Senna, quando começou na F1 ninguém o conhecia, começou em equipe pequena, foi respeitado conseguiu contrato equipe média ganhou corridas, passou para um equipe grande ganhou campeonatos, trouxe a F1 para o Brasil e para o Japão, Japão trouxe um piloto japones para a F1. Através de um ótimo marketing demonstrou o orgulho de ser brasileiro, porque não gostar dele? Porque dizer viúvas do Senna? Quem não sentia orgulho quando ele ganhava frustração quando perdia. Porque tenho que esquecer o Senna? porque o Japão tem que esquecer o Senna que também o representou? Japão uma cultura que não esquece o passado, mas o respeita.
“quando começou na F1 ninguém o conhecia” Ninguém???
“trouxe a F1 para o Brasil” Ja não existia isso aqui???
” trouxe um piloto japones para a F1.” Não seria a Honda que levou o piloto Japonês a F-1?
“
Senna foi um grande piloto e conseguiu uma extensa popularidade que rende prestígio até hoje. Alguns preferem o estilo do Piquet, outro grande piloto e com atitudes de anti-herói, como ocorreu recentemente ao apalpar o Prost e isso pode render uma hilariante propaganda do Boston Medical Group.
Caro Joca, acredito que voce esteja enganado.
Senna já era muito conhecido no Brasil deste os tempos de kart, foi para a Europa em 1981 e venceu F Ford 1600,F Ford 2000, F3, provas extras de F3 testou Willians , Mac Laren, Brabham e Toleman tornando-se muito conhecido por lá também.Foi para a Toleman por motivos de as outras já terem pilotos sob contrato por competencia ou patrocinio e pode ser que tenha sido vetado por algum piloto principal.
Não trouxe a F1, ela já estava aqui 12 anos antes de ele estrear, com 5 títulos, várias vitórias e já com muito reconhecimento.Pro Japào também não levou, a Honda estreou em 1964,o primeiro GP foi em 1976 e os pilotos japoneses apareceram em 1976 também.
Sempre há uns recalcados que não aceitam que Senna foi um gênio. Piquet foi um piloto ruim? Claro que não. Mas ele mesmo, apesar de suas tiradas, alimenta um ranço que o torna tão antipático que ele somente é lembrado por isso, pelo seu ranço. Se existem as viúvas de Senna, existem as recalcadas do Piquet.
Bosch
8 anos atrás
Eu tb não esqueço.
Marcos José
8 anos atrás
Isto mostra o porquê que eles não evoluam atualmente na F1; só ‘celebram” e vivem “ainda” das glórias conquistadas no passado! Tiveram um motor Mercedes a sua total disposição na McLaren no ano passado e o que fizeram? Nada! E agora venham com esse papo de que “faltou mais testes”? Parece que a “soberba” e talvez está “visão do museu das conquistas passadas” tenham “cegados” os japoneses…a sorte é que a Manor (por usar o chassi de 2014 modificado para obedecer o regulamento de 2015) não recebe a mesma especificação do motor Ferrari de 2015…porque aí…a vergonha da Honda ia ser bem pior…
Conde
8 anos atrás
Muito exagerado . Essa “pilota” com o macacão aberto … Realmente é adorado até hoje no Japão pq sabia usar o marketing pessoal a seu favor na cultura japonesa .Desculpe , mas acho muito chato isso de vencer a qq custo . A vida tem limites e devemos respeitá-los.
“Você acha que tem um limite (e realmente tem). Assim que você chega nesse limite, algo acontece (o instinto de preservação dispara o alarme) e, de repente, você (ignora o alarme e ultrapassa esse limite e) pode ir um pouco mais longe ( para muito longe…).”
Hugo
8 anos atrás
O Senna era muito , muito bom piloto…era mais novo na época q ele corria e não tinha o senso crítico q tenho hoje…vi várias corridas na íntegra, disponibilizadas no youtube…o cara era um fenômeno…como o Prost dizia, o Senna era diferente..Como o amigo disse acima, 40 pilotos correram de Honda…dentre eles os grande Piquet, Mansell e o genial Prost…e só o Senna é lembrado…será pq??? Piquet deve até sentir uma azia qnd vê esse tipo de coisa…na minha modesta opinião, o cara q mais marcou o automobilismo mundial foi o Senna…em uma época q a fórmula 1 era tudo no automobilismo..ou quase tudo…e o Schumacher foi genial tb…acompanhando o inicio de carreira dele, 92, 93 e 94.. tb era especial, muito arrojado… não é à toa q o ídolo do Schumacher era o Senna…são bem parecidos guiando..eram….top 3 em ordem decrescente….Senna , Schumacher e Prost…e bem longe do resto…em qualquer discussão , seja de especialista , seja de torcedor, essas coisas, o Senna entra na parada de maior de todos, o número um…acredito q em quase todas as listas o Senna entre na discussão dos 3 maiores…uma coisa q eu gostaria, se tivesse a honra de conversar com o Piquet era perguntar isso…” se vc era tão melhor do q o Senna, pq vc não entra em nenhuma lista dos 5 maiores da história..em nenhuma..
