A PRIMEIRA DE ANDRÉ

S20158192129666_08-17-Honda-And-Ribeiro-Wins-NewHampshire1995-Std_IIÃO PAULO (sempre tem) – É muito bacana a seção “Na Garagem” que o Charles Nisz vem fazendo no Grande Prêmio, com efemérides TODOS OS DIAS. A de hoje é redonda: 20 anos da primeira vitória de André Ribeiro na Indy, em New Hampshire. André foi o primeiro a vencer na categoria depois de Emerson Fittipaldi. E, com uma estrela do tamanho do mundo, ganhou a primeira prova da Indy no Brasil, em 1996, num autódromo de Jacarepaguá festivo e lotado.

André parou cedo, surpreendendo todo mundo no final de 1998. Voltou ao Brasil para cuidar dos negócios de Roger Penske. Faz tempo que não o vejo. É um cara que merece uma boa entrevista. Faremos.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
8 anos atrás

Pode até parecer pachequismo, mas o semblante de André Ribeiro é bem parecido com o semblante de Senna. E isso ficou mais evidente quando André foi correr na Penske, que tinha na época uma pintura idêntica aos carros de Senna na McLaren.

Cleverson
Cleverson
8 anos atrás

André… Bom sujeito e bom piloto. Gostava de ve-lo correr.

André Pires
André Pires
8 anos atrás

Só boas lembranças desse cara. Comecei a torcer por ele porque somos charás, meu pai gostava do Gil de Ferran que na época ganhava mais. Bons tempos, curtia a Indy tanto quanto a F-1 e só ligava pras corridas. Hoje as duas estão horríveis, embora as duas últimas corridas da F-1 deram uma animada. Da Indy acompanho pouquíssimo.

Jonny'O
8 anos atrás

André foi muito competitivo logo no primeiro ano de indy, e na verdade ele não era a maior aposta de sua safra,mas foi o que chegou no tipo 1ª…….. sua vitoria no Brasil ficou imortalizada ,inesquecível…….. era o 1ª corrida de indy no Brasil ,a 1ª em um oval desenvolvido pelo Emerson, era tudo muito especial naquele tempo e André foi lá e fez um corridão e levou o troféu!!!

Infelizmente o oval só foi usado mais uma só vez pela categoria e entrou no esquecimento no continente até desaparecer por completo com nossa Olimpíadas.

Mas voltando ao André, creio que ele sobe mais do que qualquer outro do seu tempo a maximizar todo seu potencial, e como tal ,não aceitou o fracasso na Penske , decidiu mudar de ares a mudar de time ou continuar, para os fãs foi muito prematuro.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Jonny'O
8 anos atrás

Jonny, salvo engano a CART disputou provas no oval de Jacarepaguá de 1996 a 2000

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
8 anos atrás

Esses chassis da Indy dessa época eram todos lindos e esse carro da Tasman era muito legal, e lembro da Vitória de André Ribeiro no Brasil com Transmissão do SBT, numa época que eramos recém viúvos de Senna, foi um sopro de esperança pro nosso automobilismo.

Ronaldo
Ronaldo
8 anos atrás

Flavio, aproveitando que o GP está em fase de reformulação e tal, você não acha que falta um “fale conosco” no site? As colunas na garagem são muito bacanas, mas contém muitos erros factuais e até de português! Não estou querendo limar o cara, mas se alguém repara algo que não está 100% correto vocês deviam pelo menos escutar, afinal, o que vocês escrevem é o seu produto e creio, depois de não sei quantos anos como frequentador, que a qualidade sempre tenha sido o ponto fundamental. O relato do momento em que Alonso passou Montoya na corrida não corresponde ao que ocorreu, e uma passadinha no Youtube antes da publicação evitaria um erro.
Coloca aí um onbundsman!

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
8 anos atrás

Essa seção “Na Garagem”, tá muito foda, é um dos motivos que me faz acessar o GP todos os dias.

Muito bem contado e após ler, nos dias de hoje, com o acervo que a galera bota no youtube eu vou correndo rever, ou ver pela primeira vez muita coisa.

