quem falou em lista? É para definir em uma palavra cada um. Pelas listas a Ferrari não iria vencer nenhuma corrida em 2015. Quem REALMENTE gosta de automobilismo não olha resultados ou listas, mas atuações, e estas são subjetivas, cada um pode ACHAR que um piloto é melhor que outro por diversos motivos. E outra: um campeonato não se resume em uma frase ou em uma corrida…. ou podemos dizer que o Senna só venceu em 1990 porque bateu de propósito no Prost? (óbvio que não foi SÓ por isso)…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Acabei de compartilhar o texto de 60 anos do Piquet no facebook.
Abs.
PS. Ao comentar vi que os dados estavam preenchidos como se eu fosse Rafael Travassos e com o email [email protected].
Não sei se é meu telefone ou outro problema. Só compartilhei o problema.

Beto Camps
Beto Camps
9 anos atrás

Emerson cerebral, piquet animal e senna sensacional.

Guilherme bezerra
Guilherme bezerra
9 anos atrás

Emerson, o pioneiro
Piquet, o esperto
Senna, o fenômeno

Edison
Edison
9 anos atrás

caraca, já existia Skol em 1980? essa eu não sabia.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Edison
9 anos atrás

Primeira cerveja brasileira em lata (de folha de Flandres, na época). E era concorrente da Brahma e da Antarctica.

Edison
Edison
9 anos atrás

Emerson – Piquet – Senna: gênios.
não sei pq tem gente que sente necessidade de diminuir um deles para enaltecer outro.

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Quero oferecer estes 3 videos para o abestado que disse que o Piquet era um piloto “retranqueiro”.

https://www.youtube.com/watch?v=d4wc5ME0P-k

https://www.youtube.com/watch?v=AgrWsd5QXF0

https://www.youtube.com/watch?v=q4WJt46oUHY

WILLIAMZAÇA 86 e 87
WILLIAMZAÇA 86 e 87
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

É, o Piquet foi bem nas 3…
Pode-se dizer que o Piquet devia agradecer eternamente ao Senna, na Hungria, por ter possibilitado, ele, Senna, que o Piquet dirigisse como um Senna, uma vez na vida…naquela curva…e o Senna foi camarada de ter freiado a Lotus e não ter dado um totozinho na Williams toda exposta do Piquet…O Senna, esportivamente, aceitou a sensacional ultrapassagem “à la Senna” dada pelo Piquet

Quanto à retranca, INFELIZMENTE, 1986 estará para sempre manchando a biografia do Piquet e caracterizando exemplarmente, sua condição de RETRANQUEIRO

Liderando o GP da Austrália no melhor carro do ano ( A FANTÁSTICA WILLIAM HONDA TURBO DE 86/87), faltando 18 voltas (de um total de 82) para acabar a última corrida do ano, precisando da vitória para ser campeão…O PIQUET ME VAI PARA O BOXE!!! TROCAR O PNEU…. eoferece o campeonato do mundo para o Prost…de bandeja…que fatura o caneco sem esforço nenhum (contra o Senna, em 89, o Prost teve que jogar sujíssimo para faturar o caneco…bateu o carro, foi pro tapetão, etc)

O Piquet foi que nem um cordeirinho pros boxes, ESTANDO NA LIDERANÇA!!! Por que não arriscou tudo pela vitória? Pelo campeonato do mundo? Mesmo que tivesse que estourar o pneu, como aconteceu com o Mansell? Mesmo que tivesse que empurrar o carro, com uma pane seca (como o Manseel fez)…Mesmo que tivesse que ultrapassar todo mundo (como o Senna fez em 88…e em 89(quando ganhou, mas foi roubado, pelo prost e pelo Ballestre)…POR QUE IR AO BOXE E CORRER MELANCOLICAMENTE E “COM SEGURANÇA” PARA A DERROTA? POR QUE? SÓ O “ESPÍRITO RETRANQUEIRO” EXPLICA…O fato de ser o tri-campeão com menor número de vitórias nos 3 campeonatos, explica também a fama…Dos mais de 60 campeões do mundo, na história da F1, o Piquet, com suas 3 vitória em CADA UM de seus campeonatos, deve ocupar as posições 55, 56 e 57 no ranking de vitórias conseguidas para ser campeão…É RETRANCA….O campeão com maior número de SEGUNDOS LUGARES, seguramente é PIQUET, com sua “performance” com o FOGUETE WILLIAMS HONDA TURBO 87…foi campeão, mas nunca um FOGUETE contentou-se tanto com o SEGUNDO LUGAR…FORAM 7 SEGUNDÕES, na temporada…

