SOBRE ONTEM DE MANHÃ

podiogrojabel2015

SÃO PAULO (teve piores) – Revendo lances, relendo declarações, reavaliando tudo, no fim das contas o GP da Bélgica, embora de resultado previsível lá na frente, com mais uma dobradinha mercêdica, não foi chato como escrevi ontem. Afinal, se tem Lotus no pódio, é porque foi uma corrida diferente. O estouro do pneu de Vettel, as ultrapassagens de Verstappinho, os dramas aqui e acolá fizeram dessa corrida uma daquelas que, se não foi inesquecível, também esteve longe de ser uma das piores do ano.

Vamos ao rescaldo.

Button considerou seu GP “embaraçoso”. Perdeu um dos motores elétricos. Já é lento quando tudo funciona. Sem 180 hp de uma das traquitanas da unidade de força, imagina o que vira o carro da McLaren… Jenson quer que a Honda deixe quebrar tudo, mas aposte no desempenho. As coisas andam muito mal com os japoneses.

– O inglês, por sinal, pode estar em sua última temporada na F-1. Consta que a McLaren está não só em crise técnica, como financeira. De fato, faltam patrocínios em seus carros. Nem parece um dos maiores times da categoria. Por isso, a ideia de enxugar custos agrada a seus executivos. Button ganha bem. Corre o risco de ficar desempregado.

– Em compensação, Alonso considerou a prova de ontem a sua melhor em Spa em toda a carreira. Chegou em 13º, posição que ocupou logo no início, depois de largar em último. Parece que, realmente, está meio biruta.

[bannergoogle] – Vijay Mallya, dono da Force India, se encontrou com Alain Prost, embaixador da Renault. E conversaram sobre uma possibilidade de compra do time pela montadora francesa. A Renault parece mesmo muito disposta a ter uma equipe própria de novo. Toro Rosso, Lotus e, agora, Force India na mira. Acho que acaba saindo negócio com a Lotus.

– Essa história de a FIA decidir o que pode e o que não pode ser dito pelo rádio a partir do ano que vem nunca vai dar certo. Agora, novas determinações foram divulgadas. Parece papo de louco. Ou tem rádio, ou não tem. Se há como se comunicar verbalmente com um piloto a partir dos boxes, e isso é permitido, não faz sentido determinar o que pode ou não pode ser dito. E tenho dito!

– O estouro de pneu de Vettel está dando o que falar. A Pirelli ficou puta com os chiliques do alemão, porque há dois anos diz que está tentando convencer a FIA a estipular um limite de uso para seus pneus. “Em novembro de 2013 a Pirelli solicitou que fossem definidas regras para gerenciar o número máximo de voltas que podem ser dadas pelo mesmo jogo de pneus. Este pedido não foi aceito. A proposta apresentava uma distância máxima equivalente a 50% da distância do GP para o pneu Prime e de 30% da distância para o pneu Option. Estas condições, se tivessem sido colocadas em prática hoje em Spa, teriam limitado o número máximo de voltas do composto médio para 22″, disse a empresa em comunicado oficial. Vettel já estava na 28ª volta do pneu quando houve o estouro.

– Mas tem gente que não engole as explicações pirellianas. Rosberguinho também teve problema semelhante nos treinos e reclamou da borracha italiana. A Pirelli, no entanto, atribuiu o furo no pneu da Mercedes do alemão a “fatores externos”. A Ferrari detonou a fornecedora de pneus, dizendo que um engenheiro da empresa acompanha a corrida de dentro dos boxes e não falou nada sobre os riscos da estratégia de uma parada apenas de Vettel. “Ele está aqui para quê, mascar chiclete?”, esbravejou Maurizio Arrivabene.

– Hamilton atingiu uma marca importante ontem: 80 pódios na F-1, igualando Ayrton Senna, seu grande ídolo. Schumacher (155), Prost (106) e Alonso (97) estão à frente de ambos nas estatísticas. O inglês atingiu os 80 troféus com duas corridas a menos que o brasileiro.

podiohambel2015

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Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

O Troféu Mico do Ano deve ficar com a Williams esse ano depois do erro inexplicável na troca de Pneus do Bottas. Quando não se troca os Pneus, então o risco dele acabar é considerável em qualquer circunstância.

