DICA DO DIA

Berlim, 1945, em imagens coloridas. Impressionante.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Paiva
Paulo Paiva
8 anos atrás

Prezado Flávio
Em 4/7/45 o Cruzador “Bahia” estava fundeado junto aos Rochedos de S. Pedro e S. Paulo. Repentinamente explodiu, soçobrando em 5 minutos. Este fato foi atribuído a “incidente de tiro”, porém no livro “O Porto Distante” provo que foi obra do submarino alemão U-530 e explico porque os americanos encobriram esse crime. O livro fala de jovens marinheiros na guerra, culminando com o naufrágio. Está a disposição através do e-mail [email protected]
Att
Paulo Paiva

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Hitler era “O Cara” para os Alemães na decada de 30, o empresariado Alemão o venerava, Elle era a “esperança” para um povo que havia perdido tudo.

O detalhe: “De poder a um Idiota e o mesmo acabara com uma Nação em alguns anos. De poder a um Idiota e aos seus Amigos que todos começaram a Governar sem medo de retaliação às barbaries que costumam fazer. De poder a um Idiota que o mesmo será capaz de deixar de legado a seu povo a destruição completa de um Pais.

Isso aconteceu na Europa, na Africa, no Oriente, na Asia e até hoje em dia pelo nosso lado de cá do Atlântico.

Paulo Pinto
Reply to  Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Hitler não era idiota, era paranoico. Até um idiota, em determinados momentos, percebe a realidade reinante. O paranoico nunca admite, porque ele vive sua própria realidade.

Frederico Dantas
Frederico Dantas
8 anos atrás

Entre os populares praticamente só mulheres, idosos e crianças.

Kleber Oliveira
Kleber Oliveira
8 anos atrás

Muito interessante o vídeo. Mostra uma Berlim completamente devastada pós guerra. O que mais me impressiona é como países que foram completamente devastados na segunda guerra, como Japão, Alemanha e Itália, se levantaram com tal velocidade a apenas setenta anos. E hoje, com exceção da Itália, são umas das maiores potencias do mundo. Já o nosso país que nunca recebeu uma bomba na cabeça, ainda continua no seu subdesenvolvimento.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

O mais incrível é que vendo imagens tão tristes – porém belas e cheias de significados – ainda aparecem antiamericanos destilando seu ódio e ignorância, como se a derrocada do nazismo não fosse importante, como se não devesse ter sido subjugada completamente. Devem acreditar que o nazismo não matou nenhum civíl… Lamentável.

Francês
Francês
8 anos atrás

A Berlim partida 50% para os judeus russos travestidos de comunistas, 50% para os judeus ingleses. Mas definitivamente você não lerá nada realmente verdadeiro por ae………………….

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Já ouviu falar do Plano Marshall?
Hoje fala-se muito mal dos americanos, eles querem dominar tudo, etc, mas pagaram – e muito – por isso…
Alemanha, Inglaterra e Japão que o digam.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Esse idiota não é francês.
Chega a ser quase cômico, de tão ridículo…
No fundo, é apenas grotesco.

Fernando
Fernando
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Deve ser da espécie antissemita. Ou da espécie francês colaboracionista. Aliás, sobrou algum judeu vivo em Berlim depois da guerra?

Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Sobraram vários, Fernando. Os que estavam alistados nos exércitos aliados e fazendo parte das tropas de ocupação da capital alemã.

Nelson
Nelson
8 anos atrás

Excelente achado! Parabéns!!! Adoro o seu jeito de escrever! Abraço

Zé Bigorna
Zé Bigorna
8 anos atrás

Gomes, se um dia você resolver fazer “os dez posts mais fodas” da história do seu blog, este teria lugar certo na lista.

fernando
fernando
8 anos atrás

a tinha visto, muito interessante este video. E temos q concordar que os sovieticos nao riscaram berlim do mapa como os alemaes praticamente o fizeram com varsovia. Ou devastaram stalingrado na realmente mais sangrenta batalha da 2. Guerra onde depois mudou-se o rumo da guerra c este resultado. Tb interessante e em cores, como era a vida durante este periodo.

https://m.youtube.com/watch?v=UBHwOY5nEDQ

Marcus
Marcus
Reply to  fernando
8 anos atrás

Claro, uns anjos… Pergunta pra um ucraniano o que significa HOLODOMOR! Os soviéticos foram tão carinhosos que quase certamente “fizeram amor” com todas as mulheres que vc vê aí no vídeo.

Não tem santo em guerra, nem humanidade. Só vencedores e perdedores.

Gus
Gus
Reply to  Marcus
8 anos atrás

Bem lembrado!

Cléber Fabbri
8 anos atrás

“Refiz” o voo (sem acento, argh!) do final no Google Maps. Muito interessante, até porque tem a opção 3D…

alan
alan
8 anos atrás

Mais uma ótima post do meu amado guru mentor e guia Flavio Gomes, obrigado FG,

Agora os russos com aquela foto do stalin que ridiculo, os russos pagaram o mico do milenio com o stalin, um monstro nojento que desfacelou a russia.

