SEM ALONSO
SÃO PAULO (muito mistério — ou não) – OK, Alonso não corre em Melbourne, como já se sabe desde a manhã de hoje.
As explicações oficiais são curiosas. A McLaren diz que Fernandinho está ótimo, em plena forma, prontinho para correr, com saúde de ferro, mas… Mas os médicos acham melhor não. Motivo: o espanhol teve uma concussão cerebral no acidente de dois domingos atrás em Barcelona.
Concussão, a exemplo de traumatismo craniano, é nome mais feio e assustador do que a lesão em si. Qualquer cabeçada que você dê na porta, e de vez em quando acontece, é um traumatismo craniano. Não necessariamente seu coco vai rachar em dois, mas é um traumatismo no crânio — a não ser que você não tenha um. Já a concussão é consequência de um traumatismo. Leva à perda momentânea da consciência, o sujeito tem alguns lapsos de memória, dá uma certa confusão das ideias.
É o que Alonso teve, uma concussão, e parece não haver dúvidas de que bateu a cabeça em algum lugar, ou ainda teve uma grande desaceleração lateral. Ficou três dias no hospital, acordou falando italiano e cantando Lepo-Lepo, foi para casa e os médicos avisaram que uma nova concussão poderia ser muito grave. E quando se está num carro de corrida, a chance de acidente sempre existe.
Assim, a precaução parece pertinente. Mesmo faltando ainda dez dias para o início dos treinos na Austrália.
E por que tanto estranhamento com essa situação?
Bem, todas as dúvidas se justificam. A começar — e me parece o mais importante — pelo acidente em si. Foi muito besta e esquisito. A explicação do vento, embora aceitável, não convence muito. E a batida lateral foi forte assim para causar uma concussão? Não deu pinta, o carro não se espatifou. De novo, parece não haver dúvidas de que teve algo na cabeça, mas… E se não tete? E se foi outra coisa? Por que o carro foi parar no muro daquele jeito estranho? Por que não há nenhuma imagem da batida?
Alonso perdeu a consciência, isso também se sabe, porque os caras que chegaram no seu carro para o resgate ficaram meio de longe esperando um médico de verdade aparecer. No hospital, se embaralhou com a língua, estava meio atrapalhado. E o período de repouso será longo. Será que aconteceu algo mais?
A história do choque voltou a ser ventilada, agora pela imprensa italiana. É para ser, pelo menos, considerada.
A impressão que se tem, diante de tantas perguntas e questionamentos, é que tem alguém escondendo alguma coisa.
Ou, então, foi o que a McLaren disse, mesmo. O vento fez Alonso perder o controle, ele bateu de lado com força, perdeu a consciência, sofreu uma concussão e tem de repousar para voltar a correr. Hipótese tão verossímil quanto qualquer outra.
Os Ventos do Mar Egeu não estão assoprando pro lado do Alonso. Será que é um aviso de Fim de Carreira?
Não estou “jogando” com o bem-estar de ninguém, mas considerando o ambiente (F1), e quem está envolvido – Alonso e seus assessores, e Ron Dennis – certamente o que está sendo discutido é o reajuste do prêmio do seguro, se não até uma rescisão. Deve estar uma guerra de nervo$ aquilo lá. Não ficarei surpreso se subitamente até 3ª da semana que vem, tudo se resolverá, com Alonso indo para a Austrália, ou começar a pingar notícias que não corre nem na Malásia.
Este post no site da F1, de forma indireta, sugere que foi uma descarga elétrica: http://www.formula1.com/news/features/2015/3/16858.html
Sobre o que falei antes – Alonso e seus assessores – é redundância ficar falando do talento do piloto, mas me parece uma pessoa mal assessorada.
Vai pra casa, Alonso.
Atualizando: parece piada, mas nao é
http://deportes.elpais.com/deportes/2015/03/04/actualidad/1425497733_743825.html
Acho que a FIA deveria exigir a liberação da telemetria e ponto final.
Em princípio, a idéia do choque elétrico me parece pouco provável, visto que o piloto está isolado da terra pelos pneus de borracha.
Claro que a descarga pode acontecer se o carro encostar o chassis no chão ao subir numa lavadeira ou bater com o fundo na pista num desnível no asfalto, por exemplo.