Parabéns!

marcos andre rj
marcos andre rj
8 anos atrás

No último ano da corrida de SP, ele fez um pit stop aqui no rj… estava com um grupo de americanos na churrascaria Porcão do Flamengo…. quaaaasse pedi uma foto, mas sempre congelo nestes momentos…

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Um objeto de desejo meu quando guri era uma miniatura desse carro da Tasman, como era lindo…

Marcio K
Marcio K
8 anos atrás

Vários já falaram aqui, então sou mais um: acho esse carro lindo. Na verdade, acho essa pintura da Tasman uma das mais bonitas que já houveram em um carro de fórmula – cores não habituais, constrastantes, desenho harmônico.

atila
atila
8 anos atrás

Indy anos 90 era muito boa mesmo. Carros espetaculares, poderosos, corridas excelentes. Época muito boa: domingo de manhã f1 e de tarde formula indy – e a indy estava muito melhor que a f1, na minha opinião. Até acho que se continuasse naquele ritmo, a indy – ou formula mundial, como passou a se chamar – teria ultprassado a f1 em popularidade.
Essa corrida de Jacarépagua´é a primeira corrida de que consigo me recordar na íntegra (tinha 07 anos na época). Eu assistia corridas desde que nasci, mas como era muito pequeno, não passam de “borrões” na minha memória. E por causa dessa vitória, André Ribeiro foi meu primeiro ídolo em algum esporte. Passei a torcer por ele em todas as corridas e mesmo hoje, em simuladores de corrida como rFactor e GameStock Car Extreme sempre jogo com sua Penske.

JP
JP
8 anos atrás

A Indy foi a salvação pra muita gente como eu, adolescente que cresceu vendo Piquet e Senna. Enquanto muita gente parou de ver corridas depois de Imola-94, fiquei desesperado em achar qualquer coisa legal que envolvesse corridas de carros. O SBT foi muito esperto e competente nas transmissões, ainda que carregadas de ufanismo.

JP
JP
8 anos atrás

Lembro como se fosse ontem. Como o tempo passa!

Arthur
Arthur
8 anos atrás

Trabalhei na empresa dele, tem um grande grupo de concessionária de veículos que atua com diversas marcas (Nissan, Toyota, Honda, Land, BMW, Mini….) em SP (principalmente capital), PR (Curitiba, Londrina e Cascavel) e agora no MS (Campo Grande).

retka
retka
8 anos atrás

pelo que sei, ele é dono de uma rede de lojas de pneus aqui em curitiba! não sei se posso citar o nome da loja aqui!

Alcides Tavares Araújo
Alcides Tavares Araújo
Reply to  retka
8 anos atrás

Andre Ribeiro é sócio da revenda BMW aqui em Curitiba.

Albert
Albert
8 anos atrás

Esses carros da Indy da década de 1990 são os mais bonitos da história da categoria.

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Reply to  Albert
8 anos atrás

Cara, entrei pra comentar justamente isso. Como eram bonitos os carros da Indy nessa época (1993 – 1996). O do Boesel era uma pilha Duracell com 4 rodas, hehehehe…

Wellington
Wellington
8 anos atrás

Eram bonitos esses carros indy…olha aquele vermelhão do piquet….hoje esse monte de troço esquisitos.

valter
valter
8 anos atrás

Eu fui a Jacarepaguá em 1996. Trabalhava na IAG-Industrias Alimentícias Gerais, na divisão de sorvetes Kibon, empresa que pertencia ao grupo Philip Morris, fabricante dos cigarros Marlboro e patrocinava o evento. Um evento, concordo, muito festivo. Foi um evento inesquecivel. Lembro que nas voltas finais a chuva diminuiu e jogavamos agua mineral na pista através do alambrado para impedir a bandeira verde. Claro que não passou de brincadeira. Era somente farra da torcida que dava um show. Gostaria de ter o dom da escrita assim como aquele leitor que narrou sua experiencia em Interlagos. Lembro de todos os detalhes desde o embarque em um estacionamento na Nações Unidas até a parada fora do roteiro em uma praia na Barra da Tijuca..

Sérgio Santana
Sérgio Santana
8 anos atrás

Ele era rápido, carismático e poderia ter sido mais do que foi. Mas acho bem interessante o sujeito abrir mão de virar ídolo (a galera queria um novo Senna, de qualquer jeito) e cuidar de sua vida, como achava melhor.

Adriano Santi
Adriano Santi
8 anos atrás

Aqui tem a corrida inteira, pra quem quiser ver: https://www.youtube.com/watch?v=ZUhgVvHYCxk

Renan Moura
8 anos atrás

Os carros dessa época era lindos! Ganhou pela Tasman! *-* Equipe Linda demais!!! Fora Penske. Ganassi, Walker, Viseon… Eram carros lindos e uma categoria Linda! Com carros e pilotos folclóricos como Bobby Rahal com seu bigode, Bryan Herta com Seus óculos de Nerd!, Era muito legal. Eu era criança e já amava corridas! Saudades…