BRASA NA NIGÉRIA

SÃO PAULO (só ele, mesmo) – E na onda da Brasília de nosso amigo Klaus que risca a Áustria alegremente, que tal conhecer a Igala? Pois esse era o nome da nossa Brasília montada na Nigéria de 1976 a 1980, segundo o Jason Vôngoli.

Vivendo e aprendendo. E eu adoraria ver uma foto de uma dessas rodando lá na Nigéria. Hoje em dia, claro. Clicada por algum blogueiro.

igala

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sacco, Ricardo
Sacco, Ricardo
8 anos atrás

A Volks da Nigéria também fabricou nosso Santana.

Carlos Braganholo
Carlos Braganholo
8 anos atrás
Claudio Bassi Elias
Claudio Bassi Elias
8 anos atrás

Entre 1976 e 1977 eu trabalhei na Volkswagen na programação de produção de peças estampadas exclusivas da Brasília de 4 portas. Outro colega programava as peças do modelo 2 portas. Era exportada exclusivamente para a Nigéria, mesmo antes de 1976.
No Brasil ela foi lançada em 1979 (painel antigo). Neste ano também foi lançada o Chevette 4 portas.

Felipe Masr
Felipe Masr
8 anos atrás

Melhor seria colocar estas bagagens na frente (porta-malas dianteiro), assim distribui melhor o peso e evita em uma frenagem de emergência a bagagem cair em cima das crianças – imagina como iria ficar “estranho” na propaganda, bem por isto não o fizeram. Ali atrás, só o que for leve e de primeira necessidade (e que não pode ser deixado no banco ou no piso).

É um bonito hatch o VW Brasília; espécie de “o tio mais velho” do Audi A3 Sportback.

Andre Decourt
8 anos atrás

No FB do Jasão, há uma foto de um pedaço do painel com o isqueiro numa posição que eu nunca tinha imaginado, ao lado do relógio de horas, sensacional

henrique ebert
8 anos atrás

Vai caber toda essa bagagem e a família inteira? ;)

Bela imagem! As lanternas são diferentes das daqui?

Renato Soares
Renato Soares
Reply to  henrique ebert
8 anos atrás

No início tinham setas laranjas e depois iguais a esta. No final passaram a ser frisadas.
Foi lançado uma versão a álcool com motor 1300cc , durou pouco.

ricardo
ricardo
8 anos atrás

Flavio, bom dia!

Você pode me passar o seu e-mail?

Obrigado

Ricardo

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
8 anos atrás

As lanternas traseiras dos primeiros anos de fabricação, “lisinhas” como essas, eram bem mais bonitas do que as estriadas adotadas posteriormente. E essa cor metálica valoriza o modelo, que aliás foi um grande sucesso de vendas por um período relativamente curto, sem alterações relevantes de estilo ou mecânica. “Morreu” com muita dignidade…

Andreas S. Neto
8 anos atrás

https://instagram.com/p/vlcfO6JLig

Esta Brasília 4 portas está na cidade de Mafra – SC. Impecável!

Victor Serrão
Victor Serrão
8 anos atrás

Pequeno detalhe: na página do VWHeritage para onde está direcionado o link no post, tem um cara que comentou ter uma Brasília quatro portas no Barein. Como?

Impressionante a história da Brasília. Venho tentando mapear na internet há anos a história da exportação de carros brasileiros, sem muito sucesso. São poucas informações. Sei das Kombi brasileiras que foram para a Austrália, dos Alfa Romeo que foram para a Europa. Consegui ler sobre as 147, Fiorino, Elba, Uno, Strada, Palio e Palio Weekend que foram para a Europa, o Fox (Voyage), Fox SW (Parati) e depois o Golf que foram para a América do Norte, o Escort que mandamos para a Escandinávia, os Opala que foram para os Estados Unidos na época do lançamento brasileiro, os Puma exportados e os montados na África do Sul, e os Passat e Voyage trocados por petróleo com o Iraque, os Fiat e Volkswagen brasileiros exportados para o México, a Meriva nacional que seguiu a mesma rota por um breve período.

Mas acredito que a Brasília seja o único carro projetado no Brasil que chegou a ser exportado com regularidade e inclusive produzido fora do país. O Gol GIII foi produzido na China – ou ainda é, não sei – mas não dá pra dizer que o Gol foi um projeto brasileiro como foi a Brasília.

Roberto
Roberto
Reply to  Victor Serrão
8 anos atrás

Seria um livro interessante com história de veículos brasileiros que foram parar no mundo.

E quanto aos Santanas da China? O Brasinca Uirapuru que serviu de inspiração para um carro da inglaterra?

Marcio Vieira
Reply to  Victor Serrão
8 anos atrás

Teve Fiat Siena montado na Coreia do Norte e no Marrocos, acho.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Que barato! Não sabia dessa também. Linda, 4 portas e para a família.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Rafael
8 anos atrás

E olha o tamanho da família… Claro que naquela época ninguém usava cadeirinha ou cinto de segurança, mas dá pra ver na foto 2 adultos e 5 (!) crianças!!!

Hugo Penaranda
Hugo Penaranda
8 anos atrás

Gostei da foto! Só vendo essa propaganda pra me dar conta que praticamente não temos negros nas nossas propagandas.

paulo cesar alves
paulo cesar alves
8 anos atrás
Cedujor
Cedujor
Reply to  paulo cesar alves
8 anos atrás

Meu primeiro carro era uma Brasília, e era assim mesmo nas curvas se viesse um pouco mais”chutado”.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
8 anos atrás

E quatro portas… As Brasílias 4 portas sumiram, depois de virar táxi.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Flávio…..
A Brasília quatro portas foi feita só para o mercado externo?Nao tenho lembrança de ter visto alguma rodando no Brasil.

Andre Decourt
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Não me lembro se tivemos no mercado interno as de 4 portas com o primeiro painel. Minhas memórias de infância sempre me levam às 4 portas já com o painel novo, de cluster elevado.

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  Antonio
8 anos atrás

Tinha… no Rio era mais comum do que em SP, principalmente táxi…