ONE QUESTION

E é para vocês: a conquista de Nelsinho na Fórmula E é a maior de um piloto brasileiro desde Senna em 1991?

piquetlondon

Subscribe
Notify of
guest

203 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vanderlei Silva
Vanderlei Silva
8 anos atrás

os títulos de Gil em 2000-2001, Cristiano em 2002 e Tony em 2004 foram mais importantes. Vencer as 500 milhas de Indianápolis é um título tão importante quanto as 24 horas de Le Mans, mas já é discutível. Seria tão discutível quanto ser mais importante um time ganhar a Libertadores com 14 datas ou um Mundial com 2 jogos.

Lauro Kennedy
Lauro Kennedy
Reply to  Vanderlei Silva
8 anos atrás

Excelente colocação, o título de Piquesinho é importante sim, mas não a mais importante desde Senna!!!!!

Ron
Ron
8 anos atrás

Quando ouvi essas palavras na emissora oficial, pensei logo: “começou!”. Começou a ladainha de se não for atração da casa, não existe, não serve, não é do mesmo nível etc.
Não desmerecendo o Nelsinho (aliás parabéns a ele mais uma vez, é um título importante sim) e a F-E (uma nova categoria), mas tivemos, por exemplo, Gil, Hélio, Tony com ótimos resultados na Indy (campeonatos, vitórias em Indianápolis).

Luis
Luis
Reply to  Ron
8 anos atrás

Concordo totalmente com suas palavras.
a FE ainda esta longe da Indy….

focacruz
8 anos atrás

foi importante, mas acho que os feitos na indy são maiores, principalmente pela tradição.

granito
granito
8 anos atrás

Com medo de esquecer algum vou enumerar campeonatos ganhos por brasileiros que tem grande importância e para mim perder apenas para F1 mas acho muito dificil de dizer se são ou não mais importantes uns que outros . Acho que um pode ser ligeiramente melhor que outro mas a relevância , o valor na minha opinião são iguais.

Indy 500 – 3 de Hélio, 1 de Gil ,1 de Emerson (pos 91) e 1 de Tony. Para mim um campeonato de 1 mês que vale tanto quanto o da F-Indy
Cart – o Bicampeonato do Gil (2000-01) , e o título de Da Matta 2002
IRL – o título de Kanaan 2004
F-Nippon – o título de JP OLiveira em 2010
FIA GT – Ricardo Zonta em 1998.

Existem outros títulos importantes como o da F3000, F3, F indy lights e World series , mas todos os estes são de categorias de base ainda , mesmo que alguns sejam o último passo para a F1 e são títulos importantes , mas estes citados acima são categorias onde os pilotos fazem carreira e disputam com um grupo de pilotos e marcas e equipes que dão estrutura profissional e de continuidade nas categorias.

granito
granito
Reply to  granito
8 anos atrás

e claro o título de Nelsinho Piquet faz parte deste grupo que , para mim perde em importância somente para a F1 ( e olhe lá)

Issac Nemach
Issac Nemach
8 anos atrás

E as conquistas brasileiras na F-Indy e nas 500 milhas de Indianápolis?

JT
JT
8 anos atrás

A Fórmula Indy corre basicamente nos EUA. Não é um campeonato mundial de verdade e os americanos nem se importam com isso.. A Fórmula E já nasceu correndo em vários países. Nem a Fórmula 1, quando surgiu em 1950, saiu da Europa.

Tudo, porém, preciso ser visto em perspectiva. O titulo de Piquet Jr na Fórmula E vai ganhar ou perder importância conforme o campeonato pegar ou não. Pessoalmente, acho que vai pegar.

Fernandofn
Fernandofn
8 anos atrás

Os titulos dos Brasileiros na Indy e 500 milhas foram mais importantes, sem falar nos vices Barrichello e Massa, pois é muito mais difícil ser vice na F1 do que ganhar F-E.

O mais importante para mim foi o Título de 2000 do Gil de Ferran. Naquele ano a Indy tava muito competitiva, reuniu muitos pilotos de alto nível como Montoya, Franchitti, Castroneves, Kanaan, Andretti, etc. Além disso, tinha muitos ex-pilotos de F1 com muito mais currículo que os atuais pilotos da F-E.

Vallim
Vallim
8 anos atrás

Pela forma que foi a temporada e as 3 útimas etapas digo que sim , e também pela superação pelos acontecidos com ele ´pró´ria na F 1 .