Se vc tivesse a honra de conversar com o Piquet e fizesse essa pergunta besta, vc teria também a honra de ser esculachado pelo Piquet.
1- O Piquet nunca se disse melhor que o Senna.
2- O Piquet apostou 100mil doletas que o Senna não dava uma volta no Brabham de 1983 no mesmo segundo que ele. Dito e feito, ganhou 100K do Bernie.
3- o Piquet ganhou 3 t´tulos de F-1 com 5 carros diferentes. Em 1981 usou 3 carros na mesma temporada.
4- o Piquet criou o aquecimento prévio de Pneus.
5- O Piquet é adorado na BMW por ter desenvolvido o motor mais potente já usado na F-1.
6- O Piquet é amigo pessoal do Frank Williams e não deve ser a toa.
7- o Piquet não é lembrado como o Senna porque o nunca quis fazer o marketing que o AS fazia, nunca quis dar uma de bom moço e o arauto da religiosidade nem porra nenhuma, ele era simplesmente piloto.
Não contente é um dos ex-pilotos mais bem sucedidos na carreira empresarial pós F-1 com a autotrack.
De quebra ainda escreve muito bem uma coluna em uma revista de aviação.
É melhor reconsiderar essa vontade de perguntar uma bobagem dessas!
Marcos
8 anos atrás
Alguns de nós também não.
Talvez, a falta de um “showman” também ajuda a poparidade e audiência pífias da F1 nos últimos anos.
Se Hamilton guiasse com a faca nos dentes em TODOS os GPs, se Maldonado porrasse os carros com mais vontade (Andrea De Cesaris mode=ON), e Raikkonnen aparecesse toda corrida abraçado com duas “gostosas”, quem sabe…
Marcelo
8 anos atrás
Quem realmente desenvolveu aquele fantástico motor Honda?
Quem foi o primeiro piloto a ser campeão com motor japonês?
Mclaren pegou motor campeão em 88/89, e só continuou competitiva em 90 e 91 porque motor e chassi era muito bom, o time também era o mais organizado da época. Erros nos boxes era coisa rara, já na Williams era motivo de piadas. Piquet desenvolveu o motor Honda em 86/87, e entregou o propulsor pronto pra ser campeão em 88/89/90/91. Prost e Steve Nichols já desenvolviam o carro de 88 desde 1987, mas nesse ano faltou motor(a Tag-Porsche anunciou que 87 seria o último ano na F-1). Colocaram o motor japonês na Mclaren, o carro virou um foguete, mas Prost fez parte do desenvolvimento do MP4 desde 1984, Senna pegou tudo de mão beijada, assim é fácil chegar aos recordes e títulos.
Senna investiu muito em marketing, o resultado é esse, virou garoto propaganda…
E o Nelsão tb. Naquela época a participação do piloto era fundamental para o desenvolvimento de qualquer parte do carro, não havia simuladores, os dados de telemetria eram limitados. No dinamômetro o motor era desenvolvido mas na hora de colocar a potência no asfalto as sensações e opiniões do piloto eram fundamentais.
Pode se questionar se Senna foi o melhor de todos, mas não se questiona que foi o maior mito da F1.Pela suas corridas e no treino classificatório que era imbatível saindo no último momento e cravando a pole, era emocionante!Tinha rivais do mais alto nível. E por fim a sua trágica morte que por todas as partes do mundo estavam com os olhos voltados para ele e o viram morrer tragicamente com uma violência brutal ao vivo. Quem viu isso jamais vai esquecer.Eu acho muito legal que o mito esteja vivo.
ba
8 anos atrás
Será que no Japão eles dizem que “as noites de domingo nunca mais foram as mesmas?”
