O SOM AO REDOR
SÃO PAULO (adorei o filme e é a sexta vez que uso no título) – O Mauro Sousa mandou o vídeo pelo Twitter. São oito novas fabricantes do trem de força para a segunda temporada da Fórmula E, o que significa que o ronco — zumbido, melhor dizendo — de um é diferente do outro. As imagens são dos testes de Donington Park.
O da Virgin é o mais legal.
O da ABT parece motor de aparelho de dentista, tipo aqueles que faz obturação (ainda existe obturação?)
Esse Andretti é Honda, certeza.
O motor da e-Dams fala bonito demais!!!
Nunca vai substituir a F1 simplesmente porquê é algo totalmente diferente.
Mas é tão legal quanto!
Esse semestre, esses trens de força serão meu TCC. Só falta a McLaren soltar as informações kkkkk
E ainda dizem que a Fórmula E é silenciosa! Incríveis zumbidos! Também adorei o filme, caro escriba. Bravo!
me lembrou do tron.
Bem interessante.
Dá para se notar em todos os carros duas frequências bem distintas, uma bem aguda mais homogênea e outra mais grave, que é onde percebemos mais nitidamente a rotação do motor.
Exceções, o da Virgin, que esconde a frequência mais aguda, parecendo ser composto de uma só onda, e o Nextev, em que as duas frequencias estão bem mais próximas, fazendo um acorde mais facilmente identificável. Este foi o som que mais apreciei.
Carai, melhor do que o som dos trens de força??? da F1.
Dou mais dois anos e o som da F-e vai ser mais alto que os dos F-1.
Mas e a potência e a durabilidade? Isso é o que mais interessa.
Queremos provas em circuitos maiores (extensos), e motores mais resistentes, mais fortes.
Quando as pessoas vão entender que a F-E é outra coisa? Motores mais fortes em circuitos maiores você encontra na F-1, por exemplo.
Alguns lembram o barulho dos meu helimodelos elétricos! !
Foi bom eu ter ouvido o som desses motores….
Graças a eles, me lembrei da consulta no dentista que tenho amanhã!
Gomes e pessoal que gostou do “som ao redor”, uma dica:
um curta metragem do mesmo diretor. a idéia é genial:
https://www.youtube.com/watch?v=U9mu2TJ0scY
Gostei… clima meio “Blade Runner”…
Virgin ficou com o zumbido melhor… legal esses carrinhos de autorama gigantes… kkk
Muito legal. Gosto de ver a competição de desenvolvimento tecnológico. Acho muito interessante ver quem produz o melhor motor e o melhor carro. Acho sem graça carros padronizados, embora muita gente prefira isso para ver a briga dos pilotos.
Mas é o som dos Jetsons.
https://www.youtube.com/watch?v=QdWswvLPdE0
Pensei a mesma coisa!
A Virgin é a que mais se aproxima do ronco de um motor de carro de corrida, já a Andretti, parece que acabaram as pilhas.
Minhas furadeiras tem um barulho mais legal.
Continua horrível.
Melhor do que eu imaginava ….
O Som ao Redor, baita filme mesmo.
É só fechar os olhos que dá pra sentir a dor no dente!!! Doutor, pode aplicar anestesia??
Gostei mais: DS Virgin
Mais tradicional da F-1: Nextev EV
Xiiii,,, preciso ir no médico. Nao ouvi diferença nenhuma…
Me dá uma carona?
Uns patinaram, outros não, só percebi isso.
Também adorei o filme. E ao voltar recentemente do exterior, uma das primeiras coisas que notei foi o quanto o Brasil é barulhento.
Inferno astral dos Andretti. SAI ZICA!!!,
Carrinho de golfe? Autorama? Ou carrinho de shopping??
E pensar que o da F-1 atual é quase tão quanto esse.
Pois é. Ainda pior até.
Parece que o power train da E-Dams vai levar vantagem no início. Nota-se que a parceria com a Renault vai colher os frutos de uma temporada de experiência. Mas…
Tá mais alto que alguns V6 de 1.6 litros…
Gostei da DS Virgin Racing, é o menos ruim
Também concordo.
Tbm.
E o pior é o da Audi, parece meu barbeador!
Os melhores são o da NEXTEV e o da Renault e Dams, o pior é o da ABT Schaeffer.
Realmente, o ABT me lembrou uma furadeira, kkkkkk
Pra quem curte autorama (como eu), é bem legal.
Eu gostei do Som da E-dams e da Virgin. o Som da ABT parece um liquidificador velho e o som da Andretti alem de feio deu defeito.. ou Barichello tava no Volante não sei..
Deu vontade de assistir!!
Gostando ou não gostando dos “elétricos”, há de se admirar uma categoria que em seu segundo ano atrai 8 fabricantes de motores!
Só me faz concordar ainda mais com você Flávio sobre os V8 que “qualquer um faz” voltarem à F1.
Me desculpe, mas num dá pra gosta duma coisa dessa.
Ranault e.dams, foi o que mais gostei. A Andrett parece que quebrou alguma coisa na saída.
Todos ruins, mas o azulzinho da Andretti é tão ruim que chega a ser engraçado.
Muito legal. Aí, na F-E faz todo sentido. “The sounds of silence”.
A categoria emplaca porque tem personalidade. A F 1 tem que resgatar a sua, e fazer barulho de F 1.
Precisa limpar o carburador do carro da equipe Andretti…
O azulzinho aos 00:40 deu chabú!!
Flavio, seguinte:
Comentário “de orelha”, até porque não conheço o regulamento:
Será que muito desse ruído, além do próprio motor elétrico, não seria devido ao uso de dentes “retos” no conjunto de transmissão, tipo as marchas-a-ré dos nossos carros de rua?
Ruído também presente nos Fórmula 1 porém abafado pelo do escapamento?
Abraço.
Zé Maria
Da equipe Andretti enroscou a pá do liquidificador.
Você se enganou, fontes seguras informaram que o carro da Andretti na verdade usa motor de Mixer (um Walita 250w) e não um de liquidificador como o das concorrentes. ( é um sonho da Andretti para a partir de 2017, as conversas já estão bem avançadas com a Mondial e a própria Walita)
Sobre a estranheza da mudança de som aos 40s, foi o piloto enroscou o pé no plug da tomada (que já é padrão brasileiro de 3 pinos) e causou uma sutil falha, perceptível aqui apenas aos ouvidos mais aguçados. A Andretti garantiu que tal incidente não gerou perda de performance, pois por sorte, o vento estava a favor.