É O QUE TEMOS

SÃO PAULO (meio calmo, ainda) – Estamos na metade de julho e a silly season deste ano anda fraquinha. Talvez porque haja poucos carros na F-1, e porque nas equipes de ponta não parece que muita coisa vai mudar. Exceção feita à Ferrari, que pode provocar um brevíssimo efeito dominó — derrubando uma única peça.

Bottas é o nome da vez, na opinião de seu companheiro Felipe Massa. É para tudo isso? Seria ele um piloto capaz de mudar a história de uma equipe? Acho que exageram um pouco. No máximo, um bom substituto para um desinteressado Raikkonen, que não dá a menor pinta de que vá ficar em Maranello, na F-1, nas pistas, quiçá no planeta.

[bannergoogle] As últimas grandes mudanças aconteceram no ano passado, a saída de Alonso e a chegada de Vettel. A vaga que se abriu na Red Bull não causou nenhum frisson, assim como o lugar que Fernandinho ocupou não desalojou ninguém de peso na McLaren.

Na boa, vive-se uma era de poucos nomes interessantes. Hamilton e Vettel são os únicos que ainda despertam algum interesse, carregam certo carisma e apetite por vitórias e conquistas. Alonso, coitado, é só um nome. Vai ficar para a história como um dos melhores, mas igualmente como aquele que quase nunca esteve no lugar certo e na hora certa. Como ele, há outros bons pilotos alocados em cockpits que não permitem sequer sonhar com uma vitória, e que por isso mesmo um dia vão se cansar de fazer figuração de luxo. Exemplos? Hülkenberg e Ricciardo.

O fato é que não há disputa entre equipes por qualquer piloto. Bottas interessa à Ferrari e a mais ninguém. Interessa é a conta bancária de gente como Maldonado, Nasr, Ericsson, Pérez. Se Valtteri sair, OK, eis um bom lugar para correr, a Williams. Mas não se iludam. O time não vai buscar alguém fora do radar cada vez mais restrito da categoria — como já fez no passado com Villeneuve e Zanardi, ou como a McLaren tentou com Andretti. Existe uma legião de pilotinhos “de testes” prontos para rechear a bolsa de quem colocá-los para correr.

Resumindo, não haverá nenhuma troca de cadeiras capaz de parar a Paulista.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz G
Luiz G
8 anos atrás

Oi Flavio.

Do seu ponto de vista, alguma chance da Williams colocar uma grana no bolso do Raikkonen pra ele ocupar o possível lugar que Bottas, possivelmente deixaria, se for para a Ferrari?

Fabrizio
Fabrizio
8 anos atrás

Parece que, com o dominio das montadoras, o enfraquecimento da “mão de ferro” do Bernie com esses grupos disso ou daquilo, além de escandalos de subornos e todo esse corporativismo da F1, os papéis ficaram invertidos. Virou apenas vitrine de marcas e conceitos. Muita frescura e muito chato. Os pilotos estão como coadjuvantes! Isso é terrível. Esqueceram que eles são as maiores estrelas, devem liderar as equipes de fato, ter autonomia, opinião, dizer qdo querem ir aos boxes, que pneu colocar, fazer cagadas, e não virarem marionetes nas mãos de engenheiros almofadinhas com “ultrabooks” que nunca sentaram a bunda num carro de corrida de verdade. Nunca chegaram a 320km/h numa placa de 100mts e querem dizer o que o piloto tem que fazer porque o “gráfico tá mostrando”. O sistema está errado. Pagam zilhões pra quê?

Infestaram a F1 de robozinhos formados em simuladores para que as montadoras e engenheiros lhes digam tudo o que fazer.

A dosagem de piloto na fórmula dos resultados das corridas está muito baixa.

eraldo
eraldo
8 anos atrás

Ou seja, a F1 tá chata nas pistas e fora delas (incluindo-se os boxes).

ms
ms
8 anos atrás

contar com pilotos do porte de Hamilton e Vettel no grid não é pouca coisa não! São 2 ases de primeiríssima grandeza que dão brilho e sempre empolgam pela competência e brilhantismo com que pilotam seus carros, são verdadeiros gênios do automobilismo e seus nomes serão lembrados junto a outros grandes pilotos que já passaram pela f1

Fernando Passos
8 anos atrás

Creio que, se Bottas pular para a Ferrari, Nasr poderá assumir seu cockpit na Williams.

É conhecido do time, é bom e tem grana.

Aí a Sauber arranja outro pagante pro lugar dele.

Felipe Lima
Felipe Lima
Reply to  Fernando Passos
8 anos atrás

Outros pagantes, você quer dizer!

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Respeito vettel e alonso mas comandante amilton é o melhor em atividade hj o cara terminou o campeonato 2007(como era boa a f1) em segundo na sua temporada de estreia e so não venceu pq massacrado entregou a kimidera a vitoria e conseguiu vencer vettel com a mercedes de 2013 mas estes 3 tinham q ter o mesmo carro e disputar ia ser muito bacana

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Até que enfim Flávio reconhece que só 2 pilotos na atual F1 despertam interesse de todas equipes.
Hamilton e Vettel
O resto é o resto, se quiserem vagas que as comprem.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

A verdade é uma só!

A galera vive criticando o Alonso, mas o cara é um piloto flexível que se adapta em qualquer carro, mesmo que o carro não tenha sido feito para os padrões dele. Eu queria ver a reação do Hamilton, se o Alonso corresse na Mercedes. O Alonso é o melhor piloto do atual grid e isso, NINGUÉM pode negar.

