E-TRETA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 9 de maio de 2015 - 14:16Automobilismo internacional

E-TRETA

tretamonegasca

SÃO PAULO (vixe, saiu faísca) – O grande barato do ePrix de Mônaco da Fórmula E, hoje pela manhã, foi a treta explícita entre Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi. Primeiro, na classificação. Nelsinho acusou Lucas de ter atrapalhado sua volta de propósito. Quando a repórter perguntou ao piloto se ele achava, na hora, que tinha feito o bastante para largar na frente, Piquet pimpolho retrucou: “Quem fez o bastante foi ele”, disse, referindo-se ao rival. Depois, não teve dó. “Estou acostumado, mas não tem problema. Andei na frente dele a vida toda, no kart, na GP2, na F-1…”.

Lucas não alimentou a polêmica. Disse que em Mônaco tudo é questão de encontrar uma volta limpa e que todo mundo se atrapalha com outros carros. Não olhou na cara de Nelsinho, embora ambos estivessem lado a lado nas cadeirinhas que os três primeiros ocupam o tempo todo enquanto outros grupos fazem a classificação.

Na corrida, os dois disputaram ferrenhamente o segundo lugar — a vitória foi de Buemi, sua segunda no ano; primeiro piloto, aliás, a ganhar mais de uma vez na temporada. Por duas oportunidades Nelsinho tenhou passar Di Grassi na curva mais lenta do traçado escolhido pela E — a freada no fim de uma retinha que não é usada na F-1, paralela à reta que leva à Tabacaria, onde os organizadores fizeram um cotovelo “quadrado” exatamente onde fica a chicane da saída do Túnel.

Na primeira, por fora, não dava mesmo. Na segunda, por dentro, Lucas deu uma trancada, mas dentro dos limites da civilidade. No fim, o piloto da Abt chegou na frente e o jovem Piquet, da China in Box, em terceiro. Os dois lideram a classificação do campeonato, que tem ainda mais uma corrida em Berlim, uma em Moscou e duas em Londres. São os grandes protagonistas da primeira temporada elétrica da história.

Bruno Senna foi mal na classificação, largou atrás e se envolveu num acidente bem vistoso na primeira volta, logo depois da largada. Ele acha que a chicane da St. Dévote, que leva a essa retinha paralela à da Tabacaria (em vez de subir à esquerda para o Cassino, os pilotos entram à direita), terá de ser modificada no ano que vem, porque a entrada da rua é muito estreita.

A prova teve ótimo público e a categoria deu uma demonstração de prestígio, com gente importante passeando pelo grid e a família real, na pessoa do príncipe Albert, fazendo questão de marcar presença. O negócio pegou. E, o que é melhor, mais pela qualidade de suas corridas do que por qualquer malabarismo de marqueteiros.

65 comentários

  1. Gustavo Oliveira disse:

    Poucas coisas que surpreenderam mais na vida do que entrar aqui e ver as pessoas se estapeando on-line por Di Grassi e Nelsinho! Como se a lunática cruzado dos amantes de Alonso em oposição aos de Vettel já não fosse patética o suficiente…

