GOL, 35

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SÃO PAULO (parabéns, bichinho!) – A quem interessar possa, hoje o Gol faz 35 anos. Foi em 15 de maio de 1980 que a Volkswagen iniciou a produção de seu primeiro carro com motor a ar dianteiro. Ele nasceu com o motor do Fusca 1.300, mas foi um desastre e vendia menos que a Brasília, 1.600. Assim, em setembro a montadora colocou esse motor no Gol — o que faz das batedeirinhas 1.3 carros raríssimos, e eu amaria ter um.

No ano seguinte, 1981, saiu a primeira série especial, o Gol Copa — numa alusão ao Mundial da Espanha de 1982. Azul clarinho metálico, rodas especiais, bolota do câmbio em forma de bola de futebol, era o máximo. Foi em 1983 que a VW espetou no Gol o primeiro motor refrigerado a água, 1.6, enquanto mantinha a batedeira com motor de Fusca apenas na versão BX. Em 1984 surgia o GT, essa coisa espetacular de linda, com motor 1.8. Depois viriam, ainda na era “quadrada”, o GTS e o GTi. E o Gol gerou uma família com a Parati, o Voyage (lindo, sempre) e a Saveiro.

[bannergoogle] Não sei exatamente quando surgiu a segunda geração, o Gol bolinha. Acho que em 1994. Depois vieram as demais e nem sei em qual está. O nome é o mesmo, o carro é outro — para mim, o que vale é o quadrado, o resto só usa o mesmo nome. Em todo caso, pelas leis não escritas da indústria, Gol é Gol e será sempre mesmo se daqui a 100 anos ele tiver duas rodas como um Segway. Assim, o nome ostenta números impressionantes. É o carro mais vendido da história do Brasil, quase 7 milhões de unidades. Fora o 1,2 milhão de carros exportados para 66 países. De 1987 a 2013, foi líder de vendas no Brasil.

Tenho dois. Um deles esse vermelhinho simpático. O outro, o champanhe lá em cima. Todo mundo já teve um — ou um de seus parentes. Conte, então, sua história com um Gol. Ele merece.

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Douglas de Almeida
8 anos atrás

Bom dia a todos! Olá Flávio! Meu pai teve na época um Gol à ar ano 80, eu era criança. Gente, olha que legal, esse mês faz um ano que comprei um Gol GT 86 vermelho que foi oferecido aqui, estava no sul de minas. Todo original, preço ótimo e que parece que ninguém deu importância, pois parecia até mentira a preço de banana. Tem 100 mil quilômetros, a embreagem e o cabo são de fábrica, agora o platô pediu para sair abrindo o bico. Abração.

venax
venax
8 anos atrás

Tive um GL 1992 1.8 que foi fabricado na época da Autolatina. Tinha o acabamento acima da média com bancos em veludo, carpete nas portas e porta malas. Além de mimos como painel igual ao GTI, iluminação do porta luvas e cofre do motor, etc. Comprei da minha irmã (que tinha tirado 0 km) em 1999 e fiquei com ele até 2013 quando tive que vender apra comprar uma Zafira para caber a família toda (6 pessoas). Era um carro que andava muito e tinha manutenção barata. Os defeitos eram os mesmos dos Golzinhos AP 1800 como consumo alto e o já tradicional porta malas pequeno por causa do estepe um erro que a VW deveria ter corrigido.

Vinicius Scutellaro
Vinicius Scutellaro
8 anos atrás

Tenho um GL 1.8 prata 1993, carrinho divertido de dirigir, mas que tenho que desfazer dele, pois carro antigo, queira ou não, dar umas dores de cabeça as vezes.

