TINTIM POR TINTIM (2)

tt000002SÃO PAULO (no surprises) – Tudo que posso dizer é: tomara que chova amanhã. Porque Spa é legal demais e espetacular demais e linda demais, mas quando se tem um domínio absoluto de alguma equipe, numa pista longa e rápida como essa, a equação é: sem intempéries, nada de emoção. Já vi corrida bem chata na Bélgica. Há esse risco agora. A Mercedes está alguns anos-luz à frente. Se largar direito, desaparece. E as brigas possíveis, Red Bull x Ferrari x Williams, parecem pouco prováveis. Seus carros ficaram espalhados pelo grid, cada piloto com um problema diferente.

Torçam para chover, em resumo. E para todos se atrapalharem na largada, ficarem parados no lugar sem saber onde é a embreagem, para que Merhi e Stevens completem a primeira volta em primeiro e segundo, com Button e Alonso em terceiro e quarto.

Fez sol de novo hoje em Spa, e ninguém entendia nada desde as primeiras horas da manhã. Dois dias sem chuva? Tem de ver isso aí…

O tempo firme confirmou a superioridade acachapante dos mercêdicos em todos os treinos. Hamilton cravou mais uma pole: décima no ano (em 11 corridas), sexta seguida, 48ª da carreira. Rosberguinho não ameaçou, embora tenha ficado em segundo. O passeio da dupla está marcado. Mas vamos a um breve relato da definição do grid belga.

O Q1 era apenas pro forma, porque McLaren e Manor Marussia são cativos, como se sabe, e ocupariam quatro das cinco vagas da degola. A primeira parte da classificação servia apenas para apurar o carro que iria se juntar a eles, e a honra coube a Felipe II, que decepcionou redondamente. O brasileiro, 1s044 atrás do líder Hamilton, ficou em 16°. Como Sonyericsson cravou um bom 11° lugar, Nasr acabou ficando com o mico da eliminação e amargou o vexame do toco do companheiro.

Button (a 2s070), Alonso (a 2s512), Stevens (a 4s040) e Merhi (a 4s191) fecharam o grupo, pela ordem. Bonitton e El Fodón del Ultimo Pelotón trocaram de motor de novo e perderam 105 posições. Ambos estão, neste momento, a caminho da Dinamarca, de onde largam amanhã no final da tarde, com previsão de terminar a corrida por volta das 14h locais de terça-feira.

“Não será um problema”, declarou Alonso à imprensa em concorrida coletiva. “Estamos acostumados com essa perseguição do Balestre. Ele é francês, vocês sabem. Nós somos ingleses. Estivemos em guerra por mais de 100 anos.” Os jornalistas se entreolharam, mas reconheceram a acuidade da alusão histórica. “Existe também um evidente preconceito com os japoneses aqui na Bélgica. Eles querem manter o monopólio das batatas fritas e não deixam nossos pastéis entrarem no mercado de jeito nenhum.” Essa menção gastronômica foi compreendida apenas por alguns brasileiros, aqueles que frequentam feiras. Assim que terminou o breve encontro com os notícipes, Fernando pediu licença e avisou que tinha de viajar. “Vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do rei. As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.” Um dos médicos da McLaren, diante do olhar interrogativo dos repórteres, disse apenas: “Manuel Bandeira, uai. E Gonçalves Dias”.

[bannergoogle] Lewis deu uma humilhada básica no lote no Q1, fazendo seu tempo com pneus médios — 1min48s908, 0s015 à frente de Rosberguinho, igualmente com borracha mediana. O resto esfolou a borracha macia com medo de uma queda antes do previsto. Era uma vaga só, graças aos atuais nanicos, mas sabe como é, seguro morreu de velho. Pérez foi a surpresa da primeira parte do treino, em terceiro. Massa bateu na trave, em 14°.

O Q2 mal começou e Raikkonen quebrou. Mas quebrou bem quebrado, com o câmbio travado em quinta e o motor, não sei qual deles, se o MGU-K, o MGU-H ou o PQP do C, dando golfadas metálicas. Quando isso acontecia no #96, eu entrava no rádio (mentira, nunca usei rádio) e dizia: “Moeu tudo”. Bandeira vermelha, porque Spa, vocês sabem,tem quase 7 km e quando alguém para lá no meio precisa chamar a Guarda Florestal. Alegada pane hidráulica deixou o finlandês a pé.

