BRASIL GRANDE

SÃO PAULO (e tem gente que…) – Genial o vídeo que o Rui Teixeira achou de uma corrida de F-2 em Interlagos no dia 7 de novembro de 1971. Com os caras da F-1, que antigamente era assim. Além das imagens sensacionais de Interlagos, prestem atenção no texto grandiloquente, típico das produções cinematográficas da Agência Nacional — um dos braços de propaganda da ditadura.

Eu não conhecia esse. E vocês? Será que algum blogueiro foi a essa corrida?

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chris
Chris
8 anos atrás

Texto que poderia muito bem ser utilizado num dos programas de esporte da glo bo hoje em dia!!!!

Dininho Diniz
Dininho Diniz
Reply to  Chris
8 anos atrás

Eu estava la com muito orgulho, assisti tambem a copa brasil em 1970 vencida pelo
Emerson com a LOLA T 210 .
Muito boa estas corridas de f2, foi um torneio, as vedetes eram os SURTEES de Pace e Mike Haiwood ex piloto de moto.

John Player
John Player
8 anos atrás

Acabei de descobrir que os carros da F2 em 1971 eram muito mais interessantes e pareciam ser mais rápidos que os carros da F-E e da GP2 de 2015…também dever ser assim em relação aos F2 de hoje em dia.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
8 anos atrás

Meu pai estava lá….lembra-se muito do Emerson….conta que foi muito legal e estava abarrotado de publico!!

Alex
Alex
8 anos atrás

Vídeo sensacional, um achado. As imagens do grid e da corrida são ótimas. E o típico discurso ufanista traduzido dos manuais de lavagem cerebral norte americanos.

umn1
8 anos atrás

também estive lá, foi muito legal, viemos do interior, p/ ver
o émerson ganhar, bons tempos!!!!!!

!

luiz caco
luiz caco
8 anos atrás

Estive la com meu pai e meu irmão. Tenho estoria desta prova mesmo antes de chegar ao autódromo. Tinha 11 anos tivemos o prazer de ver em loco vários pilotos de f1. Os colegas já comentaram quase tudo q vimos e sentimos na quela prova. Só uns detalhes que não sai de minha mente, e que ocorreram neste dia. Chegar nas arquibancadas quase impossível. Pois naquela época era permitido entrar de carro na parte atras da arquibancada. Prova em duas baterias duelo sensacional entre Peterson x Emerson, Emerson supera Peterson na entrada do pinheirinho, que para com problemas elétrico. O mesmo sobe em direção a reta dos boxe e recebe o misto de vaias e aplausos. Tivemos também duas baterias de formula ford durante este torneio.( Chico Lameirão,Eduardo Celidonio, e outros muitos q neste momento não me lembro.) Para coroar este dia q foi minha primeira prova oficial no retorno para casa caminhando já enfrente a fabrica da Avon, tivemos o prazer de ver passando por nós mortais nada menos que um Galaxi branco com Chico Lameirão ao volante , Ronnie Peterson ao seu lado e Sra Barbro Peterson e outra senhora no banco traseiro.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

A minha primeira corrida foi em 1976 , já com F1 , mas a pista antiga,
era demais , e a reta oposta ,que beleza … bons tempos.

Thiago Sabino
8 anos atrás

Outros tempos onde o automobilismo ACONTECIA….

Interlagos entrou no mapa do automobilismo mundial a partir dessa época…

Antes, corrida de carro era coisa que o brasileiro médio gostava, discutia….estava num patamar de popularidade próxima à do futebol. Hoje em dia? Virou uma coluninha no caderno de esportes, ou no máximo, um pequeno link nos portais de internet…

Caguei pra ufanismo. O que importa é que tinha barata na pista, e gente trabalhando pra que isso acontecesse. Se os governos incentivavam, paciência.

Incentivo, HOJE?…. Pra algo que envolve uma grana ferrada, e que não tem um “bônus social”?

Vamos cair na real: Automobilismo é coisa de gente rica, não é prioridade, autódromos indo pra vala, governantes cagando um quilo pra isso, isso quando não acabam com tudo – vide Brasilia, e Jacarepaguá.

Aí vai puxando a ponta da corda do novelo, e a gente vai entendendo porque o Brasil tá na vala comum do automobilismo mundial, completamente transformado em coadjuvante, e só não vira figurante, porque somos o país que ainda repercute ter um Emerson, um Piquet, e um Senna como campeões.

