E AGORA?

SÃO PAULO (que rolo) – Bom dia, para quem acordou agora. Se não sabe ainda, fique sabendo: na madrugada, a Justiça australiana rejeitou o apelo da Sauber e mandou a equipe cumprir o que tinha acordado com Giedo van der Garde. Se virem, disseram os magistrados. Por que, afinal, assinaram com três pilotos?, perguntaram depois, indignados.

O tribunal foi implacável e a defesa da Sauber, equivalente à da Portuguesa no caso Héverton: um desastre. As alegações de que seria impossível fazer um banco ou emitir a superlicença para Van der Garde foram rechaçadas com ironias, até. Um banco se faz em três horas, falou o piloto. A superlicença vem por e-mail da Europa.

Agora já é madrugada em Melbourne. Hoje à noite, no nosso horário, tem carro na pista. Começam às 22h30 os treinos (veja todos os horários e programe-se aqui). Quem estará nos carros da Sauber? A equipe vai tirar na moedinha para decidir quem sai? Nasr e Ericsson aceitarão algo nesse sentido? Ou o time vai contrariar a decisão da Justiça e comprar a briga?

Fico imaginando o holandês sentando no cockpit do C34. É capaz de ter apenas um mecânico à disposição, para dar a partida no motor. No pit stop, domingo, ele terá de sair do carro e trocar os pneus sozinho. Que história, meninos e meninas, que história!

Fiquem ligados no Grande Prêmio, estamos com informações em tempo real direto de Melbourne.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato F1
Renato F1
9 anos atrás

Acho que a Sauber levou a sério essa história de alinhar o terceiro carro no grid! Tanto que se preparou e já contratou três pilotos titulares!!!

Agora me pergunto: tem realmente uma advogada no comando desta equipe??? Será que não viu isso no contrato assinado com o Giedo van der Garde??? Achou que ignorar era a solução??? Deu no que deu!!!

Monisha Kaltenborn, aqui vai um recado de um grande poeta contemporâneo do Brasil: “Sabe de nada, inocente!”

Por fim, “e agora chora, chora na cama que é lugar quente!”

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
9 anos atrás

Acompanho a F 1 desde 1.970 e não tenho lembrança de que, tenha ocorrido fato igual a êste. Alguem se recorda?

Magno Santos
Magno Santos
9 anos atrás

Porque quem escreve evita escrever o óbvio para assim não parecer tão distante?
A coisa é matéria de Direito, não de segurança!
Chega a ser desrespeitoso com o piloto alegar insegurança ao permitir guiá-lo.
Gentes!, o piloto quer apenas e tão somente o direito de ter seu contrato respeitado e não preterido por euros e dilmas a mais arregimentados no balcão de negócios!
E se fosse com um nosso qualquer piloto nacional?

Roberto Fróes
Roberto Fróes
9 anos atrás

E tome tapetão!
Que merda!

Marcelo Takahashi
Marcelo Takahashi
9 anos atrás

Trabalhar com equipe pequena e que tem mais pilotos do que vagas dá nisso. Bem feito para aqueles que acham que contratos existem para não serem cumpridos.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Felipe Nasr começou na F1 com o pé esquerdo: primeiro ele bate na piloto reserva da Williams nos testes de Barcelona e agora vem esse piloto holandês com a Faca nos Dentes tomando sua vaga na Sauber na Justiça nos 45 Minutos do Segundo Tempo antes do início do GP da Austrália. São coisas Bizarras da Vida!

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
9 anos atrás

O mais estranho é uma corte determinar que um piloto com contrato tenha mais direito do que outros dois. Estipula uma multa e valor indenizatório e pronto. A Sauber poderia colocá-lo no treino da sexta e acabou, Acredito que até no contrato do Schumacher com a Ferrari deveria ter uma cláusula que desse o mínimo de garantia à equipe de escolher quem por nos seus carros!

Fábio Burian
Fábio Burian
9 anos atrás

Vcs imaginem o Galvão e a Globo se tirarem o NASR para colocar o Holandês…

Fernando Pessoinha
Fernando Pessoinha
9 anos atrás

Perguntar não ofende: será que a magistratura excelentíssima da Austrália vai obrigar a Sauber a “ser sorridente” com esse holandês filho de uma…, hã, quero dizer, gente boa pacas? Confesso estar achando esta história, de tão bizarra e fora do mundo real, até engraçada. Se eu fosse o Peter Sauber deixava ele correr em Melbourne, sim. Mas com gasolina para meia volta. Devem estar aprontando para cima do VDG, disso não tenho dúvidas. E o Nasr e o Ericsson bem quietinhos, não falaram um pio até agora. Para quem disse que a 2015 iria ser sem emoções na F1, perdeu a aposta…

Otávio
Otávio
9 anos atrás

Este caso, junto aos mistérios envolvendo o acidente de Fernando Alonso, não seria mais um artifício propagandista da desgastada F1?

