ZÉ TWEG (1)

SÃO PAULO (que frio é esse?) – Bom, gosto das irrelevâncias. Assim, para mim, o mais importante do dia na Áustria foi Massa quase atropelando Arrivabene no pit-lane. O chefe da Ferrari estava voltando da mureta para os boxes, não olhou para o lado e Felipe, que vinha saindo de sua garagem, teve de dar uma freada forte. Virou zoeira na internet e o vídeo está no link. Foi divertido. Os dois se encontraram depois e deram boas risadas. A Williams, no Twitter, brincou dizendo que o teste dos freios foi bem-sucedido.

201561983721_MassaArriva2_O

Dois pilotos já começaram o fim de semana no preju, Alonso e Ricciardo, por trocas de motores e componentes satélites. No caso de Fernandinho, a McLaren trocou tudo um monte de vezes, estourou o limite e ele perderá 20 posições no grid. Por isso, precisa fazer a pole para largar depois do último. Como não é possível — nem fazer a pole, nem largar depois do último –, El Fodón de la Punición deverá largar para a corrida meia hora depois de seu início. Ou, então, partir a pé do hotel quando as luzes vermelhas se apagarem para pegar o carro no box. Ou, ainda, cumprir um drive-through nas primeiras voltas da prova, que é o mais provável.

Alonso, já recuperado daquele acidente de Barcelona no início do ano que o deixou meio zureta, deu uma declaração curiosa sobre a punição. “Aqui é assim. Qualquer coisa, punem a gente. Tiram mando de campo, suspendem. Se fosse em Itaquera, vocês acham que iam punir? Lá, se cai um balão é pênalti. Mas quando é a gente, a Arrows, a Life, a Copersucar, os caras vêm e nos prejudicam. Neguinho troca um monte de coisa nos carros e ninguém faz nada. Olha a Ferrari. Trocou os quatro pneus do Lauda hoje, eu vi. Trocar pneu pode. Motor não pode. Qual a lógica disso? Certa está a Lídia Brondi, que largou tudo.” O raciocínio pareceu um pouco confuso para os jornalistas, mas os espanhóis acharam que fazia todo sentido e já deram um Google para descobrir quem é Lídia Brondi.

Já Ricardão perde dez posições no grid, e pelo andar da carruagem rubrotaurina, deve partir da última fila.

[bannergoogle] Aqui, um parêntese longo. Didi Mateschitz, o dono da Red Bull, soltou o verbo. Com seu time virando coadjuvante, o rei das latinhas atribuiu à Renault o fim da motivação, diversão e prazer de sua equipe. Ameaçou tirar o time de campo, literalmente. Para ele, andar com motor comprado, nesta F-1 de unidades de força estapafúrdias, simplesmente elimina qualquer chance de quem não tem apoio oficial de fábrica. Não sei não… A ira tem sido tamanha nas declarações de gente graúda da Red Bull que a impressão que tenho é que em breve os caras vão se pirulitar. Têm suas razões, o regulamento atual é muito restritivo para permitir uma reação rápida de quem não anda bem das pernas. Por outro lado, muita gente avalia essa choradeira como papo de mau perdedor. Seja como for, a tensão é visível nas hostes energéticas.

O primeiro dia de treinos para o GP da Áustria teve algumas surpresas, não se pode negar. Aliás, como no ano passado — lembremos que foi a única prova do ano em que a Mercedes não conseguiu a pole, que ficou com Massa. Desta vez, Vettel foi o mais rápido, com Rosberguinho colado nele. As diferenças de tempo em Zeltweg são minúsculas, porque a pista é curtinha (só ganha de Mônaco e Interlagos em extensão) e rápida. Por isso, é preciso enxaixar uma volta realmente perfeita para se colocar bem no grid. Qualquer pentelhésimo pode significar três ou quatro posições para trás.

A Ferrari está bem, e o terceiro lugar de Raikkonen prova isso. Maldonado em quarto foi o responsável pelo “oooooh” do dia. A Williams, em compensação, ficou para trás e ainda não se encontrou. Bottas foi o 14° e Massa, o 15°. Felipe II, em nono, andou bem — no primeiro treino, também.