Contudo, no mais das vezes o que tocaria o chão é a prancha obrigatória no fundo do carro. Prancha essa que tem que ser de madeira, outro material isolante…
Como os testes não têm vistoria técnica e a McLaren precisa de patrocínios…pode ter acontecido um malfeito de alguém dentro da fábrica em Woking…nada que a direção de empresa soubesse ou imaginasse. Quem sabe?
Não encontrei maneira de responder a sua resposta lá ao meu comentário, não tem o “responder”, então respondo aqui. Fiz o comentário apenas, que pareceu presunçoso para você, para tentar acrescentar alguma informação que tenho, do que vivo em meu dia-a-dia, à um assunto do post do blog. Como alguém que entende melhor de carros pode fazer comentários mais técnicos sobre o assunto. Se não lhe quis dizer nada, ok, sem problema algum. Mas comentei livre de vaidade. Ou poderia chamar esse seu comentário acima, sobre os conhecimentos que tens de um carro de F1 e da dinâmica de acidentes também de basófia técnica, e que me pareceu presunçoso. E escrevi em português o tempo todo, não? Ou rolou um inglês, alemão, tupi guarani ali. Reli e não achei.
Quem já andou na Ponte Rio-Niterói em dia de vento forte sabe que uma rajada pode tirar o carro da trajetória. Os carros de F1 são bem mais leves que os de passeio, então creio ser possível que uma rajada possa desequilibrar o carro. Lembrando que o desenho do carro normalmente leva em consideração muito mais o escoamento frontal do que o lateral.
A teoria do vento é falha por dois motivos:
Os aerofólios “colam” o carro no chão.
Vettel, que vinha logo atrás, sofreria o mesmo problema.
Sim. Já foi “ventilado” pela imprensa que não foi o vento, neste caso. Mas um choque elétrico tipo Lazier Martins pode derrubar o piloto sim.
O vento pode sim tirar um f1 da trajetória, basta um tornado grau 3, rs!
Aqui aos 2:05 a interferência do vento em um carro comum:
https://m.youtube.com/watch?v=dfvfc5A_sqw
Agora vai ser fácil justificar qualquer erro na pista, piloto agora nunca mais vai assumir o erro, vai ser sempre o vento…
Qual a justificativa para o “piloto mais completo do grid” ficar oito anos seguidos sem título? E o nono ano já está “embrulhado para presente” pelo Big Boss.
Seja breve nas explicações, caso responda.
O mesmo motivo do Vettel não ter sido campeão em 2014, com um diferencial. Alonso sempre é o piloto que pontua em sua equipe, não tem que ficando trocando de chassi por falta de rendimento e não roda sozinho na corrida com pista seca.
O diferencial é um só e vem se repetindo há seis temporadas: Vettel à frente de Alonso.
Sem Alonso…
…a F-1 não terá o mesmo sabor (o sabor, por exemplo, de uma ultrapassagem do Magnussen em cima do espanhol).
Não teremos torcida (contra).
Não daremos boas gargalhadas (vendo o “Quebronso” ficar pelo caminho).
Não veremos o Herdeiro em grande gala (pela enésima vez, ficar à frente do marqueteiro).
E não teremos como bagunçar (de novo!) o Vicellez e o Sennafredo ao londo da temporada, lendo as explicações (bem trabalhadas) de ambos para mais um ano de fracassos do espanhol.
O pessoal tem razão. A F-1 está ficando cada vez mais chata.
Calma Pinto…….Alonso não o deixaria órfão em 2015, é só na Austrália!
Estou sabendo. Guardarei minhas risadas para a Malásia.
Alonso tá bichado?
Vai ver a McLaren levou a sério aquela estória de “De volta para o Futuro”, já que o De Lorean precisava de uma descarga elétrica para viajar no tempo.
A EQUIPE NO RÁDIO:
“ALONSO, O CHOQUE ESTÁ MAIS RÁPIDO DO QUE VOÇÊ, COPIOU??”
PILOTO MARQUETEIRO, VAI VER A FERRARI ANDAR NA SUA FRENTE A TEMPORADA INTEIRA…RSRSRSRSRS
nossa que engraçado!!!..,não se deve brincar com acidentes,amanha pode ser você em uma estrada qualquer ou algum familiar….
