NA TORCIDA

261309_531438_foto_18__1_

SÃO PAULO (acelerar, sempre) – Vocês lembram da Old Stock Car, não? A categoria com Opalas antigos — modernizados em alguns aspectos técnicos, é verdade — que pretende reviver os primeiros anos da Stock fará seus primeiros testes sábado em Interlagos. Segue o release:

Paulo Gomes, um dos organizadores da categoria e tetracampeão da Stock Car, estará em Interlagos para o primeiro teste da Old Stock Car e espera a presença de alguns ex-competidores do campeonato de Turismo, como Alencar Jr., Chico Serra, Ângelo Giombelli, George “Grego” Lemonias, Raul Boesel, Fábio Sotto Mayor, Djalma Fogaça, Zeca Giaffone, Xandy Negrão, Artur Bragantini, Carlos Alves e Ingo Hoffmann.

“Além de uma categoria competitiva com carros de tecnologia atualizada e com visual retrô, a Old Stock Race vai ter o clima de confraternização da comunidade automobilística brasileira. Quem não viu, vai querer ver agora. E quem já viu, vai querer relembrar aqueles tempos com muita emoção”, lembra o piloto e artista plástico Paulo Soláriz, um dos idealizadores do evento ao lado dos também pilotos Paulo Gomes e George “Grego” Lemonias.

Mais de 20 carros estão sendo construídos com o mesmo motor aspirado 4.100, com bloco de seis cilindros e 300 HPs do Opala, modelo utilizado em 1979, primeiro ano da Stock Car. A estética e o valor histórico serão mantidas como no carro daquela época, mas com as modificações técnicas e de segurança necessárias para os dias de hoje.

O carro possui freios a disco nas quatro rodas desenvolvidos especificamente para a categoria pela Sigma Sport Car. O câmbio é idêntico ao das pick-ups S10, com cinco marchas, diferencial autoblocante Eaton e pneus radiais. A carroceria montada no monobloco receberá partes de fibra de vidro nas portas, capô e traseira, mantendo o visual dos antigos Opalas.

Paulão e Soláriz contam que estão sendo contatados por vários pilotos e o grid para as duas primeiras etapas, uma delas marcada para o dia 20 de dezembro deste ano, em Interlagos. “A Old Stock Race será uma grande festa do automobilismo brasileiro com a participação dos vários clubes de Opalas que temos no país”, lembra Paulo Gomes, que tem trabalhado também na promoção do evento com várias parcerias.

Cada carro pode ter até dois pilotos inscritos por etapa, que terá duas provas de 30 minutos. Segundo Soláriz, muitos pilotos se interessam por uma razão: “A Old Stock Race foi criada para resgatar o verdadeiro espírito das corridas, em que o competidor faz toda a diferença”, diz. “Convidamos todos os pilotos amigos, ‘opaleiros’ e jornalistas especializados para conhecerem os carros e se emocionarem com o ronco dos motores idênticos aos do Opala de 30 anos atrás”, lembra.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Norberto
Norberto
8 anos atrás

Muito bom, relembro bons momentos ao som desses 6 canecos, valeu Flavio
por manter essa chama !!

Kiko
Kiko
8 anos atrás

Brilhante idéia!
Só poderiam dar um nome mais interessante para o certame…
Talvez “Stock Car Clássica”, algo mais digno para esses carros que são tudo, menos “velhos carros”.
Longa vida aos originais!

Janir
Janir
8 anos atrás

Ficou muito bonito. Passou esses dias atrás o Paulo Gomes e o Ingo tirando um racha com Opala e Maverick no programa do Barrichelo.

Lucas Martin
Lucas Martin
8 anos atrás

Acho ótimas iniciativas como essa e da F-Inter. Mas e os preparadores ficam aonde? Fora o Gaúcho de Endurance, sobra muito pouco para os “construtores”. Eu no caso!
Cada dia estamos com mais Kart indoors gourmet, e menos competições abertas, me preocupo.

