SOBRE ONTEM DE MANHÃ… | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 27 de julho de 2015 - 16:21F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ…

hun200c

SÃO PAULO (e foi legal mesmo) – A imprensa europeia festejou a qualidade do GP da Hungria. Um alívio ver uma corrida tão emocionante numa temporada que começou tão mal, previsível, pouco empolgante, com raras chances de protagonismo fora das fileiras da Mercedes.

Nós também gostamos. Pena que Rosberg, azarado que ele só, não conseguiu reduzir a distância para Hamilton. Aí a briga na segunda metade do Mundial seria ainda mais acirrada. Só que Lewis, mesmo cometendo um erro a cada cinco minutos, chegou na frente do companheiro…

Bem, vamos ao dia seguinte de Hungaroring.

– Falamos pouco ontem de Kvyat. Fez um corridão. É um piloto que tem muito a evoluir, mas percebe-se que o potencial está ali — não fosse assim, a Red Bull não teria colocado o soviético no lugar de ninguém menos que Vettel. Christian Horner contou que Daniil estava muito abalado após as homenagens a Bianchi. Só foi se achar na corrida depois de algumas voltas. No fim, teve muito sangue frio para garantir o segundo lugar mesmo com a punição de dez segundos.

- Kvyat foi o segundo russo a chegar ao pódio na história da F-1. Antes dele, Vitaly Petrov foi terceiro na Austrália, em 2011, com a Renault-Lada. Falando nisso, por onde anda Petrov?

- Outro que não recebeu os elogios que merecia e ficou meio esquecido, de tanta coisa que aconteceu na corrida, foi Max Verstappen. Perto de fazer 18 anos, terminou a prova em quarto lugar. Um resultado excepcional. Agora, o menino vai tirar carta de motorista.

- E Maldonado? Consta que só agora, por volta do meio-dia, está terminando de pagar seus drive-throughs e time penalties de Budapeste. (Essa piadinha eu peguei de um blogueiro nos comentários.)

- A Mercedes vinha subindo ao pódio com pelo menos um piloto desde o GP do Austrália de 2014 sem parar — a última prova em branco, sem uma tacinha sequer, fora o GP do Brasil de 2013. A sequência de 28 corridas terminou ontem. O recorde pertence à Ferrari, entre 1999 e 2002, com 53 GPs seguidos levando ao menos um troféu para casa.

- Vettel e Hamilton são pilotos que já atingiram o nível de alguns intocáveis como Ayrton Senna? É a boa discussão que o Grande Prêmio propõe hoje. Queremos ouvir vocês.

- A Williams foi muito mal em Mônaco, repetiu o péssimo desempenho na Hungria (também pista de baixa velocidade) e não anda nada na chuva. Não dá para andar bem só em circuitos de alta. Precisa ver isso aí.

- E é claro que tem vídeo com comentários da corrida! Aqui, ó!

109 comentários

  1. Segafredo disse:

    Este Blog, seu gestor e alguns fãs de Vette e Schumacher podem até tentar extrair de seus frequentadores comparações….porém o verdadeiro fã e quem realmente entende do assunto como engenheiros e ex chefes de equipes já o fazem há anos, e o resultado, já sabemos, sempre se repete: Ayrton Senna the best!!!

    • Paulo Pinto disse:

      Sennafredo, o teu guru “jogou a toalha” e deu no pé. Chegou à conclusão que o “Arrastonso” não vai ganhar mais campeonatos (levou nove anos para descobrir o que todo mundo já sabia).

      E você, vai continuar torcendo pelo espanhol e vivendo de listas?

      • Micromax disse:

        Pode apostar que sim…..não me abalo emocionalmente com as pérolas que alguns aqui escrevem….pelo contrário, gosto até demais disso tudo!!

  2. Daniel disse:

    Pilotos mais habilidosos
    1-hamilton
    2-vettel
    3-ricciardo
    4-alonso
    5-verstappen
    6-nasr
    7-hulk
    8-bottas
    9-button
    10-sainz

  3. Jorge disse:

    Concordo com vc Flávio! Sebastião já pode ser considerado melhor que Senna. Hamilton vai passa-lo também. Ih!! Olha as viúvas aí chorando! Eu entendo que é difícil aceitar isso,mas Tião só está atrás de Prost e Michael. Mais cedo ou não isso iria acontecer. Aceitem que vai doer menos. Pra nós, ele sempre será o Número 1,e é kisso o que importa. Embora considere Piquet melhor, mas enfim, é questão de opinião.

