ANTIGAMENTE (2)
SÃO PAULO (chamuscado) – Da série iniciada sábado, que tal essa de um reabastecimento da Lotus com Emerson só acompanhando tudo pelo retrovisor? Não consegui identificar a pista, nem o ano — 1972 ou 1973, evidentemente. Os dispositivos de segurança são um cara com um extintor velho observando atentamente o trabalho do cara com o galão e uma espécie de anteparo sobre a cabeça do piloto que me parece francamente improvisado.
Era meio perigoso, esse negócio.
E pensar que a foto registra o abastecimento de um carro da equipe campeã… realmente, outros tempos.
depois dizem que louco sou eu…
Foto incrível!
Eu acredito que essa Foto seja de 1972 , isso no ano do Primeiro Campeonato do Emerson na Lotus.
O cara com o extintor velho é o falecido Peter Warr.
Exatamente! O chefe da equipe (acredito que na época da foto ele já ocupava o cargo) segurava o extintor! Fico imaginando se o Briotare, ao invés de mandar bater no muro, ajudaria a equipe no box, segurando o extintor…
Se tivesse seguro, provavelmente o extintor falharia…
O cara de cabelos longos e bigode lá atrás… Por acaso é o George Harrison???
Não, não é.
Olha que carro maravilhoso. Dá pra ver o cabeçote e os cabos de vela…E a pintura ???
Obra de arte.
As ‘evoluções’ vão ocorrendo e nem damos conta, passa o tempo e quando vimos algo como isto não acreditamos que podia ser tão simples, tão’primário’ e tão belo! Se bem que existem uma corridas Brasil afora quase assim ainda, não?
Reparem que o Emerson esta com a viseira abaixada, mais um item de segurança…Vi o Peterson sair dos boxes sem a trava de segurança da porca que segurava as rodas. .Neguinho perdeu a trava e no lugar colocou um pedaço de fita adesiva…e lá foi o Peterson para a pista…
Ano de 1972, certeza, porque usavam pneus Firestone (ao fundo)…ano seguinte entraram os GoodYear…a pista, nãp sei, chutaria Austria
Pode ser Monza…quando a Lotus apresentou vazamento no tanque de gasolina e trocaram as pressas, reabastecendo o carro a minutos de sair para o Grid.
As paredes brancas imundas, gasolina em contato direto com o ar livre, pilotos e mecânicos sem proteção contra incendios, chaves de roda no chão, pneus espalhados. Puxa, isso era automobilismo de verdade…
Linda foto de um tempo que não volta mais…
Segurança??!!! proteção improvisada, extintor de água, funil de alumínio e zero EPIs…. A leiteira de abastecimento é linda, daria um ótimo cooller de ceveja
Que viagem! Bela foto. E aquele extintor velho ajudaria em alguma coisa em caso de um incêndio? kkkkk…………………Um abraço a todos!
Crazy!!!
A gasolina era a mesma vendida em qualquer bomba da esquina (na Europa).
Improvisado? Até pintado pelo patrocinador estava! Povo fresco…
Para ficar melhor um dos três tinha de estar pitando um cigarro JPS !
Era perigoso mas acho que era sensacional.
F1 sem mimimi.
Fórmula 1 era coisa de homem ADULTO nos velhos tempos. (até a década de 90)
Nada de piloto de 16 anos no grid.
Precisava ter mais coragem do que juízo e dinheiro para ser piloto.
Hoje, é justamente o contrário.
Monza 1972 ! Veja o pneu Firestone ao lado !
Antigamente tudo na F1 era emocionante, nem os reabastecimentos escapavam!
Meu deus. Não é a toa que morria nego em toda corrida nos anos 70…
Morria sim, mas não por isso…
Peter Warr é “um cara”, rsrs.
Po Fernando valeu, estava lendo e vendo se alguem teria reconhecido o Peter Warr, o cabelo e os oculos sao inconfundiveis. um abraco e valeu
Monza sem chicanes. É sempre bom lembrar. F1 em sua finest hour. Espetacular. Mágica. Inesquecível.
Monza sem chicanes era sim um circuito para homens. A primeira chicane veio depois do acidente do Peterson, a outra do outra lado antes da reta oposta nao tenho muito ideia porque..um abraco
Monza 72. O carro mais bonito da História da F1.
Concordo 200% contigo!
Nunca mais alguem vai conseguir fazer um carro tão lindo .
Parece perigoso mas nāo é porque ninguem se queimou com essa tecnologia. O cara com extintor é puro charme., ao contrario dos almofadinhas de hoje. É isso, sou contra tudo que é moderno e sem alma.
Tecnologia da época hahahahaha!!!!!
Esses caras são sobreviventes…
Imagina se essa lata escorrega ao lado de um motor quente e totalmente exposto.
Incrível!!!
Era perigoso?
Imagina agora!
http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/mclaren-tem-problemas-terriveis-para-estreia-e-alonso-nao-quer-voltar-ao-carro-diz-comentarista
FG já falou que não é pra colocar link do próprio grandepremio no blog. Vou tomar as dores porque se você quer comentar um assunto, faça seu próprio blog. Se atenha a comentar o que o blogueiro escreveu, se é que você consegue…. Deve ser tesão mesmo. Você é retardado ou faz isso pra aparecer??
Que cara insuportável, não consegue escrever uma linha sem estar trollando alguém ou alguma coisa. Se babaquice tivesse um concurso você ganhava fácil, não acrescenta absolutamente nada esse imbecil!!
Boa!!!!
sobre a Lotus 72: Tem uma nova coleção de miniaturas de F1 nas bancas, mas, o carrinho mais bacana que eu acho – a lotus- vem sem a inscrição “John Player Special”; aí perdeu toda a graça!
Peter War, chefe de equipe, depois Wolf, depois Fittipaldi, depois aposentadoria…
Menos né FG, não tem nada nessa foto que seja melhor que hoje em dia. Até a ruiva ali no fundo é meio caída….rs!
Nessas o Emerson era o mais protegidos deles.
O galão lembra as latas de leite, comuns nas áreas rurais do Brasil
O ano da foto é 1972 por causa dos pneus Firestone (em 73 a Lotus foi de Goodyear) e a pista é Monza, pelos velhos boxes com essas placas Castrol.
Exatamente! Momentos de muita tensão, desde o acidente com o caminhão de transporte até a bandeirada do título.
Depois ficam discutindo , que tudo antigamente era melhor, ronco ,cores,
ah sim até abastecimento hahahahahahaha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O latão de leite escrito TEXACO é espetacular.
Época de valentes, e tem gente que tem coragem de escrever uma virgula falando mal do Emerson. Ele é o maior de todos!!
O cidadão de óculos de prontidão com o extintor é o Peter Warr.
Perfeito, Bigliazzi. Eu iria comentar a mesma coisa.