A interrupção foi breve e a sessão recomeçou com pouco mais de 8min de tempo disponível. Mas ninguém saiu logo de cara. Sete pilotos já tinham tempos registrados. Rosberguinho, com 1min47s955, era o melhor até então. A briga para se livrar da foice afiada da exclusão seria superciliosa, decidida em frações de pentelhésimos — medida de tempo criada há alguns anos por Nelsinho Piquet, baseado na Ressonância Schumann.

Quando se dignaram a deixar os boxes, todos tinham plena consciência de que era para uma volta só. Portanto, erros não seriam tolerados. E muito cuidado com os limites da pista, porque as novas zebras belgas passaram a ser convidativas para espalhar em curvas de alta, levando o carro para a área de escape.

De fato, foi apertado. O primeiro excluído, Hülkenberg, ficou a 0s056 do décimo colocado, Sainz Idade. Desapontamento total, diante da boa forma de Maria do Bairro, o parceiro forceíndico. Dançaram também K-Vyado (de quem se esperava mais, pelo que a Red Bull mostrara até então nos treinos) e Sonyericsson, dos que registraram tempo. Verstappinho, que tinha perdido potência no final do Q1, nem saiu dos boxes. Kimi Dera Não Tivesse Renovado fechou o grupo dos que ficaram pelo meio do caminho.

Lá na ponta Comandante Amilton e Rosberguinho se alternavam nos melhores tempos. No Q2, deu o alemão, com 1min47s955. O inglês ficou a 0s069. Para se ter uma ideia do abismo para o resto, Tião Italiano, o terceiro, fechou sua volta 0s806 mais lento. E os comissários não deram muita bola para o fato de ele ter passado com as quatro rodas de sua Ferrari pelo acostamento em mais de uma curva. A Lotus, com seus dois carros no Q3, foi a surpresa do dia.

O Q3 decidira apenas quem ficaria com a pole, Robserguinho ou Comandante Amilton. No primeiro round, Lewis foi quase meio segundo mais rápido. As voltas foram feitas logo no início e todos retornaram aos boxes para a batalha final, com pneus novinhos em folha. A emoção estava reservada para os derradeiros segundos, certo?

Errado. A definição das primeiras posições acabou sendo de uma calidez bocejante. Hamilton melhorou seu tempo, fez 1min47s197, mas Nico nem chegou perto e terminou 0s458 atrás. Esperava-se uma Red Bull forte, e no fim quem ficou em terceiro foi Sapattos, 1s340 atrás da Mercedes mais rápida do dia. 1s340 atrás. 1s340 atrás. Repito para reforçar e para vocês entenderem o tamanho da pica. 1s340 atrás.

Daí em diante, equilíbrio. Grojã, o nome do sábado, fez o quarto tempo, cronometrando sua volta 1s364 mais lento que Lewis. Mas como perdeu cinco posições por troca de câmbio, larga em nono. A posição acabou no colo de um surpreendente Pérez (a 1s402 da pole), seguido por Ricardão (a 1s442), Massacrado (a 1s488), Maldanado (1s557), Tião Italiano (frustrante, a 1s628), o punido Grojã e Sainz Idade fechando os dez primeiros.

Se não largar mal como nas últimas corridas, Hamilton ganha fácil. Não há surpresas possíveis, no seco. Vou torcer para a Lotus, sonhei outro dia que Maldonado ia ganhar um GP neste ano, foi um sonho meio esquisito, mas vai saber…

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
8 anos atrás

A willians que vinha fazendo pouco e a lotus que não vinha fazendo nada lá na frente,force Índia a surpresa do fim de semana,a red Bull e a ferrari terceira força disparada atrás mostra que tem Coelho na cartola, posso estar enganado mas as três últimas sacrificaram o treino para ter um carro bom de chuva

perna quebrada
perna quebrada
8 anos atrás

Cara, de onde você tira essas maluquices que você escreve sobre o Alonso?