  4. Inoue disse:

    Caso Daniel Ricciardo tivesse perdido mais tempo no toque com Nico Rosberg e a terceira posicao para Max Verstappen, teriamos a chance de presenciar uma situacao unica na F1: um menor de idade no podium. Nesse caso, o que fariam com o garoto? Entregariam o trofeu e o tirariam de la na hora do champagne? FIco curioso.

  5. ms disse:

    ô flávio, ce tá de brincadeira…., como vc coloca o senna na categoria de “intocável” se ele foi o piloto de F1 que mais deu toques em seus adversários nas corridas……brincadeiras a parte, acho que todo piloto genial já nasce pronto e precisa de muito pouca experiência pra mostrar o talento que tem, colocar as garras de fora e começar a traçar o resto da moçada…..isso aconteceu com hamilton que logo em seu ano de estréia na f1 quase foi campeão e ao que tudo indica será tricampeão este ano e vai se igualar em nº de títulos com pilotos como piquet, senna, jackie stewart, lauda….. e o que dizer de vettel que foi o piloto mais precoce em tudo na f1; piloto mais jovem a testar um carro f1, mais jovem a cravar uma pole, a conseguir um pódio, a vencer uma prova de f1, e o mais jovem a conquistar um bicampeonato, um tricampeonato e um tetra campeonato igualando-se em nº de títulos com nada mais nada menos que alan prost piloto que dispensa apresentações até pela forma como era conhecido e chamado por grande parte dos outros pilotos: “o professor”…… ou seja, hamilton e vettel, por tudo que já fizeram nas pistas, já tem seus lugares garantidos na galeria dos grandes pilotos que passaram pela F1 e na minha opinião vettel, já entrou pra categoria de mito

  6. Marcos José disse:

    Tenho uma “suspeita” de que uma equipe (Ferrari) da F1 tenha um controle de tração “escondido” (será que a FIA descobriu alguma “malandragem” e por causa disso, a mudança do procedimento de largada já para o GP belga?). Falha estrutural (na minha opinião) do novo bico da Force India poderia ser a causa da quebra da peça no acidente do Hulkenberg (será que foi fadiga do material do suporte da asa fixada perto dos “furos” do novo bico a causa deste acidente? isto explicaria a quebra da asa dessa maneira no final do retão). Não acredito que a Honda tenha subido tanto assim de produção neste GP hungaro (teve muitos incidentes e também muitas punições) mas veremos nas próximas etapas, o progresso que Honda fez! Talvez (bem provavelmente) já no GP da Bélgica teremos uma tomada de posição da decisão da Renault (pela compra ou não da Lotus e os seus contratos com a dupla Red Bull-Toro Rosso), da Ferrari (o “chefão” nega mas é bem provável que a decisão de quem será o companheiro de Vettel já saia neste período de férias da F1), da McLaren (Button fica ou não pra 2016!) e de quem também serão os pilotos da Haas (Gutierrez e Alexander Rossi bem prováveis de serem anunciados mas tudo pode acontecer até o final de 2015)! Parece que os boatos da entrada de VW e da Aston Martin “esfriaram” e ate “sumiram” atualmente mas veremos se retornam quando na realização do GP em Spa…

  7. Johelmyr disse:

    Em números, os dois podem estar do nível do Senna, mas em pilotagem não.
    No dia que eles tiverem um companheiro de equipe do mesmo nível do Prost, que não é chamado de professor de balde, e ganharem um título (talvez devessem ser dois) aí vai dar para comparar….
    O Schumi é o rei dos números e conseguiu perder um título para o Vileneuve… para o Damon hill…

  8. Estevão disse:

    Outro que estava indo bem na prova era o Hulk. Largou de 11º e pulou para 5º na segunda volta. E estava em 7º quando bateu na volta 42 tendo feito a troca de pneus no 38º giro.
    Esse infográfico da Ferrari mostra muito bem a evolução do cabra: http://formula1.ferrari.com/en/inforacing-hungarian-gp-2015/?MID=402099248&UID=4139892112&utm_campaign=150727_F1_EN+gruppo%3A+F1+eng+-+contenuto%3A+post+GP+ungheria+&utm_content=4139892112&utm_medium=email&utm_source=newsletter&utm_term=402099248
    Abs.