Jeronimo
Jeronimo
8 anos atrás

É já tive um 84 Prata batedeira 1.6 dupla carburação a Álcool mas até que não batia muito, mantia as valvular bem reguladas sempre, eu mesmo as regulava o que já havia aprendido com os fuscas e outro segredo aprendia com um mecânico apaixonado pelo Gol trocar a cada 6 meses as juntas do Y do escapamento e pronto o bichinho batia muito pouco, era valente cloro com sua restrições, nunca falou para pegar mesmo no inverno, mas tinha o ritual puxa o afogador injeta gasolina deixa uns 2 minutos e pronto o carinha estava tinindo para andar um barato, muito bom era um fusca grande e cheio de espaço, acampou muito e como levava peso, era barraca bangalô das pesadas em tubos grande mesmo crianças, esposa, e por ai vai, porta malas e bagageiro cheios e o carrinha ia vinha sem reclamar nunca me deixou na mão, saudades do batedeira bravo, muito bom na época.

Fernando Rodrigues
Fernando Rodrigues
8 anos atrás

Minha mãe tinha um Gol 1000 branco ano 93/94 que meu pai comprou okm pra ela me levar na escola. Em 2001 roubaram na porta do colégio, ele se chamava Golias, nunca quebrava, retrovisor do lado direito era luxo, saudades.

Alvaro
Alvaro
8 anos atrás

O G5 é realmente outro carro, bem melhor diga-se de passagem, mas as versões arredondadas anteriores G2/G3/G4 são absolutamente o mesmo carro que o quadrado com a mesma plataforma, mesma mecânica básica, mesmos defeitos.

Adolfo Brás Sunderhus Filho
Adolfo Brás Sunderhus Filho
8 anos atrás

O Gol realmente é um carro emblemático e de uma importância histórica na indústria automobilística brasileira. Particularmente, eu nunca tive um Gol, mas meu pai já teve um, um Gol 1000 (daqueles quadradinhos e com carburador ainda… horroroso o carro!!! rs)… E depois teve uma Parati 1.6 a alcool, tb quadradinha (essa, maravilhosa!).

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Comprar carro naquela época era difícil, pelo menos pra mim. Passei na frente de uma loja e lá estava ele, cor areia, semi – novíssimo, pneus com novinhos. Me perguntei porque alguém compra uma lindeza dessa e logo põe à venda e barato. Comprei. Na cidade não percebi nada além do barulho familiar do motor 1300, mas quando caí na estrada que liga Campinas ao aeroporto de Viracopos e na “subida da zona”, senti horrorizado que ele andava menos que minha CG 125, entendi porque ele estava a venda ainda novinho…….voltou pra loja. Foi um jeito rápido e eficiente de perder algum dinheiro. Não tenho saudades nenhuma dele !!!!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
8 anos atrás

Meu primeiro carro foi uma Saveiro a ar, 1984. Depois meu primeiro carro 0 km foi um Gol 89, motor CHT verde, para homem, mas no documento era Azul Índico. Tive recentemente um GTS 1994, vermelhão. Atualmente tenho uma Saveiro Surf 2016, bem gostosa de guiar também. Cara que diz que Gol é ruim é piloto de ficha técnica, fica lendo revista e acha que entende. Já tive carro de todo tipo, meu carro de dia-a-dia é Audi, e um Gol, em termos de dirigibilidade, não deve nada aos melhores alemães.

Roberto
Roberto
8 anos atrás

Quero um e vou ter um.
Assim que meu orçamento tiver uma folga (esposa grávida), juro que parto pra cima de um GT ou GTi.
Mas tem um 85 a água de um tiozinho aqui da cidade, com 80 mil km, todo original que me faz la cabeza también… Já sei quanto ele quer e quanto eu quero pagar.
Logo mais o Meteoro arruma um parceiro de garagem.

Valter Prieto Jr
Valter Prieto Jr
8 anos atrás

Andei algumas vezes. O pedal da embreagem está no lugar do freio, então, quando ia trocar de marcha, pisava na caixa de roda. E a alavanca de câmbio está tão para trás que a toda troca para segunda e quarta, batia o cotovelo no banco.
Atrás, como passageiro, é ótimo, desde que a pessoa não tenha cabeça e tenha bancos de madeira como referencia de conforto.
Graças às bondades divinas nunca tivemos um em casa.

Olavo
Olavo
Reply to  Valter Prieto Jr
8 anos atrás

Apoiado!