  2. John Player disse:

    Ah, os “haters” anti-Nelsinho…
    Ah tá, Nelsinho saiu pela “porta dos fundos de todo lugar” mas “consegue vaga” (É CONVIDADO) desde disputa de corrida de “kart dos campeões”, passando por corridas de Stock Car, Corridas de GT-Turismo, no Brasil e na Europa, passando pela Nascar-Truck Series, fez corrida na Nascar, agora está disputando o campeonato da F-E….Para quem é “odiado” e sai sempre por baixo por onde passa (ISSO MOSTRA O TAMANHO SEU DESCONHECIMENTO), o cara é bastante CONVIDADO pra participar de VÁRIAS CATEGORIAS, não acha? Deve sr pela “beleza”, já que se “saiu por baixo” em todo lugar, não deve ter currículo nem mostrado CAPACIDADE. Ah não! Deve ser o Piquet pai que “obriga”, “força” as outras categorias e equipes a contratar Piquet Jr…
    “Piquet Jr deveria ter renunciado ao sobrenome do pai! Piquet Jr. deveria ter recusado o apoio do pai no inicio da carreira!” “Ah se não fosse o sobrenome Piquet!”. HIPÓCRITAS!
    (Devem usar o mesmo argumento contra o Nico Rosberg?)
    Sobrenome por sobrenome, pelo menos os Piquet tem o DIREITO e o registro na certidão de nascimento para usá-lo. Não é bem um filho do Piquet que usa o sobrenome famoso de um “parente” para abrir portas na carreira. (A propósito, Piquet tem sobrinhos pilotos?)
    Mas deixa para lá. O “santo” da vez no debate “bem x mal” é o Di Grassi. O “pobre” e “humilde” Di Grassi.
    O Di Grassi “saiu por cima” de onde? Da Renault pós-Nelsinho? Ganhou o quê na Audi? Está lá há quanto tempo?
    Pára de falar asneiras recalcado! Como já foi dito pra você: FICA CALADA!
    Infelizmente a liberdade de expressão nos faz aturar essas imbecilidades.
    Tem cara que só faz falar mal do Nelsinho, fala mal do Alonso, do Vettel, falava mal do Piquet pai, do Schumacher, do Prost…
    Vocês não gostam de automobilismo, não entendem p. nenhuma desse assunto, menos ainda de PILOTOS, e ficam só de intriguinha contra aqueles que não são seus “heróis”. Não reconhecem o talento dos outros. Isso é recalque e ciúme. E se metem a dar lição de moral. Medíocres.
    Não gosta de F1. Gosta de FOFOCA E INTRIGA, e só sabe ser mais um “hater” da vida. Só senta na frente da tv e torce contra.
    Vai engolir o Nelsinho mais uns 20 anos e ainda tem o Pedro Piquet pra te afastar de vez do automobilismo, de tanta raivinha e recalque do sucesso do sobrenome Piquet. E bem feito!

  3. Wagner Campos disse:

    Flávio, essa é pra vc. Já te vi criticando algumas transmissões por excesso de conversa e falta de informação. Pois bem, na transmissão de vcs senti um pouco disso. Não sei se é pq sinto falta dos tempos em que se transmitia uma corrida focado no que estava acontecendo na tela e não “conversas de boteco” (como citei no caso do narrador do sportv), onde os narradores se empolgam e ficam brincando entre si, ou distribuindo futilidades enquanto coisas importantes estão acontecendo na pista. O rádio por exemplo. Antigamente não abriam o rádio dos pilotos nas transmissões, mas quando passaram a fazê-lo, todos querem saber o que os caras tão dizendo. Se é bobagem ou não, é outra história. Claro, acrescentar informações é sempre útil, mas sobretudo narrar o que está acontecendo é o que todo telespectador espera quando se senta na frente da tv pra ver corridas. Lembrem-se, estamos olhando o monitor, queremos saber o que está acontecendo naquele momento, isso é mais importante que qualquer outra coisa. Enquanto os narradores se divertem “viajando” tem gente P… da vida vendo coisas se desenrolarem na pista e que só são percebidas por vcs algum tempo depois ou nem isso.

  4. Ulisses disse:

    A Fórmula E está realmente mostrando a que veio!
    Confesso que estou tendo que engolir esse sapo, achei que ia ser uma merda, está ficando muito boa de assistir! Ainda mais agora, com esses dois que sempre se estranharam, se estranhando novamente.
    “Bora” para o próximo capítulo!
    E quem chegará na frente? … Di Grassi ou Piquet(zinho)?

  5. Mario Gasparotto disse:

    O Nelsinho é um mala! Só puxou o pai no jeito marrento de ser! E o irmão mais novo é pior ainda! Já correu de tudo nesta vida e só ganhou na F-3 porque corria sozinho, igual seu irmão agora. Vai jogar o carro no muro que é só isso que ele sabe fazer direito!