As tardes de domingo, quando o Maestro em pessoa dirigia suas obras-primas, nunca mais foram as mesmas, depois que ele morreu…
..em 1822…
ah, refiro-me ao Maestro Beethoven, que regia suas sinfonias inéditas, ao vivo, em Viena´´´5ª Sinfonia, 6ª Sinfonia (Pastoral), 9ª Sinfonia (Coral)…
Você pensou que eu tava falando do Senna, né?…Tá legal, a frase serve pra esse Mestre também…ele dirigia suas obras-primas no domingo também, né?..hahaha…
Beethoven&Senna: Mitos…
O comercial da Honda, da Grã Betanha, foi no inconsciente coletivo da humanidade, mesmo…Fizeram bem feito!
Pois é… deve ser o efeito Galvão Bueno do outro lado do mundo.
Eita homem poderoso!
Eduardo
8 anos atrás
Senna era foda mesmo. Sempre vai ser lembrado.
Felipe
8 anos atrás
E porque esquecer do Senna se o cara fez história com o motor deles? Mal ou bem ele marcou época na F1, e SEMPRE é apontado nas pesquisas de opinião como o melhor piloto de todos os tempos. Sinceramente, quando o assunto é o Ayrton, tu és um baita de um amargo.
O Flávio admira o piloto Senna, penso eu, e sempre o coloca entre os melhores. Já do playboy/celebridade/herói Senna quase ninguém gosta. Já reparou que por aqui também ninguém esquece do Senna? Tá sempre na pauta, é respeitado sim, como piloto.
Tiago
8 anos atrás
É claro que não esquece, Senna sempre vende! E muito!
Andre Nascentes
8 anos atrás
Até na propaganda a Mclaren ta no fim do grid. Que ano…
Acho que Senna foi o melhor piloto da F1 – mas você se referir a ele com D maiúsculo ao utilizar a palavra “Dele”.. é pior do que a Viviane Senna sugerindo ao João Dória que utilize menos sapato italiano para parecer mais humilde na campanha para a prefeitura de São Paulo,
BEETHOVEN & SENNA MITOS
8 anos atrás
HONDA MOTO + ALGUNS CARRÕES DA HONDA + GATONA + SENNA + BEETHOVEN =
=uma baita propaganda
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Aonde aparece Senna nesse vídeo?
No áudio.
Simplesmente Maravilhoso !!!
Senna, quando começou na F1 ninguém o conhecia, começou em equipe pequena, foi respeitado conseguiu contrato equipe média ganhou corridas, passou para um equipe grande ganhou campeonatos, trouxe a F1 para o Brasil e para o Japão, Japão trouxe um piloto japones para a F1. Através de um ótimo marketing demonstrou o orgulho de ser brasileiro, porque não gostar dele? Porque dizer viúvas do Senna? Quem não sentia orgulho quando ele ganhava frustração quando perdia. Porque tenho que esquecer o Senna? porque o Japão tem que esquecer o Senna que também o representou? Japão uma cultura que não esquece o passado, mas o respeita.
Brilhante, Joca!
“quando começou na F1 ninguém o conhecia” Ninguém???
“trouxe a F1 para o Brasil” Ja não existia isso aqui???
” trouxe um piloto japones para a F1.” Não seria a Honda que levou o piloto Japonês a F-1?
“
“…trouxe a F1 para o Brasil e para o Japão, Japão trouxe um piloto japones para a F1…”
OI?
Joca, concordo com você.
Senna foi um grande piloto e conseguiu uma extensa popularidade que rende prestígio até hoje. Alguns preferem o estilo do Piquet, outro grande piloto e com atitudes de anti-herói, como ocorreu recentemente ao apalpar o Prost e isso pode render uma hilariante propaganda do Boston Medical Group.
Caro Joca, acredito que voce esteja enganado.
Senna já era muito conhecido no Brasil deste os tempos de kart, foi para a Europa em 1981 e venceu F Ford 1600,F Ford 2000, F3, provas extras de F3 testou Willians , Mac Laren, Brabham e Toleman tornando-se muito conhecido por lá também.Foi para a Toleman por motivos de as outras já terem pilotos sob contrato por competencia ou patrocinio e pode ser que tenha sido vetado por algum piloto principal.
Não trouxe a F1, ela já estava aqui 12 anos antes de ele estrear, com 5 títulos, várias vitórias e já com muito reconhecimento.Pro Japào também não levou, a Honda estreou em 1964,o primeiro GP foi em 1976 e os pilotos japoneses apareceram em 1976 também.