Farid Salim Junior
Farid Salim Junior
8 anos atrás

Esta foi a melhor notícia que o automobilismo nacional poderia dar aos seus fãs, seguidores, torcedores, ou seja o que forem, ligados por paixão ao esporte!
Que sirva para mostrar aos mais jovens o valor histórico a ser cultuado. Espero por grandes disputas, emoções e muito público presente aos autódromos.
Pena termos perdido Jacarepaguá… Mas, que seja bem vinda a Old Stock Car!!!

Marcos
Marcos
8 anos atrás

E tu, filhote, não se anima ?

Filipe Archer
Filipe Archer
8 anos atrás

E aí Flávio, você não anima?

CARLOS ALBERTO AITA
CARLOS ALBERTO AITA
8 anos atrás

POSITIVA ESSA INICIATIVA DO PAULO GOMES EM TRAZER DE VOLTA CORRIDAS DOS OPALAS ANOS 70! PILOTOS AUDAZES FAZIAM MALABARISMOS NOS OPALAS. O AUTODROMO DE TARUMA VIBRAVA DE ALEGRIA NAS TARDES DE DOMINGO. SUCESSO PAULAO NA OLD STOCK RACE. GRANDE ABRACO.

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Show !!!

CARLOS ALBERTO AITA
CARLOS ALBERTO AITA
8 anos atrás

POSITIVA A INICITIVA DAS CORRIDAS DE OPALAS. PILOTOS AUDAZES COMO PAULAO GOMES E OUTROS TRAZIAM A EMOCAO E ALEGRIA NAS TARDES DE DOMINGO. AUTODROMO DE TARUMA VIBRAVA NAS MANOBRAS ESPETACULARES DOS OPALAS. SUCESSO PAULAO NA OLD STOCK RACE. GRANDE ABRACO.

Pedro
Pedro
8 anos atrás

Muito legal! Alguma informação sobre o custo?

Fernando
Fernando
8 anos atrás

SENSACIONAL……Interlagos receberá só os “monstros” do automobilismo nacional. Cresci vendo esses caras correndo. Para aqueles que disseram que o projeto não sairia do papel, tai a resposta……..NOSTALGIA NÍVEL HARD – MODE ON.

Ulisses
Ulisses
8 anos atrás

Espetáculo sensacional!!!!!!!!

Bruno Lombardi
Bruno Lombardi
8 anos atrás

Agora sim! Tá aí uma coisa legal de ver. Já to na ansiedade.

Daniel Sanchez
8 anos atrás

O que me dói os olhos são essas rodas de Honda Civic no Opala. Entendo que são de liga leve e que pros feios a disco é necessário um diâmetro maior, mesmo assim, poderiam ter colocado uma roda com desenho retrô. Mas isso é só um detalhe, a iniciativa é muito legal, sábado estarei lá..

sinval
8 anos atrás

OBA
QUE MARAVILHA.

henrique ebert
8 anos atrás

Longa vida à categoria!

p.s.: poderiam utilizar rodas semelhantes às de 1979, ou mesmo de aço. Essas de liga não “ornô” com resto do carro, que é bem bonito.

João Pedro Marchina
João Pedro Marchina
8 anos atrás

Já montou o seu? que tal voltar a correr? Ou não é muito fã de Opala? Prefere os mais clássicos?

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

Paulão Mito !!

BK
BK
8 anos atrás

Tá ai uma categoria que deve ser divertida de guiar, tomara que os custos não disparem e acabem inviabilizando o empreendimento. Imagina que bacana um evento tipo “racing week” com F-Vêe, Old Stock, Copa Classic e regularidade?

Rafael MAFRA
Rafael MAFRA
8 anos atrás

Tomara que de certo, boa sorte para os Opaleiros.

Aqui tem imagens de encher os olhos dos Opalas antigos que corriam aqui em Santa Catarina, tem mais vídeos la no Poeira na Veia.

https://www.youtube.com/watch?v=LJNeLVQsQMk

https://www.youtube.com/watch?v=shl3ZCBlWTY aos 1:16 desse vídeo o pega entre o Beto Pruner e o Armin Kliver

fernando
fernando
8 anos atrás

vão destruir os poucos opalas em boas condições ainda existentes? ou vão ser replicas? espero que a segunda opção.