DICA DO DIA

SÃO PAULO (gostei) – Já não sei quem mandou, mas paciência. É legal e merece ser visto este artigo com as ideias do designer holandês Andries van Overbeeke sobre como pode ser um F-1 no futuro. O interessante é que todas as soluções técnicas adotadas têm sentido. Não são apenas estudos estéticos com viagens futurísticas que resultam em bobagens que caberiam no filme do Speed Racer. Tamanhos de asas, proteção para a cabeça do piloto, dimensões de carro e pneus, tudo muito bem pensado e passado para o papel — ou para a tela do computador.

Quando tiverem tempo, deem uma lida. É algo que deve ser considerado. Além do mais, ficaram lindos. Têm cara de carro de corrida.

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Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Gostei desse projeto da McLaren preta, da RBR futurista também.
Acho que o caminho deveria seguir nessa direção.
Uma mistura dos carros da F1 entre 2000 e 2005, especialmente daquele momento da disputa entre Ferrari (Schumacher) x Alonso (Renault “azul” dos títulos de Alonso) no quesito design, com os carros “asa” dos anos 80 (nesse fds Lauda estava com uma McLaren desta geração, antes da corrida de F1, no “encontro das Lendas”), mais o cockpit coberto, que ficou bacana. Sempre fui contrário á cobrir o cockpit. mas se seguirem esse projeto, fica bom e não descaracteriza o carro fórmula.
Para quem disse aí que ficou parecido com um carro da Indy, te esclareço criança (não deve ter visto a F1 dos anos 80, acho) que os carros da Indy, até se tornarem esses monstrengos atuais, eram tão somente uma cópia dos carros da F1 dos anos 70/80/90.

Luis
Luis
8 anos atrás

Ficou bem parecido com os carros de Indy dos anos 80 e 90.

Pedro Moral
Pedro Moral
8 anos atrás

O carro ficou bem legal, mas o cockpit fechado impedirá o piloto de soltar “bufa”, pois armazenaria os gazes e poderia levar o piloto a perder os sentidos, causando risco de acidente.

Martinho
Martinho
8 anos atrás

O da Williams ficaria bem melhor com a traseira do Red Bull.

Fabio Taccari
8 anos atrás

DESIGN nascido animal. Detalhes se resolve depois. Se encaixa a forma linda na função eficiente. Tudo o que vale no mundo automobilístico foi assim.

Sabugo
Sabugo
8 anos atrás

Não dá para levar a sério um design com entrada de ar da admissão tão restritiva nessa época em que os pilotos reclamam da potência limitada e os espectadores do barulho chinfrim. Um projeto sério teria aquela entrada de ar e ‘santonantônio’ no mínimo dobrada de tamanho.

Carlos
Carlos
Reply to  Sabugo
8 anos atrás

É claro que dá. É só arrumar o que não funciona. Duvido que exista um projeto que venha perfeito ao mundo.

Além disso, o Mclaren ficou uma coisa espetacular de bonito!

PAULO F1
8 anos atrás

Fiquei de queixo caído, Salvei a imagem, ampliei e olhei muito. Além do visual que é bonito demais, ele tem cara de “agressivo” (agressivo no sentido de se olhar e ver velocidade pura e imaginei um destes rodando com um motor a altura, saindo de trás de outro carro e emparelhando para ultrapassar..rs… Confesso que sonhei aqui). O cockpit fechado me agrada muito, tanto em termos de segurança quanto em termos aerodinâmicos. Tem o problema da sujeira sim, que pode atrapalhar este item, mas creio que conseguiriam sanar este problema com novos materiais, mesmo assim creio ainda que o ângulo de ataque do cockpit ajudaria em evitar a sujeira.
Enfim um “show”. Valeu Flavio Gomes em disponibilizar esta “pérola” em seu blog.

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
8 anos atrás

mui-to-bom, mesmo. Show de bola.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Só faltou um motor a reação, vulgo Jato!

Fabio Tust
Fabio Tust
8 anos atrás

Lindo desenho! A proteção para o piloto não descaracteriza o carro e o cara teve a preocupação de colocar rodas de carros de corrida (13″) com pneus meu bochechudos. Gostaria muito que alguém mudasse a formula 1 para esta direção. Faltaria só estes carros terem muita velocidade e fazerem barulho de verdade.

guilherme
guilherme
8 anos atrás

Bacana a caranga, inclusive a solução para o cockpit fechado protegendo a cabeça dos pilotos sem ocultá-los ou impedir a saída em caso de acidente. Só vejo um potencial problema: imagine depois de 40 voltas a casca de sujeira acumulada nesse canopi. Nos capacetes, os pilotos levam uma meia dúzia de sobreviseiras, mas não é uma solução viável nesse caso. Talvez um tratamento especial com esses novos produtos que tornem a superfície hiperhidrofóbica, mas, mesmo assim, fuligem e restos de borracha provavelmente iriam se acumular.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

com essas rodas 13 mesmo…
um V12, ahhh como seria bonito…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Poe um V8 “gritador” para finalizar e deve ficar bem legal.

Paula
Paula
8 anos atrás

Diferente…

EduardoRS
EduardoRS
8 anos atrás

Muito legal esse exercício, achei a Williams que ele fez muito bacana também. As asas traseiras largas e baixas mudam completamente a cara dos fórmulas, como naquele conceito que a Ferrari mostrou a uns tempos atrás. A asa dianteira menor, ao invés da atual asa de “carregadeira”, também ajuda bastante a dar uma cara veloz.