Mas não podemos esquecer de 2004 com Tony Kanaan na Indy

Ao FG abraços dos amigos da Granja Viana- Cotia

Bruno
Bruno
8 anos atrás

De forma alguma.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
8 anos atrás

Prezado F&G:,
Nunca Jamais,existem outras vitórias que valem muito mais,Brasileiros vencendo em 24horas, mundial de marcas, outras categorias mais tradicionais e relevantes do que a F-E.

genaro crescendo
genaro crescendo
8 anos atrás

SIM

Alexandre Pereira
Alexandre Pereira
8 anos atrás

Flavio, another question, vc acha que este título pode reabrir as portas da F1 para o Nelsinho e o Di Grassi?

Agradeço se puder publicar sua resposta em outro post.

voulembrar@gmail.com
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

E nem importa mais, depois. A F-E vai crescer muito e a prova disso é sua chegada nos games:

http://appldnld.apple.com/ios8.4/ipsw/031-26024-20150630-4589F5A2-1B91-11E5-B398-F764BE268FF7/iPhone7,1_8.4_12H143_Restore.ipsw

voulembrar@gmail.com
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Eita, Flavio, mandei o link errado de um arquivo. O link da F-E nos games é esse:

http://www.engadget.com/2015/07/01/forza-motorsport-6-will-let-you-drive-every-formula-e-racecar/?ncid=rss_truncated

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

Eu considero sim.

Pedro Arnaldo
Pedro Arnaldo
8 anos atrás

Interessante a formula È PHODA
mas de 94 para ka, vários brasileiros tiveram papel muito mais importantes que o nosso Cinga APURA gate né?

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
8 anos atrás

Não, acho que os campeões da Indy tiveram mais valor em seu título!!!

Pedro Arnaldo
Pedro Arnaldo
8 anos atrás

gosto do Nelsinho mas pode parar, não da nem para começar essa comparação e apenas por curiosidade umas perguntinhas:

