GHOST

SÃO PAULO (que las hay…) – O Toleman que Senna guiou em 1984 está à venda na Inglaterra. Em Londres, numa loja de carros de luxo. O proprietário diz que desde que o carro chegou lá, sente uma presença estranha no local.

Bom, todos conhecem minhas crenças — nulas. Também não acredito em espíritos, vida depois da morte, fantasmas. Acredito, porém, em discos-voadores e ETs. Mas nunca vi nada disso — nem ETs, nem ONVIs, nem fantasmas, nem espíritos. É frustrante, de certa forma.

No entanto, respeito quem acredita em qualquer coisa. Só desprezo picaretagens e o uso que as religiões formais fazem da fé. Fé é um negócio sério, que deveria ser respeitado.

Enfim, sem elucubrações. Já estive em Imola e na Tamburello depois da morte de Ayrton. Várias vezes. Não senti nada de especial, mas se disser que senti, será verdade, também.

Entenderam?

toleman84sennampnaco

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Borges
8 anos atrás

Acredito em nada, mas acredito em tudo. E não entendi o que vc quer dizer, mas entendi.

Adelson travassos
Adelson travassos
8 anos atrás

Sim….Senna a esta altura do ”campeonato” está ‘tocando”é um ”disco voador”. Legal o FG crer em naves…e seus tripulantes…”Fantasma junto ao Toleman ñ duvido, mas nunca o Senna..Como dizem os espíritas” existe uma multidão a nos observar e nos influenciar. Quem duvida tente um terreiro de umbanda,(salvo engano uma religião brasileira, a única.) converse com um ser que habita outra dimensão…ñ tem com que se assustar, pelo contrário. no youtube se o interesse for cristão/católico..vale conferir qualquer pregação da ”Dra. Filó”. É de cair o queixo.

fernando
fernando
8 anos atrás

Bela jogada de marketing. Primeiro, todos sabem agora q o carro esta a venda. Segundo, p os mais fieis, o preco do carro sera inflacionado. Parece q assim q funcionam as coisas…

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Aqui no Brasil se o vendedor falar isso pode espantar compradores, mas em outros países não, pode virar atração, despertar curiosidade e atrair compradores. Pode ser isso. Um carro do Senna estático é um preço, mas um carro do Senna com o espírito dele fazendo uma vistoria de vez em quando, o valor dispara… kkkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Entendi. Você é daqueles que dizem: – Sou ateu, graças a Deus!

ms
ms
8 anos atrás

Senna adquiriu sua “habilidade” pra pilotar na chuva com o know how que desenvolveu de tanto “esparramar” pra cima dos outros pilotos com a pista seca……….

Marcus Lima
Marcus Lima
8 anos atrás

Nada a ver com espíritos ou ectoplasmas. Já disseram lá atras: é a economia, estúpido. Neste caso, é a História, estúpido. Saber o tamanho de um carro desse, o seu significado, é intimidador. Meu pai me disse, um dia, como foi estranho, e especial em sensações, ir no museu dos Beatles e ver o óculos do John Lennon. Que coisa estranha e carregada de emoção estar tão perto de um evidência física de um ser humano fora do comum. Posso dizer que no último salão do automóvel chorei copiosamente dirante de um chassi MP4-4, de 88, do primeito título de Senna. Nada de ser viúva: é tocante vc chegar tão perto de algo que parecia tão distante, que você nunca pudesse ver em vida. Acho que choraria diante da Lotus Jp 72 de Emerson, diante do Coppersucar Fittipaldi…é um misto de ” essa porra não pode ser real, de verdade”, com a consciência de um ” puta que pariu, é verdade mesmo, eu estou aqui”…sei lá…imagino que seja algo similar a emoção que sente alguem no topo do everest: fruto de cruzar a fronteira da imaginação, do sonho, e ver assim tão perto algo que parecia apenas uma miragem, impossível…

borduna
borduna
8 anos atrás

bem, um fantasma em Londres acompanhando um carro da Toleman, equipe totalmente britanica , poderia ser de alguém mais desse time, por exemplo, o Peter Gethin, ex-F1 anos 70 e team manager da Toleman, ou o Brian Hart , porquê não , este que construiu os potentes motores turbo desse carro e morreu cerca de um ano atrás…

Itamar
Itamar
8 anos atrás

Ah, Flavio, você é o que chamariam de impagável…. Me divirto muito com seus comentários. E concordo contigo em quase tudo. Não, não, melhor: concordo em tudo mesmo. Abraços.