Na boa, e com todo o respeito: Esqueçamos qualquer forma de incentivo ao automobilismo desse país, vindo de autoridades governamentais – quaisquer que sejam os matizes do espectro político. Se algo acontecer, vai ser por iniciativa privada, capitalista, onde paga-se e tem-se.

Sensacional o filme.

sidney almeida
sidney almeida
8 anos atrás

Estava lá, presenciei o Moco ultrapassando muita gente por fora e de lado no “Laranja” este sim era um senhor piloto…

Sergio Miami
Sergio Miami
Reply to  sidney almeida
8 anos atrás

Sydney, eu tembem… o Moco vinha saia por dentro o Wilsoan e o Emerson fechavam e ele saia por fora e passava na um assim… nunca vou me esquecer.. mas acho que esse foi em 73, esse de 71 eu estive. nunca vou esquecer eu perguntando promeu pai se o peterson era brasileiro, paraceia tam brasileiro pra mim.. mas quem eu nunca me esqueco eh o Tim Shenken e o Vern Shupan.. e aquele ruido incrivel do Formula 2.. lembro das baterias e de passar a tarde inteira em Interlagos… era tao facil de chegar.. um abaco

Egberto
Egberto
8 anos atrás

FG estou ficando “antigo”, carros com cara de carros, pilotos com jeito de pilotos, motores com SOM de motores de corrida e os números dos carros!!! como devem ser: grandes/pretos/em uma bola branca. Bota saudosismo nisso. abs

Roberto Fróes
Roberto Fróes
8 anos atrás

Eu estava lá!
Minha 1ª vez em São Paulo, pois não podia perder…
Na época, não se sabia se a Formula 1 viria mesmo, um dia, então, tinha que me contentar com a Formula 2 mesmo.
Como bom carioca, estranhei muito o vento frio da tarde, e agradeci o paletó que eu havia levado a contragosto, por insistência do paulistano que me hospedou.
Na volta para a casa dele, cadê que eu entendia o “Anhangabaú” que o japa de uma Kombi gritava?
Tenho até hoje umas 2 ou 3 fotos – péssimas – que tirei nessa corrida, escalando o gradil, logo após os boxes, onde ainda levei uma porretada de um fdp de um PM, porquê subi na grade.
Achei o som dos carros simplesmente indescritível, musical.
E pouco tempo depois me decepcionei um pouco com o berro – mais baixo – dos motores da F1.
E até hoje me decepciono muitíssimo com o susurro atual da categoria.

Claudio Aun
Claudio Aun
8 anos atrás

Nomes que lembro que participaram da prova, Emerson ,Wilson, Moco, Graham Hill, Tim Schenken, Luis pereira Bueno, Reutmanm, Peterson,

Claudio Aun
Claudio Aun
8 anos atrás

Naquela epoca não existia muito mérito assistir nos boxes mas foi lá que assisti a etapa de São paulo, em Tarumã morreu um dos pilotos ( acho que era o Salvatti)

Ney Freire Prates
Ney Freire Prates
8 anos atrás

Eu, embora carioca, fui, e com credencial de imprensa. Fiquei nos boxes, e o ambiente era muito diferente do que é, atualmente, na F1. Os F2 andavam muito, por isso os pilotos F1 gostavam de competir, sem o comprometimento da categoria principal. Era mais diversão.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Deviam prender o sujeito que acabou com o traçado de Interlagos. Esse cidadão prestou um dos maiores desserviços ao automobilismo nacional/mundial.

Quanto ao filme, espetacular, sempre reparo que eramos muito mais magros.

Razor
Razor
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Esse sujeito atendia pelo nome de Ayrton Senna da Silva…
QUER VER MANDAR PRENDER ESSE AÍ!

O traçado foi encurtado porque na época a F-1 usava pneus especiais de classificação que só duravam 5 quilômetros e o nosso traçado tinha 8 km…então, em vez de falar pro Bernie “Olha, é só por pneus de corrida e fazer a classificação normalmente!”, como bons brasileiros os organizadores abriram as pernas pro gringo e torraram milhões para estragar Interlagos para sempre.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Razor
8 anos atrás

Encurtaram Spa?? Leia o meu post novamente. Podiam ser mais inteligentes. Podiam ter feito a variante d um tracado menor sem matar o tracado original.