  6. Adriano disse:

    Nelsinho é igualzinho o pai na falta de educação, só falta ser igual na habilidade para guiar

  7. Ricardo Talarico disse:

    O erro foi da equipe do Nelsinho. Eles é que tem que ver quando liberar o piloto para que não pegue outros carros pelo caminho, ou avisar o piloto para tirar um pouco o pé durante a volta de aquecimento.
    O resto é mimimi de moleques riquinhos.

  8. Julio Cesar Ruthes disse:

    Gostei da corrida, apesar de ainda não me acostumar com o barulho de autorama, mas as boas disputas compensaram. Comparando com o GP da Espanha de F1, a FE foi muito melhor neste final de semana. A categoria está no rumo certo. Tem um grid bom e essa rivalidade entre Di Grassi e e Piquet Jr é um ingrediente a mais.

  9. Brabham-5 disse:

    Incrível a imbecilidade desses que por ser fã do sobrenome Senna acham que devem odiar e torcer contra qualquer sobrenome Piquet.
    Se fosse o Di Grassi reclamando da “trancada” do Piquet Jr no treino, aí estariam todos querendo linchar o Nelsinho. O problema dessa bosta de povo brasileiro é esse. Relativiza tudo como torcem para times de futebol. Escolhem um “lado” e snão vê mérito e taca o outro nem mesmo sem argumentos que preste.
    É assim no futebol fazem o mesmo com o automobilismo, no tênis (sim, já fazem barulho “de organizada” em jogos de tênis!), na politica (vestem a camisa de uma sigla/partido ou “posicionamento” e radicalizam contra o “oposto”).
    Enfim, voltando a F-E, gosto do nível dos pilotos do grid. E se não fosse a presença de Alonso, Hamilton e Vettel, que são acima da média, diria que os pitos da F-E não devem nada aos pilotos atuais da F1, isso se no grid da F-E não tiver (em número) mais qualidade que na F1.
    A decepção é o traçado que improvisaram em Mônaco. Mônaco já é apertada e tem pontos mínimos/reduzidos de ultrapassagem. Aí encurtam?? Tava na cara que aquele acesso TOSCO que fizeram após a primeira curva seria o enrosco da corrida. Em Mônaco, poderia ter usado mais mais do circuito utilizado pela F1.
    Depois reclamamos do Tilkódromos da F1! A F-E ontem acabou com Mônaco.
    Poderia ter saído uma corrida melhor. Outra coisa: os retardatários lentos demais para economizar bateria! Num circuito de rua? Ninguém merece. Categoria nenhuma merece. Igual a F1 ontem com piloto poupando motor…que graça tem para os pilotos nessa situação? Correr sem ambição de ultrapassagens, sem velocidade?
    A categoria atrai sim, apesar da falta do som dos motores. Mas precisa rever ou desenvolver melhor esses carros para poderem ficar mais tempo na pista e principalmente ter corridas em circuitos maiores sem a necessidade de “aleijar” uma pista como Mônaco, que jé é um circuito curto por natureza.
    Tá bom. Mas ainda precisa melhorar.
    E PNC dos ‘anti-Nelsinho’!!

  10. O Nelsinho é muito melhor que o Di Grassi não tem comparação, Nelsinho ganhou corridas na truck series e na divisão de acesso da Nascar correndo por equipes que não eram as melhores e num terreno que poucos pouquíssimos estrangeiros conseguem resultados satisfatórios e o Di Grassi está na Audi a algum tempo e até agora não conseguiu nada demais é apenas um bom acertador de carros, e esta de ficar chorando pq o Nelsinho tem o pai que tem e blá blá blá é coisa pra Barrichelo…

  11. Sapatilhas da Humildade para Nelsinho…..cada uma viu…..

  12. fernando disse:

    Nelsinho piloto vencedor? ´pausa para risada huauhahuauhhuahuahuahuahuhuahuahuauhhuahuahuahuahu

    Patetico, hj corre de rallyzinho pq nem na 3ª divisão da Nascar quiseram ele mais, alias nunca nem quiseram, sempre correu com a grana do Nelsão e da Autotrac, vai ficar na mão em breve pq o Pedro ta chegando e parece ser um piloto de vdd e não um trapaceiro barato.