“Acordou cantando o Lepo-Lepo” kkkk mais um texto sensacional!
Não teve vento algum,,,,teve um Tornado pra jogar o carro pra fora da pista como foi dito. Nessa eu não caio não.
É engraçado faz 10dias do acidente e fica-se nesses comentários sobre o por que , vamos acabar discutindo sobre o sexo ou melhor a sexualidade dos anjos.
Muita bobagem tudo isso, ou será parte da teoria da conspiração. Se Napoleão estivesse de bem com Josefina ele não perderia a batalha de Waterloo, ou se Kennedy não tivesse ido a Dalas ele não teria morrido.
Ora vamos deixar Alonsito de las Asturias descansando mais um pouco e que se recupere bem por que ao que tudo indica essa será a menor das suas dores de cabeça ao longo do ano.
Estranho demais.
E do Bianchi, alguem tem noticias?
Isso ta muito estranho… como já coloquei em outro post:
O Webber bateu seco no muro, no Café, no fim do ano passado e teve alta no dia seguinte.
https://www.youtube.com/watch?v=fRiPVMQE-wg
Se não foi choque, o Alonso deve estar com algum problema de saúde.
high voltage !!!
Um festival de mentiras e desculpas esfarrapadas para deixar os políticos mais safados com inveja.
Encobrem os fatos, mentem descaradamente.
Consideram todos nós totalmente otários…
A F1 está uma merda…
Teoria besta, porque é legal fazer besteira de vez em quando. Lá vai: Alonso tá de saco cheio. Assinou um contrato que se o carro fosse uma draga e ele Alonso não se sentisse confiante de que haveria melhoras ao longo do ano, ele poderia rasgar o contrato e ir pra casa. Já estava de saco cheio pelas quebras constantes do carro, o que já era esperado pela nova parceria McLaren/Honda. Daí a gota d´água foi o acidente com algo inédito, um choque a 200 e pouco por hora. Alonso irá tirar um ano sabático e Kevin Magnussen vai assumir a bagaça! Alonso vai pra Mercedes ano que vem no lugar do Hamilton que vai pra McLaren. Hamilton ganha o campeonato em 2015.
Nem o pessoal do Grande Prêmio nem ninguém da impressa nacional explicou durante o dia o que é concussão. Deveriam, pensei comigo, talvez pela visão de jornalista. Bingo! Você, experiente, fez o parágrafo que faltou: “concussão, a exemplo de traumatismo craniano, é nome…”. O resto, como você mencionou, já se soube pela manhã!
Tá parecendo história do Valdívia, kkkkkk. Baita carro desarrumado, colocar o macacão pra dar 10 voltas, me deixa no Depto Médico, no fim do ano fico bom e vou pra Mercedes, kkkkkkk. Dei uma batida na cabeça há uns meses atrás e até hoje quando me ponho a digitar mais rápido inverto as lertas. Saúde ao Alonso, já não temos carro na pista se não tivermos pilotos, aí a coisa fica feia.
“Vento que venta lá, venta cá”, diz o velho ditado. Esse vento tão discutido não pegou Vettel.
Ira dos Deuses?
A concussão é definida como uma lesão cerebral difusa por uma desaceleração súbita, sem necessariamente ter ocorrido algum TCE. E é caracterizada pela perda imediata, momentânea ou de no máximo 6 horas da consciência, cantar Lepo-lepo também faz parte do quadro. Alonso. Se a perda da consciência durar mais que 6h, já pode ser classificada como uma Lesão Axonal Difusa. Bem mais séria, de tempo indefinido. Bianchi. Mas a “gênese” das duas é bem parecida. As precauções são essas mesmo, totalmente justificáveis, ou poderíamos ver o espanhol perguntando pela minardi na Austrália caso freasse bruscamente sua bicicleta. Se houve apenas concussão mesmo e nada mais “chocante”.
Só corrigindo, na verdade é um tipo de TCE, o que quis dizer é que não necessariamente com aquela visão que se tem de ter que “bater com a cabeça”.
Então fale português da primeira vez e deixe essa basófia técnica de lado para parecer menos presunçoso.
