FUTUROS CLÁSSICOS
SÃO PAULO (faça a sua) – Certamente foi o Jason Vôngoli que fez a lista publicada hoje em “O Globo”, com carros vendidos no Brasil (nacionais ou importados oficialmente) que podem se tornar clássicos em futuro próximo. Alguns eu acho que já são — tem Twingo, Laika e Ka, por exemplo.
Anos atrás, aqui no blog, fizemos nossa relação, também. Mas não estou com muita paciência para procurar. Assim, vamos fazer outra. Com dez futuros clássicos. Daria para fazer com 20, mas vamos ficar com dez, mesmo. É mais prático. Eis a minha, sem ordem de preferência:
1) Renault Twingo
2) Ford Ka (primeira geração, óbvio)
3) Peugeot 205 GTi
4) Daewoo Tico
5) Subaru Vivio
6) Daihatsu Cuore
7) Lada Samara
8) Hyundai Accent (roxo, senão não vale)
9) Fiat Uno (não Mille, Uno, mesmo, todos os modelos)
10) Renault Mégane
Há outros modelos que estão se tornando clássicos, alguns até recebendo placa preta, já, como Voyage, Gol quadrado, Monza, Kadett, os Escorts maiores, todos da Autolatina (Logus, Pointer, Apollo, Verona), Santana… Mas esses eu enquadraria na categoria “quase clássico”, e não “futuro clássico”. Enfim, cada um com seus gostos e critérios. Os dez aí em cima eu teria para colocar numa ala especial da minha coleção.
Alguns já estão, inclusive, como o incrível Goiabinha.
sou apaixonado por corcel 1 ate conhecer o twingo que e a coisa mas linda dos carros pequenos agil gostoso dirigi quem nunca andou procure andar nao vai deixar mas
ja tenho dois pra minha coleçao de classicos um twinguinho e um megane .
adorei o nome do twingo goiabinha kkkk meu ou melhor a minha é Janis
Oi flavio, o goiabinha e maravilhoso, tenho Twingo preto e vai ficar comigo pra sempre, bjs.
Clássicos, para mim, são aqueles que as pessoas conhecem mediamente carros e têm referências, valorizam e consideram na memória afetiva.
A partir de 90 então:
1- Irmãos gêmeos Apolo e Verona;
2- Irmãos gêmeos Versailles e Santana;
3- Uno Mille;
4- Ford K(?);
5- Ford Ecosport;
6- Honda Civic;
7- Toyota Corolla;
8- Fiat 1º Palio – o bolinha dos bolinhas;
9 – Irmãos Gêmeos Logus e Pointer;
10-Renault Twingo.
Menção honrosa para os um pouquinhos anteriores Gurgel Carajás e BR-800.
Adorei você ter citado o Palio G1. Tive um e simplesmente amo esse carrinho!
Abraço!
Gosto muito dos carros dos anos 90, que alguns antigomobilistas torcem o nariz, e concordei totalmente com a lista, um deles inclusive já tive o prazer de ter, Ka 1.6 2007, ultimo modelo dos primeira geração. Passei um ano com ele sendo bastante feliz com seu desempenho e praticidade pro dia a dia. Por motivos de força maior tive de vende-lo em março. Espero no futuro comprar um novamente, mas dessa vez a versão esportiva XR, que tem todo potencial pra um futuro clássico.
Utilizo Ford Ka desde 97. Em 2009 comprei um XR 2007 e dele não pretendo me desfazer. Minha mulher fica insistindo para eu troca-lo… mas sabe que é impossível.