1)Como carioca e ex-morador de Copacabana, ter lido suas memórias da época de ouro que lá morou foi uma viagem no tempo, mesmo que não tenha conhecido a Coral e os tempos Nardianos do autorama de competição. Parabéns sinceros camarada, pois para mim foi um dos seus melhores artigos.. Como paulistano militante incorrigível e com seu estagio adolescente na princesinha do mar, qual seria a maior diferença entre ter morado no Rio parte da sua adolescência com suas belezas naturais e ter nascido e sido criado com este DNA paulistano como formador da sua singular personalidade? O que te acrescentou e ou mudou aqueles anos próximo à orla mais singular e transformadora do mundo?
2)São pouquíssimos os repórteres dubles de piloto neste pais, o que destacaria como mais interessante na sua razoável história pelos autódromos do pais depois que resolveu escrever apoiando o bloquinho de notas no volante?
3)Embora não tenha uma coleção de carros como a sua, tive o raro prazer de ser proprietário de um Puma conversível 1980 super inteiro. Não acha que dentro de um espectro tão amplo e interessante como o que possui, faz falta um automóvel realmente esportivo, mesmo que “Made in Brasil” e de preferência sem capota para sentir o vento no rosto e toda aquela fantasia ligada a sétima arte?
4)Não vou te perguntar sob re o piloto que mais admirou/admira, até porque suspeito de quem seja, mas olhando apenas pela ótica filosófica, tem uma opinião formada sobre talento/sucesso e o que a existência desses “gênios” deixou para os que não puderam acompanhar seus grandes momentos de Glória? Alguns que faleceram na pista de certa forma asseguraram seu lugar no Olimpo, já outros tão bons ou “melhores” as suas histórias individuais não parecem tão interessantes quanto à lembrança que dele(s) ficou. Não te parece uma injustiça existencial?
5)Gosto muito de comparações que nos ajudem a refletir, e compreender certas realidades. Formula INDY e Formula 1 já foram categorias muito mais próximas e com interessantes disputas indiretas no século passado. Esquecendo essa coisa xenófoba do American Way of Life, o que mais te chama à atenção quanto às diferenças entre categorias que poderiam ser ícones de avanço tecnológico na área automobilística?
6)Você viu um filme chamado REDS, sobre John Reed e a revolução de 1917 com fotografia e script premiados com Oscar se não me engano? Me fala sobre sua visão da revolução Bolchevista e da sua mensagem 98 anos depois do evento, numa tentativa de adaptação a esta sociedade materialista, podre e egoísta que vivemos e que para1)Como carioca e ex-morador de Copacabana, ter lido suas memórias da época de ouro que lá morou foi uma viagem no tempo, mesmo que não tenha conhecido a Coral e os tempos Nardianos do autorama de competição. Parabéns sinceros camarada, pois para mim foi um dos seus melhores artigos.. Como paulistano militante incorrigível e com seu estagio adolescente na princesinha do mar, qual seria a maior diferença entre ter morado no Rio parte da sua adolescência com suas belezas naturais e ter nascido e sido criado com este DNA paulistano como formador da sua singular personalidade? O que te acrescentou e ou mudou aqueles anos próximo à orla mais singular e transformadora do mundo?
2)São pouquíssimos os repórteres dubles de piloto neste pais, o que destacaria como mais interessante na sua razoável história pelos autódromos do pais depois que resolveu escrever apoiando o bloquinho de notas no volante?
3)Embora não tenha uma coleção de carros como a sua, tive o raro prazer de ser proprietário de um Puma conversível 1980 super inteiro. Não acha que dentro de um espectro tão amplo e interessante como o que possui, faz falta um automóvel realmente esportivo, mesmo que “Made in Brasil” e de preferência sem capota para sentir o vento no rosto e toda aquela fantasia ligada a sétima arte?
4)Não vou te perguntar sob re o piloto que mais admirou/admira, até porque suspeito de quem seja, mas olhando apenas pela ótica filosófica, tem uma opinião formada sobre talento/sucesso e o que a existência desses “gênios” deixou para os que não puderam acompanhar seus grandes momentos de Glória? Alguns que faleceram na pista de certa forma asseguraram seu lugar no Olimpo, já outros tão bons ou “melhores” as suas histórias individuais não parecem tão interessantes quanto à lembrança que dele(s) ficou. Não te parece uma injustiça existencial?
5)Gosto muito de comparações que nos ajudem a refletir, e compreender certas realidades. Formula INDY e Formula 1 já foram categorias muito mais próximas e com interessantes disputas indiretas no século passado. Esquecendo essa coisa xenófoba do American Way of Life, o que mais te chama à atenção quanto às diferenças entre categorias que poderiam ser ícones de avanço tecnológico na área automobilística?
6)Você viu um filme chamado REDS, sobre John Reed e a revolução de 1917 com fotografia e script premiados com Oscar se não me engano? Me fala sobre sua visão da revolução Bolchevista e da sua mensagem 98 anos depois do evento, numa tentativa de adaptação a esta sociedade materialista, podre e egoísta que vivemos e que para muitos parece tão funcional?
OBS: Teria mais algumas, mas conto com o bom senso dos seus fieis seguidores… rs

para vc refletir: “ Em cada um de nós existe um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraíso secretos.” Saint Exupéry

Thiago
Thiago
8 anos atrás

A vitoria do Nelsinho foi muito maior pra ele do que pro automobilismo brazuka, mas nao deixa de ser um grande feito. Pela repercussão, uma vitoria nas 500 milhas de Indianápolis ( casos de kanaan, castroneves…) tem mais peso ainda.
A f-e ao meu ver, vai crescer muito daqui pra frente e a tendencia que o titulo do Nelsinho ganhe mais importancia futuramente

Felipe Garcia - F2G
Felipe Garcia - F2G
8 anos atrás

Não.

Outros títulos na Indy foram mais importantes. Não me lembro do Farfus ter sido campeão, mas o trabalho dele é fantástico.

O Segundo Lugar do Massa em 2008 também supera de longe…

Joao Luiz marques
Joao Luiz marques
8 anos atrás

Não.

As vitórias dos brasileiros na indy tem muito mais importância.

A F-E está começando e só o tempo vai determinar a importância dessa nova categoria.

Daqui a alguns anos essa pergunta será muito mais pertinente.

Alfredo
Alfredo
8 anos atrás

Definitivamente o bicampeonato do Gil de Ferran na CART onde os feras todos ainda estavam na CART foi o mais importante. Ninguém sabe o que é Formula E ainda e na minha opinião é formada só de ex-pilotos da F1, diferente da Indy que tem todo uma trilha separada da F1 só pra chegar nela.

