E AGORA? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 12 de março de 2015 - 12:13F-1

E AGORA?

SÃO PAULO (que rolo) – Bom dia, para quem acordou agora. Se não sabe ainda, fique sabendo: na madrugada, a Justiça australiana rejeitou o apelo da Sauber e mandou a equipe cumprir o que tinha acordado com Giedo van der Garde. Se virem, disseram os magistrados. Por que, afinal, assinaram com três pilotos?, perguntaram depois, indignados.

O tribunal foi implacável e a defesa da Sauber, equivalente à da Portuguesa no caso Héverton: um desastre. As alegações de que seria impossível fazer um banco ou emitir a superlicença para Van der Garde foram rechaçadas com ironias, até. Um banco se faz em três horas, falou o piloto. A superlicença vem por e-mail da Europa.

Agora já é madrugada em Melbourne. Hoje à noite, no nosso horário, tem carro na pista. Começam às 22h30 os treinos (veja todos os horários e programe-se aqui). Quem estará nos carros da Sauber? A equipe vai tirar na moedinha para decidir quem sai? Nasr e Ericsson aceitarão algo nesse sentido? Ou o time vai contrariar a decisão da Justiça e comprar a briga?

Fico imaginando o holandês sentando no cockpit do C34. É capaz de ter apenas um mecânico à disposição, para dar a partida no motor. No pit stop, domingo, ele terá de sair do carro e trocar os pneus sozinho. Que história, meninos e meninas, que história!

Fiquem ligados no Grande Prêmio, estamos com informações em tempo real direto de Melbourne.

60 comentários

  1. Renato F1 disse:

    Acho que a Sauber levou a sério essa história de alinhar o terceiro carro no grid! Tanto que se preparou e já contratou três pilotos titulares!!!

    Agora me pergunto: tem realmente uma advogada no comando desta equipe??? Será que não viu isso no contrato assinado com o Giedo van der Garde??? Achou que ignorar era a solução??? Deu no que deu!!!

    Monisha Kaltenborn, aqui vai um recado de um grande poeta contemporâneo do Brasil: “Sabe de nada, inocente!”

    Por fim, “e agora chora, chora na cama que é lugar quente!”

  2. Clenio Azevedo Vilela disse:

    Acompanho a F 1 desde 1.970 e não tenho lembrança de que, tenha ocorrido fato igual a êste. Alguem se recorda?

  3. Magno Santos disse:

    Porque quem escreve evita escrever o óbvio para assim não parecer tão distante?
    A coisa é matéria de Direito, não de segurança!
    Chega a ser desrespeitoso com o piloto alegar insegurança ao permitir guiá-lo.
    Gentes!, o piloto quer apenas e tão somente o direito de ter seu contrato respeitado e não preterido por euros e dilmas a mais arregimentados no balcão de negócios!
    E se fosse com um nosso qualquer piloto nacional?

  4. Roberto Fróes disse:

    E tome tapetão!
    Que merda!

  5. Marcelo Takahashi disse:

    Trabalhar com equipe pequena e que tem mais pilotos do que vagas dá nisso. Bem feito para aqueles que acham que contratos existem para não serem cumpridos.

  6. O Felipe Nasr começou na F1 com o pé esquerdo: primeiro ele bate na piloto reserva da Williams nos testes de Barcelona e agora vem esse piloto holandês com a Faca nos Dentes tomando sua vaga na Sauber na Justiça nos 45 Minutos do Segundo Tempo antes do início do GP da Austrália. São coisas Bizarras da Vida!

  7. Mario Gasparotto disse:

    O mais estranho é uma corte determinar que um piloto com contrato tenha mais direito do que outros dois. Estipula uma multa e valor indenizatório e pronto. A Sauber poderia colocá-lo no treino da sexta e acabou, Acredito que até no contrato do Schumacher com a Ferrari deveria ter uma cláusula que desse o mínimo de garantia à equipe de escolher quem por nos seus carros!