Renato F1
Renato F1
8 anos atrás

A Se Ferrari ficou bolada porque o pneu estourou antes da bandeirada. Neste caso, a culpa é da Pirelli. Se tivesse sido depois da bandeirada, falariam que era sorte e que fizeram todos os cálculos e sabiam que dava para fazer uma parada apenas.

Assumiram o risco e se deram mal! Ora bolas, um pneu de carro, caminhão, ônibus, motocicleta, etc., tem um TWI. Se você atingir ou passar daquela marca, você assume o risco de aquaplanagem, em caso de pista molhada! Mesmo assim, você vai por a culpa no fabricante se derrapar na pista molhada?

Este mundo (o do pangaré amarelo) está ficando louco. O vizinho é o culpado! Sei! Perderam e agora choram, choram na cama que é lugar quente!

Allan
Allan
8 anos atrás

Sobre o pneu do Vettel, vale lembrar que em 2007, no grande prêmio da China, Lewis Hamilton andou tanto com um jogo de pneus que eles chegaram no arame, o que o fez rodar quando entrava nos boxes! Nem por isso, explodiram como o de Vettel. Na época, a Bridgestone era a única fornecedora de pneus. Assim com a Pirelli o é hoje.

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
8 anos atrás

Flávio, a fala de Alonso pareceu, de fato, com as brincadeiras que você insere em seus textos. Soou como uma gozação de 1º de abril.
Ou ele está ficando maluco ou ligou o “foda-se”, mesmo.

LuisH
LuisH
8 anos atrás

O pódio tinha que ter 5 lugares….
Quem anda chegando em 3o anda mais feliz que o vencedor

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  LuisH
8 anos atrás

Quem chega em terceiro, venceu o “GP dos Demais”.

José
José
8 anos atrás

Hamilton pode ter o mesmo numero de podios do Senna, mas com certeza Senna tem menos “cocozinhos” na estante! Hahahaha

Alexandre
8 anos atrás

Por que o Felipe Massa estava embarrigando as curvas? Alguém mais ai percebeu isso? Outra coisa, ele deveria pegar umas dicas com o Verstappinho de como entrar na Eau Rouge para conseguir fazer uma ultrapassagem na grande reta e nao ficar coZinhando atras de todo mundo. Aff viu…

Rafael
Rafael
Reply to  Alexandre
8 anos atrás

De um tempo pra ca reparei tb q o Massa começou a fazer as curvas mais abertas quando é atacado.
Em Spa ele comprometia a entrada da Source pra ser mais rápido na saída e impedir uma ultrapassagem dps da Eau Rouge.

igornascimento
igornascimento
8 anos atrás

Vettel é chorão demais. Lembram daquela disputa com o Alonso em Silverstone? Choradeira digna de uma criança mimada.
Agora, em pleno 2015, um pneu de uma categoria de alto nível estourar? E outra, não tem pq a FIA pedir pra fabricante “limitar” a vida dos pneus. Uma coisa é pedir pra diminuir performance, mas nunca pedir limitação da vida útil. Depois disso, cada equipe faça sua estratégia, mas eu acho algo absurdo.

eduardo
eduardo
Reply to  igornascimento
8 anos atrás

Isso que estava pensando: se, por regulamento, era exigida apenas uma troca de pneus – de macio para médio -, como pode a soma da vida útil dos dois pneus ser de apenas 80% da distância total a ser percorrida? A conta não fecha … então é uma estratégia que, na prática, não existe. Agora, a pergunta: não deveria existir? Por que esta limitação na vida útil do pneu? Não consigo imaginar uma resposta plausível. A vida útil deveria ser de 40% e 60% e pronto … muito estranho …

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
8 anos atrás

Acho que nesse caso a Pirelli está com a razão, é choro de perdedor da Ferrari, Spa é uma pista muito rápida, com subidas e descidas e uma curva como a Eau Rouge, imagina as pressões a que o pneu é submetido, se fosse em Mônaco certamente o pneu aguentaria…mas em Spa!!!, vacilada monstro da Ferrari.

