NANICO
SÃO PAULO (putz) – Muita gente me mandou o link do “Estadão” com a foto do Nanico rodando na Paulista. Diz o texto, muito otimista, que ano que vem entra em produção no Ceará. Alguma cidade vai ceder o terreno, alguém entra com a grana, aquelas coisas. Não há detalhes técnicos precisos, mas pelo que entendi tem motor de 125cc movido a GNV ou gasolina. Não sei qual a origem do motor. Que eu saiba, não há fábrica de motores Nanico no país, então o pessoal deve estar usando algum de motocicleta, ou scooter.
[bannergoogle] O carro não tem placa, não deveria estar circulando por aí. Não creio que tenha freios ABS ou airbag, algo obrigatório hoje pelas leis do país quando se trata de carro novo — por isso a Kombi saiu de linha.
Não tenho nada contra, absolutamente nada, empreendimentos desse tipo. Ao contrário. Acho o máximo, gostaria muito que o Brasil tivesse um carro nacional de verdade. A única coisa que se aproximou disso foi a Gurgel — em que pesem iniciativas avulsas desde a década de 50, quase todas usando mecânica enxertada de outros carros; a própria Gurgel demorou muito para fabricar seus próprios motores e passou a vida toda usando trem de força da VW.
Mas esse Nanico… Bom, entrei no site deles e as informações técnicas inexistem. O mesmo na página do carrinho no Facebook. Fala-se em motor elétrico no futuro, mas esse protótipo da foto, ao que parece, é movido a GNV mesmo. O carrinho, sabe-se lá como, apareceu no programa do Faustão, e isso deve ter dado um certo impulso aos seus projetistas.
Não sou de agourar ninguém, mas não apostem muito num negócio desses. Se não por outro motivo, porque é uma das coisas mais feias que já vi — que me desculpem seus criadores. Nada precisa ser tão horrendo. Lembra carrinho de parque de diversões. Dos piores parques.
Fazer uma coisa que anda não é das tarefas mais difíceis do mundo. Basta acoplar um motor a um eixo, colocar rodas e pneus, uma carcaça em cima, um volante, bancos. Uma coisa ser capaz de sair do lugar não quer dizer que um dia ela vá virar um carro, se é que me entendem. É preciso projeto, engenharia, testes, segurança, respeito a normas muito rigorosas. E, se der, algum senso estético.
De qualquer forma, sorte aos idealizadores. Só espero que dinheiro público nenhum seja enterrado nessa história sem os devidos cuidados.
Acho a iniciativa boa, e questiono como muita gente se posiciona na questão de segurança. Se isso é inseguro, o que é moto então, que não tem airbag, e o para-choque é o queixo de quem pilota?
Por isso acho que se for permitido andar nas ruas vai vender bem. Se tiver uma boa rede de assistência, vai vender mais que muitos carros pé-de-boi que tem por aí.
Agora é certo que tem poucas informações técnicas e comerciais sobre o carrinho. E o visual.. bem.. o visual por enquanto é de graça. Vendendo bastante, aí vai ser cobrado…
Tinha visto esse post no celular , Agora na tela maior confirmo que é feio pacas . E pra que essas rodas enormes ?
http://www.publico.pt/economia/noticia/primeiro-automovel-desportivo-made-in-portugal-tera-linha-de-montagem-em-gaia-1702862
Se brincar esse carrinho é bate-e-volta. Ou de fricção.
Deixa de ser burro Flávio esse carro será excelente para carteiros,entregadores de pizza e coisas do tipo,não foi feito para substituir os carros comuns não.
Burra é você. E tonta (ou tonto), por usar nome falso.
No site ele fala que o veiculo será isento de IPVA, se for é porque o veiculo não terá registro, então não poderá circular nas ruas, será como um daqueles carro de golf, apenas para circular em área particular.
pra galera que gosta de por dinheiro bom em kia, gely scofuninang vai vender bem hehehehe
Flávio, voce é partidário da tese , inclusive dscutida no livro Gurgel,’um sonho de fibra, de que ele foi boicotado pelo governo de forma intencional e muito provavelmente para atender o interesse das montadoras aqui instaladas
Mais ou menos.
Eu tambem. Marronmeno
Tive comércio perto dele, vi o primeiro ‘protótipo, acho que é um sonhador, só isso, nunca achei que iria para frente e ainda não acho, inclusive tem outros projetos, começando até por uma estranha bicicleta, na rua Alba, no final, em São Paulo
Curioso… E vai ao encontro da pergunta que eu queria fazer pra você naqueles questionários: se todos usassem carros como o Mini ou o 500, o trânsito de São Paulo melhorava? Aliás, qual a sua proposta pra melhorar o trânsito em Sampa? E aliás aliás, o que achou dos 50 por hora nas Marginais? Perguntas feitas…
Eu vi esse troço sendo mostrado no Faustão e parei pra ver. É um projetinho amador, só. Não tem estudo, fundamento, pesquisa, nada. Todo mundo é livre para tentar a sorte no mercado, mas se eles quiserem sucesso como empresa privada, vão ter que melhorar muito em tudo. E se despejarem dinheiro público nessa porqueira, é pra fechar o país, e o último a sair que apague a luz.
É muito feio, pqp
o ” CARA” anda de trabant feito de papel , madeira etc… e fala de falta de segurança! tá de brincadeira gajo!