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Otávio
9 anos atrás

Tenho como verdade que é mais uma empreitada de seres extraterrestres pra desmoralizar a categoria, concedendo mais espaço à categorias como Indy e NASCAR, que possuem amplo investimento por parte dessas entidades..

Marcio Vieira
9 anos atrás

Vão fazer um acerto financeiro aos 45 do segundo tempo.

Walter
Walter
9 anos atrás

Deve ter gente querendo pedir emprestada a cadeira elétrica do Alonso pra ele…
Que presepada. Erro beeem primário, nénão? Demite o cara do RH!

PH
PH
9 anos atrás

Entendi direito? A classificação é as 03h00 e a Globo só vai passar o Q3 a partir das 03h40?

Renato F1
Renato F1
Reply to  PH
9 anos atrás

Correto! Entendeu direito! A classificação é às 03h00min e a Rede Globo só vai exibir a terceira parte da classificação (a partir de 03h40min) em virtude do clássico filme que vai passar em O Corujão – deve ser A Lagoa Azul!!!

Tom
Tom
9 anos atrás

Acho que o Banco do Brasil deveria retirar o patrocínio,aliás não deveria ter dinheiro do BB nisso ,ainda mais um piloto fraco como esse Nars.Ja basta torrar dinheiro com o porcaria do Massa.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

A Sauber já está providenciando uma MGU da Honda, aperfeiçoada, que regride a memória do piloto, para antes da assinatura do contrato. lol!

Renato F1
Renato F1
Reply to  Luiz
9 anos atrás

Boa!!!

Mas com uma modificação: que a regressão seja definitiva!!!

josé maria de souza
josé maria de souza
9 anos atrás

Caro Flavio:
fugindo do caso Sauber, o novo site da F1 “esqueceu” de colocar os horários locais. Será possível obtê-los?
josé maria

josé maria de souza
josé maria de souza
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Flavio:
obrigado pela atenção. Aliás, acabei de encontrar
a informação em “veja todos os horários e programe-se aqui” .na chamada E AGORA?
Abraços,
josé maria

hausensson
hausensson
9 anos atrás

Não sei se é útil fazer isso numa equipe como a Sauber, mas se eu fosse o Nasr, até cederia meu lugar NESTA corrida; MAS, em troca, exigiria varias regalias!

Privilegio de primeiro piloto, prioridade de peças, motor…

Se bem que cumprir acordos não tem sido o forte da Sauber…

Leo-RS
Leo-RS
9 anos atrás

Flavio Gomes, segue o vídeo da suprema corte australiana:

http://scv2.webcentral.com.au/sentences/coa_sms_v_gvdg_12mar15_v2/index3.html

ze Ruela
ze Ruela
9 anos atrás

Overbooking….kkkk

valter
valter
9 anos atrás

Paga-se a multa pela rescisão do contrato e pronto?

Farah
Farah
9 anos atrás

O que não está explicado é se ele pagou para ter o carro em 2015? o que parece é que ele teria um carro mediante o valor X, apareceu outros dois pilotos pagando X+ e o holandês dançou. Então pega o carro 2014 bota na pista e fala – Anda filhinho!!! se o cara se recusar, a equipe processa ele por quebra de contrato.

Alan
Alan
9 anos atrás

Difícil acreditar que a Sauber não trabalharia sério no carro do VDG. A equipe é prioridade. Com 2 carros na pista você tem maior possibilidade de pontuar. Gastar com a montagem de um carro e na corrida não o usa-lo de forma devida “SÓ” pelo climão com o piloto?! Desperdício. E, ainda que tratado como não proposital, poderia manchar mais a imagem da equipe e parceiros não ficariam muito satisfeitos com sua marca exposta apenas em 1 carro, tendo pago por 2.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Alan
9 anos atrás

Esse filme eu já vi na Jaguar. Na McLaren-Mercedes de 2007 com Hamilton e Alonso (a equipe tinha tudo para ter o campeão de pilotos, mas fazia um foguete para o Hamilton e uma charanga para o Alonso). E na Se Ferrari então, nem se fala! Chegava a ser cômico. O segundo piloto só ganhava corridas depois de o primeiro piloto garantir matematicamente o título! Parecia até que trocavam os números dos carros 1 e 2 da equipe!!!