JR Lemos
JR Lemos
8 anos atrás

Flavio.

Torneiro internacional de F2 no Brasil e Argentina, Duas provas em Interlagos, uma em Tarumã e uma na Argentina, em Alta Gracia, Cordoba. Emerson ganhou as duas de Interlagos e chegou em segundo em Tarumã, quebrou na Argentina. Reutemann ganhou em primeiro Tarumã e chegou em segundo na Argentina e um segundo e um quarto em Interlagos. Emerson Campeão.
Além de Emerson, outros brasileiros como Wilson Fittipaldi, Carlos Pace, Luis Pereira, Lian Duarte e Giu Ferreira.também correram.
Impressionante como alguns vem com a bagaça de lado na saida do sol e descida do sargento.

Um abraço.
JR Lemos

ANNEKIM
ANNEKIM
8 anos atrás

Outro dia já fiz uma critica com o que fizeram com o antigo traçado de Interlagos,e vendo o vídeo por mais que o texto lido pelo ótimo locutor ressalte só coisas boas,naquele tempo era muito no principio bem amador, mambembe chega até a ser ingenuo comparado com hoje ou seja “uma zona”,segurança ali passava muito longe.más era uma época incrível pra quem era adolescente ,pulei muito muro para assistir corridas .

Alessandro Neri
Alessandro Neri
8 anos atrás

Eu estava lá. Minha primeira vez em um autódromo ou corrida de carro. Apenas 04 anos de idade, levado por meu pai e pelo futuro promotor da F1 no Brasil, Antonio Carlos Scavone. Fui inoculado pelo “virús” aquela tarde em Interlagos. Fiquei nos boxes ao lado da pista e aquele ambiente e barulho ensurdecedor me marcaram para sempre. Video espetácular. Maravilhoso.

Dú
8 anos atrás

Este vídeo já passou por aqui, pena que o Arquivo Nacional deu uma parada. Nunca esqueço chegando em Interlagos, e corremos para a entrada da Um. Era igual a TV, os nomes da F1 fazendo a curva nos fórmulas com asas e bem diferentes dos FFord e F3.

Thiago Leal
8 anos atrás

O filme é lindo, as imagens históricas são sensacionais, mas esse ufanismo e propaganda nacionalista em cima dos atletas (“Emerson é a cara do novo Brasil, um Brasil vencedor…”) dá nojo.

DONIZETE
DONIZETE
8 anos atrás

Esta corrida , ( na realidade foram duas ) foi realizadas para homologação do autódromo de Interlagos para a prova de formula 1 , esta prova teve em suas voltas finais um pega fantástico entre Emerson e o piloto inglês Yan Ashley .
E o nosso querido “rato” levou a melhor
– ver os carros fazendo as curvas 1 e 2 é de chorar quando se vê no lugar um famigerado “S”

Marcelo
Marcelo
Reply to  DONIZETE
8 anos atrás

O pega do Emerson com o Ian Ashley foi realmente bonito. O Émerson ficou intencionalmente atrás do inglês na abertura da última volta, porque ambos já haviam percebido que quem entrasse no vácuo no retão terminaria na frente. O Ian Ashley até tirou um pouco o pé para deixar o Émerson passar, o Emerson segurou também, e daí entraram nessa ordem no retão, o Rato passou, manteve a ponta e ganhou.

Só que… essa prova foi de Fórmula Ford, um ano e meio antes, em março de 1970.

Cardoso Filho
Cardoso Filho
8 anos atrás

Adorava essa pista de 8km.:
Curva 1 , desafio de fazer sem tirar o pé
Curva 3 fim do retão inclinada e de uma visão ótima para quem estava nas arquibancadas ( hoje setor A )
Ferradura , feita pelos F1 a 180km
Curva do sol , parecia fácil , mas eram três tangentes
Descida da laranja , ………..
O resto da pista é igual hoje, pinheirinho, bico do pato…..

Quanto a corrida, o bom era que se via os pilotos , seus braços, o volante. Hoje o piloto fica ( segurança ) enterrado no cockpit. Bons tempos.

