E um raro exemplar deste onibus pode ser seu, ano 1960, da primeira geração, primeiro modelo de monobloco fabricado no Brasil, nunca restaurado, original, perfeito pra colecionadores e placa preta:
Ah o Circular da av. Paulista, os da USP que saiam do lado do Rei das Batidas.
Zé Tros
8 anos atrás
Esse é o famoso O-321. E provavelmente ainda era fabricado seguindo o desenho do modelo alemão sem o intinerário acima do parabrisa. Anos mais tarde, a Mercedes “abrasileirou” o modelo inserindo o intinerário e outras modificações.
Na época eram dois modelos, o O-321 H e o O-321 HL, este mais comprido. O H é de hinter(atrás, traseiro) e o L de lang(grande, longo).
A suspensão dianteira era composta por molas heicoidais e a traseira feixe de molas semielipticas. O motor era o OM-321 de 110 cv e 6 cilindros
Luiz Decor
8 anos atrás
Rio de Janeiro, anos 60 Empresa: Auto Viação Bangu, Nº de série 58516. Saudades do bicudinho.
O que? A Auto Viação Bangu já teve Mercedes-Benz O-321??? E hoje eles compram aquela porcaria de Volkswagem 17-230 Caio Apache Vip, de motor fraco, suspensão molenga e banco duro??? Que regressão!!!
José Renato Capellini
8 anos atrás
Eu conheço esse ônibus pelo apelido de ” Bunda de Porco “.
Era muito charmoso.
É, aquela empresa pública que foi desmontada e substituída por supostos “empresários” que supostamente possuem ligações com uma “facção criminosa” que negociou sua atuação alguns anos atrás com um certo governador deste nosso estado que aliás, continua no poder.
Não. CMTC era a Companhia Municipal de Transportes Coletivos que prestava excelentes serviços à população que utilizava transporte público. Os ônibus eram sempre muito bem conservados, os motoristas e cobradores eram uniformizados, Quem usou o serviço sabe que ele era infinitamente melhor do que o prestado pelas empresas particulares à época.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
E um raro exemplar deste onibus pode ser seu, ano 1960, da primeira geração, primeiro modelo de monobloco fabricado no Brasil, nunca restaurado, original, perfeito pra colecionadores e placa preta:
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-666209498-onibus-usado-mb-o-321-1960-raridade-no-e-fusca-maverick-_JM
A CMTC foi a maior frotista mercedes do mundo, isso em 1985 ,por isso tinham de acabar com ela !
Ah o Circular da av. Paulista, os da USP que saiam do lado do Rei das Batidas.
Esse é o famoso O-321. E provavelmente ainda era fabricado seguindo o desenho do modelo alemão sem o intinerário acima do parabrisa. Anos mais tarde, a Mercedes “abrasileirou” o modelo inserindo o intinerário e outras modificações.
Na época eram dois modelos, o O-321 H e o O-321 HL, este mais comprido. O H é de hinter(atrás, traseiro) e o L de lang(grande, longo).
A suspensão dianteira era composta por molas heicoidais e a traseira feixe de molas semielipticas. O motor era o OM-321 de 110 cv e 6 cilindros
Rio de Janeiro, anos 60 Empresa: Auto Viação Bangu, Nº de série 58516. Saudades do bicudinho.
O que? A Auto Viação Bangu já teve Mercedes-Benz O-321??? E hoje eles compram aquela porcaria de Volkswagem 17-230 Caio Apache Vip, de motor fraco, suspensão molenga e banco duro??? Que regressão!!!
Eu conheço esse ônibus pelo apelido de ” Bunda de Porco “.
Era muito charmoso.
Grande O-321. Foi com esses bicudinhos que a TCB iniciou suas operações em Brasília.
Reparem nas calotas, que lindas!
Nostalgia total.
No Rio era a CTC. Pegava pra ir e voltar da escola nos anos 70. A gente viajava sentado na parte que cobria o motor.
Carinhosamente apelidado de “bicudinho” pelos “chapéus de bico”.
Em 1991, eu ia pra aula num ônibus escolar desses.
Andei muito na extinta (e saudosa) CMTC. Tinham vários que faziam ponto final no vale do Anhangabaú.
Bons tempos.
Existem coisas que não mudam.
Sempre aparece um sem noção para fazer comentários fora do contexto e absolutamente ridículos. PQP!
É, aquela empresa pública que foi desmontada e substituída por supostos “empresários” que supostamente possuem ligações com uma “facção criminosa” que negociou sua atuação alguns anos atrás com um certo governador deste nosso estado que aliás, continua no poder.
Não. CMTC era a Companhia Municipal de Transportes Coletivos que prestava excelentes serviços à população que utilizava transporte público. Os ônibus eram sempre muito bem conservados, os motoristas e cobradores eram uniformizados, Quem usou o serviço sabe que ele era infinitamente melhor do que o prestado pelas empresas particulares à época.