Ander
Ander
9 anos atrás

Senna – O Bom
Piquet – O Mal
Emerson – O Feio

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Fittipaldi: Quem abriu as portas, primeiro campeão, piloto técnico, tático cerebral. Bom acertador de carros.

Senna: O mais rápido, o mais obcecado por vitória, o “quebrador de recordes”, o mais “ídolo”.

Piquet: O MELHOR. Porque possuía o melhor de Fittipaldi (cerebral e ‘frio’ durante uma corrida, sabia poupar a mecânica e os pneus como ninguém, planejava sua corrida, tático – inovou nas paradas nos boxes, antecipando paradas – e GRANDE ACERTADOR DE CARROS), e possuía a velocidade e o arrojo que Senna também tinha, porém não se cobrava vencer todas as corridas do campeonato, era menos obcecado e compreendia que podia ser campeão mesmo sem vencer todas as corridas…

Sem contas as inovações e marcas pessoais de Piquet na F1.: Campeão com motores turbo e aspirados, com mais de 2 fabricantes de pneus, 3 títulos, 2 vice campeonatos, pioneiro no “cobertor elétrico” de aquecimento de pneus, etc, etc. Tudo isso sem estar nas grandes e ricas McLaren e Ferrari.

Para mim, o melhor tem de ser o mais completo. Fittipaldi não era tão rápido como Senna ou Piquet. Senna não era um bom acertador de carros como Piquet e Fittipaldi.

E que grande contribuição TÉCNICA trouxeram Fittipaldi e Senna para a F1?

Zé Bigorna
Zé Bigorna
9 anos atrás

Emerson, o Pioneiro.
Piquet, o Astuto.
Senna, o Ás.

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
9 anos atrás

Prost foi o Fittipaldi francês, Raikkonen o Piquet finlandês e Senna o Clarck brasileiro

John Player
John Player
Reply to  Marcelo Dalbelles
9 anos atrás

Que absurdo! Colocar Fittipaldi no nível de Prost, Senna no nível de Clark…e colocar Piquet no mesmo patamar de Raikkonen?
Não sabe quem foi Nelson Piquet.
Piquet foi uma mescla de James Hunt com Nikki Lauda, digamos…
Piquet foi melhor que Prost, principalmente no “confronto direto” nas pistas!
Reformule seus conceitos, por favor.

https://www.youtube.com/watch?v=d4wc5ME0P-k

Ricciardo Daniel
Ricciardo Daniel
9 anos atrás

Emerson Fittipaldi = Respeito
Nelson Piquet = Ídolo
Ayrton Senna = Mito

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Essa corrida teve o destino selado para o torcedor brasileiro como uma passagem de bastão entre o cansado e desgastado Emerson em não agradar a imprensa e a torcida brasileira por guiar seu próprio carro e o novato atrevido e debochado Nelson Piquet que ainda foi Revelação do Ano com o seu Vice-Campeonato. Emerson: O Pioneiro. Piquet: O Audaz. Senna ficou como: O Mito.

Luiz g
Luiz g
9 anos atrás

Emerson-pioneiro
Piquet-brilhante
Senna-obcecado

Luiz g
Luiz g
Reply to  Luiz g
9 anos atrás

Vou mudar o obcecado do Senna para “místico”….