Fico triste com a ausência de Alonso no GP de abertura do mundial. O mais importante agora é esse ótimo piloto se recuperar e voltar logo as pistas para “apimentar”(a lá Galvão) as corridas.
Tomou um choque. Essa batidinha não faria nada demais. No máximo, o tiraria dos treinos, mas jamais da Austrália.
Para esclarecer isso seria de bom tom apresentar a telemetria.
Teria alguma parte do carro ou mesmo do muro se desprendido e batido no capacete?
Como naquela piada clássica do José de Vasconcelos, o Alonso olhou arregalado e disse: “Eu vi o Genésio!!”.
O cara tava trocando Jesus por Genésio.
Segue o jogo, ele volta para a segunda prova, fica a torcida para que se recupere bem. Odeio esse cidadão, mas não posso desejar um mal verdadeiro para o cara.
:
Nesse caso , precaução com concução , é igual a canja de galinha e cama.
Cara, terrível a possibilidade de descarga elétrica no caso de um acidente. Seria então abominável deixarem ter a largada na Austrália sabendo desse risco. E como ficam os carros elétricos de rua neste quesito de segurança? E a Fórmula-E? Gostaria que a Fórmula-1 voltasse aos tempos da pura mecânica.
Bom, se o carro é uma cadeira elétrica e o piloto está protegido pelo isolamento proporcionado pelos pneus, o que acontece quando a carenagem do carro fica em contato direto com um muro em caso de acidente?
O muro faz o papel de fio terra. A eletricidade (se houver) se esvai para o solo.
Só para baixar um pouco a temperatura do debate, vale lembrar que na europa algumas modalidades estão observando mais estritamente alguns protocolos médicos pós-concussívos.
Alguns sugerem mesmos 14 parados depois para concussão e o retorno integral somente no fim do mês.
Pode parecer exagerado, mas basta lembrar que muitos dos pilotos que apagam na batida e voltam direto para o carro acabam relatando, no fim da carreira, que ficaram com a placa de vídeo danificada.
Estranho este miguézinho do Alonso. Se a Mclaren estivesse voando nos testes, o ele correria mesmo com perna quebrada. Após o vexame da Mclaren nos testes, acho que o Alonso conseguiu uma desculpa para se livrar do vexame que a equipe vai dar na Austrália. Se a Mclaren for muito mal, este afastamento do espanhol se dará por mais corridas (talvez o ano todo se a Honda não se acertar).
Um dia , em que você levar um grande choque elétrico e sobreviver ,talvez até largue de ser infeliz com o que escreve e passe a escrever coisa construtivas e inteligentes. Ele já provou que é extremamente profissional (até alem da conta),este costume é muito peculiar a brasileiros irresponsáveis e não é muito comum em europeus ,principalmente os muito bem pagos , ele assim como todos os mais entendidos em automobilismo sabem que um carro novo (unidade motriz) estreando na categoria levaria algum tempo até poder tornar competitivo (isto se o projeto for bom),apesar de não ter nenhuma simpatia especial a qualquer piloto (pois o que gosto é de carros e seus avanços tecnológicos)) eu não acredito que Alonso faria “Papel de Moleque “.
Uma sugestão : No seu chuveiro (que deve ser 220 V ) descasque um dos fios num ponto qualquer e o outro fio em outro ponto que quando ligado não entrem em curto (se não desarma a chave) ,ligue o chuveiro até a resistência entrar em funcionamento (corrente de +- 10 A) , ai suba em um banquinho e com uma mão você segura em uma das partes desprotegidas de um fio e com a outra mão você segura a outra parte desprotegida do outro fio, se sobreviver tente escrever alguma coisa inteligente se seu cérebro conseguir e seus músculos obedecerem ,ai sim você terá conhecimento e experiência para falar do assunto.
E que “papel” o espanhol fez em Cingapura/2008?
Chuveiro 220V com 10A???
Considerando que A=P/V, temos que A=4500W/220V, portanto A= 20A, considerando um chuveirinho meia boca.
Além disso, a corrente do sistema elétrico residencial é alternada, nos carrinho do Alonso é contínua, já é uma grande diferença.
