NO LESTE (2)

nolesteestatua2SÃO PAULO (aqui, só água) – Por onde começamos? A pole do Hamilton, a diferença monumental para Rosberg, o mau fim de semana da Williams, o vexame da Sauber, ou Alonso?

Alonso.

Todo feliz com a passagem para o Q2, Fernandinho abriu sua volta em Hungaroring e sentiu algo estranho no carro. Pelo rádio, avisou a equipe. “Perdi oito cilindros! A alavanca do câmbio saiu na minha mão! Tá dando choque no volante! Tem alguma coisa pendurada no capacete presa no meu pescoço! Chamem o Giancarlo!”

Eram vários dramas e, com calma, o psicólogo da McLaren, com especialização em Engenharia Mecânica pela Uninove, foi resolvendo um a um. “Seu motor tem apenas seis cilindros, Fernando. O câmbio é a borboleta atrás do volante. O volante não dá choque. Essa coisa pendurada no seu capacete é o HANS. Giancarlo era seu chefe em 2001.” Alonso, que apesar de recuperado do acidente de Barcelona anda um pouco agitado, começou a gritar mais ainda, tentando ser bem claro nas palavras. “É borboleta ou mariposa? E se for venenosa? Quem é esse alemão pendurado no meu capacete? Do que vocês estão falando, vocês estão loucos? Vou parar o carro e sair daqui!”

E de fato o fez, na entrada dos boxes. Pulou do cockpit e começou a empurrar o carro. Os comissários se aproximaram e Alonso gritava para eles: “Cuidado! Tem uma mariposa no meu volante! Quem de vocês aí fala alemão? Mandem esse cara desgrudar do meu capacete!” Mais fiscais foram se aproximando, a bandeira vermelha foi acionada e o treino, interrompido. Os carros iam voltando aos boxes e passando pelo espanhol, que gesticulava nervosamente e berrava aos colegas. “Passem, passem, está cheio de mariposa aqui, fiquem longe desse alemão maluco pendurado no meu capacete!”, dizia, até que, finalmente, os comissários conseguiram chegar aos boxes da McLaren.

“Me deem o carro reserva já!”, ordenou Fernando ao entrar na garagem. “E tirem esse cara do meu pescoço.” Os médicos chegaram, acalmaram-no, e Alonso ficou sem tempo no Q2. Larga em 15°.

Posição que obteve graças ao desempenho muito ruim da Sauber no Q1, que se juntou aos manor-marússicos e a Button na degola dos cinco últimos. Q1 que começou de um jeito diferente, com alguns pilotos fazendo longas séries de cinco ou seis voltas com os pneus médios, só para compreender o que vão enfrentar com eles amanhã na mesma hora, começo da tarde, com sol a pino em Hungaroring — temperaturas que, no entanto, não devem bater nos 30 graus, como hoje.

[bannergoogle] Nesse momento, todos com pneus médios, coisa de 1s5 ou 2s mais lentos que os macios por volta, a McLaren calçou a borracha mais macia e Button chegou a andar em terceiro, com Alonso em sexto, a apenas 0s590 do líder provisório, Hamilton, que praticamente simulava uma míni-corrida e virava tempos na casa de 1min24s. Faltando cinco minutos para o fim da sessão, a brincadeira estava boa mas era hora de trabalhar sério, e todos colocaram os pneus gosmentos — exceto Ricciardo, que calculou que seu tempo com os médios era suficiente.

Claro que Alonso e Button despencaram na tabela, mas Fernando se safou. Hamilton virou 1min22s890 lá na frente. Rosberguinho ficou 0s089 atrás. Na rabeira, foram eliminados, pela ordem, Bonitton, Sonyericsson, Felipe II, Leroy Merhi e Cat Stevens. O último colocado foi mais de 5s pior que Hamilton. Não é fácil a vida lá atrás, não.

Restavam 7min42s para terminar o Q2 quando Alonso enfrentou problemas com suas borboletas e mariposas, mas deu tempo de sobra para todos buscarem seus tempos, e Hamilton avisou: vou arrebentar o alemãozinho — no caso, Rosberg, e não o amigo imaginário do espanhol. Meteu 0s490 no companheiro de equipe, com um tempo muito interessante de 1min22s285. Caíram na segunda fase da classificação o Incrível Hulk (mas a Force India pelo menos andou), Sainz Idade, Maria do Bairro, Maldanado e, claro, Fernandinho.

