O RODÃO DA MICHELIN

SÃO PAULO (sou mais o 13) – A bandeira da Michelin para voltar a fornecer pneus para a F-1 é o uso de rodas maiores, de 18 ou 19 polegadas de diâmetro. Hoje, a F-1 usa rodas de aro 13. Para quem não está familiarizado com esses números, vamos lá… Um Voyage usa aro 13. Um Porsche Cayenne, aro 18. Normalmente, quanto maior o diâmetro, menor o perfil do pneu. Nessas rodonas, precisa usar perfil baixo. Nas rodas menores, a lateral do pneu pode ser maior.

É o caso da F-1 atual, que usa rodas pequenas e pneus muito altos. Essa configuração não existe para carros de rua. O que a Michelin defende, sim. A gente vive vendo por aí carrões de rodas enormes e pneus de perfil baixo. Exatamente como os pneus da Fórmula E, que vestem rodas de aro 18, são duros e duráveis.

Esteticamente, gosto muito dos conjuntos rodas-pneus da F-1. São pneus de corrida. São carros de corrida. Tem coisa que não precisa ir para a rua. Corrida é corrida, rua é rua.

Simples assim.

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Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
8 anos atrás

Meu DelRey usa aros 13 e pneus 185/70!!
Precisei de trocar dois pneus recentemente e foi difícil pra caramba encontrar pneus nessa medida, só achei importado, fabricantes renomados não mais fornecem essa medida!!
Lamentável!!
E o kiko?……..

Andre Lourenço
Andre Lourenço
8 anos atrás

Pelo amor de Deus!!! Qualquer coisa,MENOS AUMENTAR AS RODAS!!! Só faltava deixarem os carros de F1 com rodas grandes iguais esses carros de funkeiros… F1 com carro de “`mano´´,NÃO!!!

Marcelo
8 anos atrás

Perfeito FG: “…São pneus de corrida. São carros de corrida. Tem coisa que não precisa ir para a rua. Corrida é corrida, rua é rua.”
O mundo moderno (leia-se FIA) tem que perceber que corrida é corrida e rua é rua, parar com esta bobagem de que vai aplicar na rua o pneu que testou na pista, o mesmo vale para a segurança, ruídos, gasto de combustível, etc. O automobilismo é um esporte, um espetáculo para divertir seu público. Comparação plausível: futebol de veteranos no campo alugado é uma coisa, futebol profissional é completamente outro planeta. Não se mistura as coisas.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Verdade, e tanta tecnologia de motor, reaproveitamento de energia e de economia de combustível quanto a F1. São impressionantes, eu gosto.

http://www.gizmag.com/audi-r18-quattro-4wd-hybrid-le-mans-2014/31160/

2012.

http://www.formula1-dictionary.net/kers_audi_e_tron.html

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Tem que ser 13 , e mais largo, aí sim !!!!!!!!!!!!!!

Fernando
Fernando
8 anos atrás

“…são pneus de corrida…”, heim?!?! A maioria das categorias do automobilismo usa pneus de perfil baixo, a F1 é que esta no passado neste quesito.

Rud
Rud
8 anos atrás

Se as rodas deixarem os carros mais pesados, sou contra. Ainda mais por conta desses motores ecológicos que hoje são utilizados.

João
João
8 anos atrás

Concordo plenamente, FG! Abs

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Alguém já percebeu que os carros de rua Audi e BMW estão vindo com pneus de perfil mais alto aqui no Brasil??? Ja tinha visto isso na China, BMW com roda pequena e pneu de perfil alto, agora também fizeram isso por aqui. Pisos ruins, pneus mais altos para melhorar conforto e não empenar roda nos buracos!!!

ton
ton
8 anos atrás

Não vi nada de feio em aros maiores, ano passado lotus até usou em alguns treinos.

http://lh5.ggpht.com/-QzqWTELIRFI/U729XXW6PiI/AAAAAAAAArU/ItVWUYEUPUQ/pneu1_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800

Victor
Victor
8 anos atrás

Bom, eu discordo de todos que publicaram até agora, acho que ficam muito bem as rodas grandes e pneus flat. Aquela Lotus ficou da hora!