  8. Fábio Burian disse:

    Vcs imaginem o Galvão e a Globo se tirarem o NASR para colocar o Holandês…

  9. Fernando Pessoinha disse:

    Perguntar não ofende: será que a magistratura excelentíssima da Austrália vai obrigar a Sauber a “ser sorridente” com esse holandês filho de uma…, hã, quero dizer, gente boa pacas? Confesso estar achando esta história, de tão bizarra e fora do mundo real, até engraçada. Se eu fosse o Peter Sauber deixava ele correr em Melbourne, sim. Mas com gasolina para meia volta. Devem estar aprontando para cima do VDG, disso não tenho dúvidas. E o Nasr e o Ericsson bem quietinhos, não falaram um pio até agora. Para quem disse que a 2015 iria ser sem emoções na F1, perdeu a aposta…

  10. Otávio disse:

    Este caso, junto aos mistérios envolvendo o acidente de Fernando Alonso, não seria mais um artifício propagandista da desgastada F1?

    • Fabiano Lacerda disse:

      Tenho como verdade que é mais uma empreitada de seres extraterrestres pra desmoralizar a categoria, concedendo mais espaço à categorias como Indy e NASCAR, que possuem amplo investimento por parte dessas entidades..

  11. Marcio Vieira disse:

    Vão fazer um acerto financeiro aos 45 do segundo tempo.

  12. Walter disse:

    Deve ter gente querendo pedir emprestada a cadeira elétrica do Alonso pra ele…
    Que presepada. Erro beeem primário, nénão? Demite o cara do RH!

  13. PH disse:

    Entendi direito? A classificação é as 03h00 e a Globo só vai passar o Q3 a partir das 03h40?

    • Renato F1 disse:

      Correto! Entendeu direito! A classificação é às 03h00min e a Rede Globo só vai exibir a terceira parte da classificação (a partir de 03h40min) em virtude do clássico filme que vai passar em O Corujão – deve ser A Lagoa Azul!!!

  14. Tom disse:

    Acho que o Banco do Brasil deveria retirar o patrocínio,aliás não deveria ter dinheiro do BB nisso ,ainda mais um piloto fraco como esse Nars.Ja basta torrar dinheiro com o porcaria do Massa.

  15. Luiz disse:

    A Sauber já está providenciando uma MGU da Honda, aperfeiçoada, que regride a memória do piloto, para antes da assinatura do contrato. lol!

  16. josé maria de souza disse:

    Caro Flavio:
    fugindo do caso Sauber, o novo site da F1 “esqueceu” de colocar os horários locais. Será possível obtê-los?
    josé maria

  17. hausensson disse:

    Não sei se é útil fazer isso numa equipe como a Sauber, mas se eu fosse o Nasr, até cederia meu lugar NESTA corrida; MAS, em troca, exigiria varias regalias!

    Privilegio de primeiro piloto, prioridade de peças, motor…

    Se bem que cumprir acordos não tem sido o forte da Sauber…

  18. ze Ruela disse:

    Overbooking….kkkk

  19. valter disse:

    Paga-se a multa pela rescisão do contrato e pronto?

  20. Farah disse:

    O que não está explicado é se ele pagou para ter o carro em 2015? o que parece é que ele teria um carro mediante o valor X, apareceu outros dois pilotos pagando X+ e o holandês dançou. Então pega o carro 2014 bota na pista e fala – Anda filhinho!!! se o cara se recusar, a equipe processa ele por quebra de contrato.

  21. Alan disse:

    Difícil acreditar que a Sauber não trabalharia sério no carro do VDG. A equipe é prioridade. Com 2 carros na pista você tem maior possibilidade de pontuar. Gastar com a montagem de um carro e na corrida não o usa-lo de forma devida “SÓ” pelo climão com o piloto?! Desperdício. E, ainda que tratado como não proposital, poderia manchar mais a imagem da equipe e parceiros não ficariam muito satisfeitos com sua marca exposta apenas em 1 carro, tendo pago por 2.