  9. Rodrigo Luiz martins disse:

    Flavio, se me permite a critica. Não concordo com toda essa ênfase para o Kyvat, o mesmo teve um desempenho mediano comparado com o Ricciardo, não atacou ninguém e só conseguiu posições por causa do toque entre Ricciardo e Rosberg, se não fosse isso teria terminado em um quarto lugar enquanto seu companheiro na segunda posição. Daniel Ricciardo por outro lado, foi agressivo e fez a corrida valer a pena de se assistir.
    Uma coisa que me chama atenção é que os pilotos da mercedes não deixam espaço nas saídas de curvas, acredito que eles acham que tem um carro tão superior que acham que todo mundo tem de sair da frente.

  10. Felipe Luz CWB disse:

    De maneira objetiva, sim, estão. Sobre Vettel, ninguém é campeão 4 vezes seguidas se não tiver domínio do carro e souber aproveitá-lo, é só olhar para o Mark Webber. E sobre Hamilton, idem. Ele tem a gana de vencedor e por isso se estabana vez ou outra querendo resolver logo a situação, mas quando põe a cabeça no lugar se acha e vai embora. Ele não desiste.

  11. Felipe Fugazi disse:

    Se um cidadão Plutoniano curioso com a origem daquele bólido que passou pela sua tranquila terrinha apontasse suas antenas para cá e começasse a fazer uma pesquisa a respeito das coisas de cá…ele teria dificuldades em acreditar que o esporte praticado por Hamilton e Vettel é o mesmo que o de Senna, Prost, Piquet e cia.
    Um está para o outro assim como um cão está para um gato.
    Tem alguma semelhança, mas não mais do que uma semelhança.

  12. Gabriel P. disse:

    Isso mesmo Flávio. Não restam mais dúvidas.
    Vettel e Hamilton são os melhores pilotos da F1 atual e já estão no nível dos intocáveis.
    O resto é o resto.
    Intocáveis são agressivos na corrida. não perdem 1 chance, lutam o tempo todo, cometem infinitamente mais acertos que erros (aliás, quem não erra?), tem sorte, espirito de equipe, cativam todos e procuram sempre estarem nos melhores carros que lhes permitam serem campeões.
    Mais uma coisa, qual equipe da atual F1 não gostaria de ter Vettel ou Hamilton???(já os outros….?)

  13. Marcos Alvarenga disse:

    Flavio, se me permite uma critica, não gostei do post sobre a corrida ser remendado aos poucos. Ficou ruim ler de novo várias vezes procurando o que era novo.

    Escreva outro, pôxa1.

    Mas se não quiser vou continuar lendo do mesmo jeito. Abraço,

  14. Custodio Rangel disse:

    Flavio Gomes, duvido alguém ter ficado mais abalado com as homenagens a Bianchi que Massa…. Erro no posicionamento do grid, na largada e depois não se encontrou na corrida. Se a Red Bull veio falar que o garoto ficou abalado, a Willians tinha que falar que Massa teve uma depressão momentânea. Que corrida horrorosa dele.

  15. Fernando disse:

    Alguma chance do Nelsin na Willians? Nelsão não sai de casa a toa…

  16. Tá tão ruim pra Red Bull que os dois pódios que a equipe conseguiu atrás da Ferrari já valeram como uma vitória. Com esse quarto lugar o Menino de Ouro Max Verstappen agora se batiza na F-1 podendo esfregar esse resultado na cara de quem o condena. Eu tinha me esquecido do Vitaly Petrov, mas o Kvyat de qualquer forma tem o melhor resultado de um piloto Russo na F-1 nesse momento numa corrida. O Maldonado tem o Recorde de Punições na F-1, e agora existe um recorde que ninguém vai querer bater na categoria.

  17. Celio Ferreira disse:

    Pessoal não da pra comparar os pilotos de hoje com Senna Piquet , [Fangio ,
    Clark , Rindt etc… Os carros de hoje é 75 % o carro e 25 % 0 Piloto,
    Dos anos 90 pra baixo eram cambio manual ajuste de ouvido , e capacidade
    de cada piloto acertar o carro , Hoje os pilotos treinam no simulador que é
    quase igual ao carro , antigamente era na pista . Portanto não tem comparação.

  18. Marcos Milani disse:

    Vettel ganhando de Ferrari é para deixar os torcedores do Alonso bem “contentes”. Aqueles mesmos que sempre afirmaram que Vettel é um ordinário braço duro que só ganhava porque era com carros do AN.

    • André Fonseca disse:

      Marcos,

      São esses mesmo torcedores que se esquecem que o Choronso, o pior campeão da história da F1, só ganhou em 2005 e 2006 pq tinha o melhor carro.

      Falar do Ve44el é fácil, mas esquecer do Choronso é fanatismo demais!!!

  19. Fernando Gonçalves disse:

    Flávio, o termo soviético não define etnia ;soviets eram as camaras de deputados da União soviética.