Sempre há uns recalcados que não aceitam que Senna foi um gênio. Piquet foi um piloto ruim? Claro que não. Mas ele mesmo, apesar de suas tiradas, alimenta um ranço que o torna tão antipático que ele somente é lembrado por isso, pelo seu ranço. Se existem as viúvas de Senna, existem as recalcadas do Piquet.
Eu tb não esqueço.
Isto mostra o porquê que eles não evoluam atualmente na F1; só ‘celebram” e vivem “ainda” das glórias conquistadas no passado! Tiveram um motor Mercedes a sua total disposição na McLaren no ano passado e o que fizeram? Nada! E agora venham com esse papo de que “faltou mais testes”? Parece que a “soberba” e talvez está “visão do museu das conquistas passadas” tenham “cegados” os japoneses…a sorte é que a Manor (por usar o chassi de 2014 modificado para obedecer o regulamento de 2015) não recebe a mesma especificação do motor Ferrari de 2015…porque aí…a vergonha da Honda ia ser bem pior…
Muito exagerado . Essa “pilota” com o macacão aberto … Realmente é adorado até hoje no Japão pq sabia usar o marketing pessoal a seu favor na cultura japonesa .Desculpe , mas acho muito chato isso de vencer a qq custo . A vida tem limites e devemos respeitá-los.
“Você acha que tem um limite (e realmente tem). Assim que você chega nesse limite, algo acontece (o instinto de preservação dispara o alarme) e, de repente, você (ignora o alarme e ultrapassa esse limite e) pode ir um pouco mais longe ( para muito longe…).”
O Senna era muito , muito bom piloto…era mais novo na época q ele corria e não tinha o senso crítico q tenho hoje…vi várias corridas na íntegra, disponibilizadas no youtube…o cara era um fenômeno…como o Prost dizia, o Senna era diferente..Como o amigo disse acima, 40 pilotos correram de Honda…dentre eles os grande Piquet, Mansell e o genial Prost…e só o Senna é lembrado…será pq??? Piquet deve até sentir uma azia qnd vê esse tipo de coisa…na minha modesta opinião, o cara q mais marcou o automobilismo mundial foi o Senna…em uma época q a fórmula 1 era tudo no automobilismo..ou quase tudo…e o Schumacher foi genial tb…acompanhando o inicio de carreira dele, 92, 93 e 94.. tb era especial, muito arrojado… não é à toa q o ídolo do Schumacher era o Senna…são bem parecidos guiando..eram….top 3 em ordem decrescente….Senna , Schumacher e Prost…e bem longe do resto…em qualquer discussão , seja de especialista , seja de torcedor, essas coisas, o Senna entra na parada de maior de todos, o número um…acredito q em quase todas as listas o Senna entre na discussão dos 3 maiores…uma coisa q eu gostaria, se tivesse a honra de conversar com o Piquet era perguntar isso…” se vc era tão melhor do q o Senna, pq vc não entra em nenhuma lista dos 5 maiores da história..em nenhuma..
Se vc tivesse a honra de conversar com o Piquet e fizesse essa pergunta besta, vc teria também a honra de ser esculachado pelo Piquet.
1- O Piquet nunca se disse melhor que o Senna.
2- O Piquet apostou 100mil doletas que o Senna não dava uma volta no Brabham de 1983 no mesmo segundo que ele. Dito e feito, ganhou 100K do Bernie.
3- o Piquet ganhou 3 t´tulos de F-1 com 5 carros diferentes. Em 1981 usou 3 carros na mesma temporada.
4- o Piquet criou o aquecimento prévio de Pneus.
5- O Piquet é adorado na BMW por ter desenvolvido o motor mais potente já usado na F-1.
6- O Piquet é amigo pessoal do Frank Williams e não deve ser a toa.
7- o Piquet não é lembrado como o Senna porque o nunca quis fazer o marketing que o AS fazia, nunca quis dar uma de bom moço e o arauto da religiosidade nem porra nenhuma, ele era simplesmente piloto.
Não contente é um dos ex-pilotos mais bem sucedidos na carreira empresarial pós F-1 com a autotrack.
De quebra ainda escreve muito bem uma coluna em uma revista de aviação.
É melhor reconsiderar essa vontade de perguntar uma bobagem dessas!
Alguns de nós também não.
Talvez, a falta de um “showman” também ajuda a poparidade e audiência pífias da F1 nos últimos anos.
