GRANDE CAIPIRA

SÃO PAULO (com atraso, mas esse cara é eterno) – Já demos aqui os parabéns ao Djalma Fogaça? Não? Então vou contar uma historinha.

Sábado, Djalma sentou num monoposto pela primeira vez depois de 22 anos. Convidado para correr na F-1600 (uma derivada da F-Vee, com motores Ford refrigerados a água em vez dos VW a ar), encarou Interlagos debaixo d’água e um monte de garotos cuja idade somada talvez não dê a dele. Interlagos mambembe, sem boxes, com tudo improvisado, algo que só quem ama demais esse negócio é capaz de afrontar.

O Caipira Voador nunca tinha andado nesses carros na vida.

Foi, viu e venceu.

Djalma deu uma aula. E se emocionou como há muito tempo eu não via um piloto se emocionar (procurem o vídeo dele no Facebook, não consigo “embedar” aqui). Imagino o que sentiu. Mas é encantador perceber que ainda sente esse tipo de coisa depois de tantos anos de estrada.

Djalma é um cara que me representa. A gente não concorda em quase nada de política, por exemplo. Mas o rumo que ele deu para sua vida, a luta, a dedicação, a paixão… É meio cafona dizer, mas me inspira. Muito.

djalmanaf100c

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcos andre rj
marcos andre rj
8 anos atrás

Fogaça…

Fogaça é o cara….

Estamos precisando de muitos Fogaças em nosso automobilismo ! Sei que temos alguns… Melhor ou igual ao Caipira não tem… o cara além de bota é o que podemos traduzir ao pé da letra de Gente da Gente…

Thiago Keplmair
Thiago Keplmair
8 anos atrás

O Fogaça me ensinou muito, estou no carro preto na foto, ao lado dele, foi minha estréia no automobilismo em Interlagos, foi fantástica, ainda mais com a honra de dividir a pista com ele e o Fabinho.

Djalma Fogaça
8 anos atrás

Muito obrigado Flavio pela lembrança e a todos aqui pelos comentários e elogios, fico muito honrado e envaidecido tbém.
Quando tomei a decisão de parar de guiar em 2009, era uma coisa q já vinha se arrastando a 2 ou 3 anos.
Sempre exigi muito dos pilotos q passaram em minha equipe, assim como exijo do meu filho, se for ser piloto, a primeira coisa é ser profissional, cuidar do físico a principal parte, e eu já não conseguia fazer isso e vi q já tinha passado da hora de parar de correr.
Aí no começo de 2009, fui em uma reunião de patrocínio e o diretor da empresa falou ” Fogaça, me responde uma coisa, dos Fogaças q corriam só ficou vc correndo?
Respondi, isso, só eu fiquei, os outros foram parando e pararam todos.
Não quis falar q nunca teve outro Fogaça correndo, e ali naquela exato momento entendi q a hora de parar tinha chegado, decidi por um fim e assim foi feito.
Ao contrário de muitos esportistas que tem sérios problemas pra conviver com a falta do protagonismo naquilo q faz, eu sempre tirei de letra e nunca tive uma vontade de voltar a guiar.
No final de 2012, nossa equipe passava por um péssimo momento, trucks mal acertados, motores q quebravam um atrás do outro e decidi voltar pra corrigir esse problema e apenas para isso, sem pretensão de ser competitivo ou disputar alguma coisa.
Devido aos maus resultados e outros fatores a Ford avisou em 2013 q iria apoiar só um truck da equipe e se eu fosse o piloto e ainda cortando nosso orçamento em 63% e no final do ano sairiam em definitivo. Assim pra “sobreviver” voltei a guiar.
Mas escolhi guiar pra mim, sem neuras, sem cobranças e sem me preocupar com resultados e assim fui levando.
Nesse ano fiz boas parcerias comerciais e uma ótima parceria técnica com a Bosch, de cara botaram muitos cavalos no motor do meu Fordão, isso aliado a minha vontade de voltar a ser competitivo, nos levou a um patamar muito alto de competitividade e estou curtindo muito.
Quando voltei a guiar, tinha vergonha de ver fotos minhas de macacão, hj não sinto mais isso(parei de ver fotos kkkk) e talvez seja somente isso a diferença, de resto,continuo como estivesse parado, tomando minhas cervejas, comendo meus torresmos e costelas, indo nos motorhomes na beira da pista e tendo cada vez mais uma relação direta com quem paga um ingresso pra ir ali te ver, e também a todos os amigos em redes sociais, mesmo q a maioria deles sejam virtuais, curto igual.
E vou levando, até onde meu físico falar ” deu pra vc meu velho” , e qdo isso chegar, vou pra Garopaba ficar coçando a penca até o dia da bandeirada final.