    • Renato F1 disse:

      Esse filme eu já vi na Jaguar. Na McLaren-Mercedes de 2007 com Hamilton e Alonso (a equipe tinha tudo para ter o campeão de pilotos, mas fazia um foguete para o Hamilton e uma charanga para o Alonso). E na Se Ferrari então, nem se fala! Chegava a ser cômico. O segundo piloto só ganhava corridas depois de o primeiro piloto garantir matematicamente o título! Parecia até que trocavam os números dos carros 1 e 2 da equipe!!!

  22. Caique disse:

    Eu iria até o Tio Bernie e solicitaria uma reunião urgente com todos os chefes de equipe solicitando que a Sauber pudesse colocar 3 carros no Grid apenas nesse GP…pegava o Carro reserva e montava com o que tivesse e deixava o cara andar…ele é ruim pácas e não iria a lugar nennhum com o 3º carro da equipe, depois disso iria brigar nos tribunais.

  23. gustavo maia disse:

    Não pode dar um terceiro carro para a Sauber?

    Se fosse extrapolar, colocava ele no carro e não colocava os pneus, ou pior, não baixava dos macacos?

  24. giovenardi disse:

    acho que sai o Nars … Bco Brasil já ameaçou retiraro patrocínio dos 40 milhões de dilmas

  25. J Fernando disse:

    O final do seu texto coincide com o que eu estava pensando: se o piloto ganha a vaga na justiça, contra a equipe, como que a equipe vai trabalhar com ele?

  26. Alexandre Pavoletti disse:

    Ele trocar o próprio pneu é de menos… O problema é que ele vai guiar um troço a 300 km/h e quem prepara esse brinquedo não tá nada a fim da presença da criança por lá…
    Nunca que eu aceleraria esse carro. Vai que falta, acidentalmente, uma porca… … ;;;

  27. Mello disse:

    Só há uma saída para a Sauber agora: contratar o advogado do Fluminense.

  28. Rogerio Mamão disse:

    Cara, acompanho a formula 1 desde 1973 e nunca vi uma coisa tão idiota. O cara entrar com um processo para receber uma grana por quebra de contrato, tudo bem. Acho justo. Mas para correr? Não sei qual dos dois lados é mais idiota neste caso…

  29. Mauri Floriani disse:

    A Sauber vai colocar combustível para apenas uma volta. Não contraria a justiça australiana, não gasta mais grana de bobeira, economiza equipamento e deixa o Giedo puto da vida.

  30. Gustavo Gomes disse:

    Que rolo hein? SE a categoria fosse séria e estivesse saudável financeiramente poderiam atuar como atuou a Liga NBA forçando o dono da Sauber a vender a equipe depois deste papelão… Mas aí quem se habilitaria a comprar? Quem ? Quem?
    O sogro do Van der Garde, que não deve ter gostado de “perder” o $$ que pôs no menino para agradar a filhinha…
    Até eu queria ter um sogro assim…

  31. askjao disse:

    Pense numa merda…

  32. joca disse:

    Quem disse que a F1 esse ano não teria emoção?

  33. marcelo silva disse:

    Ou a Sauber paga a multa para o holandês ou um dos dois pilotos pagantes vai assistir a corrida dos boxes ! Ou se dá um jeitinho , pq ñ é só por estas bandas q se dá jeitinho nas encrencas da vida !

  34. Flavio Bragatto disse:

    Se tratando de “justiça”, e ainda mais, de justiça de país desenvolvido, eu acho que a Sauber tá fudida!
    Se isto fosse no Brasil, seria uma pizza amarga como aquela que somos obrigados a engolir, toda vez que acaba uma CPI.
    Negar toda a infra para o VdG correr decentemente, seria o mesmo que não dar o cockpit à ele. E se eu fosse um dos outros dois pilotos pagantes, acionaria o patrocinador e bateria o pé!

