PRECIOSIDADE
SÃO PAULO (por onde anda?) – O vídeo que o Paulo Baby Tohmé compartilhou no Facebook é dos mais legais que já pintaram no blog, que está chegando perto do décimo aniversário, inclusive. Trata-se do Festival de Fórmula Ford 1.600 em Brands Hatch, 1982. Maurício Gugelmin e Julian Bailey brigam pela ponta até que o brasileiro, numa tentativa de ultrapassagem que seria maravilhosa se fosse concluída, toda um pneu no pneu do rival e sai capotando.
Imagens fantásticas, e como disse o Tohmé, não sei nem se Gugelmin já viu isso. Falando nele, alguém tem notícias do Maurício? Um dos caras mais legais — e corretos — com quem convivi no automobilismo. Mas depois que ele parou de correr, simplesmente desapareceu.
Baita perigo de quebrar o pescoço. Mas a manobra foi linda.
Este fim de semana estava assistindo pela ITV que transmite o BTCC e todas as suas categorias de suporte ao vivo em umas 6h de transmissão ininterrupta, e até ano passado ainda existia a Formula Ford Inglesa, já neste ano a categoria se tornou MSA Formula porque adotou o regulamento da F4 só que movido por motores Ford.
O vídeo dessa batida é encontrado no Havoc 3, série de fitas VHS que a editora Abril lançou nos anos 80 e 90 com acidentes dos mais diversos tipos dentro do auto e do motociclismo mundial.
Lembro bem deste deste video Havoc e lá eles falam que a categoria é Fórmula IV. Um claro erro de tradução já que em inglês a pronuncia de Ford é parecido com Four. achei muita graça disso na época e quem diria que hoje tem uma categoria chamada Fórmula 4.
Affonso,na verdade o vídeo da batida do Gugelmin é encontrado no Havoc 5.
No Havoc 3,o que achamos é o acidente do Manfred Winkelhock.
Curtia demais essa série Havoc,ainda me faltam conseguir os volumes 1,3 que já citei aqui,9 e o 11(esse raríssimo.)
Ficaria agradecido a quem pudesse me ajudar a achar algum lugar que possuam essas fitas a venda.
Que patrocínio é aquele com nome Lucas na linha de chegada?
Lucas é uma fábrica de embreagens inglesa.
Ele deve estar cuidando dos negócios de reflorestamento da família.
Grana ali parece que não falta, o iate dele é um dos maiores ancorados na marina Tedesco aqui em Balneário Camboriú.
Reza a lenda que Gugelmin tinha problemas com os seus engenheiros na Leyton House sobre a suspensão do carro e até que ele teve aquele acidente espetacular na largada em Paul Ricard , onde saiu capotando de novo https://www.youtube.com/watch?v=s4ZWSe5-CDs
Depois disso ele bateu tanto o pé que apostou com os engenheiros que se tirassem as rodas e colocassem o carro no chão, se a suspensão do carro se movesse ele não abriria mais o bico o resto da temporada e assim foi feito e o que aconteceu?
O carro bateu no chão feito pedra…
Eram as molas e não as rodas.
A geometria da suspensão se auto-bloqueava e a suspensão não se mexia.
No desafio do Gugelmin, tiraram as molas e ela não abaixou.
Quem fazia a aerodinâmica era o Adrian Newey, que não era o responsável pela suspensão.
Gugelmin, que em Tupi significa “grande capotador de carros”.
piloto pé de chumbo e maõs de cimento
Grande Maurício, gente finíssima. Conheci ele, menino ainda (nós dois) correndo de kart pela equipe Bosca em São José dos Pinhais. Bela carreira, vitorioso por onde passou, deve ter muitas histórias para contar. Gostava de um capote, vide aquela memorável largada do GP da França (não lembro o ano) em que saiu voando através do grid e depois ainda fez a melhor volt da prova. Dirigiu um dos mais belos F1 da história, o March Leyton House.
Que pena os carros de corrida de hoje não derraparem mais!!!! Agora diz-se “espalharam na curva”!!!!
A empresa da família de Gugelmin é a Remasa, http://www.remasa.com.br/index.php. E aqui tem uma foto dele em fevereiro deste ano: http://www.remasa.com.br/midias/8579258e3c8dcf1.jpg
Onde ele está não sei, mas o Iate dele de vez em quando fica ancorado aqui na frente de casa, em Balneário Camboriú…
Pois é acidente feio, mais em 15 anos de acompanhar corria nunca vi um socorro tão rápido, nem na formula 1.
O Gungelmim deu um capote parecido com esse na F-1 também, em uma largada (não me lembro agora de qual GP). Me lembro dele mostrando o capacete ralado pelo asfalto depois da prova.
