MENU

quinta-feira, 18 de junho de 2015 - 19:38Indústria automobilística

PIANCASTELLI, 79

SÃO PAULO – O designer Márcio Piancastelli morreu hoje em São Paulo aos 79 anos. Foi o homem que desenhou, entre outros, a Brasília e o SP2. Nesses lindos carrinhos seu talento permanecerá vivo para sempre.

piancastelli

42 comentários

  1. Alvaro disse:

    O SP2 foi um projeto feliz, belíssimo apesar de não andar nada, agora Brasília, sinceramente, acho uma das maiores, se não a maior trapizonga já feita feita pela industra automobilística brasileira. Mas independente disso, vendeu muito e o trabalho certamente tem valor.

  2. Antonio disse:

    Pra mim a Brasilia foi o mais belo carro nacional. Além de ter sido meu primeiro carro o que deve ter influenciado meu julgamento!!

  3. antonio stricagnolo disse:

    Lamentavelmente todos poucos grandes talentos da industria automobilistica brasileira tiveram que amargar a politica do aproveitamento de projeto ultrapassado,fizeram de tudo em cima dessa horrivel plataforma de Fusca,imagino o desgosto de quem desenhou SP2,Bianco e outros ao dar partida no seu desenho e ter que ouvir aquele som de fabrica de prego misturado com panela de pressão fervendo!! O pior é que o Fusca alem mar quando parou de ser produzido já era muito melhor do que o brasileiro,já tinha suspensão que funcionava e outras melhorias que aqui nunca fizeram.
    Não tenho pela industria automobilistica brasileira nenhum apreço,sempre as multinacionais em comluio com governo e protegidas pelos portos fechados enfiaram goela abaixo o que tinha de mais chiclete mastigado no consumidor brasileiro que tambem nunca foi de reclamar.
    Parabéns para quem labutou nessa industria automobilistica nacional,conheci muita gente no ramo de extrema capacidade tecnica.

    • jefferson disse:

      Voce falou tudo , imagine então os criadores dos foras de serie inspirados nos Lotus, Ferrari ,etc da época ,saberem que por aqui só esse motor de fusca ou conjunto mecanico de opala como opção mais viável, devia ser deprimente.

  4. Eduardo Britto disse:

    SP2… O “SP” é de São Paulo?

  5. Luis felipe disse:

    Que era produto defasado, cadeira eletrica, ninguém tem dúvidas.. Isso vai até de encontro com que postei aqui uma vez sobre o nível dos carros dos anos 70 da VW no país, agora que é uma criação das mais interessantes isto é.
    OBs: ‘e acho que o seu Barriga do Chaves tinha uma

  6. Claudio Bassi Elias disse:

    Devia ser muito difícil ser criativo naquela época: ir contra as idéias dos Diretores das empresas e também a falta de tecnologia que tínhamos na época.
    Nos anos 70 trabalhei em Ferramentaria (voltada à indústria automobilística) e na Volkswagen (estamparia e funilaria). Lembro-me o quanto era caro e difícil fazer uma pequena mudança na carroceria ( uma lanterna por exemplo), o que dirá construir um novo carro.
    Muito respeito a esses heróis.

  7. Marcos disse:

    Puxa… Aprendi a dirigir em uma.

    Curioso: ontem à noite desci na garagem do prédio pra levar o lixo, com meu filhote de 7 meses no colo, e avistei uma amarelinha parada numa vaga. Levei ele lá pra ver, e por mais que ele não entendesse lhufas, disse a ele: ” – Olha, o papai aprendeu a dirigir numa dessas. Vou te mostrar agora porque pode ser que daqui uns anos não exista mais pra eu poder te contar…”.

    De todo modo, o comentário do colega MARCELOW é pertinente… outros tempos.

  8. Paulo F. disse:

    RIP !
    Grande profissional!

  9. Leonardo disse:

    Meu primeiro motor foi uma Brasilia 78 linda de morrer, areia saara, que siga em Paz.

  10. luiz disse:

    Essa Brasa hein…E na sessão destaques do Grande Prêmio:Acabou a pas! kkkkkkkkk
    O que acabou foi o Português.

  11. Gus disse:

    Vai o homem, fica o legado genial!

  12. Cardoso Filho disse:

    Descanse em paz. Tive uma Brasilia. Adorava. Visibilidade total , em contraste com Sp . Criatividade é isso, estilo próprio para cada projeto.

  13. EduardoRS disse:

    Respeito total pelo Piancastelli, na minha opinião o principal designer automotivo brasileiro. A Brasília foi revolucionária na sua época, e o SP2 é um pequeno milagre estético dentro das limitações do projeto, o carro mais bonito produzido em série no Brasil e reconhecido no mundo todo. Descanse em paz, mestre!

  14. Nilton Camargo disse:

    Eu trabalhava em contato direto com o pessoal da engenharia da VW, na ala 17, e na recepção tinha uma miniatura de um SP2, assim como essa da Brasilia, com um nível de detalhamento impressionante, bancos, painel, rodas, tudo.
    Sempre tive vontade de “pegar e sair correndo”.
    Mais uma grande perda………

  15. MarceloW disse:

    Brasília, estabilidade assassina que ceifou muitas vidas pelas estradas perigosas do Brasil da década de 70 e80.
    Motor dentro do habitáculo gerando gases e barulhos, obrigando-te a colocar um tapete grosso na traseira para abafar o barulho.
    Realmente, um carro muito bem projetado.

  16. Antonio Seabra disse:

    Parabens Flavio por prestar essa homenagem.
    Legado importantissimo o do Piancastelli, são 2 VW eternos.
    E sim, o SP2 é o VW a ar mais lindo que foi fabricado pela VW (os Puma e similares eram de outra linhagem).
    Que me perdoe o Luigi Segre…que até 1971 (ano de apresentação do SP2) detinha essa honra.

    Antonio

  17. Aléssio Marinho disse:

    Meus sentimentos à família.
    Sempre quis ler algo sobre a sua obra e nunca encontrei, nem mesmo uma simples entrevista. Uma pena.

  18. Gustavo Segamarchi disse:

    Piancastelli, pode ficar feliz.

    Seu legado está no museu da Volkswagen, na Alemanha.

    O SP2, é um dos mais belos Volkswagen’s do mundo.

  19. Paulo Fragoso disse:

    Grande perda… Mas seu legado para o design nacional é eterno !

  20. rogerV disse:

    Dois modelos históricos na história da VW no Brasil…

  21. marinangelo disse:

    Um dos desbravadores do design no Brasil. Triste com mais uma grande figura que se vai.

  22. Victor Serrão disse:

    A Brasília foi o VW a ar mais prático; o SP2, o mais bonito. Não é todo mundo que morre e deixa um legado desses para o futuro.

    E essa miniatura da Brasília, hein…

  23. Cristian disse:

    R.I.P.. Era genial.

  24. Marcos Henrique Reis disse:

    Vivo pelo mundo, diga-se de passagem!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>