No Q3, com pneus usados, Hamilton fez, de cara, 1min22s408, contra 1min22s766 de Nico. Com um jogo novinho em folha, o alemão teve problemas de saída de frente, saída de traseira e saída de emergência. Não melhorou. Lewis abusou: fez 1min22s020. A diferença para Rosberg no grid ficou em 0s575, maior vantagem obtida no ano. Foi a nona pole de Hamilton em dez corridas. Quinta na Hungria e 47ª na carreira — nunca é demais lembrar que só perde, nas estatísticas, para Schumacher (68) e Senna (65).

Não houve surpresas no top-10. Depois da dupla da Mercedes ficaram Tião Italiano em terceiro (a 0s719 da pole) e Ricardão, em quarto. Na sequência, Kimi Dera um Picolé Agora, Sapattos, K-Vyado, Massacrado, Verstappinho e Grojã.

Comandante Amilton é amplo favorito à vitória, mas atenção: a primeira volta em Budapeste é muito enroscada. O pelotão demora para se acomodar e a pilotaiada sabe que se tem chance de passar, é nessa confusão inicial — por isso, sempre é bom ficar esperto com o carro ao lado. Depois, as coisas se acomodam.

Rosberguinho, depois de um bom momento em Barcelona/Mônaco, voltou a ser engolido pelo companheiro. Tem de reagir, encerrar a primeira metade do campeonato mostrando seus lindos dentes brancos arreganhados para o parceiro. Senão, vai ficar fácil demais para Lewis. É bom que Nico olhe para o passado recente para ver o que o espera depois das férias. Ano passado, nas últimas sete provas, Hamilton ganhou seis e terminou outra em segundo.

Todos os carros, desde ontem, carregam mensagens para Jules Bianchi, que morreu na sexta-feira da semana passada. “Jules nei nostro cuori” é o que inscreveu a Ferrari nas laterais do cockpit. Hashtags como #CiaoJules e #JB17 também são usadas. O clima é claramente de tristeza contida na Hungria, por conta da perda do colega — mesmo que todos soubessem que isso iria acontecer, cedo ou tarde.

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Edison
Edison
8 anos atrás

quem podia imaginar que o Alonso terminaria em 5º depois de todos estes incidentes no treino….

guilherme
guilherme
8 anos atrás

Vale lembrar que o Button teve problema no ERS? Vale. Então lembrei.

O mais tragicômico no caso do Alonso foi que, pouco antes na volta, o engenheiro disse pelo rádio que o problema de perda de potência que o piloto reportou não era grave e ele poderia continuar normalmente. Depois da maldição de locutor, agora tem maldição de engenheiro…

E o espanhol jurava que poderia retornar à classificação se o carro chegasse aos boxes e fosse ligado em tempo, mas essa possibilidade só existe em treinos livres. Pode-se dizer o que quiser do Alonso, menos que ele não é aguerrido até o último fio de cabelo.

Emmanuel
Emmanuel
8 anos atrás

Achei um absurdo essa do Alonso! Poderia causar um acidente fatal! Justo na semana da morte de Bianchi.

Alex
Alex
8 anos atrás

Muito engraçado o texto! Boa Flávio!!

Davi de Oliveira
Davi de Oliveira
8 anos atrás

Flávio, em 2001 o chefe do Alonso não era o Giancarlo Minardi, era o Paul Sttodart, q tinha acabado de comprar a Minardi.

totiy
totiy
8 anos atrás

Poxa que criatividade, será que nao é o sr a pessoa por detras de algumas reportagens que envolvem dialogos sobre delaçoes em segredo de justiça com ex presidente e seus familiares que saem publicadas todas as semanas pela midiazona ?