  35. Rafael Chinini disse:

    então..
    mas por exemplo..na Mclaren Alonso não pode correr, colocaram o reseva
    A Sauber não pode fazer o mesmo “van der garde é titular mas não vai poder correr, vamos colocar o reserva Nars”

  36. Juarez disse:

    Eu tinha imaginado o mesmo. ele saindo para trocar os pneus domingo.
    Acredito que fica fora dos 107%
    Asa no máximo, todas as regulagens para ser lento, estratégia de classificação ficar dando muitas volta. tanque cheio e pneu mais duro.
    Um absurdo o que a equipe fez,
    Aposto que Nasr não corre e o BB vai demorar anos para reaver a grana.
    VDG vai ter a imagem dele comprometida pelo processo e pela performance.
    A única questão que me deixa confuso é a questão do contrato. Se foi celebrado na Suiça, Como pode a justiça Australiana dar uma decisão? Se tiver alguém especializado em Direito Internacional privado por aí e puder esclarecer.

  37. Leandro disse:

    Diante desta situação, está mais fácil a Sauber solicitar uma permissão especial para correr com três carros! Afinal de contas, não era isso o que algumas equipes queriam para encherem o grid??
    Brincadeiras à parte, a impressão que eu tenho, de acordo com as últimas notícias, é que a Sauber não correrá na Austrália, ou que Ericsson será o piloto que ficará a pé…

  38. Marcello disse:

    O pior é o caro não ver que ele destruiu a carreira dele na Formula 1! Quem vai querer um piloto que acha que manda mais na equipe do que o dono???
    Era melhor ter ficado quieto e satisfeito com a recisória e os 40% do FGTS.

  39. Victor Dames disse:

    Isso vai feder mais ainda. Como é que ele vai se garantir nas demais etapas? Vai ter que entrar com uma ação judicial a cada etapa do Mundial, já que a decisão australiana não tem qualquer efeito nos demais países onde serão sediados os demais GPs… Ou então encaminhar carta rogatória para a FIA, obrigando-a a respeitar a decisão australiana durante toda a temporada… Processualmente complicado em qualquer dos casos…

  40. eraldo disse:

    A equipe vai colocar gasolina o suficiente só pra volta de apresentação. Larga e fica a seco antes de terminar a reta.

  41. Fabio Amparo disse:

    Flávio

    Compartilho da mesma opinião do meu xará Fabio Seixas, após a última publicação em seu blog: Acho que a Sauber vai dar de ombros e deixar Nasr e Ericsson.

    Reproduzo aqui um trecho do post do Seixas: “Porque Sauber é um velho garagista, e não creio que ele aceitará ver uma persona non grata dentro de um carro batizado com a inicial de sua mulher.”

    Acho que, no final, é isso que vai acabar acontecendo….

  42. Fernando disse:

    Como uma equipe de F1 se mete numa enrascada dessas? Em que pese o absurdo de um piloto entrar pela primeira vez no carro nos treinos livres da primeira corrida, e de que VDG não é nenhuma Brastemp, e até que seja mesmo a tal jogada para adquirir a equipe, ele esta coberto de razão em defender seus direitos.

    Dizem que contratos são feitos para serem rompidos. Não é isso, claro, o rompimento de qualquer contrato esta previsto no próprio, assim como a multa resultante do ato, ou seja, contrato rompido = contrato cumprido. A Sauber vai ter que romper um dos 3, se tiver bala prá isso. Esta é a F1 do gagá do Bernie, que se não foi o culpado desta vez, certamente nunca fez nada para evitar situações como esta em sua lavanderia automobilística.

  43. Oi? disse:

    Que historia! ZZZzzzzzzzzz

  44. Cairo disse:

    Solução: Pague a multa do Van der lei.

  45. disse:

    Pensou se ele senta e mete tempo no companheiro?

  46. Marcos disse:

    Mas, me parece que a emissão da superlicença depende da Sauber. Portanto, só sai se a Sauber quiser…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>