Alessandro Silva
Alessandro Silva
8 anos atrás

Não gosto dessa ideia. Acho que se querem aumentar um pouco, então que seja para 14 ou 15 polegadas, mas 18 é exagero. A Formula 1 precisa voltar a ser um esporte de carros de corrida e nada além disso. Essa mania de querer usar a categoria como laboratório para os carros de rua é balela. É só para promoção, pois qualquer coisa que se queira introduzir em um carro de rua é testado exaustivamente nos próprios carros durante anos. A Formula 1 é uma categoria de monopostos que nada tem haver com os carros de rua. As categorias de turismo estão mais perto disso e no entanto você não as vê fazendo a metade da papagaiada feita na “categoria máxima”. Olha o WTCC. Ali é que deveria ser o laboratório e não é. Lá eles estão mais interessados no espetáculo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

O pneu de perfil baixo vai deixar a F1 com cara de carro customizado. Não gosto da ideia.

Depois vem o rádio e alto-falantes tocando música de gosto duvidoso, o o assoalho de ônibus, envelopamento fosco, carenagem preta… coisa “linda”!

Um detalhe interessante aponto acima é em relação à calibragem. Se as opções forem menores, isso tende a igualar ainda mais os acertos e possivelmente as pilotagens, coisa que tem sido discutida.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

Eu prefiro diâmetros maiores.
A Formula E já utiliza e a Indy já usa faz tempo.
Não sei as outras categorias, mas não me recordo de nenhuma modalidade de turismo que use diâmetros menores que 15″, exceto a Classic nos poderosos Fiat 147 que empurram Opalas.

Gastao
Gastao
8 anos atrás

Vamos por partes:
O diâmetro da roda (aro, como se diz no Brasil), não implica num maior consumo de carburante. O que interfere, em qualquer veículo seja de competição ou não, é o raio com carga (distancia do centro do aro até o solo, pneu incluído e em serviço, ou seja, com uma determinada carga e pressão), já que o raio com carga pode fazer variar a relação final da transmissão (mais curta ou mais longa).

Evidentemente, a largura dos pneus também incide num maior ou menor consumo.
Porém, um aro de maior diâmetro permite uma melhor dissipação do calor, a instalação de discos de freio de maior diâmetro e melhora a estabilidade. Efetivamente, diminui o conforto de contato (maior rigidez). Como sabemos, é possível aumentar o diâmetro dos aros a 18″, mantendo o diâmetro total do conjunto pneu/aro, similar ao dos atuais conjuntos de 13″, Portanto, as modificações relativamente à transmissão e suspensão seriam mínimas. Mas a questão não é só essa, existem outras; gastar milhões de euros, para desenvolver pneus que não podem durar (por imposição do Sr. Ecclestone), que limitam as performances dos pilotos (tipo: rádio “manera que vais ficar sem pneus antes da corrida acabar” – para já não falar dos problemas de segurança), e ainda por cima, num diâmetro de aro que não tem nenhuma expressão comercial, é jogar dinheiro fora. Como disse o responsável da Michelin para competição, podem-se criar regras que prevejam um pit stop obrigatório (ou 2), para substituir os pneus.
A duração e fiabilidade dos componentes dos carros de competição, cedo ou tarde refletir-se-ão, nos veículos de rua. E isso sempre foi um dos maiores benefícios proporcionados pela competição aos consumidores, ainda que estes nem sequer gostem de corridas.

Douglas
Douglas
8 anos atrás

Eu acho que talvez até ficasse legal, desde que se fizessem alterações radicais no chassi, mais ou menos como aquele conceito que a Ferrari mostrou.
Do jeito que está agora, seria como por uma roda 18″ em um Maverick, fica medonho.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Fugindo do aspecto apenas estetico, gosto da ideia:

1 – obrigaria a se trabalhar mais nas suspensões, buscando aderencia mecanica, e desafiando os tecnicos a criar suspensões de carro de corrida, e não de kart. Hoje a suspensão é um pau, e quem faz a maior parte do trabalho dela é o pneu de perfil alto.
2 – diminuiria a “farra” de se andar sempre por cima das zebras, pq os pneus de perfil baixo, que via de regra dobram bem menos, absorvendo menos energia de choques, provavelmente não aguentariam a orgia dos pilotos atuais andando por cima das zebras. Lembrem-se do velho bordão: pista é pista, zebra é zebra.
E zebra foi feita pra limitar a pista e não pra se andar por cima dela.
3 – Os F1 dos anos 70 eram lindos e usavam pneus de perfi baixo na dianteira (ainda que em rodas de pequeno diametro) vide Lotus 72, Tyrrel oo4-005, McLaren M23, etc.