Rindo litros.

Ron
Ron
8 anos atrás

“… para que Merhi e Stevens completem a primeira volta em primeiro e segundo, com Button e Alonso em terceiro e quarto.”
KKKKKKK!

Felipe Lima
Felipe Lima
8 anos atrás

Enquanto isso a McLaren está aprontando os carros pra apenas uma parada, já que vão largar em Amsterdã. Precisarão de um stint longo.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Esse é os carros lentos ? Hamilton andou em cima do record de Vettel
de 2009 ! 1. 47 . E quando liberarem os 1000 cv ?

Victor
Victor
Reply to  Celio Ferreira
8 anos atrás

E desde quando 2009, ano em que se instalou esse regulamento restritivo, é padrão para alguma coisa, jovem?

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

Vida longa à Mercedes e Hamilton……….e que venha a Honda com a Mclaren!!

Victor
Victor
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Com tantas punições, a McLaren-Honda deve chegar lá por…2018.

Segafrido, o viúvo sofrido
Segafrido, o viúvo sofrido
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Vida longa à Mercedes e Hamilton (sempre em primeiro)… e que venha a Honda com a McLaren (daqui a dez anos)!!

Tag Heuer
Tag Heuer
8 anos atrás

Bem FG…..quando era Schumacher na ferrari(2000/04), ou Vettel na RBR(2010/13) vc não colocava estes posts reclamando da superioridade dos carros! Se bem me lembro era: “Schumacher espetacular crava mais uma pole” e idem com o fake jr. kkkkk!!

Fernando
Fernando
Reply to  Tag Heuer
8 anos atrás

Verdade, não tanto o Flávio, mas o povo exagera tentando desvalorizar Hamilton, e é sempre desmoralizado por ele no final das corridas, hahaha. As diferenças de tempo entre as Mercedes e os outros carros, isso já aconteceu em um monte de temporadas, ninguém falava, pole enfiando um 1s no segundo colocado, cansei de ver, líder pondo volta no terceiro, coisa comum. Ou o povo não entende nada de corridas ou tá de sacanagem mesmo. Falar dos carros do Schummy ou do Vettel – pilotos sensacionais – é sacrilégio, sempre correram de Minardi né?

Byron
Byron
8 anos atrás

Oi Flávio, eu queria que o Verstapinho ganhasse, só para tocar o hino holandês (que na minha opinião Het Wilhelmus é muito bonito!)

Alexandre ferreira
Alexandre ferreira
8 anos atrás

Boa tarde Flavio! Olha que interessante esses 2 vídeos com todos carros campeões da f1.Parte 1 https://youtu.be/h9IJCnbaHyQ Parte 2 https://youtu.be/nHriKD1IruA

Zé Maria
Zé Maria
8 anos atrás

Veja só que coisa mais curiosa:
Precisei do Alonso “viajar na maionese” para descobrir que os pastéis de feira são obra dos japoneses!
E eu que passei a vida toda achando que eram dos chineses, sendo os japas responsáveis pelos yakisobas e outros quetais que por vezes encontramos por aí, notadamente nas feiras na Liberdade aqui em São Paulo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Primeira fila: nada de novo sob o sol.

Última fila: torcendo por uma chuva.

Francês
Francês
8 anos atrás

A esperança é a última que morre, e HAmilton sempre consegue fazer alguma “m”…….então com certeza vai chover, Hamilton erra a largada, tenta recuperar e bate o bico do carro em alguém indo parar nos boxes……………….vai ser uma ótima corrida…….Espero.

Fernando
Fernando
Reply to  Francês
8 anos atrás

É, a esperança é a última que morre, mas morre. A corrida foi boa, apesar do sensacional Hamilton, ainda bem.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Hoje vou ser um desses chatos e dizer que estou com muita saudade desta F1, destes motores, deste som e DESSA VELOCIDADE.
15 minutos com Montoya possuído, em Spa, a bordo da Williams-BMW V10 (?) em 2004.
Sensacional.
https://www.youtube.com/watch?v=PbqovmFh5sw