MOTOLAND

SÃO PAULO (o máximo) – Ana Luíza Bentley (gostei do sobrenome) estreia como colaboradora do blog mandando a foto da gigantesca Amazonas. Faz tempo que não vejo uma. Mas sempre gostei da ideia: uma moto com motor de Fusca. Tinha até marcha-à-ré. Pergunta aos blogueiros e blogueiras: alguém já dirigiu uma dessas?

PRF Amazonas

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Allan Jurk
Allan Jurk
8 anos atrás

Eu não dirigi , mas já empurrei e posso dizer que é bem pesada….

Antonio Ancesa
Antonio Ancesa
8 anos atrás

A moda agora é colocar motor de moto em carro. Fugir do tradicional.

Matheus
Matheus
8 anos atrás

Nunca andei. Quando pequeno, e já vão uns 25 anos, mas tinha uma preta em Pirassununga-SP linda. A mais bonita que já vi.
Até hoje lembro muito bem dos detalhes dela, a começar pelo tanque de combustível em formato de caixão.
Se minha memória não falha, ela foi personagem em uma reportagem sobre Amazonas em uma revista a muitos anos atrás.
Onde será que essa moto está hoje?

Sabugo
Sabugo
8 anos atrás

Para quem gosta de barcas ‘cruiser’ ou turismo, hoje em dia existem a lendária Honda Gold Wing 1800, com seus seis cilindros boxer e 400 kgs e a BMW K1600GTL, também seis cilindros, fora outras jiripocas menores.
São motos caras, desajeitadas, lentas, mas serve para quem tem mais de 60 anos navegar pelas rodovias com todo o conforto do mundo, em velocidades moderadas, ouvindo um som, admirando a paisagem. E ao contrário da Amazonas, são motos que funcionam como relógios, com motores suaves, muita tecnologia e conforto.

125ecia
8 anos atrás

Paixões à parte a Amazonas era uma estradeira nata sem deixar nada a dever às Harley Davidson da época que também eram pesadas e defasadas tecnologicamente. A Harley só foi se atualizar e melhorar muitos anos depois. Comparações entre motos do mesmo período podem ser feitas sem nenhuma levar muita vantagem sobre a outra..Mas a Amazonas era brasileiríssima.

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
8 anos atrás

Nunca andei, mas vi uma cena ótima com uma dessas, no começo dos anos 1980. Na época, a rapaziada da minha cidade costumava se reunir aos domingos em uma esquina defronte à Prefeitura para paquerar e jogar conversa fora. Nisto, pela rua lateral à Prefeitura, chega um caboclo pilotando uma Amazonas com duas (isto mesmo, duas) meninas na garupa. O semáforo fechou, ele parou, a moto começou a inclinar para a esquerda, continuou inclinando, as duas meninas pularam e saíram correndo, o estribo do motodonte encostou no chão e só então o distinto apeou. Não me lembro como ele levantou os quase 400 kg de motocicleta, porque estávamos todos ocupados demais rachando de rir…

Jason Vôgoli
Jason Vôgoli
8 anos atrás

A única moto com motor VW que prestou foi a Kahena. Também era brasileira e foi produzida na década de 90, bem depois do fim da Amazonas.

Ronaldo
Ronaldo
8 anos atrás

Tinha um japonesinho voador chamado Eduardo Saçaki aqui em Cascavel que gostava de empinar a Amazonas de um amigo. Era um show!

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Ronaldo
8 anos atrás

Eduardo Saçaki esse era o “Japônes Voador” Bicampeão Brasileiro de Motocross, Pentacampeão Brasileiro de Super Cross. Bicampeão Latino Americano de Supercross, entre tantos outros titulos, era uma fera no motocross nacional, até sofre um acidente em 2005, hoje mora em Corbélia no PR.
Ainda faz trilhas , trabalha como confeiteiro para viver.
Grande Saçaki, vi várias corridas desse piloto, um verdadeiro monstro, show…show.
Uma das caracteristica dele era pintar o cabelo com cores berrantes.
A ultima vez que o vi pilotar foi no Nas Nuvens em Campos do Jordão.
Valeu Ronaldo

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Zé Zanine
8 anos atrás

Valeu Zé um abraço

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
8 anos atrás

Um ode à industria de fibra de vidro dos anos 80 brasileiro (Motor VW+Fibra de vidro resumiu boa parte da nossa tecnologia), enquanto a engenharia estava muito mais pra uma lancha de pesca, o preco circulava entre os veiculos mais caros do mundo.

É mais facil gostar de dor de dente do que de uma Amazonas.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
8 anos atrás

Nunca andei na Amazonas, mas andei, há milênios atrás, de HD 1200 e de Vincent HRD 1000. Não gostei de nenhuma das duas.
Um amigo nosso, dono de DKW, aliás, Puma 67 prata (Reinaldo) tinha uma até recentemente, mas vendeu.
Quanto a andar de 125, cansei de andar com uma CGzinha na Avenida Brasi (Rio de Janeiro), nas marginais em SP (com a de meu irmão), viajava com a minha toda 6ª feira à noite, sem nenhum tipo de problema.
Aí lançaram a CB400 nacional.
Claro que era bem melhor, mas antes só havia 125… deixar de viajar por causa disso?
Pois quando elas foram lançadas, em 1976, se não me engano, vieram 2 rodando de Manaus a São Paulo, com média acima de 100 – média, eu disse – e foram até multadas pela PRF em uma Veraneio, pois acima de 80 “elas estavam desperdiçando gasolina”.
Quanto a motos com grandes motores, aqui no Rio vi uma com motor V8, e em Miami uma HD com motor Viper V10.