    Enquanto o Nelsinho se diz melhor que o Di Grassi o cara ta na Audi, disputando hj o melhor categoria… daqui um mes vai estar em Le Mans com chance de vitoria… e o Nelsinho vai ta onde??? correndo em campeonatinho patético de rally.

    • Brabham-5 disse:

      O Di Grassi é campeão do que??
      Da sua preferência?
      O Di Grassi é um dedo duro, “fura-olha” invejoso, só pra começar.
      Vai perguntar ao Reginaldo Leme…
      Agora fica caladinho aí, por favor.

      • Fernando disse:

        Eu falei que ele era campeão de alguma coisa?

        fico caladinho meu ovo, falo oq quero…

        É só ve onde cada um ta hj e ve quem venceu na carreira, Nelsinho saiu pelas portas dos fundos de todo lugar que passou, sempre viveu na barra do velho até pra paitrocinio. Patetico, patetico, vai lá pro global rally jovem…

    • John Player disse:

      Ah tá, Nelsinho saiu pela “porta dos fundos de todo lugar” mas “consegue vaga” (É CONVIDADO) desde disputa de corrida de “kart dos campeões”, passando por corridas de Stock Car, Corridas de GT-Turismo, no Brasil e na Europa, passando pela Nascar-Truck Series, fez corrida na Nascar, agora está disputando o campeonato da F-E….Para quem é “odiado” e sai sempre por baixo por onde passa (ISSO MOSTRA O TAMANHO SEU DESCONHECIMENTO), o cara é bastante CONVIDADO pra participar de VÁRIAS CATEGORIAS, não acha?
      O Di Grassi “saiu por cima” de onde? Da Renault pós-Nelsinho? Ganhou o quê na Audi? Está lá há quanto tempo?
      Pára de falar asneiras recalcado! Como já foi dito pra você: FICA CALADA!
      Infelizmente a liberdade de expressão nos faz aturar essas imbecilidades.
      Tem cara que só faz falar mal do Nelsinho, fala mal do Alonso, do Vettel, falava mal do Piquet pai, do Schumacher, do Prost…
      Vocês não gostam de automobilismo, não entendem p. nenhuma desse assunto, menos ainda de PILOTOS e ficam só de intriguinha contra aqueles que não são seus “heróis”. Não reconhecem o talento dos outros. Isso e recalque e ciúme. E se metem a dar lição de moral.
      Não gosta de F1. Gosta de FOFOCA E INTRIGA, e só sabe ser mais um “hater” da vida. Só senta na frente da tv e torce contra.
      Vai engolir o Nelsinho mais uns 20 anos e ainda tem o Pedro Piquet pra te afastar de vez do automobilismo, de tanta raivinha e recalque do sucesso do sobrenome Piquet.

  13. roxxonvaldez disse:

    dois menininhos mimados, que tiveram o pirulito roubado.. esse barulhinho do motor da F-e consegue ser mais irritante do que o da f-1 atual., parece um camundongo esfomeado.

  14. Cassius Clay Regazzoni disse:

    Até aqui os resultados vem provando que Nelsinho é muito melhor que DiGrassi. E é mesmo.

  15. Alvaro Ferreira disse:

    Corrida legal, como todas da FE têm sido. O circuito, no entanto, ficou apertado demais, acho que deviam repensar para o ano que vem.
    Acho que o Nicolas Prost devia ter sido punido pelo salseiro que provocou na primeira volta. Embora não tenha sido proposital, o fato é que ele foi otimista demais querendo ir por fora e acabou tocando o Abt e tirando vários pilotos da corrida.
    Mas acho que nunca vão punir a Dams e um Prost no Principado, com os comissários franceses… Balestre rules again!