…dos tempos que patrocínio não era difícil..e os custos eram baixo….carro da “Madebrás”…rs….
A família do Gugelmin era dona da Labra? A Labra ainda existe?
Quem nunca desenhou com lápis de cor Labra ou Faber Castell?
Sensacionais os carros, ariscos, de perigosa leveza, a combatividade meio crua que proporcionam e ainda com esse canto das borrachas… Isso da vontade de pilotar.! Show!
Já estava fazendo estágio pra ver o mundo girando.
http://www..youtube.com/watch?v=s4ZWSe5-CDs
É o preparo dos franceses em 1989 pra tirá-lo do carro também não foi dos melhores. Depois fritam os brasileiros que atenderam o Phillipe Streiff. Mas no caso desse, o despreparo trouxe consequências graves.
Flavio, você acha que ele não teve muita oportunidades de mostrar o potencial na F1, ou ele não tinha potencial para ser piloto de ponta?
O Mo Gugelmin, como era conhecido na Indy, é “chegado” numa capotagem. GP da França ( 88 ? 89? ) em Paul Ricard, saiu arrastando ou arrastado na reta de largada inteira. Faltou carro bom na F1.
Gugelmin ….sumido mesmo.
O melhor mesmo é ver como automobilismo é melhor sem spoiler e aerofólio.
Legal, correto e sortudo pra K@r@io de sair andando de boa depois de uma capotada daquelas!!!
Mto DEZ !!! Diria até msm hilário ver a total falta de segurança dos “ajudantes” de pista tentando erguer o carro pra ele sair…e se o kra quebra o pescoço numa dessa…kkk putz que zica…mas parece-me que naquela época eles eram mais protegidos do que nos dias atuais não ?! bem mas o video é mto DEZ msm…
Alguém reparou o que tinha de terra embaixo do “arco” do Santo Antonio???”Bola extra” para o Gugelmim,
Muito legal o exame do médico inglês, parece que queria comprovar se o Gugelmim tinha “feito” dentro do macacão.
…ou se ele estava armado
Presença de espírito fu€£¥%#da do cinegrafista Hein!? Nem se mexeu. Rsrs. Gugelmin era muito boa praça mesmo.
Lembram do bordão “Então manda”?
Para os mais novos vale lembrar que ele, saindo do kart, estreou na Formula Fiat no Brasil em 1981 e foi campeão. Estreou na F Ford britânica em 1982 e também levou o campeonato. O mesmo que Senna vencera no ano anterior.
O Piquet fez isso. Só que por fora, em 1986 na Hungria, sobre Senna.
https://www.youtube.com/watch?v=5wab5g0p-UM
Tohmé foi promovido a Júnior, Até que enfim postou algo de bom.
O Gugelmin agora cuida dos agronegócios da família
Da última vez que ouvi falar, tava ganhando dinheiro com reflorestamento… (é sério!)
Gugelmin, belo capacete, eu que gosto de coisas arregaladas, estava sempre sorrindo por baixo da pele. Me fez torcer pelas March Leyton House
Considero a Leyton House dele, um dos F1 mais bonitos de todos
..by Adrian Newey
Maurício abandonou a carreira em 2003, e desde então se dedica à função de empresário na área de florestas plantadas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maur%C3%ADcio_Gugelmin
Maurício Gugelmin, primeira e última:
Em 2000 ele foi dublê do ator Sylvester Stallone nas cenas de pista do filme Driven. Hoje trabalha em suas fazendas de reflorestamento.
http://joseinacio.com/2014/01/18/mauricio-gugelmin-primeira-e-ultima/
No próximo dia 20 de abril, Maurício Gugelmin completará 47 anos e se vê distante da realidade brasileira. “Tenho dois filhos americanos, um com 15 e outro com 9. Eles gostam de estudar aqui. Eu adoro o Brasil, mas me fiz aqui e é duro abrir mão dessa segurança e estabilidade. Faço pescarias, tenho uma vida típica de americano”, se diverte o ex-piloto, que mantém negócios no Brasil.
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/amigo-e-roommate-gugelmin-relembra-aniversario-com-senna,b8a8ea175c2ba310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Entrevista de 2010
Maurício Gugelmin esta buscando tranquilidade, isso só existe em país de primeiro mundo. Enquanto isso, ficamos com a Educação BURRA, Saúde DOENTE e Segurança com MUITO MEDO!!! Boa sorte a família Gugelmin, se pudesse estaria longe dessa republiqueta…
Santo Antônio providencial !
Manobra de kart , uma pena mesmo que não deu certo.
Rsrsrsrs…ele não faria a curva de todo modo. Mas muito legal o vídeo!