Caique
Caique
9 anos atrás

Eu iria até o Tio Bernie e solicitaria uma reunião urgente com todos os chefes de equipe solicitando que a Sauber pudesse colocar 3 carros no Grid apenas nesse GP…pegava o Carro reserva e montava com o que tivesse e deixava o cara andar…ele é ruim pácas e não iria a lugar nennhum com o 3º carro da equipe, depois disso iria brigar nos tribunais.

Tom
Tom
Reply to  Caique
9 anos atrás

Ruim pacas??quem o Nars??

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Caique
9 anos atrás

Caramba, parece até que o holandês é que errou…
Se fizeram um contrato com ele, e agora não o querem cumprir, ele deve ficar satisfeito?
Não sei se a maneira como ele reagiu é a ideal, mas que é correta é!
Imagine se a situação fosse com você!
Iria espernear, não é mesmo?
Ou iria botar a culpa no PT?

Marcos
Marcos
Reply to  Caique
9 anos atrás

é… talvez seja mais barato colocar o 3º carro

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Não pode dar um terceiro carro para a Sauber?

Se fosse extrapolar, colocava ele no carro e não colocava os pneus, ou pior, não baixava dos macacos?

giovenardi
giovenardi
9 anos atrás

acho que sai o Nars … Bco Brasil já ameaçou retiraro patrocínio dos 40 milhões de dilmas

J Fernando
J Fernando
9 anos atrás

O final do seu texto coincide com o que eu estava pensando: se o piloto ganha a vaga na justiça, contra a equipe, como que a equipe vai trabalhar com ele?

Alexandre Pavoletti
Alexandre Pavoletti
9 anos atrás

Ele trocar o próprio pneu é de menos… O problema é que ele vai guiar um troço a 300 km/h e quem prepara esse brinquedo não tá nada a fim da presença da criança por lá…
Nunca que eu aceleraria esse carro. Vai que falta, acidentalmente, uma porca… … ;;;

Mello
Mello
9 anos atrás

Só há uma saída para a Sauber agora: contratar o advogado do Fluminense.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Mello
9 anos atrás

A equipe só que manter os pilotos originais e não ganhar o campeonato da F1 correndo na GP2.

Rogerio Mamão
Rogerio Mamão
9 anos atrás

Cara, acompanho a formula 1 desde 1973 e nunca vi uma coisa tão idiota. O cara entrar com um processo para receber uma grana por quebra de contrato, tudo bem. Acho justo. Mas para correr? Não sei qual dos dois lados é mais idiota neste caso…

Mauri Floriani
Mauri Floriani
9 anos atrás

A Sauber vai colocar combustível para apenas uma volta. Não contraria a justiça australiana, não gasta mais grana de bobeira, economiza equipamento e deixa o Giedo puto da vida.

Gustavo Gomes
Gustavo Gomes
9 anos atrás

Que rolo hein? SE a categoria fosse séria e estivesse saudável financeiramente poderiam atuar como atuou a Liga NBA forçando o dono da Sauber a vender a equipe depois deste papelão… Mas aí quem se habilitaria a comprar? Quem ? Quem?
O sogro do Van der Garde, que não deve ter gostado de “perder” o $$ que pôs no menino para agradar a filhinha…
Até eu queria ter um sogro assim…

askjao
askjao
9 anos atrás

Pense numa merda…

joca
joca
9 anos atrás

Quem disse que a F1 esse ano não teria emoção?

marcelo silva
marcelo silva
9 anos atrás

Ou a Sauber paga a multa para o holandês ou um dos dois pilotos pagantes vai assistir a corrida dos boxes ! Ou se dá um jeitinho , pq ñ é só por estas bandas q se dá jeitinho nas encrencas da vida !

