BANDEIRA BRANCA

SÃO PAULO (Itu, em instantes)Christian Horner está tentando jogar água na fervura da relação da Red Bull com a Renault. Ele sabe que não tem outro jeito. É isso, acreditar nos franceses — com quem conquistou quatro títulos mundiais –, ou nada. Quem venderia motores para a equipe, nesta altura do campeonato? O jeito é torcer para que as coisas melhorem. O mesmo vale para a Renault. Horner está certo quando diz que a melhor chance da Red Bull na F-1 passa pela Renault. E vice-versa.

O problema é ganhar muito e, de repente, começar a perder. O esporte é cruel. A gente esquece muito rápido o que passou.

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antonio
antonio
8 anos atrás

Sobre o post, acho que, simplificadamente, dá pra dividir a performance de um F1 em conjunto motriz, mecânica de chassi (freios, suspensão, eletrônica, equilíbrio) e aerodinâmica.
Não tenho os dados – e nem paciência de procurá-los – mas se o problema da Red Bull fosse apenas o motor Renault, freadas e contorno de curvas teriam de ser tão bons quanto os da Mercedes. Será que são ?

antonio
antonio
8 anos atrás

Acho que disputas e ultrapassagens são bônus, não a essência.
Entretenimento e tecnologia são quase excludentes entre si. Os problemas de audiência derivam da F1 tentar conciliar o inconciliável.
O que a tecnologia busca é ganhar. Com folga e sem riscos. Ou seja, sem entretenimento….

Wolfapck
Wolfapck
8 anos atrás

Minha opinião, a Red Bull tem que reclamar menos e trabalhar mais. A recuperação da Ferrari neste campeonato diz tudo. Eu nunca acreditei que a turma da macarronada iria se recuperar desta forma. Grandes pilotos, Vettel e Kimi mais turbo recalibrado, um chassis equilibrado e está ai brigando pela ponta. A RBR tem que olhar o lado do copo cheio pois se olhar o lado do copo vazio vai virar uma McLaren logo logo.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
8 anos atrás

Cosworth

Bob
Bob
8 anos atrás

Lembram da Eau Rouge com chicane?

https://www.youtube.com/watch?v=P1Jz6kehPJ4

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

A F1 não é o negócio da Red Bull, mas um mecanismo para vender latinhas ao público. Há publico que justifique equacionar o problema e, diante da planilha de custos, solucioná-lo? Se não há (publico) o negocio melhor será abandoná-la (a F1) de vez.
Abs.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

A solução/prevenção para a Mercedes é, urgentemente, tirar um pouco o pé do acelerador e permitir que outras equipes dela se aproximem. Talvez já esteja fazendo isso, o que explicaria a presença da Ferrari bem próxima. Automaticamente qualquer alteração que for proposta para prejudicar a alemã terá a discordância de quem “acha” que está chegando.
Abs.

Marcelo R.
Marcelo R.
8 anos atrás

Cara, e essa do Helmut Marko dizendo que a Mercedes ajudou a Ferrari ?

http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/consultor-da-red-bull-marko-acusa-mercedes-de-ajudar-ferrari-a-reduzir-atraso-na-f1-mas-admite-e-dificil-provar

Pode ser mera conjectura, mas na minha opinião a Mercedes ajudou não só pelos motivos que Marko alega, pois a Mercedes (que é uma marca alemã) quer ter um piloto campeão e de ponta alemão).

Deixar a Ferrari no patamar que estava seria queimar o filme de Vettel, assim dá-se uma ligeira ajuda e prepara-se o bote para, depois de enxotar Rosberg (que é alemão) e provável aposentadoria de Hamilton que deve ser tri esse ano e provavelmente tetra (caso McLaren e RBR falhem no ano de 2016) ano que vem.

Já tinha visto em sites estrangeiros que os engenheiros da Sauber já tinham perguntado de onde a Ferrari conseguiu tirar tanta potência dum motor claudicante que era o do ano passado.