Amaral
Amaral
8 anos atrás

Foda quando o ‘credo ou tarde’ chega.
Talvez seja menos pior para a familia. É Trieste mas, também, um ponto final em uma angústia sem limites.
Agora é #ForzaBianchi porque, sem dúvida, eles precisam de suporte

Amaral
Amaral
Reply to  Amaral
8 anos atrás

“Cedo”

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

E por falar em corrida na Hungria e hoje com Galvão Bueno torcendo para que chova em toda corrida…Assistam o video.
Reparem no tom de desânimo de GB após a segunda manobra de Piquet, quando “falha” na primeira tentativa, e como GB justifica o recuo do adversário de Piquet na ultrapassagem do Nelsão. Hahahaha
Nessa época GB só torcia para chuva em Mônaco. hehehehehe
(Também reparem nos comentários irônicos” dos pilotos envolvidos na manobra/disputa. Bons tempos):
https://www.youtube.com/watch?v=5wab5g0p-UM

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Vendo hoje a imagem do desespero e desconsolo do Alonso empurrando sua McLaren para os boxes e o Ron Dennis impassível assistindo a mesma imagem no telão dentro dos boxes da equipe, pensei: Como seria reação de Senna e/ou Prost se pegassem essa McLaren de hoje, ou se a McLaren estivesse assim quando lá estavam o francês e o brasileiro?
Será que “engoliriam” os vexames causados pelo carro e/ou motor Honda na pista calados, ou contidos nas críticas como fazem Alonso e Button?
Sera que Senna ou Prost, passando o que passou Alonso hoje, ao chegar nos boxes não teriam pulado no pescoço do Ron Dennis, do chefe da Honda e chutado tudo lá dentro?
Duvido que Senna já não tivesse chutado o balde publicamente.
`frustrante de mais para qualquer piloto.Principalmente para pilotos talentosos com títulos no currículo.
E um PAPELÃO para uma equipe como a McLaren.
Eu acho que Button e Alonso estão “bonzinhos demais” com a Honda e com a McLaren.
E você FG, como acha que nessa altura do campeonato estariam reagindo Senna e Prost nessa situação? Já não teriam explodido?
Por isso não critico Alonso. Nem posso criticar Button também.
Agora, o fim d apicada do “anti-Alonsismo” é o narrador do SportTV (Daniel Pereira, se me lembro bem o nome), soltar no meio do treino de hoje que “Button está dando uma “lavada” em Alonso no campeonato!”
Button tem 4 PONTOS e Alonso tem 1 PONTO.
Essa foi quase do nível do Galvão Bueno torcendo para que chova toda corrida para que algum brasileiro tenha chance de vitória! Pacheco extremista radical esse senhor. Pensa ele (ainda!): “Só brasileiro sabe pilotar na chuva!”. Tem coisa mais sem graça que corrida na chuva? Safety Car toda hora, carros patinando….Esse tipo de pensamento do GB é o mesmo que atrasou nosso futebol, que muitos ainda pensam que temos os melhores jogadores do mundo, “só brasileiro dribla, só brasileiro é “genial”, criativo” e nossos técnicos são “tão bons quantos os estrangeiros e não precisam aprender mais nada”. Galvão Bueno ainda está em 1994.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
8 anos atrás

Apesar de gostar da maioria dos posta desse blog, depois dessa me perguntei de verdade se o blogueiro gosta de f1 ou o comenta apenas como ganha pão, pqp!, nunca li tanta merda junta. Mas é um texto que atrai os leitores de “grande prêmio” termo novo que aprendi recentemente, é só ver o nível dos comentários que uma bosta dessa atrai…. Depois dessa melhor eu me mandar, já foi o tempo que aqui era legal, mas isso aqui hoje não me acrescenta absolutamente nada.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Vai jogar a toalha, Vicellez, logo agora que o teu idolatrado chegou em quinto?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Primeiro caso da história onde uma líder de fã clube se aposenta antes do seu boy!

Chuuuuuuupa Allonzo!!!

Allez Mão!!!

#EuRioDoÚltimo!

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Igualzinho ao seu ídolo Allez. Não aguenta uma pressãozinha que já chora, ofende (tenta ofender) a maioria dos leitores e não é capaz de conviver com opinião contrária com relação ao Fernando Alonso. Já falei – porque vc mesmo não se cansa de falar – que seria legal você ir ler a autosport e encher o saco dos caras lá do site inglês que consideras o caminho, a verdade e a vida. Por que, afinal, você vem aqui?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Eltontoptec
8 anos atrás

Igual mulher de malandro.