Alessandro
Alessandro
8 anos atrás

Dificilmente acho um carro de fórmula feio, com este modelo não foi diferente. Só não sei se estas coberturas sobre os pilotos, seja qual for o material, não são um pouco forçadas, o cidadão que está guiando no caso de ter que cair fora rapidamente pode sofrer um pouco.

Luís Gustavo Rampazo
Luís Gustavo Rampazo
8 anos atrás

Um verdadeiro alento. Que vingue e que se torne realidade! :D

Alexandre Cheque
Alexandre Cheque
8 anos atrás

Cara de Indy!

Porém bem superior no quesito aerodinâmico e beleza em comparação com os carros da temporada atual.

Dá uma cara de “carro de corrida” de verdade!

Kuka Lienert
Kuka Lienert
8 anos atrás

Carro de fato interessante… só espero que os motores venham a ter um atrativo também!!

Leo
Leo
8 anos atrás

Como manda isso pro Bernie?

Sandro Marques
Sandro Marques
8 anos atrás

Interessante. O melhor de tudo é que não fogem tanto assim dos padrões atuais e realmente são bem mais bonitos que os modelos de hoje. Gostei.

Douglas
Douglas
8 anos atrás

Achei bem legal só não gostei da questão do vidro no cockpit achei estranho, mas o restante ficou bem legal, os carros poderiam voltar a usar asas dianteiras menores e arefolios maiores. Esteticamente acho mais bonito

pedro araujo
pedro araujo
8 anos atrás

essa revista “wired” é excelente. roubei de um amigo uma edição da decada de noventa, com o george lucas explicando que o futuro do cinema comercial seria o meio digital. mal comecei a ler o artigo, e já dá pra ver que é coisa boa.

Anderson
Anderson
8 anos atrás

Infinitamente mais bonitos que os F1 atuais.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
8 anos atrás

Com esses carros a f1 seria ainda mais lenta… Não dá pra agradar todo mundo.

EduardoRS
EduardoRS
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Vc tem as especificações desses carros em mãos, para dizer que eles seriam mais lentos?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  EduardoRS
8 anos atrás

Pqp!!!! Leu o texto, domingueiro? O texto falou por 3243343 parágrafos que as asas são mais simples e se buscou a diminuição downforce, e que é o excesso de vórtices gerados pela asa dianteira que causa turbulência ao carro que vem atrás, e o que dificulta as ultrapassagens. Que falta faz uma autosport….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Taí, Vicellez, o carro que vai proporcionar o tão famigerado tri ao Alonso. Se o espanhol viver até lá, é claro.

Hahahahahahaha!

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Mas ele aposta na aderência mecânica, Einstein. Com carros e pneus mais largos, um F1 dependeria menos da aerodinâmica para ganhar tempo nas curvas, jênio.

Além disso, se simplesmente o complicadíssimo sistema hibrido atual fosse banido, a recuperação de velocidade do carro nas saídas de curva também aumentaria, dado que os carros “patinam” hoje em dia.

E não tem como vc dizer que o carro ficaria mais lento simplesmente olhando um desenho e lendo que ele terá menos downforce. Vc, como leitor da Autosport, deveria saber disso, domingueiro adolescente fanzoca de piloto.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gabriel Medina, O outro
8 anos atrás

Ô imbecil e ignorante, presta atenção nas merdas que você escreve e aprenda a debater de maneira saudável, quem deu uma de burro é você, mentecapto.
A melhor forma de se fazer um carro mais rápido é adicionando pontos de downforce, a maneira mais eficiente que a f-1 viu isso ser feito foi através dos carros asa e do difusor soprado pelos escapes (não vou mencionar as soluções mais exóticas e que duraram pouco, você vai se confundir…), ou seja, fazer o assoalho funcionar é melhor que adicionar asa.
Quanto a asa, a função dela hoje em dia não é apenas gerar pontos de downforce (o termo é esse mesmo, downforce points). Ela serve para gerar vórtices e conduzir o ar para onde é necessário, inclusive utilizando o efeito coanda, por toda a lateral do carro, por isso as asas atuais são tão elaboradas e os times gastam tanto nesse upgrade.
Aerodinâmicamente falando, um pneu mais largo aumentaria o arrasto, e me explica, jênio, qual a maior fonte de arrasto de um fórmula??
Agora usa a cabeça e pensa um pouco…. Olhe bem para o carro que você vê nas fotos, compare com os f-indy de 2014 e os road kits de 2015.
Esse carro tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuito menos downforce que os f1 atuais, parece um setup de superoval, e para se compensar essa deficiência os pneus teriam que ser muuuuuuuuuuuito mais largos, e aí adivinha…, pneus largos aumentam o arrasto, jênio!!!!!
E outra, vc escreveu merda. Que porra é essa de os carros patinam hoje em dia, tá maluco? Os motores turbos da década de 80 tinham muito mais turbo lag, o ERS de hoje ameniza a entrada do turbo, os carros tem 37464837363 mapeamentos eletrônicos justamente pra oferecer a melhor entrega de potência possível, tudo controlado pela eletrônica. E outra, a recuperação de energia é feita nas frenagens e pela roda traseira, como isso afeta a saída de curva??
Acho que você é mais um dos inúmeros domingueiros que não tem a mínima ideia de como os motores híbridos funcionam, coxinha preguiçoso que não procura se informar e não tem nem um pouco de humildade, pqp!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gabriel Medina, O outro
8 anos atrás

Vicellez, você entende muuuuuuuuito de carro e porra nenhuma de piloto!