Papel e madeira? De onde o tonto tirou isso?
Papel e madeira é o que ocupa a caixa craniana de quem fala mal de um trabi …
Kkkk que burro da zero para ele professor !!!
Prefiro um Tuk-Tuk…( tuktuk, tu-uktuk, tukt-uk )
e não vamos esquecer, uma montadora gasta quase 1 bilhão, isto mesmo, 1.000.000.000 de Euros para desenvolver. construir, validar, industrializar e etc e tals uma plataforma segura….eu não iria na esquina com isto dai, qualquer coisa acima de 20 km/h é perigosa sem elementos de segurança. Acho que todo mundo já tomou um tombo de bike quando era moleque e se esfolou todo. Agora, imagina isto dai de frente com um outro carro a 60 km/h (velocidade do ensaio de choque frontal) e nem quero imaginar o choque lateral (hoje os carros sao mais largos para absorver o impacto lateral). Se querem fazer algo local, que sejam profissionais.
Carro quem tinha que fazer , ja fez…quem nao fez , vai comprar das marcas que ja existem! Nao tem mais como começar algo que seja, nem de perto parecido com o que já existe..os atuais padrões e custos…
Putz! ainda mais nesta atual fase abissal de nossa economia e da atual política industrial mequetrefe deste governo em que vivemos. Sem chance de sair algo dai… Simples assim!
Esse cara esteve no faustão , esse crro é carrinho de fudo de quintal nao tme nada ade segurança , o programa o promoveu como criador de carros so pra fazer uma aproximação com a familia dele que nao o conhecia.
O carro so foi colocado pr achamar a atenção diga-sede passagem é uma merda e deve tombar facil , alem de nao ter segurança nenhuma.
]
http://globotv.globo.com/rede-globo/domingao-do-faustao/v/a-equipe-do-domingao-entra-no-palco-a-bordo-de-carros-minusculos-chamados-nanico-car/4332697/
O carrinho tem cara de zangado.
Mas é bom lembrar que já se produziu o Troller nessa terra boa.
A Ford continua produzindo aqui em Horizonte.
Tb acho isso ai pavoroso, mas cá entre nos, seu gosto tb é um tanto duvidoso…afinal, Twingo, DKW e Lada não são aquele exemplo de formosura…
E o garotão aí acha o quê bonito? Veloster?
Calma, calma..sem dar piti…gosto é gosto, não se discute. Já que perguntou, acho bonito os VWs Variant, Passat Pointer, Gol GT e GTi, entre muitos outros…
Vai ser que nem a óbvio.
Apesar da boa vontade, é como você mesmo falou, o “nanico” carece de muito projeto e estudo.
E com estas rodas ????
Mas é feio demais….de dar dó…
Misericórdia !
O Flávio está corretíssimo. Não tem nada de novo neste negócio. O senso estético, na minha opinião, não existe, que rodas são estas?
Por isso que aparecem muito mais fabricantes independentes de efeitos para guitarra do que fabricantes independentes de carros.
Gomes, essa minha frase foi só uma desculpa pra te mostrar isso:
http://proguitarshop.com/mojo-hand-fx-bmp-2.html
Achei que iria gostar do trabalho gráfico do pedal.
Custava colocar um pneu “canelinha” aro 13, 145/70? Esses pneus aparentemente aro 15 estão muito feios, parece carro de brinquedo
Enquanto isso na China…
http://obutecodanet.ig.com.br/index.php/2015/07/21/em-apenas-6-meses-chines-constroi-carro-eletrico-com-r-15-mil/
Como ensina prega a nossa história automobilistica nacional, infelizmente, isso não vai dar certo.
está a aqui…. http://globotv.globo.com/rede-globo/domingao-do-faustao/v/a-equipe-do-domingao-entra-no-palco-a-bordo-de-carros-minusculos-chamados-nanico-car/4332697/
artesanal ….. nada demais …..a ser esquecido
Mas, justamente com a moça o carrinho resolve não andar?
segundo o site deles o motor já é elétrico. 80km de autonomia com velocidade média de 60km/h.
demora cinco horas pra recarregar.
Flavio, no domingo o pai da matéria esteve no Faustão. É um carro de fundo de quintal feito por um mecânico…a vantagem no programa é que ele reencontrou o irmão após serem separados desde pequenos….
Ah os lobbys. Logo vem proposta de isenção de IPI proposta por alguém em Brasília. Isso andou mesmo na Paulista?
O engraçado é que no domingo, o criador desse carro mostrou tres modelos diferentes. Um de cada tamanho. Mas o que me chamou mais atençao é que ele disse que foi até Santos, com um deles. Ai eu pergunto : como foi sem placa, sem cinto de segurança, até Santos ? Ninguem da Policia Rodoviaria, viu ele na estrada ? Se realmente foi e nada aconteceu em termos de ficalizaçao a coisa tá feia. A unica coisa que me pareceu interessante é que segundo o criador gastou só dois litros de gasolina. Será ?
Só vai ficar nesse , as grandes jamais deixariam um bichinho desses ,
encher as ruas . Foi assim com DKW , Gurgel , opala que andava com agua,
etc… etc ….
O problema não são as grandes. O problema é a falta d projeto.
Não era o Corcel II que andava com água?
nenhum carro andava com água…