TOZÉ
TOZÉ
9 anos atrás

Emerson Fitipaldi: cerebro

Nelson Piquet: inteligente, esperto

Airton Senna: obsecado, extremamente rápido

R Neto
R Neto
9 anos atrás

Pai
Filho
Espirito Santo

Vitor
Vitor
9 anos atrás

Emerson,cerebral,técnico e pioneiro.Piquet,inovador,corajoso e estrategista;Senna,arrojado,determinado e perfeccionista.

josé guilhermo
josé guilhermo
9 anos atrás

Emérson – pioneiro
Piquet – completo
Senna – Mártir
Eu era muito fã do piquet eu diria que a morte do senna colocou ele em outro patamar como um mártir por exemplo, não que ele não tenha sido grande piloto um gênio sem dúvida, mas a morte o superdimensionou, ao status para alguns de um Tiradentes das pistas, se fosse escolher um como piloto preferiria o piquet.

Gabriel Medina, O Outro
Gabriel Medina, O Outro
9 anos atrás

Emerson – Coragem. Piquet – Técnica, Senna – Obsessão.

Luiz g
Luiz g
Reply to  Gabriel Medina, O Outro
9 anos atrás

Boa!

Marcio
Marcio
9 anos atrás

Emerson: Rei
Piquet: Mago
Senna: Deus

Luiz g
Luiz g
Reply to  Marcio
9 anos atrás

Hahahahah…. Brilhante!!!

David Oaks
David Oaks
9 anos atrás

Emerson – Importante
Piquet – Completo
Senna – Espetacular

Agora vejam como são as coisas: Fittipaldi, caso não tivesse feito merda de ir pra Copersucar, poderia ter vencido mais 2 ou 3 títulos, tenho essa convicção. Era piloto demais, e jovem demais. Seria hoje comparado a Fangio, Senna e Schumacher como o melhor de todos os tempos. Para mim, seu destaque fica na inteligência. Mas é inegável que a sua importância é o que fez sua história.

Piquet, indiscutivelmente o mais completo, sua história e seus títulos estão aí para comprovar.

Senna, a mesma coisa. Foi o mais espetacular. Tudo documentado.

Beto Camps
Beto Camps
Reply to  David Oaks
9 anos atrás

O Emerson não foi para Copersucar. Ele criou a Copersucar. Se vc pegar a história do Emerson, vai ver que está no sangue dele criar. Assim foi com a mini, foi com o fittifusca de 8 cil (dois motores de fusca. sensacional para época) super vê, etc. Esse é o verdadeiro piloto.

Claudio Antonio Silva
Claudio Antonio Silva
9 anos atrás

Essa foto sempre Teve muito simbolismo para mim.Representa a passada de bastão do campeão Emerson para Nelson.Emerson é muito maior que seus titulo e suas vitorias.Durante 71 e 75 sempre esteve entre os expoentes da F1. e isto é para poucos. Nelson idem.Tanto ele ,como Emerson e Senna merecem nosso respeito e admiração.

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Costumo as vezes ouvir pessoas falando mal do Emerson ! Li o livro de Helio Castro Neves e ele critica duramente o Emerson como empresário ! No fundo nada disto importa para mim , apenas tive a oportunidade de vê-lo uma duzia de vezes nos GPs na década de 70 e 80 , autografou para mim o seu livro , Flying on the Ground e ponto final ! É e será para sempre o meu único e eterno ídolo , personagem maior de uma época que não volta mais , em que o automobilismo era emocionante, os carros lindos e as pistas desafiadoras !

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Emerson: Gerson canhotinha de ouro…
Piquet: Romário.
Senna: Ronaldo Fenômeno…
O que acha Flavio??

Vando Monteiro
Vando Monteiro
9 anos atrás

Émerson – Pioneiro

Piquet – Perspicaz

Senna – Velocista

Roberto
Roberto
9 anos atrás

Estou de acordo com o Flavio Gomes.

Erivane
Erivane
9 anos atrás

Emerson – Importante
Piquet – Genial
Senna – Bitolado

ONTHEBILBOARD
ONTHEBILBOARD
9 anos atrás

Segundo o Top 100, Bilboard,
essas são as músicas dos anos dos campeonatos

Emerson – 1972 – Rocket man (Elton John)
Emerson – 1974 – Tubular bells (Mike Oldfield)

Piquet – 1981 – Starting over (John Lennon)
Piquet – 1983 – Back on the chain gang (The Pretenders)
Piquet – 1987 – With or without you (U2)

Senna – 1988 – Sweet child of mine (Guns and Roses)
Senna – 1990 – Epic (Faith no More)
Senna -1991 – Unbelievable (EMF)

