VOU DE TÁXI

SÃO PAULO (gripe derrubou, mas já foi) – José Oldair de Souza mandou, para estrear a seção com participação da blogaiada. “Meu pai e o pai dele no ponto de táxi de Rio Negro (PR). O ano não sei contar, mas com certeza eu não era nem nascido ainda”, diz o amigo. Dois Belcar… Mas sem luminoso de táxi na capota, repararam? Pelo tom da placa, porém, dá para notar que eram vermelhas.

O da esquerda é 1965 ou 1966. O da direita, 1962 ou 1963.

Começamos bem.

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Carlos Medeiros
Carlos Medeiros
7 anos atrás

Vou agora falar sobre as principais diferenças externas entre 61, 62 e 63:

O Belcar 61 tinha no capô o emblema da DKW alemã e um friso no meio do capô. Em 62, o emblema DKW, alemão, foi substituído pelo emblema “DKW-VEMAG”, cromado, permanecendo o friso no meio do capô no 62.
Ainda entre o 61 e o 62, o 61 tinha o emblema DKW-VEMAG em conjunto com o “V” da vemag logo abaixo da frase, com o “V” em duas cores, branco e vermelho, com a frase DKW-VEMAG em letras de fonte preta. Esse emblema ficava nas laterais dos para-lamas dianteiros, no Belcar 61, perto das maçanetas das portas, em conjunto com o emblema 1000 cromado. Os mesmos emblemas das laterais dos para-lamas dianteiros também estavam presentes na tampa do porta-malas do 61.
Em 62, os emblemas foram eliminados das laterais dos para-lamas e da tampa da mala. Na tampa do porta malas, do 62, agora vinham os emblemas Belcar 1000.
Finalmente, a diferença do Belcar 62 pro 63 é somente a ausência do friso do capô no 63.

Carlos Medeiros
Carlos Medeiros
7 anos atrás

O da esquerda é 66. As diferenças externas entre o 65 e o 66 são: Pisca do 65 é oval, o do 66 é quadrado. O para-choque do 66 é mais larga a Lâmina e não tem o friso preto de borracha. Ainda falando do para-choque, o do 66 é igual ao do 67, a diferença é que no 67 eliminaram os protetores contra impactos. Continuando a diferenciação entre 65 e 66, o 65 tinha o cilindro (miolo) da chave na própria maçaneta, no 66 o cilindro é separado dela, ficando localizado nas portas. (dá até pra ver na foto a imagem do cilindro, bem no cantinho, quase sendo encoberto pelo corpo do cidadão da foto).
As grades do 65 e do 66 são idênticas. (foi mudança adotada em 65, no Belcar Rio).

Ney Freire Prates
Ney Freire Prates
8 anos atrás

Flávio, o da esquerda é 66, o 65 tinha parachoques mais afilados. No 66, eram mais quadrados, além da lanterna do pisca, que era mais quadradinha. Os Belcar eram carros lindos, com o desenho agradando até hoje, na minha modesta opinião.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Ney Freire Prates
8 anos atrás

O Ney – que também conhece – já disse: É 66 o da esquerda.
O detalhe do parachoque eu não sabiam as a seta dianteira eu notei.
Já o preto, se for 62, é do fim do ano, pois não tem mais o friso do capô do motor.

Cláudio Orestes do Nascimento
Cláudio Orestes do Nascimento
8 anos atrás

Nos anos 60, lá no Paraná, “na praça” era só o que dava…

Ronald
Ronald
8 anos atrás

Rio Negro e’ uma cidade agradável, que tem uma característica interessante: faz divisa com Mafra em Santa Catarina, dividida apenas por uma ponte. Esse local, posso estar enganado e me corrijam, por favor, parece o muro de um cemitério que fica bem no centro da cidade, próximo ao quartel do exército. Cidades com aclives e de paralelepípedo.

Oldair
Oldair
Reply to  Ronald
8 anos atrás

Esse muro é da igreja matriz de Rio Negro,existe um cemitério mas fica bem mais no alto perto dos Bombeiros.

Eduardo
Eduardo
8 anos atrás

Flavio, publica uma foto do DKW taxi do luis Finotti