Mello
Mello
8 anos atrás

Foi, sem dúvida, um feito histórico, mas que ainda está por provar-se. Se a categoria vingar, seu nome estará sempre em primeiro lugar numa lista de campeões. Se não, será apenas mais um nome em uma interminável lista de competições fracassadas. O futuro irá dizer.
Além disso, não acho correto menosprezar os feitos dos pilotos brasileiros nos Estados Unidos. Gugelmin, Castro-Neves, Ferran, Kanaan e Cristiano da Matta fizeram muito por lá. Inclusive o próprio Nelson, que conseguiu reconstruir sua carreira longe da FIA.

Fabiano castro
Fabiano castro
8 anos atrás

Não! As conquistas da fórmula cart/indy são superiores.

Junior de Souza
Junior de Souza
8 anos atrás

Sim.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
8 anos atrás

Sim, em monopostos sim…

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

De jeito nenhum.
A F-E ainda é uma categoria embrionária, com o grid formado por “refugos” da F1 (Piquet, Di Grassi, Senna, Buemi, Heidfeld, Trulli…).
Os títulos dos brasileiros na Indy são muito mais responsa!
E o Gil de Ferran era muito mais piloto que o Piquezinho.

niva 27
niva 27
8 anos atrás

Foi muito legal, principalmente a última corrida. Mas não se pode esquecer do pessoal da Indy.

Cleverson
Cleverson
8 anos atrás

Feito respeitável… mas não podemos desprezar os títulos na Fórmula Indy…

Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

Sim, mas em termos! No Brasil o pessoal só vê coisa na Globo e a Fórmula E na Boca do Povão vai valer mais como uma Vitamina do que uma Fórmula Elétrica na qual o Nelsinho foi o Campeão pela primeira vez na História. No caso do Nelsinho o Povão pensa que ele só pilota no Vídeo Game ou no Autorama, isso acreditando que ele foi Banido do Automobilismo depois do caso de Cingapura 2008 na F-1.

R. CASAGRANDE
R. CASAGRANDE
8 anos atrás

Não. Foi Kanaan em 2004.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
8 anos atrás

Que povo invocado!
Ou é inveja?

Carlos Henrique
Carlos Henrique
8 anos atrás

É uma categoria iniciante… o que essa vitória do Nelsinho demonstra é o quão ruim anda o automobilismo no país, digo isso pelos intervalos entre conquistas de pilotos brasileiros lá fora. Se houvesse um automobilismo de base decente no Brasil, conquistas como essa seriam mais corriqueiras.
Acho que por exemplo, a conquista do Nelsinho é ótima e ele está de parabéns mas está longe de fazer “cócegas” à vitória do Hélio nas 500Milhas “pós-prisão”, ou mesmo ao conjunto de 3 vitórias do mesmo Hélio.

Cesar Benatti
Cesar Benatti
8 anos atrás

é.

Gondo
Gondo
8 anos atrás

Obvio que o blogueiro quis causar uma certa polemica – e conseguiu, tenho que concordar…

Não se compara isso com aquilo… São diferentes. Fases, campeonatos, épocas, tudo.

Aconteceram outras coisas de 1994 para cá… Mas rotular como maiores ou menores… Sei não… Nessa mesma ótica: os campeonatos de Senna são maiores que os campeonatos de Piquet e Fittipaldi? Esses sim, ao meu ver, seriam comparáveis. E ninguém será dono da verdade. Nunca. Simplesmente por serem de épocas diferentes, são conquistas diferentes. Ponto.

Mesmo assim: ser o primeiro campeão de uma categoria oficial FIA – a Indy não é uma categoria FIA e alias, é um negocio assim como a Nascar – e uma categoria que tem tudo para evoluir e conquistar fãs do mesmo jeito que a F1 antiga e ser o futuro de grande parte das competições de carros… é muito importante sim.

E mais um ponto: é um Piquet sendo campeão mundial. No grid haviam Senna, Prost e mais outros menos famosos e não tão menos habilidosos. Isso por si só não seria muito importante?

Um calendário adequado, pistas adequadas a categoria, em todo mundo e não voltadas para um mercado “pagador” especifico, regras claras, fim de semana enxuto, tecnologia que pode estar no seu novo carro daqui alguns anos. Não é o que estão pedindo para a F1? Se isso por si só também não der importância merecida ao titulo, o que daria?