Vou colocar os que já tive
Chevete
Kadett
Vectra
Omega
Megane
Vamos lá…
1) Fiat Tempra 16v, Turbo e Stile
2) Fiat Uno Turbo
3) Gol GTI 16V
4) Parati 1.0 16V Turbo
5) Volkswagen Logus Wolfsburg
6) Chevrolet Kadett GSi Conversível
7) Chevrolet Omega CD 3.0
8) Chevrolet Vectra GSi
9) Ford Versalhes 2.0i Ghia
10) Fiat Tipo 2.0 Sedicivalvole
Menções honrosas:
1) Chevrolet Omega Suprema CD 3.0
2) Ford Escort XR3 Formula
3) Chevrolet Calibra
4) Alfa Romeo 164
5) Chevrolet Tigra
6) Chevrolet Corsa GSi
7) BMW 325i
8) Mercedes-Benz A160
9) Lada Niva
10) Volkswagen Golf GTI
Acho que, pelo valor histórico, a primeira fornada do Uno Mille, Chevette Junior, Escort Hobby, Gol 1000 e a Fiorino 1.0 terão seus lugares em algumas coleções. O mesmo vale para a primeira Chevrolet Blazer nacional e para o Fiat Tipo 1.6 i.e. – e não o Tipo 1.6 mpi que o substituiu.
Fiat Punto, primeira versão, design by Giugiaro, lembrando uma Maserati feita pelo mesmo estúdio.
Br800
Apoiado !
VW Corrado
Renault 21 wagon
Honda Prelude
Alfa Romeo spider
Citroen BX 16 Soupapes
Subaru Outback
Citroen Xantia VTS
Peugeot 406 coupe
Volvo 850
Mercedes Sportcoupe
Renault Megane não seria um “futuro clássico”?
Sendo assim, Fiat Tipo e Audi A3 poderiam ” brigar” pelo 10° lugar.
Seu goiabinha tá lindo demais hein cara!
Parabéns!!!!
E eu li a reportagem, vi o Twingo e lembrei de um certo jornalista, de um certo blog.
Tipo Sedicivalvole!
Acrescentaria seu irmão Alfa 145 Quadrifoglio.
Flávio, poderíamos considerar a ford pampa um clássico? Qual tua impressão sobre ela?
4×4 ?
Mais um post divertido e emplogante aqui no blog que é um super prato cheio para quem gosta de carros de verdade. Ooooooohhhhhh delícia.
Santana e Quantum Sport
Chevrolet Tigra
Passat Pointer e Iraque
Gols Gts e Gti
Omega nacional
Parati Gti
Passats de 98 a 00
Tipo
Astra Wagon
Escort Rs 1998
Coloquei aqui também sem ordem de preferência. Mas na minha opinião qualquer carro fabricado pela Volks na década de 1980 e 1990 são lindos demais.
fiat 147
Ford Belina de 1970
Ford corcel
Chevrolet Chevete tubarâo
Vw Brasília
Gurgel Supermini
Ford Escort xr3 conversível
Vw Passat Pointer GTI
Chevrolet Comodoro
Subaru Impreza
Ah, tem o Tempra também, até versão turbo tinha.
Desculpe, meu navegador não mostrou que já tinha ido, pode desconsiderar.
1- 1º versão do Vectra
2- Gol quadrado
3- Parati quadrada
4- BR800
5-1º Corsa
Lista do FG. Ferro velho tá cheio!!rs
Todos que eu colocaria na minha lista já foram citados.
O único que não foi é o Chevrolet Tigra.
Vc nao colocou o BR 800, q absurdo! Todos os gurgeis são clássicos!!!
Estou falando de novos clássicos. Claro que Gurgel é, há muito tempo.
MInha modesta opinião: pra ser clássico tem que ter sido algo diferenciado da merdia. Daí que dessa lista só concordo que podem um dia vir a ser considerado clássico, os seguintes:
o KA, que de fato era diferente, mas que tem um projeto escroto, pq se puserem gente alta sentados atrás, vai batendo a cabeça; e o paralama traseiro que segura a lama… pelo lado de fora; enfim era diferente, mas tinha como objetivo ser diferente… assim, por marra, gratuitamente…e ainda sacrificou partes funcionais;
o Uno, por ser o projeto fabuloso do Giogetto Giugiaro e ter sido reconhecido como bom pelo mercado e ter vendido o tanto que vendeu, por tantos anos;
e o Twingo, que igualmente é um projeto que priorizou o espaço interno, e que veio a ser diferente, mas por ter sido claramente pensado e não moldado ao mercado.