Por conta dessas características do circuito tirolês, desconfio que amanhã teremos o treino de classificação mais apertado do ano. Assim, acordem cedo e aproveitem para ver alguma disputa. Têm sido raras nesta temporada, e serão até o fim do campeonato.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aldinei Andreis
Aldinei Andreis
8 anos atrás

Flávio, vc não acha que se a F 1 fosse para pistas mais curtas, ela não ficaria mais interessante. Justamente pelo fato que qualquer detalhe faria com que o piloto perdesse muitas posições no grid. Ao inves de ir para pistas chatas e longas como da Coreia, Russia e abu dhabi

Allez Alonso!
Allez Alonso!
8 anos atrás

Kkkkkk, pode apresentar sua irmã, não se preocupe. E eu tb ri das piadas do Alonso; achei engraçado, mas rir da mesma piada por 5 meses seguidos, bem…. Não é muito inteligente.

Alonsete Turbinada
Alonsete Turbinada
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Irmã de quem, Allezinho? Estou aqui todinha pra você e até agora nada?

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Pode melhorar sim a manor q estrear seu carro novo na belgica os motores ferrari do ano passado ainda são melhores q os honda então alonso andara em ultimo ja q não consegui bater button e pro ano q vem vanndorne vem ai amonso vai levar uma surra do garoto como levou de hamilton eai pra q equipe iria o amonso ?

Felipe Masr
Felipe Masr
8 anos atrás

Massa vai pegar a vaga do Bottas para a próxima temporada na Ferrari com esta aí!

;)

Paulo Monteiro
Paulo Monteiro
8 anos atrás

Interessante esta corrida. Por alguma razão as Mercedes não são dominantes nelas, embora o treino oficial possa mostrar ao contrário. Pelo menos gera uma expectativa.
Aproveitando pessoal, deem uma olhada no meu blog onaoeujatenho.com.br e curte lá no Facebook o Onaoeujatenho. Estamos com matérias bem legais sobre esportes. Abs.

Matias
Matias
8 anos atrás

Esses motores são tão silenciosos que o Arrivabene nem ouviu o Massa ACELERANDO. Estava a 20 / 30 metros. De chorar…

J Fernando
J Fernando
8 anos atrás

A fala do Alonso está correta, rsrs… Eu lembro das equipes citadas e, claro, da Lídia Brondi, tão linda à época!

PAULO F1
8 anos atrás

Opa,.. parecia uma premonição do Alonso no que disse há uns 3 dias atrás….rs…. — (” Eu não teria problema em sair em todas as corridas dos boxes, para ver se conseguimos desenvolver o carro”). Brincadeira a parte, não é culpa do Alonso ou do Button Infelizmente não vejo perspectiva de melhora na McLaren, pois se eu tivesse visto até agora uma melhora gradual e constante no carro, eu mudaria a minha opinião, caso semelhante na Red Bull (mantendo aqui a diferença de desempenho entre estas equipes). Enfim, isto é a F1 e concordando ou não com a falta de equilíbrio entre equipes, fato que já ocorreu em vários anos anteriores, eu gosto é de corrida..rs..não tem jeito…assisto várias categorias e torço. Valeu Flavio Gomes e valeu pessoal.

Andre
Andre
8 anos atrás

Estive comparando os treinos livres do ano passado, ambos o segundo treino, e percebi que as Williams pioraram (?). E os tempos de volta, no geral, estão os mesmos… Algum explicação pra isso?

André W
André W
Reply to  Andre
8 anos atrás

Tanto pioraram que o tempo de classificação do Massa esse ano foi pior que o da pole dele no ano passado.

Altino
Altino
8 anos atrás

Aposto que Arrivabene não teria dado esse mole se fosse os V8 barulhentos.

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Achei legal quando a Red Bull virou time grande. Os caras das latinhas que ninguém acreditava tinham chegado lá. Quando estavam ganhando era só amores com a Renault. Agora que está perdendo, em vez de baixar a cabeça, trabalhar duro e tentar voltar ao topo ficam com esse mimimi. Vou mudar para TNT ou Burn. Chega de beber choro de perdedor.

James
James
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

BOA !

luigi
luigi
Reply to  James
8 anos atrás

Chassis eles já provaram que sabem fazer ,más o motor não são fabricados por eles , então ………………………………………….. .
E sem ama boa “Unidade Motriz” não há milagre , acho a coisa mais estupida é achar que a Red Bull não tenha o direito de reclamar. Só calam e ficam quietos os acostumados com a derrota ,seria o seria o caso dos que se incomodam com a choradeira da Red Bull ?????????

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse é um dos melhores campeonatos de todos os tempos.

Se melhorar, estraga.

Ve44el em 1º e Amonso depois do último!?