Renault, Audi, Andretti no primeiro ano. Além de outras “garagistas” tornando a categoria um mix de competidores – em carros iguais, ok – atrativo. Isso não torna o titulo importante?

Acho mais fácil a Volks entrar como marca na F-e do que levar a Audi para F1. Imagine uma equipe Tesla – para quem não conhece pode procurar aqui no blog, vai achar muita coisa interessante sobre Tesla.

Fora isso, o Nelsinho é um cara que tem uma experiencia em diversos tipos de carros e categorias. Aconteceu o lance na F1? Sim. Eu garanto que ele, mais do que qualquer um, sente isso na pele. E esse titulo mostra sim a qualidade e a capacidade dele como piloto. Não tirando a importância – até por que eu sou um F1 boy desde os anos 80/90 – mas um titulo tem mais peso do que 3, 4, 5 vices. Ou uma ou duas ou três vitorias em determinadas corridas. Mas importâncias diferentes.

Mas sim, é uma conquista importante e sim, faz parte da historia automobilística do Brasil, tal qual os outros títulos mundiais conquistados. Os vices e vitorias em determinadas corridas só vão ser lembradas durante transmissões de corridas, pelo comentarista de plantão, apoiado por um iPad conectado na internet pesquisando, quem sabe, aqui nesse blog, ao comentar alguma gafe do narrador já meio esquecido devido a avançada idade…

Roberto Fróes
Roberto Fróes
8 anos atrás

Esqueci de dizer no comentário aí em cima: A Formula E não tem barulho. Não gosto.

Leandro Castro
8 anos atrás

KKKKKKKKKKK, para com isso gente. Tivemos pilotos que foram campeões na Indy, por exemplo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Sou fã do Nelson Piquet Jr. mas não podemos esquecer do pessoal da Indy.

Muitos não dão valor, mas não é fácil levantar o caneco em terras do Tio Sam.

A questão da Formula-E é que é um titulo histórico, acredito que a categoria vai emplacar (sempre falo que a ultima gota de combústivel fossil será gasta em um avião e não em um carro de corrida) fazendo com que essa conquista seja eternizada como o Campeonato do Nino Farina na Formula-1.

O Nelson faz falta na F-1, sempre o considerei o nosso futuro imediato na F-1. Ele é bom e tem a “petulância” na dose certa para ser o primeiro piloto de uma grande equipe… rs rs rs.

Wagner
Wagner
8 anos atrás

Não mesmo, a Indy é muito mais relevante, a FE ainda está engatinhando. Talvez, quem sabe, no futuro isso possa ser relativizado, mas no momento não.

*Pergunta do post sobre perguntas… e que vc trancou.
Se o Senna tivesse sido mais simpático contigo, o Schumacher seria tão bom?

Thiago Henrique
Thiago Henrique
8 anos atrás

É sim um título importante. De uma categoria que tem tudo para evoluir e deixar sua marca, só que não é maior que o bi do Gil no último grande momento da cart e o título do Tony na irl. Títulos de uma categoria que apesar de ter seu momentos ruim como na divisão cart e irl. Sempre foi uma categoria muito respeitada e tem a corrida mais importante do mundo que é as 500 milhas.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Sim.

pedro simoes
pedro simoes
8 anos atrás

Sim

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás
FÁBIO LEITE
FÁBIO LEITE
8 anos atrás

Definitivamente não!

Dizer isso é relegar o pessoal da Indy ao limbo!
Nunca.
Gil de Ferran… Alex Ribeiro… Tony Kanaan… Até o Helinho, que mesmo sem títulos tem 3 vitórias nas 500 milhas…
Discordo totalmente.

Parabéns ao Nelsinho…
Mas a Formula-E ainda tem que crescer muito…

macieira
macieira
Reply to  FÁBIO LEITE
8 anos atrás

Uma pessoa sensata. Faço minhas as suas palavras.

Pedro Arnaldo
Pedro Arnaldo
Reply to  FÁBIO LEITE
8 anos atrás

embora o respeite, quem tem que crescer e muito é ele…rs
a categoria agora conta com o Super FG….kkkkkkkkkkkkkkkkk..