  16. Retrô disse:

    Parece que eles não se bicam há tempos…

    Mas, o mais importante é: a Telefunken ainda existe!

  17. Flávio Mendonça disse:

    Mimimimimi…

  18. Anselmo Coyote disse:

    Nelsinho aprendeu que trairas devem ser expostos senão viram monstros.
    Muito bem, Nelsinho. Boca no trombone sim. Quem não quiser ouvir que mude de canal, porque a expressão é livre.
    Abs.

    • Allez Alonso! disse:

      Nelsinho é um dos pilotos mais completos. O vi andando em Brasília/Guará várias vezes, sou fã dele, toca muito!
      Di Grassi se queimou na f1 de maneira até pior que o Nelsinho, depois daquela batida sozinho na volta de alinhamento (e a saída culpando o carro quando a telemetria dizia ter sido culpa do piloto) em Suzuka foi praticamente defenestrado da Virgin.

      • Garotinho Malgunas disse:

        Muito maneiro! Tu és amigo dele?

      • Allez Alonso! disse:

        Não, mas meu avô ajudou o Piquet e o Moreno no início de suas carreiras. Alex Ribeiro também. Brasília é pequena, todos se conhecem.

      • Paulo Pinto disse:

        Concordo, Vicellez. Nelsinho é um piloto tão completo, que completou sua carreira na F-1 de um modo impressionantemente rápido!

      • Allez Alonso! disse:

        Sua cabecinha limitada o faz pensar que a carreira de um automobilista se resume à f-1. É uma pena, existem muitos pilotos talentosos correndo todos os finais de semana ao redor do mundo.
        As vezes acho que você não assiste corridas, só pega os resultados no final do dia.

      • Thiago Leal disse:

        É por esse raciocínio (automobilismo = F1) que nosso automobilismo está como está. Esquecem que tem outras categorias tão boas quanto. Será que pro Nelsinho não é melhor brigar pelo título na Formula E que fazer figuração para Mercedes e Red Bull na F1? O campeonato tá muito melhor, inclusive. Só que estou torcendo mais pelo Di Grassi que pelo Nelsinho.

        Quanto à carreira do Nelsinho Kid na F1, olha o ninho de cobra onde o rapaz se meteu! Não estou eximindo ele de responsabilidade, acho que foi, sim, culpado. Mas o Nelsinho foi limado e a equipe continua lá. Tivesse se recusado a participar do esquema, que é o que acho que devia ter feito, talvez tivesse se queimado com a Renault e tivessem mandado ele passear do mesmo jeito. Não lembram que o Rubinho disse que se recusar a parar para o Schumacher passar poderia ter comprometido sua continuidade no time? O Nelsinho foi tão culpado quanto azarado nessa história.

      • Paulo Pinto disse:

        Pilotos quem, Vicellez?

        Thiago, o Nelsinho errou ao participar da tramoia e se arrependeu. O problema é que certas burradas não tem conserto e Cingapura/2008 é uma delas.
        O jeito seria engolir em seco, fazer um mea culpa íntimo, melhorar decisões e atitudes e silenciar para todo o sempre.
        O outro problema é esperar que um pilantra cumpra sua parte no combinado, o que não ocorreu.
        O que aconteceu depois? Pai e filho se uniram e “botaram a boca no trombone” com o intuito de se vingarem do Boss sem palavra.
        Moral da história: sobrou pra todo mundo e o nome Piquet ficou ligado ao maior escândalo da F-1.