Agora esse resto aí, que eu tive que procurar no google pra ver do que se tratava… só vai desvalorizar a placa preta…. Acho até que deveria haver uma graduação de cinzas: carro anterior a 1950- placa preta; da decada de 50-cinza quase preta; de 60-um pouco mais claro… até essas coisas da lista aí-placa cinza beem claro… Afinal o mérito de um calhambeque antigo que foi conservado em estado de funcionamento, é muito maior do que qualquer um desses carros mais novos da lista…
Faltou o Corolla na lista.
Flávio, vc já deve ter vistou ou alguém deve ter te mandado: Miniaturas de carros de serviço brasileiros – http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,carros-de-servico-do-brasil-viram-miniaturas,24042,0.htm
Eu capotei um Daewoo Tico em 1998 na frente da minha casa as 3 da manhã!! Fiquei pendurado de ponta cabeça dentro do carro, quando olhei pela janela e vi meu pai saindo pela porta da sala de cueca vinho de lycra e topete penteado!
Eu tive a alegria de ter 4 da minha lista:
1) Honda CRX VTi
2) Alfa Romeo 164
3) Mazda Miata
4) Subaru SVX
5) Citroen XM
6) Fiat Coupé
7) GM Calibra
8) VW Gol GT
9) GM Omega Suprema
10) Ford Escort XR3
Dos anos 90 em diante, sem ordem de preferência:
– Ford Ranger STX cabine estendida
– Ford Ranger Splash
– Ford Ranger limited two tone
– Ford F-1000 última geração
– Ford F-250
– Dodge Ram segunda geração
– Crevrolet D20
– Chrevrolet Silverado
– Chevrolet SS10
– Nissan D21
Ah, tem o Tempra, que até versão Turbo teve.
Gostaria que minha Parati 94 gl entrasse na lista.
Muitos manolos tunam esses carrinhos e acabam com a graça deles.
Tinha um Megane 2000 que me roubaram. O cara me encostou o “berro” e levou o Megane… Achei que fosse ficar com ele pra sempre, nunca imaginei que fosse alvo de cobiça dos larápios. De qualquer fiquei com um Ford KA 2000 “clássico”.
XR3 Conversível
GSI Conversível
GTI 89
City em que a tampa traseira abre lateralmente
4) Daewoo Tico
5) Subaru Vivio
6) Daihatsu Cuore
Agora eu sei como os meus amigos se sentem quando perguntam o que eu ando ouvindo…
Bom dia Gustavo, voce tem algum desses carros?
Meu Escort Hobby 94/95 será, em breve. Mas entra no “quase clássico”. Se bem que os Uno também.
Apesar de não ir com a carinha dos Gol Bola, serão clássicos.
Concordo com a lista.
Omega 92
Ford Mondeo
Astra
Pegeot 407
Citroen C5
Renault Megane
Honda Civic
Corolla
Ford Versailles
BMW 328i
O primeiro gol a ar já é um clássico com certeza, assim como o GT 1.8. Em breve, Gol GTS, GTi e mais um tempinho.. Gol 1000 pé de boi.
Acho que o primeiro Corsa também deveria se tornar um clássico. Lembro que seu lançamento foi uma loucura. Na febre, o povo pagava uma fortuna em ágil só para estacionar o simpático “popular” na garagem. Depois seus derivados e atualizações não tiveram o mesmo encanto. (Talvez a pick-up Corsa..)
Eu gosto de carro, todos eles. Se tivesse muuuuuuuuito dinheiro, era capaz de ter pelo menos uma unidade de cada um dos modelos comerciados por aqui (e alguns do mundo). Vou fazer duas listas a Sprint Cup e a Xfinity
Sprint Cup
Clio (primeira geração brasileira dourado)
Ka XR (primeira geração)
Calibra (de preferência branco)
Suprema
Megane Grand Tour
Primeira geração brasileira de Corolla e Civic (conta como um)
Focus Ghia Primeira geração
Fyber Amarelo (motor de Fusca)
Primeira geração da Pathfinder
Primeira Geração da Hilux SW4
Xfinity Series
Verona GLX 1990 (minha mãe tinha um desses)
Sprinter Furgão
Mercedes Classe E (W210)
BMW M3 E36 (amarela ou azul e interior claro)
Omega CD
XK
Troller T4
Logan primeira geração
Primeira geração do New Fiesta
Cherokee Sport (1997-2001)
GOL, GOLF, UNO, Kombi, Opala, Impreza, Lancer: são clássicos de nascimento.