Senna…ROCK ‘N” ROOOOOOL!!!!!
Emerson…Psicodélico-Pop
Piquet…Pop-rock

Paulo Emilio
Paulo Emilio
Reply to  ONTHEBILBOARD
9 anos atrás

Tubular Bells , o melhor disco instrumental já feito, foi lançado em 1973 e Starting Over eu comprei o compacto ( ops ! ) antes da estupidez do seculo ou seja ainda em 1980 ! Os lançamentos posteriores de sua lista eu nunca me interessei a ponto de comprar! Mas o que realmente interessa é a originalidade de suas comparações, saindo do lugar comum das demais , e a verificação obvia de como a qualidade das musicas ( ou da musica em geral ) foi caindo no decorrer das décadas !

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  ONTHEBILBOARD
9 anos atrás

Desculpe mas colocar Piquet como pop-rock (me lembra Bon Jovi) e Senna como Rock…

Esse negócio de pop rock é muito coxinha. Quem conhece Piquet sabe que ali é rock/hardrock/heavy metal.

Um cara que saiu no braço com o Eliseo Salazar no meio de uma corrida, bocudo e que manda todo mundo á m… sem rabo preso não tem nada de POP rock.

Aliás, de “POP” Piquet não tem nada. hehehehe

ONTHEBILBOARD
ONTHEBILBOARD
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Meu chapa,
o Bilboard 100 é a publicação que retrata
as 100 músicas que tem o maior sucesso de público/vendagem, anualmente,
no maior mercado de música do mundo,
o mercado americano

Tem muita Barbara Straisand, John Denver, Olivia Newton-John, muito rap, muito pop, etc…e tem muita música inovadora e de altíssima qualidade, os ditos clássicos…

Foram essas as que foram selecionadas por mim, aqui

E elas representam, sim, o jeito de dirigir dos 3 brasileiros (Elton John e Mike Odfiel, o psicodèlico e refinado jeito de dirigir do Emerson…

John Lennon (pós-Beatles, quer dizer, roqueiro “meio” aposentado, The Pretenders e U2 (com seu rocão melancólico), representam o “comportado e bem feito” jeito de dirigir do retranqueiro Piquet)

E Guns&Roses, Faith no More e EMF/Unbelievable, representam o elétrico, empolgante, fantástico, adrenalizado, estonteante jeito de dirigir do Senna…
ROCK ‘N’ ROOOOOOOL!!!

Rodolfo Antunes
Rodolfo Antunes
9 anos atrás

Senna era midiático sim pois tinha o mundo ao redor dele. Eram os reporteres do mundo todo q o procuravam. Mas mesmo com tudo isso n dispertava interesses de patrocinadores estrangeiros. Com toda dificuldade da politicagem da F1 q n queria ele como campeão. Ele enfrentou os melhores num carro ruim no ano da sua estréia e n fez feio. Só não venceu em Mônaco em 84 pq n deixaram. Qual piloto teria feito isso em toda história? Ele ficou 3 anos com carros ruins e vejam os números, comparem números, pois Senna na Lotus já deixava Piquet com a Willians pra trás. Falando de Emerson, a maioria que comentou aqui e propriamente o Redator, nem viu o cara correr. Não sejamos hipócritas. Não é a mídia que diz que Senna era o maior. É o mundo que diz. Especialistas, ex pilotos. Emerson foi o divisor de águas para os Brasileiros. Piquet foi apenas grande piloto e Senna o melhor de todos os tempos. Ele é o número 1 n da pra comparar com os dois. E mais uma coisa, sem Senna na Toleman, n existiria Benetton, a Renault sairia da f1 a Lotus de hj n existiria e Schumacher n teria corrido pela Benetton e n teria todos os títulos q obteve. Se Emerson foi o pioneiro para os Brasileiros, Senna foi para várias equipes, pilotos e motores. Sem mais!

Aloisio
Reply to  Rodolfo Antunes
9 anos atrás

Amigo, pela sua lógica então, sem o Piquet, a Honda não teria sido campeã de 1987 como fornecedora de motores a Willians, logo teria saído da F-1 e o Senna com a Mclaren não teria ganho nenhum título. Pelo amor dos meus filhinhos, essas conjecturas são absurdas.

