50 TONES DE SILVER (1)

coral-frios2SÃO PAULO (chove aqui, faz sol lá…) – Estava lendo sobre o GP da Inglaterra do ano passado. Foi no meio da Copa. Teve uma Copa aqui em 2014, lembram? Pois bem. Hamilton ganhou e Rosberg quebrou o câmbio. Lewis tinha feito uma cagada qualquer no treino e largou só em sexto. Aí teve uma panca do Raikkonen e bandeira vermelha. Quando recomeçou, Hamilton passou uns caras, Nico quebrou e ele ganhou. Mas quem estava na frente no campeonato era Rosberguinho. Comandante Amilton começava a desenhar a virada definitiva.

Será que algo parecido pode acontecer neste fim de semana, uma nova reviravolta, mas agora do alemão?

Ele foi o mais rápido nos dois treinos livres de hoje. Quebrou o câmbio de manhã, também, mas já trocaram e está tudo OK. Na sexta-feira ensolarada de Silverstone, Rosberguinho virou, de tarde, 1min34s155. Deixou Hamilton em quarto a 0s466. Uma eternidade, tratando-se de Mercedes. Entre os dois ficaram as duas Ferrari, com Kimi em segundo e Tião Italiano em terceiro, ambos a pouco mais de 0s3 do líder e coisa de 0s1 à frente do líder do Mundial.

Quem andou bem nas duas sessões foi a turma da Renault. Verstappinho ficou em terceiro e Sainz Idade em quinto, pela manhã. Na sessão vespertina, Kvyat e Ricciardo terminaram em quinto e sexto, com o jovem Max em sétimo.

E quem não andou nada foi a Williams, com Massa a quase 2s da ponta e Bottas na mesma balada. A Williams oscila mais do que o índice Nasdaq neste campeonato.

É importante fazer a pole em Silverstone. Embora seja uma pista ainda de alta velocidade, é difícil ultrapassar porque não há freadas fortes. Ao contrário do que indicaria o senso comum, pistas rápidas, onde dá pra “tirar racha”, são ruins para ultrapassar, ainda mais com esses carros tão dependentes de aerodinâmica — quando perceberem que aderência mecânica pode gerar provas mais divertidas, as coisas melhoram na F-1.

Lá atrás, Alonso conseguiu ficar em 14° a 2s5 de Hamilton, enquanto Button lutava por milésimos na disputa ferrenha com a Manor Marussia, uma coisa deprimente. Fernando chegou a dar um longo passeio na brita — Silverstone ainda tem caixas de brita, não sei até quando, porque a chatice impera e um dia vão mandar asfaltar tudo. “Escorreguei porque não temos controle de tração como a Benetton e a Brabham. Queriam o quê? Temos limitações. A Ford está trabalhando. Giancarlo está atrás de patrocínios. Aprendo muito com Tarso. Assim é a vida. Quando pudermos ter esses recursos, acho que poderemos passar a Ligier e a Cooper-Climax. E andaremos perto da BRM. Tudo é questão de tempo”, declarou o espanhol, inteiramente recuperado da pancada na cabeça em Barcelona, no início do ano.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allez Alonso!
Allez Alonso!
8 anos atrás

Alonso tem sim controle de tração, no pé e não no carro. Ficou claro no passeio pela brita.
Muito bom ver Kvyat na frente do Ricciardo, que ficou conhecido por bater o fraco Vettel em 2014, rs! A redbull escolheu bem ao fazer a fila andar, Vettel já era, levar do Kimi é fim de carreira, pqp!
Eu disse que a williams iria passar as ferraris até o GP de Singapura, me enganei… Ela já passou a Ferrari!! Até Singapura é a redbull que passa a Ferrari, cadê o cara que sabe desenvolver o carro? Não tá na Ferrari, certamente…
Boooa Kimi, só fazer o básico que dá pra enterrar o alemão, foda mesmo era ter Alonso como companheiro…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Você é um pândego, Vicellez, como dizem os mais velhos. Suas análises são hilárias!

Alonso está levando do Button: 4 x 0 (só você que não enxerga).
Vettel saiu na hora certa da RBR (é só olhar os pontos das duas equipes).
O desempenho das Williams não passa de “fogo de palha” (a conferir).
Iceman está enterrando o Herdeiro. onde? 120 x 72 com vitória (cada uma…).

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Você continua sendo um pândego, Vicellez.

Alonso está levando do Button: 4 x 1 (melhorou…)
Vettel fez a melhor escolha (RBR caindo a cada GP).
As Williams não passaram de “fogo de palha” (conferido).
Iceman, enterrando quem? 135 x 76 (é cada uma…)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Já vi que não viu a corrida, só olhou o resultado final…

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Ué, cadê a “caveira” em fundo azul?