Flavinho, obrigado pelo carinho meu irmão, e te digo uma coisa, não a política q separe quem se respeita e se admira.

Valew demais, obrigado a todos, grande abraço !

Ialdo Belo
Ialdo Belo
Reply to  Djalma Fogaça
8 anos atrás

Como passei a maior parte da minha vida adulta no Exterior, admiro você Fogaça, assim, que nem caviar: nunca vi, nem comi , eu só sei de falar.
Mas, é numa matéria como essa do grande Flávio Gomes que a gente percebe que está torcendo pela pessoa certa. E agora, com nossos papos via Facebook, descobri o excelente pai (né não, Fabinho?), amigo (diga lá Sergio Louzão) e pessoa (fala Milton Serralheiro).
Parabéns, campeão!

Muriel
Muriel
Reply to  Djalma Fogaça
8 anos atrás

Djalma, sempre gostei de seu estilo. Diga-me uma coisa: você é irmão do Mozart Fogaça? Caso seja, por onde ele anda?
Abraço

Alberico Jorge
Alberico Jorge
8 anos atrás

Admiro demais esse cara (CAIPIRA VOADOR) é realmente um monstro, determinando é bom de braço. Parabéns para ele!!!

Luc Monteiro
Luc Monteiro
8 anos atrás

Gomes foi de uma precisão matemática irretocável no lance da idade do caipira. Acionei o ábaco do #DataLuc aqui, somei as idades de todos os demais participantes e não é que deu a idade exata do Fogaça?

Pavan Fotografia
8 anos atrás

Flávio, Fogaça deu uma aula de pilotagem nesta prova. A propósito, velocidade e talento está no sangue da família: O Fábio, filho do caipira voador, correu no domingo, fez uma bela prova e terminou em terceiro!

Só uma correção no seu artigo: o Djalma não andava de fórmula há 22 anos.

Fotos do caipira, feitas por mim, aqui > https://shar.es/1t3nWW

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
8 anos atrás

Na boa, nunca é tarde nem cafona dizer q alguém nos inspira.

joel lima
joel lima
8 anos atrás

Fogaça – Figuraça !

Dú
8 anos atrás

A História do Fogaça faz parte da Cultura do Automobilismo Brasileiro. Do kart ao momento atual na Truck merecemos um Livro para ensinar a molecada como VENCER.
Estava no alinhamento da F1600 debaixo de chuva, conversando e lembrando de velhos amigos como o Grandino, e ele na boa, batendo papo, brincando com o Beto Monteiro, dai abaixou a viseira e foi para a corrida. Uma aula. Como brinquei com ele amarrado no carro: Se não estivesse chovendo, ia ter de sair e tirar uma foto como aquela “dormindo” no grid de trocentos anos atrás.

Fábio DF
Fábio DF
8 anos atrás

Video emocionante…. embedar kkkkk

Sandro
Sandro
8 anos atrás

Figuraça.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
8 anos atrás

Prezado F&G : fogaça fez um belo passeio na chuva , a pista tava um sabão,divertimento, ultrapassagens, rachas, divididas, escapadas teve de tudo muito legal