Jr.
Jr.
8 anos atrás

Já que você falou dos parentes, tenho um Voyage 85, bege equatorial, dos primeiros deste ano (motor MD ainda, 4 marchas), está com a nossa família a 10 anos. Estamos bem casados, dele eu não separo kkkkkk

Um crime INAFIANÇÁVEL é a VW só lançar os câmbios de 5 marchas MUITO TEMPO depois. E ter aposentado o 4 marchas “câmbio longo” muito cedo.

Daniel Massa
8 anos atrás

Curiosidade: todos os Gols, desde a primeira geração BX até a penúltima, a chamada G5, eu acho, tem o volante cerca de 2 centímetros deslocado para a direita em relação ao banco. Sentem e reparem quando tiverem a oportunidade. Isso só foi corrigido na atual geração, essa sim uma plataforma nova. Podemos dizer então que todos os Gols, exceto a última geração tem o mesmo DNA.

Samuel Pavan
Samuel Pavan
Reply to  Daniel Massa
8 anos atrás

Na G5 foi corrigido. Foi a primeira alteração completa da plataforma desde 80.

Sérgio
Sérgio
8 anos atrás

Meu pai teve um Cl 1.6 AP 87 “Bege Flash”

Foi o primeiro carro zero dele. Eu sempre gostei do carro e pena que ele o vendeu depois de uns dois anos mais ou menos.

Gol pra mim é o quadrado também. Pena que os “vileiros” estão acabando com todos, colocando as malditas rodas orbitais (que só ficaram legais nos GTi´s/GTS´s), turbo, volante de Saveiro Surf, tapetes “de busão”…

Eu gostaria de ter um a ar 1.6 o mais original possível para equipa-lo como era feito na época…

Parabéns pelas carangas! Aliás, tenho uma revista em casa que a reportagem de quando você comprou o douradinho lá em cima de um senhor… Não lembro qual era a revista agora, se era uma quatro rodas de “classicos” ou outra revista do segmento…

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Corrigindo: motor a água no gol saiu em 1984 (1.8 no GT). O 1.6 citado equipou o gol a partir do fim de 1985 como opcional no S e LS (AP 600).

Marcelo Rabelo
Marcelo Rabelo
8 anos atrás

Esse vermelhinho é lindo, tem um cara na minha rua que tem um, mas está todo acabado, se der uma reforma fica igualzinho a seu…. Eu já tive um marrom ano 89 a Álcool….

Luiz Wagner
Luiz Wagner
8 anos atrás

Gol GTI … O maior e melhor de todos

Yuri
Yuri
8 anos atrás

Esse seu vermelho é um espetáculo!

Meu pai comprou um Voyage CL ’89, lindo, em 1996. Veio pra substituir a nossa Brasília amarela.
Foi nele que me apaixonei por carros, que aprendi a dirigir… Foram 15 anos, 2 motores, e centenas de milhares de quilômetros com ele, até que foi roubado. E veio o Santana…

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

O meu foi um 1999/2000 preto, motor 2.0, duas portas que nunca mais vi um igual!
Já era um modelo depois do bolinha.
Acho que foi uma versão que fizeram bem poucos!
Me diverti muito com esse carro, ia pra todo canto, claro, nunca deu um probleminha.

thiago moraes
thiago moraes
8 anos atrás

Flavio boa tarde tenho um gol 1.3 do jeito que voce gostaria de ter, um verdadeira reliquia! Motor impecavel sem vazamento nenhum de oleo e lataria novinha
Se houver interesse me mande um email abraço
[email protected]
Thiago

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Quantos carros afinal você tem FG?

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
8 anos atrás

Parabéns ao Gol! Mas parabéns ao FG pelos dois belos exemplares, principalmente o GT. Meu pai teve um comprado 0km, o primeiro carro em que pude dar umas voltas mais longas, fora do quarteirão… Anos mais tarde tive um GTS 1988, comprado com um ano de uso, no qual rodei bastante por uns três anos. Após esses dois, uma Saveiro e um Gol “bolinha” passaram por nossas garagens até 1995. Nos últimos 20 anos, nenhum carro da chamada “família BX” passou por nossas mãos. Mas bem que um GT como esse do FG seria MUITO bem vindo!