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Eu assisto a corrida inteira, mas o que vale (infelizmente, para você) é o resultado final.

Rodrigo Timbó
Rodrigo Timbó
8 anos atrás

Hahahaha, Essa série Amnésia Esquizofrenica do Alonso tá demais!

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
8 anos atrás

Soube que o Alonso disse que dessa vez ele prometeu que irá passar o Fritz d’Orey na reta dos boxes. Vamos ver se ele irá cumprir.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Fontana o poderoso
8 anos atrás

Pelo desempenho apresentado pelo Alonso na atual temporada, é mais certo ele levar volta do Fritz d’Orey.

Thiago Leal
8 anos atrás

Ih, olha que legal o nome daquele tom de cinza. Led Zeppelin.

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Seriam as atuais asas dianteiras da F1 as mais lindas de toda a história do esporte?

Inácio Neto
Inácio Neto
8 anos atrás

Estou aguardando os retardatários das perguntas, pois estava viajando e não vi a tempo. Vai ter? A u recorreremos ao twitter?

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Cooper-Climax & BRM!
Alonsito es muy bueno!

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

hahahahahahaha.

Gostei dos tons de silver.

Mas será que o tom do final de semana será mesmo o “Three Pointed Star Silver”?

Joaquim Josino
Joaquim Josino
8 anos atrás

Caro Flávio Gomes, quantos GP’s de Fórmula 1 foram disputados até hoje? O GP nº 1000 deve ser em que ano ? Aguardo sua resposta. Abs, Joaquim. Brasília, DF.

Paulo Pinto
Reply to  Joaquim Josino
8 anos atrás

Caro Joaquim:

Foram disputados 924 GPs válidos pelo campeonato mundial. Como ainda faltam 11 GPs (incluindo o britânico), chegaremos a 935 GPs ao final desta temporada.
Faltarão 65 para se chegar ao 1000. Como temos por volta de 20 GPs por ano (operando com um número redondo), o GP Mil ocorrerá em 2019.

Para quaisquer informações sobre a categoria, consultar STATSF1.

Um abraço.

Joaquim
Joaquim
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Prezado Paulo Pinto, gratíssimo por sua atenção em responder à minha dúvida e por me dar a dica do STATSF1. Um forte abraço ! Uma boa semana ! Joaquim. Brasília, DF.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Por nada, Joaquim. Igualmente.

Mentecapto
Mentecapto
8 anos atrás

Não sei não Flavio, acho prematuro descartar a Williams. Normalmente nos treinos livres da sexta-feira eles seguem uma programação distinta, com tanque mais cheio e deixam para treinar mais leve no FP3. Dificilmente ficam entre os 6 primeiros na sexta, que é o lugar onde ela se situa (atualmente 5° e 6°), mas buscando superar as Ferraris após o pacote que estrearam na Austria.

\o/ Torcendo por mais uma vitória convincente do Rosberg para termos um campeonato!

Eric
Eric
8 anos atrás

A Willians regularmente não anda bem na sexta, nem de manha nem de tarde. Priorizam outros testes.

Gabriel
Gabriel
8 anos atrás

kkkkkk. Esse foi sem dúvida um dos melhores títulos de um post já publicado aqui. É um figura esse Flávio Gomes.

Danielle
Danielle
8 anos atrás

Gostei do nome do post, kkkkkkkk… Tomara que tenha uma reviravolta nesse campeonato, por que do jeito que está é muito chato.

Paulo Cesar
8 anos atrás

Gostei do Grojã suando a camisa no box da LOTUS. Melhor estilo “cagou agora limpa”

Eltontoptec
Eltontoptec
8 anos atrás

A Ferrari treinou com tanque cheio será?

Esse negócio da Ferrari ficar ‘apenas’ três décimos atrás da Mercedes nas sextas… …deve ser bulling da Mercedes certo? No Q1 e na corrida o cacete é sempre mais prostrante (pra Ferrari) que andava acreditando que poderia espezinhar os líderes. Seria bom (pra mim) se o Rosberg fizesse a pole a levasse mais essa, botava um fogo, mesmo que brando, nesse campeonato morno.

Ferrarista
Ferrarista
8 anos atrás

É bastante satisfatório ver o Alonso pagando seus pecados no fim do grid e sempre disputando as ultimas posições com a Marussia! Tá ótima essa temporada 2015!! Essa é a prova que existe a justiça divina para castigar os malas arrogantes, prepotentes e picaretas!! Tomara que se aposente assim!!

Paulo Pinto
Reply to  Ferrarista
8 anos atrás

Amém!