Fittippaldi – intuição
Piquet – razão
Senna – emoção

Rodolfo Antunes
Rodolfo Antunes
Reply to  Aloisio
9 anos atrás

Não sei onde quis chegar com essa conotação ” pela sua lógica”. Eu apenas quis dizer que não dá pra comparar Senna com os dois e citei o exemplo do que ele fez que ninguém fez. Sem ele na F1 não existira varios acontecimentos extraordinários em função dele. Diretamente e indiretamente. Agora o que VC disse q a Honda sairia após 1987. A Honda dificilmente sairia da F1 em 1988. Pois teve resultados extraordinarios. Ayrton Senna ganhou 2 corridas com o motor Honda…Piquet 3…Mansell 6 corridas. 13 pole Positions…ao todo. Se n houvesse Honda em 1988. N tenho dúvidas de que Senna tmb faria um belo Campeonato junto com Prost…com os motores TAG Porsche. Piquet foi campeão em 87 com um excelente carro e conseguindo pontos comendo pelas beiradas…Pra mim melhor em 87 foi Mansell indiscutivelmente.

keniti
keniti
9 anos atrás

Fittipaldi – pioneiro;
Piquet- gênio;
Senna – midiático.

Numa corrida virtual, os três no auge, Senna largaria na pole, Emerson chegaria com o carro mais inteiro, e Piquet usaria a melhor estratégia.

Luiz g
Luiz g
Reply to  keniti
9 anos atrás

Brilhante!! E Piquet venceria porque desenvolveria uma inovação no carro que o deixaria superior aos outros ;)

Fabio Nemer
Fabio Nemer
9 anos atrás

Gosto muito do Senna, mas sinceramente, como fã de automobilismo, o melhor foi o Piquet. E não é por causa dos clichês que criaram em função de sua personalidade, mas sim, por ter conquistado seus títulos sempre com carros que não eram os favoritos. Acho que Senna teve o privilégio de ter em suas mãos o melhor carro da época indiscutivelmente. Sua disputa sempre foi contra o companheiro de equipe e não contra os outros, podemos dizer assim. Diferente de Piquet, que sempre procurava mudanças em seus carros para tentar tirar a diferença em relação aos outros. Mas isso não tira os méritos de Senna. Muitos já tiveram a chance de ter o melhor carro e não mostraram talento para serem campeões.

Nelson Piquet
Nelson Piquet
Reply to  Fabio Nemer
9 anos atrás

Teste

Renato
Renato
9 anos atrás

Emerson – Gentlemen
Piquet – Zuero
Senna – Workaholic

Linke
Linke
Reply to  Renato
9 anos atrás

Hahahaha, a melhor descrição.

Juarez
Juarez
9 anos atrás

Bom, pensei melhor. Senna foi o cara, o melhor brasileiro em números. Era o melhor até a supremacia total da Williams. Na Williams, lamentavelmente, não houve oportunidade de mostrar seu potencial e de mostrar se ainda tinha o altíssimo nível de anos atrás ou não. Não pudemos ver uma disputa entre o “velho” Senna e o “moço” Schmacher. Sou fã do Schumacher e o considero o melhor, não só que Senna, mas o melhor entre os melhores; bom, isso já é outra história… Apesar de reconhecer Senna como “o mais foda”, entre os três brasileiros destacados, o melhor, na f1, para mim, foi Nelson Piquet.. Mas como piloto na história do automobilismo mundial, para além da F1, Emerson Fittipaldi foi o cara. Ele se destacou na Indy em uma época que o automobilismo norte-americano tinha qualidade parecida com o automobilismo europeu e em um tempo que a Fórmula Indy chegou a ameaçar o prestígio mundial da Fórmula 1, uma categoria essencialmente europeia e que teve sempre pretensões mundiais. Um piloto que foi por uma trintena de anos o mais jovem bicampeão da F1, que monta sua própria equipe a partir do nada na f1, e que vai para a América do Norte e fatura as 500 milhas de Indianapólis e se mantém em nível de alta competitividade até a aposentadoria, a meu ver, esse é o melhor, mesmo que seus números não traduzam a realidade, pois ele sempre arriscou mais e foi mais corajoso.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Legal, rendeu uma postagem no meu blog: http://pauloeduardoszwec.blogspot.com.br/