O óbvio:
Gol GT 1984
Golf Mexicano 1994
BMW série 3 1995
Vectra 1997
Ford Ka Primeira geração
Renault Clio 2001
Renault Megane Grand Tour
VW Passat e Variant 2006
Honda Civic 2007
Citroen C4 Hatch
Ótima Lista Flávio!
Só tiraria o Ka (não consigo gostar dele) pelo Palio 1ª geração (Motor Fiasa)
Abraço!
Apoiado !
Nessa lista incluiria o Fiat Coupé pelo design diferenciado e atemporal e também o classe A da Mercedes e Meriva da GM por serem produtos inovadores no ramo dos monovolumes.
Concordo. E o Fiat Brava também….design único !
Acho que alguns já são clássicos.
Sem ordem de preferência:
Hyundai i30 CW
Toyota Corolla Fielder
Renault Mégane Grand Tour
Passat (LS, TS, LSE, VIllage, Pointer, Iraquiano)
Fiat Tempra
Kadett Gsi (vermelho)
Del Rey Guia
Fiat Marea Weekend Turbo
Gol Gti (Quadrado – Azul)
Escort RS
Abs.
Boa. mas o Fiat Brava não entraria ? Design único e atemporal…assim como Fiat Coupé… ô duvida…
Vou citar alguns carros que foram importados para o Brasil durante a abertura no começo dos anos 90, que tem muitos atributos e/ou são raros por aqui, por isso podem se tornar clássicos.
Citroen BX
Citroen XM
Mitsubishi Eclipse GSX
Nissan Máxima 3.0
Peugeot 605
Renault 19 16S
Renault Laguna 3.0
Saab 9000 CD
Subaru SVX
Suzuki Swift GTI
Muito boa essa lista.
Faltou o Corolla nessa lista ai… rsrsrs
Acho que trocaria o Mégane pelo R19
Concordo, Renault 19 na versão 16S ainda (de 140 cv).
Da tua lista eu colocaria apenas o Twingo, o Uno e o 205 Gti (que não vai virar, já é clássico ).
Lembrei de alguns da década de 90 que não podem faltar:
Chevrolet Omega nacional.
Gol Gti quadrado
Vectra GSi
porque o mille nao vale? tenho um 2010 unico dono comprei zero quero levar ate a morte,,,,,,,,
1) Honda Fit
2) Fiat Uno
3) Peugeot 206
4) Chevrolet Corsa (a primeira geração daqui do Brasil)
5) Ford KA
6) Volkswagen UP!
7) Mercedes-Benz Classe A
8) Hyundai Azera
9) Citroën C4
10) Volvo C30
Volkswagen UP! Aí não ! Pegou pesado.
Volkswagen UP! Só pode ser piada !
Tenho meu primeiro carro até hoje. Um Uno Mille 2002 que comprei zero km, depois de muito pechinchar.
Quase não era mais usado. Há três semanas uma maluca atravessou uma avenida de três faixas sem parar no cruzamento e destruiu meu outro carro. “Levantei” o velho Uno e voltei a rodar com ele. Lembrei-me do seu Goiabinha. Várias vezes. E decidi: não vou vender meu Uno. Vai ficar comigo. Pra sempre.
Olá Flávio, sou dono de um Ford Versalles 2 litros, 93/94, duas portas, injeção eletrônica digital FIC. Sou o segundo dono dele, comprei em 1997, tenho todos os manuais e notas. O carro está com uma ótima aparência e mecânica impecável – nunca teve kit GNV- . Pode ser considerado um carro clássico??? Desde já agradeço.
Será.
Assim espero. Tenho um. Carrão! A propósito, você faz parte da página do Versailles no facebook?
Ah Flavio, pelamor.. A leva de importados entre 93-95 é repleta , como Calibra, Subaru SVX, Passeo, Prelude…o Logus wofsburg, Pointer, mas posso ter interpretado mau, a medida que vc talvz enquadre estes então já como “quase classicos”…né?
Cara o Subaro VIVIO é um que realmente só tem ele, assim como o Peugeot 106(que realmente faz 20 por litro)…Abraço