Sinceramente, tem coisa nessa história. Por mais competente que sejam as pessoas que entraram na Ferrari no final do ano passado, é difícil acreditar que deram um salto desse num espaço de 03 meses. Até mesmo porque a Ferrari trouxe especialistas em chassi, aerodinâmica, mas de motor ficou, salvo as indicações da Mercedes, com o mesmo pessoal.

Daí porque a melhora no consumo dos pneus é até aceitável, mas o tanto que eles estão andando não tem uma explicação convincente. Até mesmo porque é o mesmo motor, com atualizações, daí fica a pergunta: corriam ano passado com dois cilindros a menos ?, limite de giros ?, não acredito.

Mas, não dá para provar ainda porém que não seria nada do outro mundo nessa F1 de hoje…

Roberto Fróes
Roberto Fróes
8 anos atrás

Isso sempre aconteceu com grandes equipes, e continua acontecendo:
Ferrari, McLaren, Lotus, Brabham, e agora foi a vez da Red Bull.
Já aconteceu com a Mercedes, e vai acontecer de novo.
Para isso, basta que alguém invente uma novidade em estratégia.
Sim, pois hoje vale muito mais a estratégia que o carro, o motor ou o piloto…
Não é à toa que a Formula 1 está encolhendo…
Hulkenberg é que está certo…

Daniel
Daniel
8 anos atrás

falvio a ferrari quer botar 30 cavalinhos na sua unidade motriz
se isso se confirmar temos um campeonato ? e a sauber encostaria na williams ?

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Adrian Newey e Vettel já fizeram a parte deles, RBR e Renault que se virem com esse novo regulamento. Na época que a aerodinâmica era determinante, Newey entregava o carro e Vettel fazia sua parte na pista. Na última prova em 2010, corrida de decisão o placar estava:

1-Alonso, 246
2-Webber, 238
3-Vettel, 231

Webber tinha o mesmo carro que o alemão, o fator mental estava a seu favor, mas coube a Vettel impedir o tricampeonato do espanhol. Se a Ferrai leva o título de pilotos, ia ser um fiasco total para a RBR. Vettel fez a parte dele, pole e vitória. Webber e Alonso sequer conseguiram ultrapassar carros mais lentos a frente. E o Alonso ainda foi reclamar com o novato Petrov depois da prova.

O time da RBR nunca teve um grande motor nas últimas temporadas. Pessoal da Renault sempre jogaram tudo no “conjunto”, mas o motor nunca foi fator determinante nas vitórias do time. O motor francês era confiável? Sim, mas era(e é) época de motores confiáveis…

RBR tem o mérito do trabalho de box e estratégias, sempre um “relógio”. Com o novo regulamento, resta a Renault provar seu valor. Ela fez isso no anos 90. O problema maior da Red Bull realmente é o motor. Mercedes chegou ao domínio apostando tudo no novo regulamento, a Ferrari fez o mesmo, investigou o que atrapalhava em 2014 e corrigiu. O carro RBR desse ano esta pior que o ano passado, e o regulamento é o mesmo. O ano para RBR esta perdido, resta a Renault desenvolver novo motor para 2016. RBR também não tem que ficar no mimimi, ela pode ficar dois, três anos sem título, dominou uma era recente, não tem que ficar criticando.

Foi o que Vettel fez, não foi bem em 2014, mudou tudo e hoje trabalha para voltar no topo. Quem diria, o alemão esta a frente da sua ex – equipe nas corridas e no campeonato…

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

RBR (Global) = Red Bull Racing (Globo terrestre exceto as emissoras globais).
Aprenda isso, Marcelo.

luigi
luigi
Reply to  Roberto Fróes
8 anos atrás

É meu caro Roberto ,parece que a RGT consegue domesticar e deixar muito obedientes alguns de seus assíduos espectadores !
É uma pena que gente inteligente se deixe levar pela hipocrisia da emissora.