Raphael
Raphael
8 anos atrás

Acho que Gil de Ferran (Bi na CART, hoje Indy, 2 vices também, Indianapolis em 2003), Cristiano do Matta (campeão da CART em 2003), Tony Kanaan (campeão da Indy em 2004 e Indy 500 em 2013) e as vitórias de Helio Castroneves na Indy 500 foram mais importantes.

Raphael
Raphael
Reply to  Raphael
8 anos atrás

Corrigindo: Cristiano da Matta foi campeão da CART em 2002.

Rodrigo Meira - Niterói RJ
Rodrigo Meira - Niterói RJ
8 anos atrás

Ainda acho que há muito preconceito, ou mesmo má vontade, com a F-E. O título do Nelsinho não é o mais importante desde a morte do Senna, mas tem muita gente querendo diminuir o fato por conta de Cingapura Gate.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Rodrigo Meira - Niterói RJ
8 anos atrás

Qual é o mais importante?

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Rodrigo Meira - Niterói RJ
8 anos atrás

Em Cingapura ele fez por onde, não é mesmo?
Ganhou ali o Campeonato Mundial de Formula B. De burrice.
E tenho uma tremenda antipatia por burrice.
O que eu admirava no pai, desprezo no filho.
E concordo que as vitórias na F Indy – sejam com que nome for – são mais importantes que a Formula E.

Johelmyr
Johelmyr
8 anos atrás

Sim… é a maior conquista, ou seja, “tamo” na merda desde 01 de maio de 1994.

Pedro Arnaldo
Pedro Arnaldo
Reply to  Johelmyr
8 anos atrás

estamos não! tu ta porque a fila anda e a existencia se primora gostemos ou não do THE END

alex brigatti
alex brigatti
8 anos atrás

Se a Indy fosse da globo um título na F-E nem seria comentado no JN.

Tiago S.
Tiago S.
8 anos atrás

Sim, eu acredito. Os carros são parecidos, os pilotos tem história no automobilismo, enfim, é uma categoria em que a habilidade faz diferença e não só equipe/patrocínio, por isso eu acho o mais importante.

Marconi Lima Teixeira
Marconi Lima Teixeira
8 anos atrás

Com todo o respeito à F-Indy, mas sem dúvida, do ponto de vista histórico, por se tratar do primeiro ano de uma categoria chancelada pela Fia, é a maior conquista brasileira desde Senna 1991.
Ah e com todo o respeito as categorias de acesso também, tipo F-3 inglesa e por aí vai …

Pablo
Pablo
Reply to  Marconi Lima Teixeira
8 anos atrás

Marconi, eu estava pensando a mesma coisa que você. Título chancelado pela FIA é a cereja do bolo. Fico com o título do Nelsinho.

voulembrar
voulembrar
8 anos atrás

O campeonato é muito disputado pelos carros serem quase iguais, então não resta duvida da qualidade do piloto nesse campeonato. Foi uma prova que foi mesmo a maior… mais além do UOL e do grande prêmio, não vi Globo nem ninguém divulgando o feito “histórico”. Uma pena desse jornalismo comprado!!!

Pedro
Pedro
8 anos atrás

O bi de Gil de Ferran. O importância do título de Nelsinho deve-se mais ao sucesso da F-E no seu ano inaugural, muito a crédito dos organizadores dessa categoria, contando com o apoio do presidente da FIA. Uma categoria que nasceu com seriedade, compromisso.

(Ao contrário de outra que fracassaram, como a A1GP, disputa entre países, Superleague, disputa entre times de futebol, supermasters, disputas entre velhos nomes do automobilismo.)

Gostei muito da F-E. Acho que pesou o fato de termos brasileiros brigando pelo campeonato. É natural. Você acaba torcendo por alguém. Como num jogo de futebol em que não está presente seu time de coração. vc acaba ‘torcendo’ pro mais fraco, ou pra quem se apresenta melhor dentro de campo. Simples.

Gostei das pistas, da dificuldade pra pilotar dos pilotos. Ainda que não desenvolvam grandes velocidades, não deve ser fácil pilotar um monoposto com pneus que servem tanto pro seco quanto pro molhado, e em traçados tão apertados. Mas a sensação de velocidade foi igual a qualquer outra. (Seria covardia e injusto colocar esses carros em Monza, só partindo logo pro absurdo.)

Algo que eu não gosto: Essa história de temporada dividida, 2014/2015. Com o tempo isso deve se ajustar. Ou não.