Cassiano
Cassiano
8 anos atrás

Flavinho, to assistindo o Fox Rádio agora e cara, parabéns!!! Vc representa muita gente nesse gigantesco país!!! Sou do interior do PR e cada vez mais sou seu fã…

Fabio Maillet
Fabio Maillet
8 anos atrás

As imagens são impressionantes e tristes. Mas qual o carro branco conversível que aparece np meio do filme?

Coisinha
Coisinha
8 anos atrás

Incrível o que a estupidez humana é capaz de fazer, E isso não para até hoje, Há vários exemplos de Berlim quase que todos os anos pós 45.

kurt schenk
kurt schenk
8 anos atrás

Vamos rezar para a Humanidade nao esquecer jamais as barbaridades
das guerras – qualquer das guerras .

José
José
8 anos atrás

Mórbido. Lindo. A cena final de uma cidade sem telhados é espetacular.

sergio murilo
sergio murilo
8 anos atrás

tenso pra caramba. vou dar uma estudada pra entender quais governos seguiram na alemanha e como conseguiram reconstruir a terra arrasada. em 20 anos, acho, já estavam bombando de novo. enquanto isso, aqui, não conseguimos sair do pântano……

Wagner
Wagner
8 anos atrás

Incrível essas imagens, uma nação se reerguendo.

Sebastian
Sebastian
8 anos atrás

Terrível, de assistir em silêncio.

Fabio Maillet
Fabio Maillet
8 anos atrás

As imagens realmente são chocantes. Mas que carrinho conversível branco é aquele que passa rapidamente pelo meio do filme?

Virgo
Virgo
8 anos atrás

Interessante é o desconforto da orgulhosa população alemã sendo filmada pelos seus conquistadores nos seus afazeres do dia a dia no meio de sua cidade destruída.
Esse filme pode muito bem ser considerado um monumento ao fanatismo (qualquer fanatismo) e à sua mãe a estupidez humana. Quanta gente não teria morrido e quanto estrago teria sido evitado se os líderes alemães tivessem se convencido na primavera de 1943 que a guerra estava perdida (quando os russos os puseram a correr de Kursk) e tivessem procurado uma solução de trégua qualquer. Ainda prolongaram uma guerra já perdida durante dois anos à toa.

Paulo Pinto
Reply to  Virgo
8 anos atrás

Parte da culpa pelo prolongamento da guerra, pertence aos aliados ocidentais, que em Janeiro de 1943 declararam que só aceitariam a rendição incondicional da Alemanha. Em outras palavras, qualquer tipo de armistício ou uma paz em separado, estava fora de questão.

A batalha de Kursk foi travada em Julho do mesmo ano (seis meses depois).

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

A História diz que o louco do Hitler não queria armistício.
E não foram os alemães que fizeram a gurra, mas os nazistas.
Não eram a maioria.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Quando os conspiradores alemães tentaram contato com os aliados para saber as condições de um possível tratado de paz, logo que Hitler fosse eliminado num atentado à bomba, receberam como resposta um silêncio sepulcral.

Moral da História: mesmo com Hitler morto, não haveria armistício.

Müller
Müller
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Em parte.
Na verdade, existe uma corrente defendida por alguns historiadores (sendo Richard Bessel um deles) que somente a “guerra total” defendida por Hitler faria com que o povo alemão de fato entendesse que o revanchismo só levaria a uma nova guerra, como ocorreu após a 1ªGM.
Não somente, os próprios aliados (com exceção à União Soviética) trataram de criar um plano de reconstrução da Alemanha, tanto como uma boa oportunidade de investimentos, como também para evitar esse sentimento de revanchismo do próprio povo alemão. Todo um trabalho de transição democrática (muito diferente de outras guerras mais atuais, como Iraque) foi realizado para que o país, do jeito que estava aí nesse vídeo, não ficasse jogado À própria sorte.

Havia um interesse estratégico econômico, político e territorial na Alemanha (último país capitalista no leste), e esses planos de reconstrução só puderam ser executados porque Hitler certamente não admitiria uma rendição incondicional.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

O armistício de 1918 deu origem à ideia de que o exército alemão fora “apunhalado pelas costas”, e Hitler era um dos que partilhavam desse raciocínio.
Os conspiradores sabiam que qualquer tratado de paz só seria possível com a eliminação de Hitler.
O conceito de Gerra Total foi implementado a partir do discurso de Goebbels em fevereiro de 1943 (logo após a derrota alemã em Stalingrado), conclamando o povo a mais sacrifícios diante da adversidade. E por “coincidência”, um mês depois da declaração dos Aliados descartando qualquer tipo de armistício.