Marcos Bragatto
Marcos Bragatto
8 anos atrás

Flavio, não é mais Caipira Voador e sim O MONSTRO 72

YEROSHA
YEROSHA
8 anos atrás

Sobre o post “Nossos Patrões,Grande Premio” queria dizer que como vc escreveu que a relação deve ser menos virtual acho que deveria conhecer pessoalmente toda à blogaiada que te segue ,realizando um encontro num lugar amplo conhecer o pessoal expor pessoalmente seu projeto ,tirar duvidas ,fazer um pré cadastro fazer deste não só um encontro social mas tb humanitário com arrecadação de alimentos, roupas etc.No post sobre a demissão do Carsughi foram mais de 1500 retornos, não se pode desprezar esses números ,se dividirmos por 4 serão pelo menos 400 pessoas, se vc aplicar o fator da multiplicação………As rede sociais nos deixarão um pouco preguiçosos, somos ávidos as vezes por encontros sejam eles quais forem,quando se participa de algo com muitas pessoas acabam se tornando uma comunidade ,até família,quantas amizades proverão deste Pense sobre isto.
Sobre o Fogaça ,além de ser primo do “chef” ter juventude é ótimo más o que prevalece no final é a experiencia,sabedoria,conhecer os atalhos,e isso só com o tempo nos proporciona,não adianta velocidade sem controle. Gde abraço.

Clayton Moura Belo
Clayton Moura Belo
8 anos atrás

GRAAANDEEE CAIPIRA!!! Sempre ganhou em tudo aquilo onde correu. Lembro-me do final dos anos 80 quando ele foi para a “Terra da Rainha” e deu verdadeiros shows na F-Ford. Além do talento natural, admiro muito a humildade do “Caipira”: lembro-me de uma corrida na F-Truck, onde ele chegou em primeiro e, antes de ir ao pódio, declarou: “Quem ganhou essa corrida foi o Beto Monteiro.” Simples! Tal qual os verdadeiros campeões!!!

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
8 anos atrás

Como já disse em outra ocasião, não existe EX-PILOTO, apenas não está participando das corridas. Se um cara é fera, nunca deixará de correr com vontade de vencer. Pode largar em último e ainda assim, mantendo o pensamento na vitória, mesmo que improvável. É como andar de bicicleta, não esquece nunca. Aqueles que já sentiram o gosto da vitória jamais deixam de buscá-la outra vez. Repetir a fala do “Michael Delaney” (Steve McQueen) pode ser “chover no molhado” mas penso que esse grande MESTRE merece: “Corrida é vida. Qualquer coisa antes ou depois é apenas espera (da próxima)”

Renato Rodrigues
Renato Rodrigues
8 anos atrás

Concordo com tudo que disse,Flavio…

A despeito de qualquer divergência,esse camarada é gente demais!!!

Dá atenção aos nossos comentários nas redes sociais,para pra conversar!

Adoro o Djalma!

José Angelo
José Angelo
8 anos atrás

Flavio, sabe que ha muito tempo leio seus textos, acompanho teu site, teu blog e nunca concordei com tua visão política, mas sempre respeitei. E nessa “bateria” de perguntas e respostas que você tá promovendo, tô passando a perceber de outra forma a visão que você tem tanto da política brasileira quanto do socialismo/comunismo (e sem rotular, como você anda frisando nas respostas). A tua “arrogância e grosseria” realmente são apenas entre aspas. Essa frase que você usou para descrever o Djalma, sobre não concordar sobre política, deixa isso bem claro. Desde que haja respeito, não há problema em ter visões diferentes, mas respeito é uma coisa que anda em baixa. Quando a liberdade é demais (e na internet ela é ilimitada) normalmente é isso que acontece.

Ah, e para não deixar de falar sobre o assunto do post, o Djalma é um patrimônio do nosso automobilismo. Desde quando eu era guri já ouvia o nome dele em corridas. Muito legal!

Abraço!

josé Marinho
josé Marinho
8 anos atrás

Um cara que como Oswaldo Negri Jr merecia ter chegado na F-1, e claro em boas equipes.

Erasmo
Erasmo
8 anos atrás

Pqp… que capacete lindo! Parabéns Fogaça e parabéns Flávio por tocar no assunto.

Março Marinho
Março Marinho
8 anos atrás

Flávio, é exatamente isso, o Djalma além de ser um cara muito gente boa ele tem uma experiência enorme com carros de corrida e sempre guiou com prazer. Ele é um daqueles poucos pilotos com grande carisma . Valeu Fogaça !

ms
ms
8 anos atrás

Djalma Fogaça conquistou minha admiração quando num post bem antigo aqui mesmo no blog fez esta singela (mas profunda) reflexão: o que é a formula indy?