Aliás, Viceonso que há 9 anos (and counting…) disputa um campeonato paralelo só para vencer seu companheiro de equipe (já é Octa!), coisa que este ano não está conseguindo, poderia propor um campeonato paralelo: só as McLatas x MancaMor. Teria a F 1 e a F Uno.

Será que ganhará?

Chupa Allonzo!

Allez Mão!

Dr. Foreman
Dr. Foreman
8 anos atrás

A Williams simulou com tanque cheio o tempo todo, daí os tempos altos. Andou em 1min12 em simulação de corrida, bem próximo de Ferrari e Mercedes. Acho que a Mercedes não vai sobrar tanto em % de tempo de volta nessa pista. Como é uma pista “nova” para a Mercedes, acho que os engenheiros ainda não tem os pulos-do-gato do setup, tanto que sofreram com a Williams no ano passado. Acho que neste ano vão sofrer com a Ferrari.

Quanto ao regulamento da F1, é chover no molhado, mas é realmente ridículo. Um compa das antigas que sempre vai comigo em Interlagos está em Zeltweg em tempo real, vendo e ouvindo pela primeira vez estes motores 1,6T, e o resumo dele foi o seguinte: “Duas palavras: broxante e merda.”

Marcelo dos Santos
8 anos atrás

Caraio, Lídia Brondi?!? Desmumificou essa!

Dú
8 anos atrás

Uma chuva ia bem, mas sem molhar o cabelo da Lídia Brondi.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Imaginem se fosse o Alonso. Com certeza, teria passado por cima, né!

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
8 anos atrás

– O Massa devia aproveitar o quase incidente para promover o respeito ao pedestre. Algo de tipo, “a vida de todos mundo é corrida, mas é dever do motorista proteger o pedestre” – mesmo que o pedestre seja um zérruela que não olha ao atravessar a pista.
– O pessoal do Touro Vermelho devia tomar um copo de Vaca Lenta e mirar-se na Mclaren, na Williams – ambas surgiram pequenas, passaram anos nas cabeças, depois anos nas rabeiras, depois voltaram a andar na frente. Há três anos, a Williams já largava uma volta atrás – hoje taí, como se diria, bilixcando os pódios.
– O caso do Alonso é um dos motivos que me faz querer ver carros privados, privateers, na F1. O cara conseguiria patrocinadores para juntar um motor Ferrari num chassi Williams com aerodinâmica do Newey. Mesmo que fossem especificações da temporada anterior, imagino que o espanhol conseguisse rodar entre as Ferrari e as Williams oficiais.

EduardoRS
EduardoRS
8 anos atrás

Também acho que o mimimi da Red Bull é transferência de responsabilidade. Se o motor é tão ruim, como é que a Toro Rosso anda na frente da equipe-mãe em diversas ocasiões? Tá certo que o motor não ajuda muito, mas o carro da Red Bull é ruim, mesmo.

Tudo indica que o velho Didi cansou de gastar dinheiro na F1 e agora achou uma desculpa razoável pra tirar o time de campo.

gustavo
gustavo
8 anos atrás

Racho de rir com as declarações do Alonso…..quando parece que ele ta melhorando, ele manda uma declaração confusa dessa…e tb fui dar um google pra saber quem é Lidia Brondi..

Fernando
Fernando
8 anos atrás

É choradeira de perdedor sim, e estapafúrdias não são as unidades de força, estapafúrdio é o regulamento que não permite seu desenvolvimento. No futuro todos os carros usarão isto, já estão invadindo várias categorias, não tem jeito.

luigi
luigi
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Seria muito “bacana” se alguém que estava acostumado a ganhar ,atualmente por conta de um regulamento imbecil que impede , mesmo tendo recursos de melhorar o seu carro , deva ficar quietinho e se conformar com a situação . Meu caro , isto é coisa de brasileiro que gosta de se sentir ‘COITADINHO”,afligido e pisoteado pelo mundo . Não é bem o comportamento de europeus acostumados a se acabarem em guerras por : poder , riqueza e honra . Se estão se sentindo prejudicados é licito reclamar ; a unica ressalva é ; Viram o regulamento idiota ,porque concordaram ? Provavelmente acharam que continuariam a dominar a categoria ,ignoraram que na disputa estaria incluso um dos mais competentes construtores de automóveis do mundo que é a Mercedes Bens ,com sua apuradíssima engenharia automotiva e que não entra para simplesmente “Participar” e sim para dominar pois tem o nome a preservar,e também ,possivelmente acreditaram que a Ferrari não encontraria o caminho em face a sua bagunça e guerra de egos , não contavam que Maurizio chegaria muito bem e colocaria ordem na casa ,en un attmo (uma missão quase impossível)

Fernando
Fernando
Reply to  luigi
8 anos atrás

Bem, vc discorda concordando. Diz que é lícito reclamar, mas admite que eles sabiam e aceitaram o regulamento estúpido, que não reclamem então, ou não compreendi seu texto. Resumo: para mim é choradeira de perdedor, que reclamem para que mudem as coisas no próximo ano já que neste se deram mal.