Helcio Cirigola
Helcio Cirigola
8 anos atrás

Pois eu estive presente e com muitas boas lembranças. Meu pai conseguiu para mim uma credencial para os boxes e era de imprensa rsrsrs. Já na sexta fui ao autodromo o treino já estava em andamento e assim que passei por baixo do “tunel ” corri parao alambrado e vi uma cena que me encheu os olhos: um tal de Ronnie Peterson com um March amarelo fazendo a ferradura de lado , que estilo , nada mais lindo…essa foi a recordação que ficou .

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
8 anos atrás

Eu estava lá na 1 com a 2. Tinha 9 então me lembro em pedaços mas sei que fui com meu pai, mãe e meu primo de fusca verde.
Lembro dos carros, de um acidente com o Salvati, que veio a falecer neste torneio, mas não em Interlagos.
Reparem no público….era imenso, tinha que sair cedo de casa para entrar.
Abraços !!!

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Flavio, essa semana faz 30 anos de um acidente espetacular entre Piquet (Brabham) e Patrese (Alfa Romeo) em Mônaco, ao final da reta dos boxes.
Lembram da reação dos pilotos depois do acidente?
Antes de assistir o video, pense: o que vocês acham que Piquet fez? Como reagiu com Patrese?
Agora, assista o video:

https://www.youtube.com/watch?v=qN6Hl1Qz_Hk

Nilton Camargo
Nilton Camargo
8 anos atrás

O mais legal e ver os capacetes da época, somente a pintura, raros algum patrocínio, e também poucos não eram “lisos”.

WALTER
WALTER
8 anos atrás

Eu e meu cunhado, Mário Sérgio, estavamos lá na curva do café.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
8 anos atrás

Eu estava lá. Viemos do Rio, eu e um amigo, no Puma dele, assistimos os treinos e a corrida e fomos embora.
Eu feliz da vida por ter tido a chance de conversar com o Moco, que me falou que o carro estava pessimo, inguiavel. Pedi um autografo, mas, quando ele me perguntou onde estavam o papel e a caneta, eu não tinha…fiquei com cara de bobo. Era o meu idolo. Moco rodou no Sargento da volta de apresentação !!!!
Na corrida, O Reutemann largou na frente e liderou um bom tempo, até o Emerson passar., o que foi um alivio. Pensei que era dia do argentino…
Se não me engano a prova era em duas baterias. E na outra bateria, quem deu trabalho foi o Tim Schenken, o Reutemann e o Ronnie Peterson,
Eram 3 Brabhams azuis da Rondel Racing, Schenken, Hill e Bob Wolleck, 2 Brabham brancos, um deles de Reutemann, 2 Lotus de Emerson e Wissel, um March com frente integral do Wilsinho, 2 March vermelhos da Politoys para Pescarolo e Moco….esses os que me lembro.
Foi um dia fantastico !!!

Antonio

kiko
kiko
8 anos atrás

Eu fui ao primeiro grande premio brasil em 71, acho (faz tempo ne?); que nao valeu pontos pro campeonato. Teve esta corrida de F2 e, se nao me engano (nao consegui ver o video infelizmente) quem venceu foi o meu heroi, Mr Graham Hill. O Pace correu como um louco. Ou sera que to invertendo tudo?
Bons tempos do automobilismo. Hoje em dia e uma enchecao de saco. Pilotos, corridas, tudo um saco, previsivel, sem personalidade, tudo previamente arrumado. Bom, com excecao do Kimmi Raikonnen, esse podeira ser piloto nos anos 70. Abracao

Titus
Titus
8 anos atrás

Os caras faziam curvas com derrapagens controladas. Isso não existe mais, especialmente na F-1, que parece um autorama.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

As ditaduras, de uma forma geral, se parecem entre si. E todas se igualam em duas facetas: terror e ufanismo.

Analista de Bagé
Analista de Bagé
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Falou o “moderado” e “democrático” comentárista.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Analista de Bagé
8 anos atrás

Não gostou, não leia.

Simples assim.

Otávio
Otávio
8 anos atrás

Pode até ser que eu tenha ido. Não há certeza, mas tem algumas fotos, na casa de minha mãe, que podem fornecer indícios. Depois eu conto.

Lembro que, nessa época, meu pai costumava me levar ao autódromo, as vezes a família inteira, meio a esmo. Assim, num domingão ensolarado, íamos a Interlagos sem saber direito a programação. Numa dessas, assisti ao primeiro GP Brasil em 1972.

Grandes lembranças!