Se Hamilton guiasse com a faca nos dentes em TODOS os GPs, se Maldonado porrasse os carros com mais vontade (Andrea De Cesaris mode=ON), e Raikkonnen aparecesse toda corrida abraçado com duas “gostosas”, quem sabe…
Quem realmente desenvolveu aquele fantástico motor Honda?
Quem foi o primeiro piloto a ser campeão com motor japonês?
Mclaren pegou motor campeão em 88/89, e só continuou competitiva em 90 e 91 porque motor e chassi era muito bom, o time também era o mais organizado da época. Erros nos boxes era coisa rara, já na Williams era motivo de piadas. Piquet desenvolveu o motor Honda em 86/87, e entregou o propulsor pronto pra ser campeão em 88/89/90/91. Prost e Steve Nichols já desenvolviam o carro de 88 desde 1987, mas nesse ano faltou motor(a Tag-Porsche anunciou que 87 seria o último ano na F-1). Colocaram o motor japonês na Mclaren, o carro virou um foguete, mas Prost fez parte do desenvolvimento do MP4 desde 1984, Senna pegou tudo de mão beijada, assim é fácil chegar aos recordes e títulos.
Senna investiu muito em marketing, o resultado é esse, virou garoto propaganda…
Quem desenvolveu foram os engenheiros…
E o Nelsão tb. Naquela época a participação do piloto era fundamental para o desenvolvimento de qualquer parte do carro, não havia simuladores, os dados de telemetria eram limitados. No dinamômetro o motor era desenvolvido mas na hora de colocar a potência no asfalto as sensações e opiniões do piloto eram fundamentais.
Quanta besteira…….
Pode se questionar se Senna foi o melhor de todos, mas não se questiona que foi o maior mito da F1.Pela suas corridas e no treino classificatório que era imbatível saindo no último momento e cravando a pole, era emocionante!Tinha rivais do mais alto nível. E por fim a sua trágica morte que por todas as partes do mundo estavam com os olhos voltados para ele e o viram morrer tragicamente com uma violência brutal ao vivo. Quem viu isso jamais vai esquecer.Eu acho muito legal que o mito esteja vivo.
Será que no Japão eles dizem que “as noites de domingo nunca mais foram as mesmas?”
As tardes de domingo, quando o Maestro em pessoa dirigia suas obras-primas, nunca mais foram as mesmas, depois que ele morreu…
..em 1822…
ah, refiro-me ao Maestro Beethoven, que regia suas sinfonias inéditas, ao vivo, em Viena´´´5ª Sinfonia, 6ª Sinfonia (Pastoral), 9ª Sinfonia (Coral)…
Você pensou que eu tava falando do Senna, né?…Tá legal, a frase serve pra esse Mestre também…ele dirigia suas obras-primas no domingo também, né?..hahaha…
Beethoven&Senna: Mitos…
O comercial da Honda, da Grã Betanha, foi no inconsciente coletivo da humanidade, mesmo…Fizeram bem feito!
Pois é… deve ser o efeito Galvão Bueno do outro lado do mundo.
Eita homem poderoso!
Senna era foda mesmo. Sempre vai ser lembrado.
E porque esquecer do Senna se o cara fez história com o motor deles? Mal ou bem ele marcou época na F1, e SEMPRE é apontado nas pesquisas de opinião como o melhor piloto de todos os tempos. Sinceramente, quando o assunto é o Ayrton, tu és um baita de um amargo.
Concordo com suas palavras amigo.
O Flávio admira o piloto Senna, penso eu, e sempre o coloca entre os melhores. Já do playboy/celebridade/herói Senna quase ninguém gosta. Já reparou que por aqui também ninguém esquece do Senna? Tá sempre na pauta, é respeitado sim, como piloto.
É claro que não esquece, Senna sempre vende! E muito!
Até na propaganda a Mclaren ta no fim do grid. Que ano…
Muito bem observado, kkk.
Exatamente o que pensei Andre! kkkkkkkkkkk
Apenas demonstra o respeito pelo que ele fez na França. Dos 40 pilotos Honda para ela não se esquece Dele?
Esse “Dele” aí foi proposital? Aff…
Acho que Senna foi o melhor piloto da F1 – mas você se referir a ele com D maiúsculo ao utilizar a palavra “Dele”.. é pior do que a Viviane Senna sugerindo ao João Dória que utilize menos sapato italiano para parecer mais humilde na campanha para a prefeitura de São Paulo,
HONDA MOTO + ALGUNS CARRÕES DA HONDA + GATONA + SENNA + BEETHOVEN =
=uma baita propaganda