Só estão criticando o Alonso pelo desempenho pífio da McLaren-Honda. O Alonso é como o Niki Lauda, é chato e fala o que quer. O próprio Niki Lauda disse uma vez, que para ganhar na F1 tem que ser canalha.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Acontece que Alonso só está na McLaren, porque foi a unica que aceitou ter ele, Nem RBR, nem Ferrari, nem Mercedes queriam ele.
Sobrou Lotus e McLaren e olha lá.

Rubens
Rubens
Reply to  Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Mas Alonso e Hamilton já dividiram equipe. Todo mundo viu como acabou a história.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Ele dividiu a equipe com o Hamilton já, em 2007, e o que aconteceu? Hamilton em seu ano como NOVATO empatou em número de pontos com o todo bonzão Alonso.

Ele é muito bom sim, mas penso que com um carro excepcional ele não consegue tirar o que Hamilton e Vettel tiram por exemplo, às vezes me parece que ele consegue tirar um pouco mais em carros ruins…mas pode ser só impressão mesmo. Não creio que haja piloto camaleão, creio sim que o estilo de cada um encaixe melhor no equipamento, e às vezes o companheiro de equipe não consegue fazer o mesmo pelo estilo de pilotagem.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eduardo Schmidt
8 anos atrás

Hahahaha, Alonso é ruim. Empatou em pontos com hamilton brigando com o dono da equipe.
Bom é o Vettel, levou ferro do Ricciardo (que hoje leva do Kvyat) mesmo sendo primeiro piloto e usando 5 chassis diferentes, hahahahahaha! Sem comentários!

Marcio Vieira
8 anos atrás

Flavio, a Formula1 está muito chata.
Com todo respeito e admiração que tenho por você há anos, posso fazer uma pergunta?
Depois de presenciar tantos momentos marcantes na F1 e de levar para milhões de leitores informações sobre a Formula1, ao ver a “coxinhização” da F1 atual, você tem o mesmo tesão para escrever uma matéria sobre a Formula1, suas corridas, bastidores, etc.?

Sábado eu assisti uma corrida de DTM em Zandvoort. Como é legal circuitos antigos, arquibancada lotada, carros rápidos e barulhentos que podem ser comprados por cidadão da classe média europeia.
Ou a MotoGP, que diversas marcas comercializam motos com a carenagem das motos de competição, transformando fãs em clientes.

Formula1 está tão distante do público. Buscou tanto aquela palavra merdinha que os publicitários adoram, “diferenciação”, que vai morrer isolada em circuitos faraônicos.

Um abraço

Carlos D
Carlos D
8 anos atrás

Flávio, entre os pilotos que “nunca estão no lugar certo e na hora certa”, você acha que o Alonso é o maior exemplo? Lembro do Alesi também, azarado pra caramba..

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Qualquer cidadão de bem sente-se muito bem vendo um picareta se dar mal.

Chupa, Alonso!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Aliás tudo na F1 está fraco ………….

Glauson
Glauson
8 anos atrás

Esse Bottas nunca me enganou.
Eu o acho um piloto com talento mediano, não é essa coca-cola toda não, se ele fosse realmente bom, como a imprensa inglesa diz que ele é, já teria colocado o Massa no bolso assim como o Ricciardo fez com o Vettel ano passado.

Miguel
Miguel
8 anos atrás

Se não for muito devaneio, Nasr poderia ser o companheiro de Massa na Williams… Claro, isso se o BB não pular fora da F1. Em termos de carreira e momento piloto/equipe, seria o ideal.

Eltontoptec
Eltontoptec
8 anos atrás

O Bottas é um cara que erra pouco, eu acho. Eu me lembro dele chapoletando a roda traseira direita no murundum de Albert Park em 2014. Mas depois disso, não me lembro de nenhuma outra cagada, o que o credencia a um piloto muito consistente. Mas realmente, isso é o bastante para a Ferrari? Ele não parece ser extraordinariamente rápido e até agora não igualou, por exemplo, o feito de Maldonado com sua Williams na Espanha. Não sei, acho o Ricciardo melhor. Pensou? Seria bem mais legal ele na Ferrari com o Vettel do que o Bottas. Aí sim a coisa ia ficar mais legal.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Eltontoptec
8 anos atrás

Ou o Hulkenberg

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Eduardo Schmidt
8 anos atrás

Certamente, o hulk tbm merecia uma vaguinha na Rossa.

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
8 anos atrás

Acho que a imprensa sempre esteve muito enganada a respeito do Alonso. Não é um dos melhores, simples. E porque? Simples, porque a capacidade de estar no lugar certo na hora certa deve ser contabilizada na conta do cara, não adiante nada ser um ás no volante e ter perdido um titulo por inveja de um companheiro inexperiente e rápido e ter perdido mais outro por não ter conseguido ultrapassar o grande nada que foi Vitaly Petrov (?!).

Alonso tem os resultados condizentes com o seu talento, pura e simplesmente isso, fosse o que se diz dele, teria pelo menos mais 2 títulos e hoje estaria no lugar certo também. Aliás, se fosse tão bom assim, Red Bull e Mercedes o teriam contratado quando o espanhol se assanhou para o lado de ambas.

Ferrarista
Ferrarista
8 anos atrás

Não considero o Alonso com sendo um dos melhores de todos os tempos da F1. Entre vários motivos, vou citar apenas dois: McLaren 2007 (piloto bi-campeão levando pau do novato Hamilton) e Ferrari 2010 (Petrov – Abu Dhabi). Se fosse realmente um dos melhores de todos os tempos seria pelo menos tri-campeão. Pra mim ele é no máximo um piloto razoável, nada mais que isso.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Ferrarista
8 anos atrás

Um razoável bom, digamos pouco melhor que o Nigel Mansell talvez, pode ser?

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
Reply to  Eduardo Schmidt
8 anos atrás

Um Button que teve mais sorte na vida ou um Kimi com mais vontade?