  20. Alexandre Neves disse:

    Consta que Petrov se juntou ao site Motorsport.com como comentarista. Em 2014 fez dez corridas pela DTM, atualmente está a pé.

  21. Marcelo R. disse:

    Ah FG, não dá para comparar não.

    Vettel é bom, Hamilton é muito bom, mas comparar os dois com Senna é uma temeridade.

    Fico vendo essa propaganda dizendo que ele chegou no mesmo número de vitórias que Senna com 09 provas disputadas a menos. Se aplicarmos a mesma regra, Schumi levou 12 anos para superar o numero de poles de Ayrton depois que ele faleceu.

    Resumindo, o garoto é bom, mas menos, menos…

  22. Samuel Engel disse:

    Acho que há pilotos muito bons na atual geração.O Ricciardo por exemplo é um piloto que eu acho que tem muito à mostrar ainda se tiver as oportunidades certas.
    E Vettel nesta corrida fez o que ele sabe fazer melhor,manter a mente focada em aproveitar a liderança na corrida,não cometeu nenhum erro,o que lhe garantiu a vitória.
    E gostei muito da sensibilidade dele de falar em francês ao se referir ao Jules Bianchi,uma atitude exemplar.

  23. Eltontoptec disse:

    Foi uma corrida bem legal essa. Vettel, irrepreensível. Ricciardo, espetacular, idem Danill e Max. E o Alonso hein? Foi bem ontem. O fato dos problemas, cagadas e azares de Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Bottas, Massa, Hulk, Perez e Sainz não diminui a conquista do espanhol. Péra aí. diminui sim, e muito, porque tivesse reinado a ordem ao invés do caos certamente terminaria entre 11° – 13°, mas, para a desgraça que está o ano da McLaren, até que foi bom.

  24. Mauricio disse:

    Circuito de baixa é assim: motor vale menos, braço vale mais.
    E no braço dá Vettel. O alemão e a Ferrari certamente brigarão pelo título no ano que vem, coisa que Alonso não soube /conseguiu fazer.
    Um grande piloto precisa ser grande dentro e fora do cockpit. Dentro do cockpit Vettel é tão bom quanto Alonso. Fora, é muito melhor. Por isso em poucos meses cativou a equipe.

  25. Allez Alonso! disse:

    Comparar Vettel com Senna????? Vocês devem estar loucos! Pilotinho fake que só ganhou campeonato sentado em carro com difusor soprado. Mas não vejo novidade, o blogueiro é fã de tedescos.
    Só voltarei a comentar neste blog quando Alonso for novamente campeão. O motor Honda vai bombar!!!!!!

    • Flavio Gomes disse:

      Um abraço, foi um prazer tê-lo aqui.

      • Allez Alonso! disse:

        Como eu disse, esse comentário não é meu, e como não pretendo comentar mais aqui, aconselho ao blogueiro remover meu email para sua caixa de spam a fim de evitar que o uso indevido de meu email seja usado por algum idiota que frequenta seu blog, como se vê acima.

      • Flavio Gomes disse:

        As pessoas usam o nickname que quiserem, não posso controlar isso.

    • Allez Alonso! disse:

      Esse comentário não é meu. Mais um bug desse blog meia boca…

      • Flavio Gomes disse:

        Mais um motivo para você não vir mais. Blog meia-boca não é para alguém de nível como você.

      • Allez Alonso! disse:

        Flavio, o avatar azul da caveirinha significa que usaram o meu e-mail pra esse comentário. Se fosse usado o nome Allez Alonso! com outro e-mail o avatar seria diferente, de qualquer forma você tem razão e é por isso que estou me retirando. Abraço pra você também e tudo de bom!

      • Flavio Gomes disse:

        Outro abraço, sucesso.

      • Alfredo Aguiar disse:

        Rapá, parece esses bipolares doidos aqui dos USA que pegam uma AR15 e saem atirando em todo mundo.
        É só um blog menino, calma, ninguém vai fazer mal ao seu piloto.

      • Christian disse:

        Menino Maluquinho, estou preocupado com vc.! Vê se não compra uma arma hein ? Brincadeiras a parte, vai procurar um tratamento enquanto ainda pode. E deixa eu te lembrar que Senna era um piloto viu ? Não era um santo, uma divindade ou um ET ! Era apenas humano, com virtudes e defeitos, como qualquer outra pessoa viu maluquinho ! E mais Maluquinho, Senna foi certamente o melhor piloto no molhado, não há dúvida. mas está longe de ser o piloto mais completo da F1. No conjunto e tecnicamente falando, Piquet foi melhor que Senna.