Gus
Gus
8 anos atrás

Ainda lembro da primeira vez que pude assumir o volante de um Gol GTi “quadrado” – na segunda metade dos anos noventa, quando o carro ainda tinha algo a mostrar em desempenho perante os demais nacionais.
Ah, inesquecível…apesar de na condição de “dimenó” ter dirigido muitas vezes na camufla um Gol GTS, o Gol topo de linha era uma coisa diferente: direção em couro, alavanca em couro, indicadores vermelhos no painel, a sigla GTi no meio dos mostradores, tudo denotando exclusividade.
O ronco forte e encorpado saindo pelo kadron, a aceleração fácil, mesmo na casquinha do acelerador, a intrometida Saveiro Summer que foi despachada com facilidade na estrada, bastando baixar a marcha e entrar com um pouco mais de confiança nas curvas…era o nosso best seller esportivo, cheio de estilo, marra e atitude. Um carro inesquecível, apesar de parecer dieta macrobiótica hoje em dia, face à concorrência dos esportivos atuais!

Alex Sá
Alex Sá
8 anos atrás

Eu aprendi a dirigir em um modelo GL, branco… Amava aquele carro… Fiquei muito sentindo quando meu pai o vendeu…

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Opa, muito interessante o artigo,

Se alguem estiver interessado, tenho um Gol BX 1.6 1985 que estou vendendo. Foi do meu avo (unico dono) e esta bem proximo do original, nem retrovisor do lado direito tem ainda :).

Para deixar zerado como esses do artigo teria que trocar os bancos, rodas e molas pelos originais, e talvez um servico de pintura (a pintura foi refeita a uns 3 anos, porem o pintor nao fez um servico muito legal com as ferrugens e tem alguns pontos em que elas podem comecar a aparecer)

Esse carro foi uma pequena aventura pessoal, ta com um motor original novo(<10 000km) que levei quase uns 6 meses para conseguir montar, algumas pecas sao bem dificeis de achar.

Se alguem ficou interessado, so me mandar uma msg e mando mais informacoes

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
8 anos atrás

Meu primeiro carro foi um Gol CL 1.6 a álcool 1994, o chinesinho. Ele era verde, lindo, andava muito! Adorava aquele carro. Foi a última versão do Gol quadrado, pois em 95 a VW começou a fabricar o bola. Apenas a versão 1000 com motor CHT continuou a ser produzida.
Passei ótimos momentos dentro daquele carro, muitas viagens, muitas baladas… Aquele golzinho é só alegria!

Felipe Medeiros
Felipe Medeiros
8 anos atrás

Também adoro o Gol! Mas não sabia desse modelo “Copa 82″…que bacana! a bolota do cambio em formato de bola é espetacular! Achei até pra comprar no Mercado Livre, mas o precinho…..Qse mil dilmas

Eduardo Alves
Eduardo Alves
8 anos atrás

Eu teria um 1.6 refrigerado a ar também, daria o maior valor. Tanto o 1.3 quanto o 1.6 refrigerados a ar são carrinhos muito, muito legais.

Não consigo relevar a importância dos antigos Gol CL 1.8 também, que apesar de apertados, proporcionavam um prazer muito grande ao dirigir na época, fora o agradável ronco do AP 1800…

Marcus Simões
Marcus Simões
8 anos atrás

Aprendi a dirigir num Gol CL 1.6 da auto-escola em 1993.

Reinaldo Silveira
8 anos atrás

Carro valente, o Gol. 35 anos!
Em 1984, eu tinha um Passat TS 81 a álcool, grande enganação (usava o mesmo motor 1.5 dos demais Passat, enquanto que o TS a gasolina usava o 1.6); certo dia, soube que a revenda Volkswagen da minha cidade tinha recebido um Gol GT – fui ver, claro. O vendedor se iludiu ao ver o TS, achou que eu poderia ser um comprador potencial (mal sabia ele) e me ofereceu um test drive. Acostumado com o sossegadíssimo TS, não consegui acreditar no desempenho do Gol GT, com a terceira marcha que não acabava nunca!
Quando casei, em 1993, tive o primeiro (e único, até agora) Gol, um LS 86 a álcool, branco. Carro muito bom, desempenho adequado, consumo honesto.
Se tudo der certo, quero um Gol GT 84 ou 85 na minha pequena coleção. Está cada vez mais difícil, os preços sobem muito.
Abraços.
http://reiv8.blogspot.com

