RARO MESMO
SÃO PAULO (sobreviveram?) – O anúncio é de 1985, enviado pelo Clébio Jr. pelo Twitter. Gol Furgão… Lembro vagamente de ver alguns circulando, na época. Salvo engano, as janelas laterais traseiras eram pintadas, talvez até o vidro traseiro.
Mas não tenho notado em encontros, nem visto em anúncios de venda de clássicos. Onde teremos um Gol Furgão para contar a história?
aqui tem um a venda: http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-660788744-gol-quadrado-furgo-chaleira-raridade-_JM
Vinham sem os vidros laterais traseiros. O traseiro mesmo vinha, e não era pintado.
Entre 1988 e 1992, existiu uma versão mais barata ainda que o CL, que era o Gol “C”. Ele não era furgão, mas era bem pé-de-boi e alguns podem confundir.
Atualmente, os poucos que sobraram tão na mão dos “pilotos” de arrancada. Tem categoria que só permite mudanças na mecânica, então esses golzinhos sem bancos nem vidros traseiros se tornam perfeitos pra esses caras usarem nas pistas.
Foram tantas ideias de jerico dessa turma da Rod Anchieta,km 23,5 que acabaram perdendo a ponteira do mercado,são obras inesqueciveis,Gol chaleira,Gol furgão,SP2 o esportivo que se arrasta,KG TC o campeão de feiura e podridão,Ze do Caixão aquele que o apelido faz a fama, e por ai vai,mas campeão mesmo foi a Kombi diesel,um projeto perfeito para derreter motor,enfim,enquanto a concorrencia era Gordini e Fiat 147 foi facil,hoje em dia a conversa é outra!
Sempre noto nestas propagandas antigas que os textos eram sempre longos!
Será que daria certo um anúncio assim hoje em dia, em tempos de Twitter e WhatsApp?
os últimos que me lembro ter visto eram os quadrados com motor AP, 92, 93… era arros de festa entre os carros da NET e operadoras de TV a cabo e telefone.
Arroz* corrigindo o erro de digitação.
Lembro como se fosse hoje. Meu pai chegando em casa falando que estava de emprego novo numa fábrica de tintas automotivas. Tinha acabado de sair da Luxforde. E montado num Gol desse com a logomarca da Renner nas laterais. Beginho era a cor do bichinho.
Ai tem um…
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-660788744-gol-quadrado-furgo-chaleira-raridade-_JM
Tirando essas rodas… https://www.facebook.com/fuscastreetmachine/videos/845181255518423/
Eu tive um, mas já estava transformado para comum, o meu era 1989, foi pintado de cinza, só tinha 4 marchas, era mais básico do que o cl, e realmente ninguém quis restaurar um desde tipo, mais um projeto pra você Flavio
Meu pai trabalhava numa empresa que tinha alguns, com chapas no lugar dos vidros, e eram 4 marchas, diziam ser câmbio de Passat, mas creio que já eram do modelo do fim dos anos 80, não 85. Lembro que pegaram um, colocaram vidros, mas me parece que não era permitido, levaram alguma multa e tiveram que recolocar as chapas.
Eu lembro que nos anos 90 vi alguns em oficinas sendo transformados em carro de passeio. Um detalhe é que além dos vidros o gol furgão também não tinha a caixa do estepe no porta malas.
Raríssimo mesmo.
Achei esse à venda em SC: http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-660788744-gol-quadrado-furgo-chaleira-raridade-_JM
As empresas Kibon, Telesp e Souza Cruz usavam essa configuração. Muitos adquiriram lotes do gol furgão em leilão dessas empresas com a intenção de colocar bancos traseiros e vidros para vendê-los como veiculo de passageiro. A legislação proibiu. Não lembro se com a industria do “jeitinho” conseguiram regularizar.
Se não me engano os vidros eram pintados e tinham 4 marchas. Muitos foram transformados em veículos comuns.
Olá Flávio! Muitos foram adquiridos pelos adeptos de arrancadas. Como são furgões não são obrigados a ter bancos traseiros e as janelas, salvo engano, eram de lata mesmo, ou seja, originalmente eram carros mais leves e portanto melhores para arrancada e assim aceitos dentro das regras desta categoria de automobilismo.
A Telesp não tinha uma série deles, laranjinhas, na frota?
G2 furgão é mais comum.
G1 tinha do Touring Club
aqui em Curitiba conheci um fotógrafo que tinha um desse aí da foto bege
e tem alguns nas (ugh) competições de arrancada (a chapa no lugar do vidro deixa o carro mais leve)
Lembro de uns da Telesp, cor de laranja com uma faixa e logo azul, com escadas no bagageiro. Acho que não tinha vidro lateral traseiro, Se não me engano era de chapa mesmo.
Eu via alguns, mas da geração II, usados pela Souza Cruz…