Acho interessante as pessoas que escrevem sobre o que não sabem, principalmente fazendo crítica a um comentário. É comum as pessoas dizerem “putz tomei um choque 220V, fiquei até tonto!” Oras muito pior seria se tomasse um de 110V com a mesma potência, dobraria a Corrente e seria muito mais perigoso! è muito comum em motores elétricos elevarmos a Tensão para 440V com o intuito de diminuir a Corrente e assim , diminuir o perigo de choques graves.
Fernando tu é burro assim mesmo,ou é picaretagem mesmo??
Fernandinho, meus amigos, perdeu a consciência, e talvez o juiz já faz algum tempo!! Não tenho como não me lembrar de uma outra batida de causas estranhas, de impacto aparentemente leve, envolvendo o mesmo Alosono indiretamente, aquela de Singapura com Nelsinho. Não sei, esse carro não anda, vai dar um trabalho da zorra, Alonso apostou todas as suas fichas, não tem muito tempo pra queimar … Vai que!!
A Mclaren merece a alcunha de cadeira elétrica?
Alonso tomou um choquito nas bolebas que ficou do avesso! UUUIIII….Pra quem vai correr com a Mclata é cuecão de borracha Pirelli.
Fugindo um pouco do tema, mas quando vai ser postado o resumão dos testes que foi prometido, Flávio Gomes?
A F1 está tão estranha, que até os acidentes estão difíceis de entender.
Isso significa que magnussem assume o veiculo na australia, se fosse ele só por precaução não entraria nessa viatura sem as havianas de borrachas legitimas. Ouvi falar que são otimos isolantes eletricos.
Se chover na Austrália aí eu quero ver quem dos 2 (Button e Magnussen) pilotos se arriscaria a pilotar este McLaren “elétrico”!!
E em um raro momento de consciência pensou estar acordando de um pesadelo na McLaren e voltando à Ferrari.
Não é concussão: é uma tremenda “confusão”
Enésima interpretação do acidente;
http://www.marca.com/2015/03/03/multimedia/graficos/1425380874.html
Como disse já vi acidentes piores que não deram em nada…estão escondendo algo.
Estão escondendo a toalha que o espanhol vai jogar e não demora…
Desde o primeiro dia desconfiei de descarga elétrica no piloto, que o levou a um desmaio ou perda de consciência momentânea e o choque lateral, que, acontecendo com o piloto em uma situação dessas está praticamente largado dentro do cockpit. Por mais apertadinho que estivesse ele não ofereceu resistência à pancada e a cabeça ricocheteou. Deu a concussão. Isso tudo eu já imaginei no dia. As informações vem confirmando meu chute.
Eu também aposto que foi mesmo um choque elétrico porque a McLaren (se você lembra) no dia seguinte ao acidente anúnciou que ajudaria a Honda com seu MGU-K ou até mesmo o substituía pelo usado pela equipe no ano passado. Agora vem a pergunta : o por quê da substituíção do MGU-K (e o por quê de seu anúncio da troca na imprensa pela equipe no dia seguinte ao acidente?) se ele (o MGU-K) não foi afetado pelo acidente? O mais estranho da história é que o MGU-K da Honda sempre tava algum tipo de problema nos testes (será que eles estavam usando a carga gerada pelo MGU-K para algo que nós ainda não sabemos o que é? e outra será que eles isolaram e bem está nova aplicação da carga gerada pelo MGU-K?). Se foi isso mesmo que ocorreu (um choque elétrico) você acha que elas (a McLaren e também a Honda) iriam admitir que foi exatamente isto que aconteceu neste estranhissímo acidente do Alonso para a imprensa?
Me perdoe por ter escrito ” não foi afetado pelo acidente?” era pra ter escrito ” não foi o responsável pelo acidente?”.
Também acho que foi um choque. Quando eu trabalhava na antiga Mannesmann um cara tomou uma pancada de 550V e apagou na hora, por sorte era a descarga de um capacitor e a corrente era baixa. Os tecnicos da segurança do trabalho falaram que há problemas na circulação quando o cara leva uma voltagem alta dessas e por isso o nego volta meio biruta, igual a uma pancada na cabeça mesmo!
Meu, ri sozinho aqui no trabalho quando li que “acordou falando italiano e cantando Lepo-Lepo”. ahahahaha
FG mito.