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
8 anos atrás

Minha esposa já teve um CL CHT 92 e eu uma Parati CL 1.8 1991. Espartanos, mas robustos e valentes. Na Parati mesmo fiz viagens daqui de Goiânia para o litoral Carioca e para Santa Catarina. O meninos adoravam o “bauzão” lá atrás. Até hoje os dois mais velhos dizem que foi o carro preferido deles. Mal se lembram dos outros.
Tecnicamente as gerações 2, 3 e 4 (bolinha) ainda carregavam o mesmo conceito do velho Gol “quadradinho”, compartilhando a plataforma, conjunto mecânico longitudinal e vários dos vícios e qualidades do projeto original. O tal do G5 é que realmente se tratou de um novo carro, mais ligado ao projeto original do Polo europeu de quarta geração (o que foi fabricado em terras Tupiniquins até esses dias) que às raízes do Gol.
Em termos comerciais, a VW vende o Gol atual como de sexta geração. Tecnicamente estamos ainda vivendo o que seria uma segunda. Coisas do marketing automotivo.

Raphael
Raphael
8 anos atrás

Em 2005 tive um Gol GTS 1992 Cinza Spectrus, lindo, bancos recaro, rodas orbitais, ar condicionado….vendi com dor no coração em 2008 para inteirar a entrada do meu apartamento.

askjao
askjao
8 anos atrás

Conto que a gol é o melhor exemplo de marketing que uma empresa pode ter. Uma porcaria de carro, que chegava ao cumulo de rachar a parede corta fogo dos modelos “bolinha”. E nem me venham com pedras, pois vi uns 3 assim. Além do mais, as vendas eram mais para frotista do que para o consumidor final. Mas reconheço a beleza do GTi e GTs.

Anderson_SP
Anderson_SP
Reply to  askjao
8 anos atrás

Pura verdade.

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

O Gol foi meu primeiro sonho de consumo “viável”. A capa da 4Rodas mostrando um fazendo uma curva fechada na praia com o título “Chegou o carro que vai agitar o mercado” (o algo parecido, já que escrevo de memória) me marcou. Lembro que eu, em meus 15 anos, esperei ansiosamente pela chegada do carrinho nas ruas, para ver de perto aquele desenho instigante, “cortado” na traseira, com toques de modernidade européia, e amaldiçoei uma certa greve que parou o ABC e atrasou sua remessa. A primeira vez que os vi foi numa carreta/cegonha, na Salvador-Feira, quando viajava com a família para o São João – quase torci o pescoço “Olha os Gol chegando!”. Demorei para ter um, tive um Voyage antes, azul escuro, lindo, 1,6 AP600 – o BêTê, porque era “igualzinho” ao BT-52 de Piquet daquele mesmo ano, até adesivo da Fila tinha. Até hoje é meu carro favorito. Gol mesmo só tivemos em 1988, o terceiro carro da família. Mas eu já não usava muito, tinha feito um upgrade para um Santana. Mas concordo, o quadradinho sempre foi o mais bonito.

Fabiano
Fabiano
8 anos atrás

Eu tive três deles, sendo que um foi meu primeiro carro. Era um branquinho, câmbio de 4 marchas, álcool, mas já refrigerado à água. Creio que era 84, não tenho certeza. Apesar do carinho por ser o primeiro carro, brinco que ele foi meu curso de mecânica: tudo o que podia pifar, pifou. Fiquei na estrada várias vezes, inclusive com motor fundido. Mas, não era culpa dele, comprei-o com mais de 10 anos de uso e estava bem judiado (primeiro carro, grana curta, sabe como é). Fui arrumando ele aos poucos, e o vendi em condições melhores que comprei.

Depois, desisti do modelo principalmente por causa do seguro. É um carro muito visado aqui em Campinas e, por causa disso, o custo de seguro dele é absurdo.