VALMIR LOPES
VALMIR LOPES
8 anos atrás

Não.

FABIO LUIS GIORDANI
FABIO LUIS GIORDANI
8 anos atrás

Esse carro que o Senna guiou possuía dois aerofólios ou é impressão minha?

EduardoRS
EduardoRS
8 anos atrás

Eu sou espírita, acredito em vida após a morte, e acho que essa história do vendedor é conversa pra boi dormir. O que o cara sente (ou diz sentir) é apenas uma ligação emocional dele mesmo com o objeto em questão. Um espírito desencarnado, fantasma, alma penada ou como quiser chamar, não daria a mínima para um objeto material. Pra mim, é só um argumento de venda para algum ingênuo com uma conta bancária bem gorda.

JT
JT
8 anos atrás

João Batista pregava nas margens do Rio Jordão, a céu aberto, para algumas dezenas de pessoas. Nenhuma relação, portanto, com padres e pastores que pregam na TV ou em templos faraônicos. Sou religioso, mas cada vez que vejo gente pedindo dinheiro pela TV, fico revoltado.
Certas religiões orientais acreditam que até objetos possuem uma alma, ou áurea. Neste ponto de vista, o Toleman do Senna seria um carro impregnado de energia positiva, que o próprio Senna teria deixado no cockpit. Converse com um cara chato e perceba a energia que ele tira de você…
Pelas coisas que já passei nesta vida, não duvido de nada, mas não usaria argumentos inexplicáveis para vender um carro. Um carro de corrida, quando tem história, se vende vende por si só.

ms
ms
8 anos atrás

Por diferente que seja a área, seja no esporte, meio artístico ou até mesmo religioso em que qualquer pessoa seja colocada na condição de ídolo e transformada em ícone por seus pares, suas reações serão muito parecidas…..coloque perto de um ator uma roupa que Marlon Brando tenha vestido em algum de seus filmes ou de qualquer jogador uma chuteira usada por garrincha ou mesmo coloque nas mãos de qualquer guitarrista alguma guitarra que Jimi Hendrix tenha tocado em algum de seus shows que eles, no mínimo, sentirão alguma presença estranha por perto como acontece com o proprietário do carro do Senna…..

Lio
Lio
8 anos atrás

Era católico desde criança ( ouseja era nada …padres não ensinam nada quase ) Ai meu socio Evangélico falou assiste RRSOares isso faz uns 3 ou 4 anos..e aprendo todo dia um trecho da Biblia que chamo de Manual de Vida que os ETS deixaram ..la diz a comida que podemos comer e a que não podemos..quantas horas devemos trabalhas,comer,se divertir..é um MAnual de vida E QUEM SEGUE SE DA SUPER BEM como Eu ganhei varios MILAGRES ..e seguindo o que aprendi la QUANDO SE MORRE não tem nenhum contato com a Vida aqui é IMPOSSIVEL la diz e tudo que aparece aqui são ajudantes do Diabo para encher o SACO do pessoal e la diz que o diabo é o CARA MAIS PODEROSO que existe acima dele só Deus ..dai o Bichinho faz o que quiser aqui assobrações etc Se serviu de instrução para alguém esta é minha opinião e la tambem diz LEIA E APRENDA POIS A VERDADE VOZ LIBERTARÁ …sem ler e aprender IMPOSSIVEL APRENDER abs a todos

LucPeq
LucPeq
Reply to  Lio
8 anos atrás

Eu sigo a biblia do pescador!!!

Carlos
Carlos
8 anos atrás

Não. Mas entendi.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Mas não vejo vantagem nenhuma do cara que está vendendo revelar isso, eu não compraria!!!

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
8 anos atrás

A viúvada vai pirar com a possibilidade de comprar o carro e levar o fantasma junto.

PAULO F1
8 anos atrás

Eu ví os treinos e a corrida e não nego que o acidente fatal do Roland
Ratzenberger mexeu comigo. Como o cockpit foi destroçado (em parte) dava para ver um dos braços dele (acho que pela posição do carro, era o braço esquerdo. Não sei se tem uma imagem disto, mas quando passam um replay dá para ver). Fui dormir angustiado principalmente por achar que não deveria ter a corrida (acho isto independentemente do Senna ter falecido na corrida). Lembro ainda das fotos do acidente fatal do François Cevert. Sei que a F1 tem contratos milionários e cancelar uma corrida jamais fará parte de uma atitude da FIA, mas por mim esta e outras corridas onde ocorreram acidentes fatais em treinos deveriam ser canceladas. Finalizando fui dormir meio angustiado e comecei a assistir a corrida ainda com o acidente do Ratzenberger na cabeça e aí veio o acidente do Senna, depois disto eu desliguei a TV.
Quanto a fantasmas e etc., creio que talvez o fator emocional que carrega a morte do Senna, pese mais em algumas pessoas fazendo com que estas pessoas tenham sensações diferentes. (Não digo aqui que eu não creia em espíritos, creio sim e creio ainda em Ets. Não descarto nada, mas assim como o FG, desprezo o uso da Fé como comércio e o elogio por esta colocação muito bem feita), Valeu Flavio Gomes e valeu pessoal.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
8 anos atrás