Os Aliados, unindo “a fome com a vontade de comer”, fizeram coro com o líder alemão.

Mas, o que esperar de um time de genocidas?

Nelson Pasini
Nelson Pasini
8 anos atrás

Triste e ao mesmo tempo inspirador esse filme sobre Berlin destruída pelos bombardeios dos Aliados nos derradeiros dias da 2ª Guerra.
Inspirador pois o povo alemão reconstruiu a cidade de forma soberba e com requintes arquitetônicos moderno. Por estas bandas brasileiras não conseguimos sequer preservar um mínimo dos prédios de nossa história.
Nas singelas imagens, provavelmente feitas por um repórter de guerra, veem-se os primórdios da chamada guerra fria, no lado ocupado pelos russos, a imagem enorme do tirano Stalin determina o famoso “quem manda aqui sou eu”.
Do lado americano/inglês parece que tudo é paz. Não se iludam existia ditadura também no lado da democracia. Nesse período de pós-guerra o mercado negro daquela Berlin chegou a ser uma organização criminosa tão forte quanto as do tráfico de drogas nos dias de hoje.
Trata-se de um fantástico documento histórico, parabéns aos revitalizadores desse filme.
Nelson Pasini

Paulo Pinto
Reply to  Nelson Pasini
8 anos atrás

Não acredito! Você chamou Stalin de tirano e não foi bloqueado?

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Nelson Pasini
8 anos atrás

Quer ver o que foi tirania e devastação?
Estude o que fez a Inglaterra na Palestina, na década de 1940, talvez você descubra (uma parte dos) motivos para os problemas árabes de hoje…
Não foi só o Stalin não…

Paulo Pinto
Reply to  Roberto Fróes
8 anos atrás

Churchill, na minha opinião, foi tão genocida quanto Hitler. A diferença, se existe, está nos números.
Incluo, também nesse rol, os demais líderes aliados.

Gustavo
Gustavo
8 anos atrás

Impressionante mesmo.

Zé Maria
Zé Maria
8 anos atrás

Impressionante perceber aos 01:07 que o motorista do Jeep é ninguém menos que o Robert de Niro. . .

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Zé Maria
8 anos atrás

Além de ser o Robert de Niro, reparem na balançada que o Jeep dá quando freia.. Lonas mal reguladas hehehe.. E outra, o repórter é louco de ficar na frente de um Jeep com (sem?) freio de lona kkkkkk..

Mauricio P.
Mauricio P.
8 anos atrás

Se tivesse sido poraquí, desconfio que todo o entulho ainda estaria nas ruas e as construções jamais teriam sido reconstruídas.

João Batista
João Batista
8 anos atrás

Pais destruido, pagaram a conta da guerra…hoje são novamente uma potencia….
Imagina se tivessem ganhado a guerra ?????
Onde estariamos hoje ???

Paulo Pinto
Reply to  João Batista
8 anos atrás

Usando suásticas e cultuando os feitos de Hitler.

Gus
Gus
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Esse destino não seria dado aos sulamericanos…seríamos meramente força de trabalho. A não ser que possa provar ascendência alemã…(na pior das hipóteses, italiana).
Nossas terras seriam tomadas para fornecer grãos e matéria prima a nação Nazi, os nativos teriam o mesmo destino dos Poloneses, e “matrizes” germânicas aportariam por aqui para povoar com sangue puro (sic) esse imenso país continental.

Gus
Gus
Reply to  João Batista
8 anos atrás

Nós? Estaríamos trabalhando em regime de semi escravidão para prover a grande hiperpotência Germânia…

Paulo Pinto
Reply to  Gus
8 anos atrás

Concordo, Gus. A minha visão foi um tanto inocente.

Müller
Müller
Reply to  João Batista
8 anos atrás

Berlin seria uma nova Esparta e nós seríamos os Hilotas…

Paulo Pinto
Reply to  Müller
8 anos atrás

Com teu sobrenome? Duvido.

Alisson Freitas
Alisson Freitas
8 anos atrás

Incrível

Paulo Pinto
8 anos atrás

O Reichstag na primeira imagem (se não me engano), o famoso portão, uma gravura do “Pai dos Povos” em tamanho excessivamente grande (ele media 1,63 m de altura), a Chancelaria (se não me engano), os escombros do Palácio dos Esportes com um curto áudio do ufanismo nazi e a vista aérea da destruição da cidade (produto dos reides anglo-americanos sobre a população civil, que tinha como único intuito, baixar o moral do povo alemão).

Daniel Cabron
Daniel Cabron
8 anos atrás

Impressionante é perceber o quanto somos passageiros de um tempo tão breve e nos levamos tão a sério. Todas essas pessoas que aparecem no vídeo, onde será que estão? Provavelmente 99% dos que aí aparecem já não existem mais.

Gus
Gus
Reply to  Daniel Cabron
8 anos atrás

Um dia seremos só pó…e memória fortuita!