Agora, acho que muitos vão concordar comigo: a dupla GTS / GTi é um dos modelos mais bonitos já feitos no Brasil Junte-se aí a revolução que causou com a injeção eletrônica.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

A linnha do Gol só teve 3 defeitos na minha opinião:

1- Acabamento pobre até nas versões mais top (GT, GTS e GTi são raras exceções)
2- Consumo alto demais para o tamanho do motor e peso do veículo
3- Muito mal resolvido. Espaço interno ridículo para carros daquele tamanho.

Tirando isso, a mecânica é excelente. Suspensão, carroceria, dinâmica… tudo muito bom.

Mas, eu sou a exceção dos brasileiros… eu compro carro pelo conforto. Oficina todos eles dão, e não é economizando R$100 que significa que um carro tem manutenção mais barata que o outro.

Nilton Camargo
Nilton Camargo
8 anos atrás

Cara, tivemos um champanhe 1300 a álcool (naquela época “ainda não existia” o etanol), eu falava que era um fusca de trás pra frente. Eu também falava que era um carrinho Macho, pois fu… ops. ferrou todo mundo em casa, pois era um carro “comunitário”, meu pai, minha mãe e eu dividíamos o uso e manutenção, que era constante. Até que chegou um momento que o motor abriu o bico e meu pai mandou retificar e passar para 1600.
Parabéns pelo GTS , M A R A V I L H O S O.

Ferdinandes
Ferdinandes
8 anos atrás

O blog agora eh atualizado somente em horario comercial?

Carlos Matioli Junior
Carlos Matioli Junior
8 anos atrás

Bom Dia Flávio Gomes! Curto demais seu blog!.
Como não esquecer o Gol. Aprendi a dirigir num a Ar de 86 em 2004. Ele era da minha irmã mais velha e tinha um problema não sei aonde perto do motor que não podia passar em uma poça de água que parava, uma vês saí num sábado a noite e começou a chover quando ia ir embora para casa, tive que ligar para minha irmã do meio para vir me buscar, veio contando para mim, rachando o bico de rir que um desconhecido teve que ajudá-la a empurrar o carro para tentar dar partida nele, porque tinha parado. Detalhe ela tava de pijama rsrsrsr. Muitas histórias, muitas lembranças boas desse carro.

PROFESSOR
PROFESSOR
8 anos atrás

Flavio, achei essa pecinha aqui, como não vou poder compra-la, ve se interessa….
http://www.superbid.net/categoria/oferta.htm?offer_id=904941&pt=10&size=25&pager.offset=18

Cleber ( de Caieiras).
Cleber ( de Caieiras).
8 anos atrás

Poxa Flavio, ainda falta encontrarmos o outro (86 que já foi seu), não é mesmo?Perdi os telefones, aliás, nenhum deles vingou, quando quiser podemos tentar de novo. A Vemaguet acho que já era, o Magirus levou a para outro lugar. Abraço.

Cleber Andrade
Cleber Andrade
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Tranquilo, quando quiser, podemos tentar o GOL de novo, mas como disse antes, perdi os telefones….Abraço.

Marlo Lemos
Marlo Lemos
8 anos atrás

Em 2005 Tive um 92 cl com ap 1.8 gasolina. Tinha de andar com uma bisnaga de gasolina para jogar direto no carburador. Caiu a bateria, o escapamento e o fundo traseiro, quando minha sogra entrou. Um dia resolvi lavar o motor. E perto da bobina tinha um fio solto. E na bobina um encaixe para fio, que tava sem fio. Foi automatico. O fio no encaixe. Ate que no outro dia comecou a pegar fogo por debaixo do painel. Foi-se parte do chicote. Bati em um fiat tipo num sinal quando o ABS não funcionou (ABS?? KKK) Era todo ferrado masss deixou saudades.