      • Alfredo Ramos disse:

        Esse caso de miolo bipolar do Allez é antigo. Uma vez ele entrou no blog dizendo que não sabia quem era Niki Lauda. Depois desmentiu.

    • Edward disse:

      Senna também só ganhou campeonato quando tinha o melhor carro.

      • Paulo Pinto disse:

        Nunca pensei que o Vicellez fosse “jogar a toalha”. Se existe um torcedor ferrenho e fanático por um piloto na “seca” há quase dez anos, é ele.
        Já deve estar encerrado na Matrix (como diz o Matteoni), sonhando que Alonso superou Schumacher em títulos, vitórias, etc.

      • Mauricio disse:

        A verdade é que nenhum piloto ganhou título sem ter carro. A questão é que, antes de sentarem em carros vencedores, mostraram serviço – e muito – em carros ruins ou medianos. Por isso. em determinado momento da carreira, tiveram o melhor carro por mérito, não por sorte, Foi assim com Senna na Toleman, foi assim com Vettel na Toro Rosso.

      • Johelmyr disse:

        É! MAS ELE TINHA O PROST DE COMPANHEIRO DE EQUIPE… NÃO O MARK WEBBER!

      • Paulo Pinto disse:

        Senna teve o Prost como “companheiro” de equipe por APENAS duas temporadas (1988-1989), das 11 (onze) que ele disputou na Fórmula-1. Dos três campeonatos do brasileiro, em dois era o Berger o companheiro (que rima inclusive com Webber).

        Menos, Johelmyr, menos.

      • Johelmyr disse:

        Realmente Paulo Pinto.
        Alonso, Raikkonen, Button, Hamilton e Vettel, são melhores que Lauda, Prost, Piquet, Senna e Mansel, só para fins de comparação de quem foi campeão durante as respectivas carreiras.

      • Paulo Pinto disse:

        Estamos comparando segundos pilotos e não primeiros pilotos.

      • Segafredo disse:

        Enquanto alguns aqui como, Pinto e cia, ficarem raciocinando em função apenas dos números que cada piloto aferiu/aferi durante sua carreira, nunca teremos comentários ponderados sobre um ou outro piloto……
        É absurdamente leviano comparar Vettel, Schumacher ou Hamilton com Ayrton Senna olhando apenas nrs…. pois nenhum deles venceu no mesmo contexto que o brasileiro venceu! Por isso, e graças a Deus, Ayrton é, por vezes à fio….eleito o maior de todos!!

      • Segafredo disse:

        ….Edward, em 1991 Senna conquistou o título sem ter o melhor carro do grid. A Williams de Mansell e Patrese era superior em potência e aerodinâmica, sem contar o câmbio!

      • Paulo Pinto disse:

        O “pau-mandado” do Vicellez apareceu!

        Lamento informá-lo, Sennafredo, mas você ficou desempregado…

      • Micromax disse:

        Vc sempre esteve mau informado Pinto……de vc não esperaria coisa diferente além das piadas de 5ª categoria de quem não sabe argumentar…….esclarecendo esta história de pau mandando: “não sei de onde tirou essa” sou bem mais antigo aqui no blog que meu colega Allez…..e, apenas concordamos na linha de raciocínio qto à Alonso e Ayrton! Na verdade já falei várias vezes pra ele, que sempre expões argumentos fortes e factuais, da perda de tempo que é tentar ensinar pra alguns aqui automobilismo………………….e de novo, não sinta ciúmes…kkkkk

  26. Johann disse:

    Flavio, ontem no final da corrida, Vettel pelo rádio falou: “another flag in Maranello”, alguma explicação para isso?

    Procurei na internet e não achei nada a respeito, apenas citações a frase.

  27. rama disse:

    Se Hamilton, Vettel ou Alonso atingiram o nível de Senna eu não sei.
    Mas é certo que Grosjean, Maldonado e Pérez já atingiram o de Katayama, ou Katagrama.
    Esses aí já passaram do ponto de revelação, inexperiência e continuam aprontando e fazendo cacas.

    Já Verstappen, Nasr, Kvyat e Bottas já mostraram que não precisa barbeirar pra dizer que são rápidos. Novos, ótimos, consistentes. Verstappen com 18 anos erra menos que Maldonado. Grosjean é nada extraordinário. Preferia ver Piquet Jr. de volta na F1.

  28. Marcus disse:

    Flavio, o Maldonado já chegou aos 12 pontos no intervalo de 1 ano?