Mateus Domingues
Mateus Domingues
9 anos atrás

Os três são do mesmo nível; os três têm que estar sempre incluídos entre os dez melhores da história da F1. Não sei quem foi o melhor entre os três. Gosto mais do Piquet, mas, a meu ver, Fittipaldi foi o cara, não só por ser o pioneiro, mas pela precocidade e longevidade.

1) Fittipaldi: o mais importante, o mais corajoso;

2) Piquet: o mais inteligente, o mais talentoso, o mais completo.

3) Senna: o mais pirotécnico, o mais midiático, o melhor propagandista de si mesmo, o mais focado.

Juarez
Juarez
9 anos atrás

Concordo.
Geniais na pista. Me agrada mais o jeito do Piquet fora dela. Falar o que quer e usar isso a seu favor no âmbito esportivo em alguns casos.
Me agrada mais o fora do padrão. O Emerson nunca critica ninguém e o Senna se programou para ser o mito que se tornou.. Cada um vive a vida do jeito que considera melhor e não tenho nada a ver com isso. Agora, tocar o foda-se me parece o melhor modo de vida.

Daniel
Daniel
9 anos atrás

1. Precursor
2. Ixxxxperto
3. Marqueteiro

Paulo Pinto
9 anos atrás

A impressão que ficou, ao término das carreiras:

Fittipaldi: mestre.
Piquet: malandro (no bom sentido).
Senna: mártir.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
9 anos atrás

Emerson: O Campeão pioneiro, eterno
Piquet: O Campeão bem resolvido
Senna: O Campeão mais rápido e mais frustado

Aurelio
Aurelio
9 anos atrás

Discordo,

Piquet o melhor, por ser o mais completo deles.
Emerson o mais importante, Senna o mais veloz, o ídolo e Piquet, o mais completo e por isso o melhor !

Claudio Mourão
Claudio Mourão
9 anos atrás

Emerson: sortudo medíocre;
Piquet: pilantra;
Senna: destruidor de carros.

Bom mesmo é o Anderson Silva!

ps. Caso não tenham percebido, estou sendo sarcástico.

Leandro
9 anos atrás

Oi Flavio infelizmente não pude ver Fittipaldi na F1 pois não era nascido , quanto a Formula 1 comecei a acompanhar em 83 e vi 2 títulos de Piquet e os 3 títulos de Senna ;Senna e Piquet foram geniais e acho improvável que o Brasil tenha pilotos desse calibre :

Maykon
Maykon
9 anos atrás

Fitipaldi – Yoda
Piquet – Obi-Wan Kenobi
Senna – Anakin

GuilhermE
GuilhermE
Reply to  Maykon
9 anos atrás

Schumacher – Lord Vader!
Hahaha.
Gostei do teu comentário!

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Rubinho acabou com o interesse brasileiro em F1. Se já não bastasse os raros talentos Emerson, Piquet e por último Senna, Rubens entregou todas as vitórias que podiam renovar o interesse pela F1.
A F1 foi morta pela falta de coragem de Rubens em aceitar tudo que a Ferrari mandou.
Não há crianças interessadas em “corrida”, isto é o sinal do fim desse esporte para o brasileiro. As crianças hoje preferem a Champions League, essa é a verdade.

Fernandofn
Fernandofn
Reply to  Fabio
9 anos atrás

Se não fosse o Rubinho e o Massa a F1 nem tava passando mais no Brasil. Vc acha que alguma emissora ia transmitir a F1 sem brasileiro com chance de vencer ou pelo menos conquistar pódios? Nenhum país do mundo consegue manter várias gerações seguidas de campeões, e aquela com Fittipaldi-Piquet-Senna um dia ia acabar. Rubinho e Massa fizeram muito ao manter o nome do Brasil entre os primeiros na F1 até os dias de hoje, poderiam até ter sido campeões se estivessem no lugar certo e na hora certa.