LEGIÃO URBANA
SÃO PAULO (coisa mais linda) – Quando você vê um caminhão Puma na rua, faz o quê? Para e fotografa. Depois, vai falar com o dono. Ano 1993 (talvez a última série), tirou zero. Lá do Sul, pela placa. Roberto, o dono, conta que é tudo original — chassi VW, alguns componentes mecânicos (como suspensões) Ford, motor MWM de 4 cilindros a diesel, como na época. Não conheço em detalhes, mas era isso mesmo?
Esse caminhão (ou um bem parecido) esteve no posto da Frei Caneca, mas não deu tempo de tirar foto. infelizmente.
Em 1981 meu pai comprou um azul zero par o uso no sitio,deu em troca um velho Ford f150 ano 1962 com motor Mercedes 1111.
Acho que foi o da primeira série usava motor Perkins e compartilhava varias peças mecanicas do caminhão Dodge 3/4.
Apesar da pouca idade lembro que deu muito problema no inicio, foi vendido aós uns 6 anos de uso.O novo proprietário utilizava par o transporte de animais a cerca de 8 anos ainda via ele rodando em minha cidade.
A mecânica é idêntica às Volkswagen 6.90 e 7.90, com motor MWM D-229 aspirado, câmbio Clark pequeno, conhecido como clarkinho. O resto, pura fibra de vidro e história.
Que coincidência… Abasteci neste posto ontem quando este caminhão estava lá… No Bixiga!
Meu sogro tem um e está na ativa! Fez um frete outro dia mais de 2000km.
https://lh3.googleusercontent.com/EMTODuRKliyH-DnjzvxWzoIkJSNnW01yfaTJd7EKmXtp=w1355-h815-no
Aqui em São Bento do Sul / SC tem um desse – mas com carroceria aberta – há anos trabalhando em uma revenda de materiais de construção. Vi-o a última vez na rua não deve ter 2 meses. Deve ser razoavelmente forte pra se manter na ativa num ramo desses…
A Caesb teve muitos desses caminhões da Puma de cabine dupla, capaz de ainda ser possível encontrar um ou outro na ativa por aí.
Aí pesquisando no Google achei esse aqui trabalhando pra Coca-Cola: http://www.pumaclubdobrasil.com.br/imagem/46-20091028173911.jpg
Ah é ! verdade!
Os caminhões Puma foram fabricados até 1999, com cabine renovada e usando faróis do Gol 1991.
http://www.cargapesada.com.br/edicoesanteriores/edicao138/memoria138.php
Meu sogro deixou de comprar um no ano passado por R$6.000, só porquê o cara não tinha estepe e macaco.
Tinha um baúzinho, a grade pintada de preto (horrível), mas é um caminhão de 3,5 Toneladas que dava pra fazer uns fretinhos.
Se eu tivesse os 6k eu tinha comprado e deixado na garagem.
Esse é um 92/92
Trabalhei na Alfa Metais em Curitiba, onde os caminhoes eram produzidos.
Cheguei após o fim da producao de automóveis, mas quando saí de lá, em out/95, o 914 ainda era produzido, e tínhamos acabado de desenvolver uma nova linha de caminhoes. Pelo que sei, devem ter sido vendidos apenas uns 5 desta nova linha, e logo depois a producao foi encerrada.
Todos tinham motor MWM, componentes mecânicos utilizados nos Ford, mas o chassis era produzido internamente, assim como as cabines de fibra de vidro.
Flávio, onde fica esse posto? Parece ser bem simpático.
Flávio, aqui tem a ficha técnica completa do Puma com algumas fotos da cabine. Achei essas informações no blog Caminhões Antigos Brasileiros, que é uma enciclopédia com fotos e dados técnicos dos caminhões e ônibus fabricados no Brasil nas décadas passadas.
http://caminhaoantigobrasil.com.br/puma-914/
http://www.pumaclassic.com.br/2012/01/caminhao-puma-914-cd.html
A Sabesp foi uma das empresas que teve a maior frota de caminhões da PUMA!
Que barato!!!! alguem sabe dizer ate que ano foram,’pois os Puma acabaram por ai, 92,93, mas os caminhoes acho que se estenderam..’aqui em BRasília até uns dez anos via-se alguns , mas agora acabaram