    Abs

  29. Rafael Chinini disse:

    e ainda bem que Riccardo não foi punido!!
    teve toda iniciativa e agressividade que cobramos na F1, PENA que ainda teve o toque, se não ficaria mais ainda na história.

  30. Marcio disse:

    Os números de Vettel foram quase todos construídos na Red Bull no período 2010-2013 onde dispôs de um carro muito superior aos concorrentes , além de um companheiro de equipe mediano e muito mais velho( Weber), o qual foi totalmente dominado por ele .Com a chegada de Ricciardo as coisas se inverteram e ele esperto, bateu em retirada para a Ferrari onde se defronta com um Kimi decadente , em fim de carreira. Li aqui no Grande Premio que ele já está mexendo seus pauzinhos elogiando Kimi, já com medo da ida de Bottas para a Ferrari. Por causa deste quesito(derrota fragorosa para companheiro de equipe) , mesmo apesar de seus números, não coloco Vettel no mesmo nível dos que considero Top Five( não na ordem): Fangio, Clark, Prost , Senna e Schumacher (1991-2004). Além do mais Alonso e Hamilton detonaram companheiros de equipe e o seu confronto na Mclaren foi mais ou menos pau a pau.

    • Nuno Cardoso disse:

      Então e o Hammilton não foi campeão quando teve carros superiores? o titulo de 2007 o Mclaren não era superior ou pelo menos igual ao ferrari? o Titulo do ano passado o carro não era muito superior aos outros?
      O que era a Red Bull antes do Vettel? o Newey já lá andava há anos…
      E já que falamos de companheiros de equipa o Senna – teve o Elio de Agelis arranjou maneira de o despachar, vetou o Warwick e aceitou o Dumfries quem?, depois teve o Nakajima. Prost ja todos sabemos a história, e o Berger, Andreti quem? e Hakinnen…
      Não é à toa que se ganham 4 títulos seguidos…

      • André Fonseca disse:

        Perfeito Nuno!!!

        Carro vencedor não anda sozinho, e companheiro bom vai disputar os mesmo pontos, podendo fazer falta no final.

        É assim que a banda toca, não vejo nada demais nisso.

    • Gabriel P. disse:

      Desde quando alguém consegue ser campeão com um carro bom e com companheiro de nível maior??
      Mesmo nível, só ganha com alguma “malandragem” a mais.
      Além do mais a corrida não tem 1 só equipe.
      Com carro ruim ninguém faz milagre, Nem Prost, Senna ou Schumacher.

    • J Fernando disse:

      Beleza! Agora conta dos campeões que não tiveram carros superiores…

    • Acarloz disse:

      Por essas e outras que Schumacher foi o cara.

  31. fredy disse:

    Na boa, considero Vettel um piloto muito melhor do que Hamilton. Ambos são muito rápidos, mas o alemão é muito mais constante. Nos anos de redbull o cara não dava chance para ninguém. Eram duas corridas: a dele e a dos outros. Já hamilton erra demais. Sua instabilidade já lhe custou um título mundial em 2007. Agora, se não é a burrice do rosberg que jogou o carro em cima do ricardo (piloto espetacular), sua folgada liderança poderia estar comprometida. Por fim, gostaria de dizer que não gosto de comparar pilotos de épocas diferentes. Mas não acho que nenhum dos dois esteja no nível do senna. E olha que não falo isso porque o cara é brasileiro. Pra mim, melhor que o senna só schumacher.

  32. Chupez Alonso disse:

    Ahhhh Petrov!

    Gênio! Gênio! Gênio!

    http://youtu.be/3aGPIr-HtL4

    Esse merece entrar no Hall da Fama da F1.

    Chupa El Fodon de los Quintos dos Infernos Posicion!

  33. ricardo disse:

    (HAMILTON) {ALONSO} = SENNA?
    Se a questão for números bi, tri, tetra, penta, número de poles, é capaz que Vettel e Hamilton até de superem Senna, assim como fez Schumacher. Agora se questão for a genialidade e talento na condução de um carro de corrida aí a coisa muda de figura. Acho que Vettel e Hamilton são bons pilotos, cumprem o que deles se espera com o equipamento que lhes for disponibilizado. Não consigo identificar nada de especial nesses dois pilotos e olha que o que não é falta de vontade (não perco uma corrida e leio o máximo que posso a respeito). .

  34. Carlos Henrique disse:

    Petrov, o homem que parou Alonso…

  35. Ricardo Lacerda disse:

    Sorte da Williams é que a partir de agora de pista travada só Cingapura mesmo. Só tem que torcer para não chover nas outras.