  19. Cesar disse:

    Ainda não consigo gostar da F-E. Acho as pistas medonhas, e entendo que precisem ser assim por causa dos carros. Mas nem de longe este traçado de Monaco chega perto daquele usado pela F1. E essa retinha paralela à da tabacaria era estreita demais.
    Os pneus não tem aderência. O carro não é veloz. E ainda tem a troca de carro no meio da prova.
    E como sou velho, corrida de carro tem de ter barulho. Ah, é impressionante ver os Audi LMP1 a diesel e que também não fazem barulho? É… é incrível. Só que eles são rápidos, e estes carros elétricos são lentos. Muito lentos.
    Enfim, acho interessante o desafio de um campeonato só de carros elétricos. Mas para virar corrida de verdade, com pista boa, pneu com aderência, carros velozes, ainda acho que falta muito. E acho que vai demorar muito tempo para virar corrida de verdade.

    • Renato Canineo disse:

      Concordo. Parece-me que enquanto esses carros não tiverem autonomia para correr em circuitos mais longos, leia-se, autódromos permanentes, a qualidade das corridas vai sofrer.

  20. Emmanuel disse:

    Piquet Jr é o piloto que mais chama atenção na fórmula E por sua pilotagem. Hoje deu um drible de cinema. No final da prova as câmeras estavam mais nele que em Buemi.

  21. Vagner Rangel disse:

    Piquet será o campeão da F-E 2015. É o melhor de todos os concorrentes.

  22. Paulo Pinto disse:

    Nelsinho “rala-muro” correu em Mônaco e não raspou em nada? Será que ele perdeu o “jeito”?

  23. Batista Lara disse:

    Piquet…. Sobrenome que tem peso… E o Nelsinho faz juz as ele… Brigão, vencedor e que se “phoda” o resto… Sou fã dele!

  24. Celso disse:

    O Nelsinho só puxou do pai a arrogancia e prepotencia, pois é um chorão de merda, péssimo piloto, só ta la por causa do pai que tem……………

    • Luiz Morais disse:

      Sei não, mas acho que vc está enganado. Diga-se na F-E tem dois pilotos que eu sempre achei injustiçados na F-1, Nelsinho pela sacanagem que fizeram para ajudar Alonsito e Heidfeld por estar sempre no lugar errado e na ora errada, até a única vitória da BMW na F-1 era para ser dele e a equipe por marketing mandou ele deixar o Kubica passar. Nelsinho é bom piloto e, o mais interessante, é que não está nem aí para o que vão falar dele. Quem pode, pode, quem não pode, chora.

  25. Fernando Lima disse:

    Se eu fosse o Di Grassi, diria ao Piquezinho à moda da periferia: “Tu é forgado hein meu…”

  26. Thiago Leal disse:

    Cada vez melhor! Beleza de temporada com dois brasileiros brigando pelo título! É, amigo (como diria o seu amigo), a Globo deve estar se roendo de raiva por não ter conseguido essa competição pros seus canais a cabo! Alguém duvida que, caso última rodada tenha Nelsinho e DiGrassi brigando pelo título (e deve ter), a Globo colocaria a corrida ao vivo no sábado?

  27. Carlos Henrique disse:

    E quantas “portas” teriam sido abertas ao Lucas se ele tivesse pai famoso?
    Chororô desse Nelsinho… patético!

  28. Ricardo Bigliazzi disse:

    Na boa, os dois podiam estar na F-1 sem a menor duvida.

    Segue o jogo..

  29. Alexandre Gossn disse:

    Nelsinho reclamando de um piloto que sempre foi leal ao passo que ele …. o que dizer de alguém que bateu de proposito para o parceiro vencer?

  30. Paulo Z disse:

    ô Frávio…..assunto “off” mas pertinente ( entendo eu )….há uns tempos venho percebendo que o seu blog demora para carregar tanto no PC quanto em dispositivos móveis. Testei em vários PCs e redes e a demora é comum em todos. Enfim, veja com o pessoal do UOL, ver se tem algum problema.

    Quanto ao Piquet ele é um “mimizento”……

  31. disse:

    Boca fechada não entra mosquito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>