E como vc disse, para encarar as Mercedes é preciso muito preparo e da Ferrari sempre se pode esperar grandes reviravoltas, para melhor ou pior. Eu sou europeu, sei bem como somos. Abs.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Fernando
8 anos atrás

Regulamento criado pelos fornecedores de motores para reduzir os custos, e o pior motor da f1 é o mais caro também. A renault tem total culpa na história, 2015 é um ano perdido pra quem tem Renault, só não estão piores que a Honda, que estréia na categoria. Vergonha total!!

Felipe Masr
Felipe Masr
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Allez.
Este pessoal desenvolve e testa unidades motrizes com suporte de dinamômetro, inclusive simulando a utilização em algumas corridas (mapas de aceleração e carga). Será que já iriam entregar um motor sabidamente tão fraco desde o final de desenvolvimento “em casa” (engenharia de unidades motrizes), ou será que é não é alguma “desconversa” entre o projeto do carro e do motor? Nos testes de dinamômetro (e não são apenas algumas centenas de horas de teste), já identificariam os problemas de construção e performance.
A aerodinâmica, por exemplo, pode afetar seriamente os sistemas de arrefecimento (radiadores / intercoolers, e até sistemas de arrefecimento por convecção simples — via corrente direta de ar — de partes eletrônicas). Toda a fluidodinâmica interfere do desempenho máximo destes componentes quando em situação real de uso, sendo o excesso de calor — sua não dissipação para o meio externo de forma adequada — fator determinante para, inclusive, uma baixa confiabilidade dos sistemas (panes constantes), além da perda de eficiência.
Acho que falta interdisciplinaridade entre os projetos da parte rodante (e também aerodinâmica) e da parte motriz, algo que, quando com equipe “de fábrica”, deve ser melhor, mas que podermos perceber ainda alguma deficiência, pois quem “faz tudo em casa” ainda demora muito para descobrir certos problemas de relação entre os componentes do conjunto .

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Então, nem o simulador que a Ferrari comprou e que custou 60mm de euros, e que já era usado pela redbull consegue emular o que acontece na pista, força G, temperatura, vibração, etc. A maior burrice desse regulamento é não ter testes. Motor tem que ir pra pista pra testar. Esse ano o sistema de tokens ficou mais leve, prevendo novas homologações, mas sem testes a chance de dar tiro no escuro é muito grande, foi o que aconteceu na Renault. Se a mclaren for esperta, usa esse ano pra desenvolver.

Marcelo Feitosa
Marcelo Feitosa
8 anos atrás

Os textos sobre o Alonso são hilários. Rio muito.
Parabéns pelo bom humor.

Israel
Israel
Reply to  Marcelo Feitosa
8 anos atrás

Realmente, essas tiradas do Alonso perdido no tempo são ótimas!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo Feitosa
8 anos atrás

Tem que ser muito burro pra rir mais de uma vez da mesma piada. Até 2035 teremos piadas do Alonso, afinal é o Alonso. Vettel reclamava de merda, levava ferro de piloto fraco e ia pro bar, kkkkk! Pro bar!!! O piloto mais coxinha da f1 não deve saber o que é bebida alcoólica, mas ia pro bar… :/ kkkk!

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Vá ler autosport e não encha o saco!

Israel
Israel
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Gente mal educada é brabo.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Alonso vai perder campeonatos até 2035, Vicellez? O espanhol vai acabar no Guinness.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Já li, fera. Toda quinta recebo. Você, Chupez e cia deveriam fazer o mesmo, quem sabe não ganham um pouco de cultura automobilística. Nunca é tarde…

Christian
Christian
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Menino maluquinho , tem profissional que diz que Rivotril resolve o teu problema, eu acredito que não, teu caso é de amor não correspondido !

Israel
Israel
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

A questão não é quem gosta ou não do Alonso, eu mesmo tenho admiração pelo cara…mas alguem não gostar que riam de uma piada feita sobre o cara é meio doentio…

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

O Allez está precisando arranjar uma namorada.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Pedofilia é crime.