Luiz AG
Luiz AG
8 anos atrás

Um lixo. Andar nela era feder gasolina, por causa dos carburadores de carro bem na sua canela. Andava pouco e bebia muito, tinha um quadro sofrível. A embreagem era ideal para o hulk.

Mas os colecionadores adoram.

Bira Martins
Bira Martins
8 anos atrás

Eu já! Aqui em Barretos tem uma e muito bem cuidada.

Helio
Helio
8 anos atrás

IMHO, moto com mais de 1000cc é exagero: primeiro pq não precisa de mais que 125cc pra deslocar dois adultos; segundo que mais do que isso, a moto vira um cavalo chucro; daí se não tiver eletronica controlando, vai pro chão. E isso aí, não deve dar pra pegar corredor, e na cidade deve esquentar que só o cão… Enfim, quem bolou isso tem seus méritos de projeto e execução, mas é um trambolho que se apropriou inadequadamente da classificação de moto…

Bira Martins
Bira Martins
Reply to  Helio
8 anos atrás

Nunca andou de BMW GS 1200 certo?

Virgo
Virgo
Reply to  Helio
8 anos atrás

Só um comentário, Hélio: Motos de 125cc só servem, IMHO, para circularem no bairro ou ir na padaria buscar pão. Para enfrentar o tráfego pesado das vias expressas de uma cidade como São Paulo, essas motos não tem estrutura, nem motor nem freios suficientes. Nas marginais aqui já é um perrengue danado, estrada então nem pensar. Já andei nas marginais de 150 (um horror) 300 (melhorou, mas faltava potência) e agora ando de 650cc, não porque quero, mas principalmente por questão de segurança: freios e motor sobrando pode ser um diferencial entre sofrer ou não um acidente de moto.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Helio
8 anos atrás

Você sabe o que é uma Harley???

Rodrigo Massa
Rodrigo Massa
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Eu sei! Uma tranqueira velha e defasada com uma legião de trouxas que pagam caro por elas. Pagam micos também!

Daniel Massa
8 anos atrás

Nunca andei, mas visitei a serralheria de um cara que fazia chassis para as Amazonas em Conchal-SP. Dizia a lenda que ele e um amigo foram do interior de São Paulo aos EUA cada um com uma Amazonas. Vou colher mais detalhes dessa história e te passo depois, FG.

Rossini
Rossini
8 anos atrás

Alguém me disse uma vez que existia um projeto de moto com o motor do br 800 supermini mas que nunca saiu do papel, alguém já ouviu algo a respeito?

Paulo Renzo Glória
8 anos atrás

Fui dono de uma Amazonas 1600cc 1988 preta por 12 anos. 1988 foi o ultimo ano da fabricação oficial dessa moto pela AME Motocicletas Especiais.
Sair com ela nas ruas ou estradas era o máximo para massagear meu ego! Todos achavam incrível. Até para as fotos de um casamento emprestei minha moto.
É robusta até demais. Mecânica super simples da VW a ar. Só a ciclística dela é o que deixa a desejar. O deslocamento do peso vai muito para a frente e dificulta nas frenagens bruscas. Mas me acostumei com o “jeitão” dela e viajei bastante.
Posso dizer que me tornei um conhecedor dessa moto. Eu mesmo fazia toda a manutenção dela. Vendi no começa deste ano e tenho certeza que vai continuar trazendo muita satisfação ao novo dono.

Márcio Haddad
Márcio Haddad
Reply to  Paulo Renzo Glória
8 anos atrás

Não sei se já conhecia o Blog do Gomes Paulo, e pena que vendeu a moto. Mas muito obrigado pelo comentário!

Ana Luíza
Ana Luíza
Reply to  Paulo Renzo Glória
8 anos atrás

Paulo, sobrou alguma foto? A Cycle World publicou uma reportagem sobre a Amazonas, mencionando ser a maior moto do mundo mas relatando também as características por você comentadas. Mas o bom mesmo foi “The Revenge of Amazonas”, na edição seguinte, com um modelo modificado e com vários venenos e destaque na capa, parada e com o pneu traseiro girando e gerando um baita fumacê.
Apesar de ser uma moto grande, talvez não tenha sido uma grande moto mas ficou na historia e serviu para amenizar o problema provocado pela proibição ou limitação das importações.

Márcio Haddad
Márcio Haddad
8 anos atrás

Vou pedir para o Paulão comentar. Ele tem uma!

Marco
Marco
8 anos atrás

Moro no sul do Japão e num pequeno vilarejo próximo a minha casa, interior mesmo, um milionário excêntrico tem um museu com um mega acervo de motos antigas , dentre elas uma moto que pertenceu ao Mussoulini e umaAmazonas praticamente Okm

fernando
fernando
8 anos atrás

Ja FG e posso dizer, uma bosta rsrs….

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  fernando
8 anos atrás

Concordo plenamente, um lixo!!! Por isso que o projeto não foi pra frente hehehe

Italo Drago
Italo Drago
8 anos atrás

Nunca dirigi uma dessas, mas já andei na garupa de duas com meu pai. Era ele quem dava manutenção nas motos da PRF lá em São Borja enquanto eles tinham esses monstrengos, então às vezes apareciam elas lá em casa. Era divertido demais.

Bruno Lombardi
Bruno Lombardi
8 anos atrás

Nunca, mas sonho com esse dia. Que coisa mais linda!

Vitão
Vitão
8 anos atrás

Li a algum tempo que alguém tinha comprado os direitos da moto e estava exportando para o Japão. Também já vi uma moto americana com motor do Corvette, o que deve ser insano , surreal mesmo.