A fé deveria ser um “não-negócio” para ser séria

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Não.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Não sei onde li, mas se não me engano o Senna havia afirmado que os carros da Toleman eram verdadeiras cadeiras elétricas, do tipo “bateu… fodeu”.

Quanto ao resto, acho que é apenas uma reação emocional diante de uma reliquia especial. Tente visitar o Memorial de Treblinka e não se emocionar.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Senna sabia que qualquer batida frontal na Toleman era fim de carreira.
A do Ceccoto terminou assim .
O Bardo tem uma máxima legal: “há mais coisas entre o Céu e a Terra do que imagina nossa vã filosofia”

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

A cadeira elétrica, infelizmente, estava em outro carro.

bob nogueira
bob nogueira
8 anos atrás

Como diz Graham Hancock. “As chances de vida após a morte são 50-50” já que ninguém voltou para contar o que acontece…

Flavio, se tiver algo pos-morte tenta deixar uma mensagem no blog… para as gerações futuras..

Abraços

Gustavo Amaral
Gustavo Amaral
8 anos atrás

Independentemente de espíritos, almas errantes, presságios, etc, etc E etc., será que o proprietário da concessionária permitiria um “test drive” a algum eventual comprador para que este se certifique do produto que está comprando??? rs

Jonivan
Jonivan
8 anos atrás

Lindo carro, queria ter algum dinheiro sobrando para arrematar, com fantasma e tudo!

Lico
Lico
8 anos atrás

Acabei de pegar essa nas bancas!!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

não precisa acreditar em nada nem ter fé! pode ser simplesmente aquele “clima” estranho! isso todos sentem
quando vc chega num lugar e sente que o clima ta pesado ou coisa do tipo. pode ser só isso

Ardiano Silva
Ardiano Silva
8 anos atrás

Bem, você fala com carros… e eu acho isso normal.

Seinfeld
Seinfeld
8 anos atrás

Sinto “presenças estranhas” neste blog toda vez que o assunto é relacionado ao Ayrton Senna.
Fantasma e viúvas. Mau agouro.

Gus
Gus
8 anos atrás

Bela picaretagem, o que o espírito de Ayrton Senna iria ficar fazendo junto a um mero item material, com valor nulo para outras frequências e dimensões? Será que Ayrton não teria mais o que fazer além de zelar por um monte de metal, fibra e borracha?
Mas enfim, cada um tenta vender as coisas do seu jeito – rsrsrsrrs.

Marcos
Marcos
Reply to  Gus
8 anos atrás

Até porque, tinha muito MP4/x pra ele alisar, né não ?

Carlos Jose Pimenta
Carlos Jose Pimenta
8 anos atrás

Eu não acredito em bruxas, mas que eles existem, existem. – Bela Máquina essa.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

Duvido muito que o fantasma de Ayrton, quisesse se prender a este…… digamos…. objeto. Acho que ele escolheria uma McLaren, pelo menos.
Se o dono da loja sente uma presença espiritual, quadros se mexendo, etc, deve ser fantasma de outra pessoa.

ANNEKIM
ANNEKIM
8 anos atrás

Icsso não ecxiste ,são ectoplasmas que vagueiam até acabar a gasolina . (Pe Quevedo)

Titus
Titus
8 anos atrás

Na semana da fatídica corrida de Ímola, sonhei com uma série de acidentes na Fórmula 1. Carros batendo, decolando, explodindo e tal. Aí o Rubinho dá aquele pancadão na sexta, o Ratzemberger morre no sábado e o Senna bate as botas no domingo. Caramba! Por que eu não sonhei que estava transando com a Sharon Stone (da época)? Enfim, não acredito em tudo, mas a prudência recomenda que eu não duvide de nada…

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
8 anos atrás

Não.

Diego
Diego
8 anos atrás

Entendemos. Como dizem os falantes da língua espanhola, “Jo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.”