Há 9 anos and counting apanhando mas não larga o pau!

CAI NA REAL
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Onhhh…o cara que se acha o “melhor” e mais “conceituado” comentarista do Blog.
O cara que humilha outras pessoas chamando de “ralezada” (está errado burro..(o plural de ralé é ralés), despreza os comentários de outros e que se acha sempre certo e mais bem informado que o Blog inteiro ficou com “beiço” é???Vaza “playboy mimadinho”, que estuda e decora a Autosport e diz que pode abrir seu próprio Blog por ter fãs e etc. Vai logo…se manda e abre o seu próprio Blog, seja o “tudo” em um”…kkkkkk. Você sera o Blogueiro, comentarista e ao mesmo tempo a pessoa que irá responder ao comentário…tamanha é a sua prepotência. Vaza logo…você não soma e nem agrega, se bem que tenho quase que certeza de que irá escolher outro nick e entrar aqui para perturbar os outros, isto seria normal em um ser pedante como você. Adeus “Maria Capacete” do Alonso…kkkkkkkk

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Já foi Allez??

Não vai falar nada do “quinto do Alonso”???

Ah tá, ficou #chateada pq o Ve44el ganhou justamente quando vc esperava “zoar” todo mundo com o mínimo de bom senso, todos que sabem que o Alonso é uma mentira.

HUAHUAHUAHUAHUAHUA

ADIÓS VIÚDA!!!

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

A melhor imagem do treino de classificação,foi ver o sr Alonso empurrando a MacLaren (esses caras só fazem força no banheiro) com motor Honda, realmente sofrível .Hoje vai ter japonês fazendo hara kiri na equipe.

MARCELO
MARCELO
8 anos atrás

“Fernandinho tomou o remédio errado. Em vez de tomar a pílula para antes de dormir, ele tomou sua pílula do dia. Ele ficou confuso e não sabe o que está dizendo. Eu sugiro que da próxima vez ele tome a medicação correta antes de começar a falar e que também mude de médico. Aproveita e leva o Allez junto” kkkkkkkkkkkkkkk

Oliveira
Oliveira
8 anos atrás

Como diz uma amiga, “rindo litros” com o alemão pendurado no capacete!

carlos lima
carlos lima
8 anos atrás

Parabéns, caro escriba, texto sensacional. O leitor agradece e aplaude, de pé. Bravo!

carlos lima
carlos lima
8 anos atrás

Parabéns, caro escriba, texto sensacional. O leitor agradece e aplaude, de pé. Bravo!

Israel
Israel
8 anos atrás

Essas do Alonso estão cada vez mais “elaboradas”! Ótima! Kkkkk

Manfred W.
Manfred W.
8 anos atrás

Flávio, a saga do Alonso no blog está virando o “Adeus, Lênin” da Formula 1

Mario Mesquita
Mario Mesquita
8 anos atrás

Alonsito Gardenal, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Me lembrou aquela épica do Mansell empurrando a Lotus na linha de chegada.

Jeanloui Germano
Jeanloui Germano
8 anos atrás

Sensacional, bom humor e informação!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

E empurrando a McLata Amonso chegou mais rápido que pilotando.

Todo castigo pra Picareta é pouco.

Allez Jado!

Chupa Allonzo!

#EuRioDoÚltimo!

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Tomara q lewis surre rosberg até o final da tempora

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

A McLaren investindo em melhorias: $ #*;,¨!
A Honda progredindo em desempenho: $ &*:#”.!
Alonso empurrando o próprio carro: não tem preço!

Ron
Ron
8 anos atrás

Já estava estranhando que no tópico anterior o Alonso não havia sido mencionado. Muito boa. kkk
Será que a essa hora já tiraram o Hans do cangote dele? :)

Daniela
Daniela
8 anos atrás

E a Zueira continua kkkkk

Paulo Lopes
Paulo Lopes
8 anos atrás

Alonso: “Passem, passem, está cheio de mariposa aqui, fiquem longe desse alemão maluco pendurado no meu capacete!” Chorei aq!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.