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

Se tratando de “justiça”, e ainda mais, de justiça de país desenvolvido, eu acho que a Sauber tá fudida!
Se isto fosse no Brasil, seria uma pizza amarga como aquela que somos obrigados a engolir, toda vez que acaba uma CPI.
Negar toda a infra para o VdG correr decentemente, seria o mesmo que não dar o cockpit à ele. E se eu fosse um dos outros dois pilotos pagantes, acionaria o patrocinador e bateria o pé!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

então..
mas por exemplo..na Mclaren Alonso não pode correr, colocaram o reseva
A Sauber não pode fazer o mesmo “van der garde é titular mas não vai poder correr, vamos colocar o reserva Nars”

Juarez
Juarez
9 anos atrás

Eu tinha imaginado o mesmo. ele saindo para trocar os pneus domingo.
Acredito que fica fora dos 107%
Asa no máximo, todas as regulagens para ser lento, estratégia de classificação ficar dando muitas volta. tanque cheio e pneu mais duro.
Um absurdo o que a equipe fez,
Aposto que Nasr não corre e o BB vai demorar anos para reaver a grana.
VDG vai ter a imagem dele comprometida pelo processo e pela performance.
A única questão que me deixa confuso é a questão do contrato. Se foi celebrado na Suiça, Como pode a justiça Australiana dar uma decisão? Se tiver alguém especializado em Direito Internacional privado por aí e puder esclarecer.

Leandro
Leandro
9 anos atrás

Diante desta situação, está mais fácil a Sauber solicitar uma permissão especial para correr com três carros! Afinal de contas, não era isso o que algumas equipes queriam para encherem o grid??
Brincadeiras à parte, a impressão que eu tenho, de acordo com as últimas notícias, é que a Sauber não correrá na Austrália, ou que Ericsson será o piloto que ficará a pé…

Marcello
Marcello
9 anos atrás

O pior é o caro não ver que ele destruiu a carreira dele na Formula 1! Quem vai querer um piloto que acha que manda mais na equipe do que o dono???
Era melhor ter ficado quieto e satisfeito com a recisória e os 40% do FGTS.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Marcello
9 anos atrás

é que ele se assustou com as mudanças no seguro desemprego.

Giancarlo
Giancarlo
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Kkkkk boa!

Victor Dames
Victor Dames
9 anos atrás

Isso vai feder mais ainda. Como é que ele vai se garantir nas demais etapas? Vai ter que entrar com uma ação judicial a cada etapa do Mundial, já que a decisão australiana não tem qualquer efeito nos demais países onde serão sediados os demais GPs… Ou então encaminhar carta rogatória para a FIA, obrigando-a a respeitar a decisão australiana durante toda a temporada… Processualmente complicado em qualquer dos casos…

eraldo
eraldo
9 anos atrás

A equipe vai colocar gasolina o suficiente só pra volta de apresentação. Larga e fica a seco antes de terminar a reta.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Flávio

Compartilho da mesma opinião do meu xará Fabio Seixas, após a última publicação em seu blog: Acho que a Sauber vai dar de ombros e deixar Nasr e Ericsson.

Reproduzo aqui um trecho do post do Seixas: “Porque Sauber é um velho garagista, e não creio que ele aceitará ver uma persona non grata dentro de um carro batizado com a inicial de sua mulher.”

Acho que, no final, é isso que vai acabar acontecendo….

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Como uma equipe de F1 se mete numa enrascada dessas? Em que pese o absurdo de um piloto entrar pela primeira vez no carro nos treinos livres da primeira corrida, e de que VDG não é nenhuma Brastemp, e até que seja mesmo a tal jogada para adquirir a equipe, ele esta coberto de razão em defender seus direitos.

Dizem que contratos são feitos para serem rompidos. Não é isso, claro, o rompimento de qualquer contrato esta previsto no próprio, assim como a multa resultante do ato, ou seja, contrato rompido = contrato cumprido. A Sauber vai ter que romper um dos 3, se tiver bala prá isso. Esta é a F1 do gagá do Bernie, que se não foi o culpado desta vez, certamente nunca fez nada para evitar situações como esta em sua lavanderia automobilística.

Oi?
Oi?
9 anos atrás

Que historia! ZZZzzzzzzzzz

Cairo
Cairo
9 anos atrás

Solução: Pague a multa do Van der lei.

Dú
9 anos atrás

Pensou se ele senta e mete tempo no companheiro?

Paulo F.
Paulo F.
Reply to 
9 anos atrás

Nem se baixar o Fangio nele!
Aposta vai dar pane no MGU-K!
E dizem que a Sauber acabou de fechar com mais um patrocinador e fornecedor : Martin-Baker, assentos ejetáveis!

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Mas, me parece que a emissão da superlicença depende da Sauber. Portanto, só sai se a Sauber quiser…