Paulo McCoy
Paulo McCoy
Reply to  Diego
8 anos atrás

Eu concordo no quesito ‘brujas’; alias, quase que diariamente, entre 19h20min e 19h40min, eu vejo uma na TV. Mais especificamente, em um programa exibido pela emissora SBT (“El Chavo Del Ocho’, se não me falha a memória).

Thiago Leal
8 anos atrás

Também não acredito em nada disso — mas respeito quem acredita e, embora duvide, não desconsidero a possibilidade de tudo que for metafísico existir. Duvido de tudo, mas só sei que nada sei.

Mas entrando na lógica de pensamento dessa galera, acho que se o Ayrton fosse assombrar um carro, seria a McLaren Mp4/4 ou Mp4/6, não essa Toleman!

Adriano Silva
Adriano Silva
Reply to  Thiago Leal
8 anos atrás

@Thiago, acho que as MP4 descansam em paz, cumpriram sua missão… tem que assombrar é essa Toleman mesmo :-P dá mesma forma que no futuro Alonso vai assombrar é a McLaren deste ano…

Toni Casagrande
Toni Casagrande
8 anos atrás

Picareta é picareta. Independe do local ou do tipo de carro que vende. Este é o fantasma 171.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

Acredito na existência de espíritos porque já presenciei eventos relacionados. Bem, é o tipo da coisa que para acreditar, tem que presenciar, mesmo.

Não duvido que o que o vendedor diz seja verdade.

Luiz Carlos Silva
Luiz Carlos Silva
8 anos atrás

Bem, pode ser apenas merchandising do sujeito pra chamar a atenção pro carro. Quanto a existência de “outro mundo”, eu acredito pelo que já vi e pelo que meu pai já viu. Mas enfim, quem não viu tem o direito de não acreditar e deve ser igualmente respeitado na sua incredulidade.

Cedujor
Cedujor
8 anos atrás

Eu entendi…

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Cedujor
8 anos atrás

Eu também. Primeiro de Maio está chegando.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Estive em Imola em 2012, durante uma viagem de férias. Era uma tarde ensolarada de sábado. Autódromo às traças.

Fui pelo lado de fora, no meio do mato, até a grade onde ainda tem um monte de coisas coladas. Fiquei pensando se aquelas rosas são ainda de 94.

Tudo bem que pra mim é diferente, eu sempre fui muito fã do cara, estar ali pra mim era marcante, sobretudo pela imagem gigante dele que tem na lateral de uma das arquibancadas, de macacão azul da Rothmans.

Mas, vou te contar que parecia que eu tava num cemitério…

Mauricio P.
Mauricio P.
8 anos atrás

Típico papo de vendedor tentando aumentar em mais alguns dinheiros o valor de venda. Até “fantasma bonzinho” ele inventou, afinal, como ele mesmo disse, é uma presença que não assusta. Deve ser algo do tipo Gasparzinho, o fantasminha camarada que nesse caso quanto mais camarada em encher o bolso dele, melhor.

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

A única presença estranha que ele esta sentindo é o da conta corrente que vai com certeza aumentar alguns dígitos com a “comissão” que vai receber , nada mais justo. Igual a mim ,que sinto presenças estranhas todo o dia ,são cobradores batendo na minha porta me cobrando.

Fernando Delucena
Fernando Delucena
8 anos atrás

Coisa é certa … Em se tratando de Ayrton Senna, se ele tivesse que escolher por onde perambular como espírito, é mesmo mais provável que escolhesse os carros que pilotou do que amigos ou familiares!

Mas energia tá aí, todo mundo sabe, nem precisa ser espírito não, arrepia mesmo, ainda mais se você conhece e já é naturalmente tocado pela história.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Fernando Delucena
8 anos atrás

Concordo. Não tem nada a ver esse papo de fantasma. Senna foi o cara mais marcante da F1. Natural que um fã fique emocionado diante de um carro que ele pilotou. Se não estou enganado, Hamilton andou em uma Maclaren da época e disse que tinha sentido a presença dele. Ele sempre será lembrado e vai gerar comoção, inclusive pela maneira como morreu.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
8 anos atrás

Hehehe. É isso mesmo. Em negócio de fé, basta que se creia para ser verdade. E quem quiser que conte outra… rs.

H. Menon
H. Menon
8 anos atrás

Presenca estranha no local = Clientes, que de tao poucos parecem fantasmas. Agora o bloke esta inventando uma para aumentar a curiosidade sobre a empresa e faturar algum. Vai conseguir ambos.