Fábio Labs
Fábio Labs
8 anos atrás

Flavio, meu pai teve um Gol L 1.3 80/80 com dupla carburação, bancos sem encosto de cabeça, de cor cinza. Antes dele tivemos um Fuscão 1970 e uma Brasília 1977. Aprendi a dirigir no Golzinho e o carrinho era muito valente (fraquinho de motor, mas era um tanque de guerra de resistente). Ficamos com ele de 1985 até 1993 quando minha mãe acabou de destruí-lo (infelizmente minha mãe só sabe entrar num, carro virar a chave e dirigir, manutenção nunca! E é assim até hoje). Depois tivemos um Gol LS 1.6 83/83 também à ar e também outro tanque. O Golzinho 80 tinha uma tampa no porta-malas que vivia dando dor de cabeça: feita de madeira, era fraquíssima! Mas de resto, o bichinho era duro na queda. Viajamos uma certa ocasião para passar as férias em nossa cidade natal no Paraná e pegamos a Castelo Branco justamente no dia mais quente do ano (acho que era 1987) e a pobre embreagem mau cuidada abriu o bico. Conseguimos empurrar o carro até um posto meio abandonado e lá um mexânico (é isso mesmo, não escrevi errado não) colocou uma embreagem usada de Fusca. Pra tirar o motor, ele usou um bujão de gás de cozinha e um pedaço de madeira(!!!!!). E o danado do carrinho ainda rodou com essa embreagem mais 2 anos, apesar da minha constante reclamação e insistência pra colocar uma embreagem nova. Ô bichinho bravo! Alguns anos depois, comprei um GTS 1990 à álcool que era um verdadeiro monstrinho devorador de asfalto! Andava demais o Golzinho… Sem falar naqueles bancos Recaro que eram um show! Saudades daqueles três….

Andre Decourt
8 anos atrás

Tivemos um praticamente igual ao seu douradinho, era um LS 1.6 1982, bege. Apesar de nos 5 anos que ficou com agente, e ser uma evolução ás Brasilias anteriores do meu pai, a qualidade de manufatura era terrível, a pintura não aguentava pedriscos de estrada e descascava expondo a base cor de caramelo, o painel começou a desmontar com uns 20 mil km, fora de dependência ao saquinho do distribuidor, qualquer furinho fazia ele ficar vulnerável a alagamentos como um 147

João
João
8 anos atrás

Meu Pai me prometera, que ao ingressar na faculdade, ganharia um carro. Passei no vestibular em 2004, e então em 2005 eu ganhei o Morcegão (GTS, preto, completo, sem direção hidráulico). Morcegão foi o nome dado por amigos da faculdade que passaram poucas e boas dentro do Morcegão, ou melhor fora do Morcegão, por várias vezes sendo empurrado, kkkkkkkkkkk, mais sempre admirado por seu luxo, por seu ronco e grande potência. Assim o Morcegão foi meu primeiro carro, estando comigo até 2011, Após longos anos juntos, de várias quebras e falta de gasolina, o vendi. Quem dera se pudesse ficar com ele como relíquia, enquanto comprava outro carro. Sempre me lembro dele, tenho saudades. Existem uma infinidade de aventuras muito doidas e engraçadas que passamos com esse carro Maravilhoso, que somente um post não tem como contá-las.

Fausto Teixeira da Silva - RJ
Fausto Teixeira da Silva - RJ
8 anos atrás

Meu pai já teve um Gol Atlanta cor verde

William Do Val
William Do Val
8 anos atrás

Gomes,

Onde vc guarda esse tanto de carro?

Abs!

Rodrigo P.
Rodrigo P.
8 anos atrás

Foi meu primeiro carro, um 1.6 a álcool, cinza-chumbo – de onde eu venho chamávamos os refrigerados a água de “chineizinhos”, por causa da lanterna traseira, não sei se era um apelido universal. Comprei o meu em 2000, já com 12 anos de idade. Tinha um problema crônico na parte elétrica, me deixou na mão algumas vezes, mas também me deu muitos momentos felizes.

Oliveira
Oliveira
8 anos atrás

O primeiro gol 1.6 refrigerado a água foi o modelo 1985.

Wfs
Wfs
8 anos atrás

Tive vários desde o BX. Mas a saudade mesmo dos dois gts’s que tive. Um 91 e um 89. Pretos, impecáveis. Os bancos Recaro que te jogavam no chão do carro….sensacional.