CARLSSON | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 28 de maio de 2015 - 19:27Rali

CARLSSON

SÃO PAULO – Fiquei sabendo agora pelo “FlatOut” e estou arrasado. Um dos meus dois ídolos no automobilismo morreu ontem, aos 86 anos. Não sei onde. Procurei essa informação em tudo que é lugar, mas ninguém sabe onde Carlsson morreu.

Talvez porque tenha sido no mundo, apenas. Morreu na Terra Erik Carlsson, o maior piloto de rali de todos os tempos. O homem que levou a SAAB a vitórias no Mundial. Em Monte Carlo, inclusive, com seu modelo 96 de motor dois tempos e três cilindros, pipocando pelo Principado.

Carlsson capotava o carro de propósito e o desvirava com um empurrão. Não tente fazer isso se você não tiver um 96. Ou um de seus antecessores. Ou até um de seus sucessores, já com motor V4 quatro tempos, que encerraram a linhagem nascida em 1949 — carro desenhado por engenheiros que só sabiam fazer aviões e nem tinham carteira de motorista.

Os deuses dos dois tempos me permitiram ter um batizado justamente de Monte Carlo, homenagem às façanhas de Erik. Vou passar na garagem esta noite para dar a notícia.

Guardaremos um silêncio reverente.

eriknosaab

12 comentários

  1. Aloisio disse:

    O outro ídolo é um piloto alemão.

  2. Ed Diogo disse:

    Voces que falaram que nao sabem quem e o outro idolo do Flávio e por que nao sao assiduos ao blog.
    Quem acompanha sabe. E eu nao vou falar.

  3. Lucas Martin disse:

    Meu maior orgulho dos últimos anos foi ter comprado um jogo de rodas Carlsson para minha 300E, muito triste…

  4. Farid Salim Junior disse:

    Dura perda! O cara era fera mesmo! Mas, gostava muito de Sandro Munari e do Stig Blomkvist também. Os três são ícones em Rallyes!

  5. ian disse:

    Ele morreu em um hospital perto de casa, na Inglaterra.
    http://teknikensvarld.se/erik-carlsson-carlsson-pa-taket-ar-dod-185170/

    Legal também ter casado com a irmã do Moss!

    abs,

  6. luigi disse:

    Infelizmente a vida segue seu curso e mesmo os grandes um dia morrem . Mas ele deve estar em Valhala como todo herói nórdico . E como os deuses da velocidade gostam de valentes destemidos e determinados´ ¬(será por isso que em um país ao sul do equador e com grande extensão territorial , desde 1994 não tem mais nenhum grande piloto ,destes ; acima da média ? )¬ e por isso é que que o automobilismo nórdico sempre esta bem representado e em qualquer categoria. E obrigado por postar a foto de um dos meus carros favoritos (depois das Alfas ,claro) ,eu particularmente gosto mais do 96 e Sonett II todos 2 T. (nada de motor Ford V 4)
    Que Odin tenha recebido com festas a Carlsson ou melhor que Freyja o tenha levado para o seu palácio . Conforto e consolo a família .

  7. Israel disse:

    E quem seria o outro ídolo…Piquet, Landi, Moco, Luiz Pereira Bueno, Ronnie Peterson, Ascari, Jim Clark, Lauda, Brabham, Moss, Emmo, Pedro Victor de Lamare, Rindt, Ickx…..? Vou arriscar…nenhum desses….kkkkk. Provavelmente deve ser outro piloto longe do mainstream! (isso não é um comentário negativo).

  8. Pablo disse:

    Meus pêsames.
    E, desculpe a curiosidade, mas quem é o “outro” ídolo?

  9. Roberto Fróes disse:

    Que péssima notícia!
    Infelizmente, todos temos um tempo certo aqui.
    Em certos casos, curto demais. Mesmo depois de 86 anos.
    O céu está mais nublado hoje.

  10. Paulo F. disse:

    Rip Erik.
    Sua entrevista em uma Road & Track falando do 96 vitorioso em Monte Carlo é antológica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>