LÁ VEM O BIBENDUM

michelinnnnSÃO PAULO (queria as duas…) – A Michelin confirmou oficialmente que entrou na briga para ser a fornecedora única de pneus da F-1 a partir de 2017. A disputa será com a Pirelli, cujo contrato com a categoria termina no fim de 2016.

Os franceses são bons no que fazem. E querem uma revolução na F-1 — pneus de perfil mais baixo, rodas maiores, borracha que não se esfarela durante uma corrida.

É uma mudança de conceito pneumático. A Pirelli pode fazer o mesmo, evidente, com a tecnologia que possui. Mas quando passou a fornecer pneus para a F-1, atendeu à encomenda de Bernie — ele queria muitos pit stops, variações de desempenho, essa coisa que a gente vê hoje e nem todo mundo gosta.

O que é certo é que não haverá uma nova guerra de pneus, com mais de um fornecedor para a categoria. O que lamento. Para mim, seria legal ver Pirelli, Dunlop, Goodyear, Bridgestone, Michelin, todo mundo na briga. Era só estabelecer alguns critérios que buscassem algum equilíbrio, deixando margem para alguma criatividade e ousadia das empresas. Mas, pelo jeito, ninguém mais considera a possibilidade de mais de uma marca disputando o Mundial.

Abertas as apostas para 2017, pois. Pirelli x Michelin. Quem leva?

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre Lourenço
Andre Lourenço
8 anos atrás

Pelo amor de Deus!!! Qualquer coisa,MENOS AUMENTAR AS RODAS!!! Só faltava deixarem os carros de F1 com rodas grandes iguais esses carros de funkeiros…

Roberto Fróes
Roberto Fróes
8 anos atrás

Ninguém leva. Ninguém ganha. Todos perdem, até o tio Bernie.
Pois a Formula 1 está se tornando uma merda!
A cada dia fede mais um pouquinho, e nem notamos, pela comparação apenas com a véspera.
A salvação da categoria – espero – será no dia em que ele se mudar para o andar de cima.
Quem sabe o sucessor terá a mente mais aberta…

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Absolvo a Pirelli dos pneus feitos. Receberam o que encomendaram, ponto.
Onde tem um , não tem nenhum!
Um só fornecedor? Vai comparar com quem?
Ah em tempo: a Pirelli é chinesa!

LICO
LICO
8 anos atrás

Os franceses sabem o que fazem? Só se for Pneu, porque motor…… rsrsrsrs

Eduardo Cordeiro
Eduardo Cordeiro
8 anos atrás

QUEM SOU EU??QUE É ISSO? ONDE EU ESTOU? PORQUE ESTÃO USANDO MEU NOME??

@@$
@@$
8 anos atrás

Juro que não me conformo com esta exclusividade no fornecimento de pneus! Que bosssssssssstaaaaaa!

David Santos
David Santos
8 anos atrás

“Quem leva?”
Quem se submeter as mumunhas (oh yeah) do velho-bruxo-Ecclestone!

Jader
Jader
8 anos atrás

As empresas de pneus não querem concorrência porque isso exige maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento. E todo o investimento, quando há concorrência, pode não dar certo e empresário odeia prejuízo. Ou é tudo, ou nada. Guerra de pneus dificilmente ocorrerá.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
8 anos atrás

O problema é o Bernie engessou a F1 com suas esquisitices conceituais. É o controle quase que total das variáveis de uma corrida. Só escapa a chuva e pequenos detalhes…A elite bilionária, xumbrega e esnobe. Dissociada das outras categorias. Dois fornecedores seriam de bom tamanho. Mas na atual conjuntura, para sacudir, é a Michelin. Que venha o Bibendum, para que, de tédio, eu não fique Bebum…

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Flávio…. Pelo que está propondo, que vença a Michelin. Além de ter uma proposta mais ousada, será bom oxigenar um pouco mudando a marca. Quem sabe, dá para minimizar um pouco o estrago que a própria F1 criou com este regulamento técnico vigente?

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Bom dia, Flávio! Quais seriam as vantagens técnicas e de performance em se utilizar rodas maiores e pneus com perfil baixo? A Michelin tem insistido com esses pontos para retornar à F1, pq?

Issac Nemach
Issac Nemach
8 anos atrás

Uma pena não poder ter DUAS fabricantes de pneus.

John Player
John Player
8 anos atrás

Felipe Massa já manda avisar que vai reclamar dos Michelin, e por “birra” vai levar 6 meses para “se adaptar”.

Jean
Jean
8 anos atrás

Quem leva eu não sei, mas quem perde é o espectador.
Se o pneu for menos esfarelento, adeus paradas.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Jean
8 anos atrás

Fale por si mesmo.
Eu não assisto corridas para ver os carros fazendo paradas.
Quero CORRIDA, MOVIMENTO, VELOCIDADE, NA PISTA.
Quem gosta de carro parando toda hora e bandeira amarela, que “se mude” para a F Indy!
hahahahahahaha

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

Estes pneus da Pirelli são um lixo mesmo! Mas o cliente pede, a gente atende.
A idéia do “cliente” de levar a diversão às custas da borracha, é coisa de nego FDP. Assim como a regra do DRS.
Conclusão: Não conseguiram atingir o objetivo como queriam e a pista fica cheia de detritos, onde quem vem de trás mais rápido para ultrapassar, tem que sair do trilho limpo, ou seja, tem que ultrapassar sem grip algum.
Eu acho que deveria voltar a concorrência. Cada equipe escolher de quem vai comprar (preço x performance).

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Quem leva ?
Certamente quem puser mais dinheiro na mão do Bernie…

JP
JP
8 anos atrás

Barrela!

Cleverson
Cleverson
8 anos atrás

Pessoalmente… gostaria de ver uma nova guerra de pneumáticos na Fórmula Um…

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
8 anos atrás

1 – O problema da F1 não são os pneus. Trocar a água mineral servida no Titanic não evitaria o iceberg.
2 – Se trouxerem pneus que duram a prova inteira, só vai faltar pôr a imagem de um santo no carro do pole position para virar procissão.
3 – As escolhas mais agressivas de pneus até que trouxeram algum movimento para as provas.

Ah, mas poupar pneus não é corrida! Claro que é, se o sujeito quiser ele pode queimar tanta borracha quanto queira, só que vai ter que trocar de pneu mais vezes, então vai perder tempo nos boxes.. Ou seja, manejar pneus é administrar os recursos para cobrir o percurso da forma mais rápida possível

Ah´!, mas a F1 tem que ser o suprassumo dos píncaros dos cumes da velocidade…. tá certo, então, adotem aqueles protótipos de carenagem fechada para fazerem curvas a 400 por hora. A fórmula da F1 não é isso.