  36. Tiago S. disse:

    Dúvida: O Senna dirigiu um carro tão ruim quanto o Alonso está guiando esse ano nos primeiros anos de F-1? Vamos comparar com essa régua, Alonso tem um carro mais ou menos tão ruim quanto a Toleman do Senna em 84? Os resultados que ele produz são possíveis de comparar com os do Ayrton em condições similares?

    Porque eu também acho o Alonso um excelente piloto, até melhor que o Vettel (porque se ele estivesse aqueles anos na Red Bull e o Vettel na Ferrari talvez teria hoje 6 títulos mundiais), mas antigamente se exigia mais do físico e da destreza do piloto, hoje a destreza se resume a dominar os comandos do volante. Quero ver o show de horrores que vai ser a largada da próxima corrida. Em resumo, por isso eu não acredito que veremos uma votação elegendo os pilotos de hoje melhores ou tão bons quanto os de antes. É outra régua.

  37. Em 2009, escrevia de brincadeira em um bloguezinho. Mas fiz um post sobre o Vettel: http://kart57.blogspot.com.br/2009/04/diferentes.html

    Acho sim, que ele, Hamilton e Alonso, inclusive, estão sim no nível dos “intocáveis”.

    Literalmente, é um melhor que o outro.

  38. Ricardo Talarico disse:

    Acho Vettel e Hamilton muito bons. Com certeza já estão entre os grandes, independentemente de comparações emocionais.
    Porém, fico me perguntando:
    O que terá acontecido ao Vettel na temporada 2014 ?

  39. Ricardo Talarico disse:

    Acho o Vettel muito bom. Com certeza já está entre os grandes, independentemente de comparações emocionais.
    Porém, fico me perguntando:
    O que terá acontecido a ele na temporada 2014 ?

  40. Vinicius disse:

    Para entrar no Hall onde estão os intocáveis, Vettel e Hamilton precisam de mais alguns milagres. Típo: Senna talvez venceria a corrida ontem… Schumacher também, mas venceria na estratégia de paradas nos boxes. Já Prost venceria pq não erraria na largada (a não ser que chovesse, rsrs). Faltam mais corridas heróicas, tipo Senna em Suzuka 1988, Donington 1993, Prost em Estoril 1988, Shumacher no GP Brasil 2006. Tirando aquela do Vettel em Monza (a primeira, de Toro Rosso), não vi mais nenhuma corrida heróica dos vencedores atuais.

  41. Giuliano SPFC disse:

    Foi um corrida ótima, foi bom ver a Mercedes fora da briga pela vitória, ainda assim, acho que Rosberg foi muito medroso, lhe falta a ambição que sobra em Hamilton, por isso acho que vai demorar a ser campeão, na última parada ele poderia ter colocado os pneus macios e partido pra cima de Vettel, mas optou pelos médios igual a Vettel, e acabou ficando mais para o ataque de Ricardão, do que ir a caça ao Tião…, no mais nessa corrida da Hungria é que se tem a exata noção da importância da Aerodinâmica na F1, e de como RBR, Ferrari e Mclaren estão sofrendo por não terem motores tão bons quanto o Mercedes.

  42. Brabham-5 disse:

    “Williams cogita ajustar altura do banco, após Massa errar posição no grid”

    “Ao lado da conhecida marcação branca do grid de largada, há uma linha amarela para os pilotos se guiarem e pararem na posição correta. O brasileiro da Williams, que chegou em 12º na corrida, revelou não ter conseguido enxergar tal linha. Com 220 GPs no currículo em 13 temporadas de categoria, o veterano de 33 anos garantiu nunca ter tido problema parecido e desconfiou de que a marcação na pista de Hungaroring possa ser diferente da dos demais circuitos da Fórmula 1:
    - Eu não consegui ver a linha. Normalmente não tenho problema algum em parar em outras pistas. Não sei se a linha amarela estava em uma posição diferente nesta pista em comparação às outras. É algo que precisaremos melhorar para que seja padronizada em todas as pistas – disse Felipe Massa à imprensa presente na Hungria.

    - Teremos que avaliar se será necessário levantar ligeiramente o banco de Felipe, ou estabelecer um procedimento diferente. (Rob Medley)

    - Valtteri disse que não teve problema nenhum em ver. Não acho que ele (Massa) seja menor (que Botas). Talvez seja o formato de sua cabeça. O lugar de seus olhos, comparado ao topo de sua cabeça, pode ser um pouco diferente. (Rob Smedley)”

    Curioso que SÓ ACONTECE COM O MASSA. Esse aí inventa tantas (ou mais) desculpas do que antes chorava o Barrichello. Ora, faça-me o favor! Quantas vezes esse xarope correu nessa mesma pista? É cada desculpa mequetrefe que chega a dar vergonha alheia. Larga isso daí, você não vai fazer melhor do que já fez Felipe Massa. Não nos envergonhe mais, por favor!