Então, sou favoravel a ideia.

Antonio

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

As equipes médias/pequenas, não aceitaram a proposta de inserir aro 18, pelo fato de aumentar os custos por terem que alterar a suspensão e parte do chassis.

Se em 2017 continuar o atual tipo de chassis, o correto é manter o aro 13, pois esses pneus e rodas são muito mais agradáveis aos nossos olhos.

Para inserir o aro de 18 polegadas, seria necessário deixar os chassis mais largos, assim como é na F-E. Sou a favor de manter o aro 13, pois os carros ficam bonitos e a medida já é consagrada no circo da F1.

Como o Flávio Gomes citou:”Esteticamente, gosto muito dos conjuntos rodas-pneus da F-1. São pneus de corrida. São carros de corrida. Tem coisa que não precisa ir para a rua. Corrida é corrida, rua é rua”.

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
8 anos atrás

Carro de rua usa um monte de coisas que o de corrida não precisa usar.

Acho ridículos esses pneus de perfil baixo na F-E e vou achar na F1, vai descaracterizar muito o carro.

Mais uma bobagem para parecer que a F1 ainda é usada para pesquisa para carros de rua. Não é.

José Angelo
José Angelo
8 anos atrás

Antes de terminar de ler seu comentário, Flavio, tinha pensado a mesma coisa. Carro de corrida tem que usar pneu (e aro) de carro de corrida. “Ah, legal utilizar o desenvolvimento que a Fórmula 1 propicia e levar tecnologias novas pra rua”. Ok, concordo, mas daí a transformar a Fórmula 1 esporte em Fórmula 1 laboratório de fabricante de carros acho que é ir longe demais. Da mesma forma penso que deveria ser assim com os motores.

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
Reply to  José Angelo
8 anos atrás

Oras, e a F1 não é laboratório de fabricantes de carros ? É cada uma…

Marcio Vieira
8 anos atrás

Não acho que só a Michelin quer. Alguma fábrica de roda vai ganhar muito dinheiro. Vai chover de manolos querendo trocar as Rodas Orbital por uma roda de F1 pra por “na nave”

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Detesto rodão.

F1 hot wheels, não.

Arthur
Arthur
Reply to  Carlos Tavares
8 anos atrás

Concordo, tive a mesma impressão ao ver a Lotus com aro 18.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
8 anos atrás

Eu gosto dos pneus traseiros grandes e os dianteiros bem menores, como os antigos dos anos 70 e 80.

Não acho legal perfil baixo para F1 e olhe lá em carros de rua. Torço para que essa ideia não vingue, mas acho que vai acaba acontecendo.

labri
labri
8 anos atrás

Flavio, além de parecer um pneu de carro de corrida, que aspecto técnico torna diferente um aro 13 com pneu de perfil alto de um aro 18, com pneu de perfil baixo?
Abraço, muito legal esse blog!

guest
guest
Reply to  labri
8 anos atrás

A mudança proposta não é apenas um plug and play: toda a geometria das suspensões tem de ser modificada para adaptar-se às características do pneu, que “dobra” menos lateralmente que um de perfil mais alto; além disso, haverá menor margem para modificações de calibragem… para o piloto, tudo isso há de resultar em algo próximo ao conforto de um carrinho de “rolimã”… rs

Marcus
Marcus
Reply to  labri
8 anos atrás

Já tinha lido algo a respeito e, de maneira geral, aumentando o diâmetro da roda, até um ponto ótimo, melhoram a aderência, frenagem e “rapport” entre carro e motorista, piorando consumo e conforto.

Claro, isso em um carro de passeio. Não sei como seriam as implicações num carro de corrida, uma vez que as rodas 13″ de F1 são taludas. Charles Pic deu a entender que perde-se pressão aerodinâmica e não me parece que tenha gostado do resultado da Lotus com roda aro 18″ que ele testou: https://joesaward.wordpress.com/2014/07/10/wheel-size-in-formula-1/

Este é outro artigo: http://www.caranddriver.com/features/effects-of-upsized-wheels-and-tires-tested