    (E ainda por cima foi chamado de cabeção ou testudo pelo Rob Smedley!) kkkkkkkkkkkkk

    • fredy disse:

      PQP, o massa consegue ser mais ridículo do que o barrichelo. Que cara chorão. E a globo ainda compra esse cara. O Galvão chegou a dizer que ele errou por estar abalado com a morte do bianchi. A verdade é que massa não derrota seu companheiro de equipe desde 2008. Antes levava couro do Shumacher e do alonso. Agora come poeira do Bottas, piloto que, ao contrário do que a globo quer fazer parecer (assim não fica tão feio pro massa), não passa de um piloto normal. Na boa, se a ferrari deixar de levar o ricardo em 2016 para trazer o Bottas vai se arrepender amargamente. Ou talvez não, já que o australiano iria andar roda a roda com vettel, o que não interessa ao time italiano.

  43. Clayton disse:

    Vettel é o tipo de piloto que toda equipe gostaria de ter. Fera dentro do carro, gente boa fora dele.

    http://www.youtube.com/watch?v=_gYSe7O53Lo

    Cedo ou tarde será campeão pela Ferrari.

  44. Vinicius disse:

    Apesar da boa corrida, o campeonato já está decidido. O pessoal esquece que se não fosse a burrada que a Mercedes dez com Hamilton em Mônaco, seriam 6 vitórias do inglês, contra apenas 2 de Rosberg, e mais 17 pontos de vantagem, 38 no total. Além de Hamilton ter feito 9 poles contra apenas uma de Nico, que é o único adversário real do inglês. Ou seja, se não tivermos outras corridas atípicas como essa, ou ainda falhas mecânicas no ou erros da equipe que prejudiquem Hamilton, o título é questão de tempo. Fica claro que, na verdade, só temos corrida de verdade quando algo da errado com as Mercedes.

    • Leandro Batista disse:

      Hamilton ja levou essa. Mesmo quando tudo da errado pra ele, no fim acaba dando certo. Além de competente, ta com sorte de campeão…

      • Alfredo Aguiar disse:

        Vocês esquecem que a partir da próxima corrida não tem mais auxilio para o piloto na largada. Vai ser largar a embreagem no pé.
        Se o Hamilton e o Rosberg se embananam todos com a embreagem assistida. A partir de SPA vão tomar pau na largada do Vettel e até do Massa, que pelo menos sabe largar bem. E quem não tá na frente na primeira curva, tá na merda!!!

  45. Fernando disse:

    É um erro comparar épocas diferentes da F1, assim como é um erro essa baboseira numérica que tantos acreditam, mas acho que Hamilton, Vettel, Alonso e mais uns dois pelo menos estão para os demais pilotos atuais como Senna, Prost, Piquet, Lauda, etc. estavam em relação aos de sua época, estão em outro degrau. Parece a mesma coisa que comparar, só que não é uma comparação direta, esta é impossível.

  46. Celso Okubaro disse:

    Flavio Gomes, bom dia!

    Acredito que tanto Vettel como Hamilton estão no mesmo nível do Ayrton.

    Hamilton é um piloto mais agressivo e faz algumas bobagens como o Ayrton fazia, a diferença é que o Ayrton aprendia com as bobagens que fazia…

  47. Celso Okubaro disse:

    Flavio Gomes, bom dia!

    Acredito que tanto Vettel como Hamilton estão no mesmo nível do Ayrton.

    Hamilton é um piloto mais agressivo e faz algumas bobagens como o Ayrton fazia, a diferença é que o Ayrton aprendia com as bobagens que fazia…

  48. Manfred W. disse:

    Seb o melhor.
    O único a vencer um Gp de ponta a ponta por uma equipe pequena.

    Drive for Five,Red 5 !

  49. Diego - Floripa/SC disse:

    A Williams está naquela fase “equipe pequena média tem um brilhareco”, tipo Lotus no passado recente, mas já está voltando para o seu lugar, infelizmente. O Bottas deve saber que é hora de abandonar o barco.

    Acho que já estão no nível de intocáveis como o Senna, claro que tem que não goste ou aceite isso, mas serão lembrados como grandes no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>