Matheus Piconi
Matheus Piconi
8 anos atrás

Sobre o Hamilton… Se ele ganhar as duas próximas corridas ele vai igualar o número de vitórias do Senna (41), com o mesmo número de corridas do brasileiro (161).

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Essa questão dos pneus virou um saco! Primeiro, a obrigatoriedade de usar tanto um jogo de um tipo quanto do outro.
Poderiam voltar ao tempo que dava para fazer uma prova toda com só um jogo de pneus, aí o piloto teria que administrar e pronto.
E é dose só ter 1 fornecedor. Achava mais legal quando tinha competição entre os fabricantes de pneu! Volta, Michelin! Volta, Goodyear! Volta, Dunlop!

igornascimento
igornascimento
Reply to  Rafael
8 anos atrás

A f1 está um saco. Assisto desde 1987 e pela primeira vez neste domingo de muito sol, cheguei a pensar em ir para a praia…

Marcos Milani
Marcos Milani
8 anos atrás

Tempestade perfeita para Alonso (ou “tempestade elétrica se preferirem): além de enfrentar o drama de pilotar a carroça anglonipônica novamente poderá estar ameaçado de ter um companheiro de equipe novato e promissor. Ele já deve estar em plena campanha “Fica Button”.

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

Também gostei da corrida de ontem. E tive a impressão que o som dos motores está melhor…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  José Brabham
8 anos atrás

Tambem achei o som melhor ,,,,,,,,,,,,será ?

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

todos os pilotos são ótimos. mas todos adoram reclamar também! tem que ser tudo perfeitinho! já imaginou isso nos anos 80?
melhor comentário que lino facebook para o Vettel, “e pit stop, rola ou nem?”
28 voltas em spa não são 28 em interlagos ou na hungria bonitão.

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  Rafael Chinini
8 anos atrás

em breve os pneus da pirelli vão durar só uma volta.

Cacá Camargo
Cacá Camargo
8 anos atrás

As considerações sobre Alonso valem muito!!!! Ahahahahaha.

Leandro Batista
Leandro Batista
8 anos atrás

A FIA já pode mandar gravar o nome do Hamilton na taça. Rosberguinho nao tem talento e nem disposição para reverter o quadro. Já o herdeiro, fazer o que? Apostou e quase se deu bem. Acontece. E que cagada foi aquela da Williams? Parece equipe de juvenil. Foi tão grotesca que revelou que o regulamento da FIA tem uma lacuna, pois não preve qual é o tipo de punição para quem sai com dois tipos de pneus do box.
E eu concordo com o Button. As vezes é melhor explodir a porra do motor, ops…unidade de força, do que ficar tomando ultrapassagem de Sauber e terminar na frente apenas da nanica Marussia…
E viva SPA! Um dos ultimos circuitos da F1 de verdade. E que venha Monza…e depois de uma série de Tilkodromos chatos, Interlagos…..

Jayme
Jayme
8 anos atrás

Aquele pulo que o Vettel dá na zebra me parece que foi o responsável pelo estouro, tanto que ele quando controla o carro faz o gesto do pulo, depois colocou a culpa na Pirelli. Lembre-se que a Pirelli não é mais italiana.

Daniela
Daniela
8 anos atrás

Foi uma vergonha a corrida da McLaren. E o Alonso está colocar panos quentes. O Button até pq deve estar de saída tem dado declarações mais realistas. Sobre o Hamilton nada a dizer além do óbvio. Será tricampeão com todo o merecimento. O Rosberg não oferece perigo a ninguém. Acho que a Ferrari e o Vettel tem razão. Uma coisa é o pneu perder rendimento, o que não aconteceu. Outra é o pneu explodir. Agências internacionais já estão divulgando hoje que a Pirelli encontrou problemas em outros pneus. Vamos ver o que acontece em Monza.

Marcos José
Marcos José
8 anos atrás

Os caras fazem uma “estratégia suicida” e a Pirelli que é culpada?

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  Marcos José
8 anos atrás

quer dizer que só pode ter estratégia comportada. entendi.

Carlos
Carlos
8 anos atrás

Colocando no contexto, é compreensível a fala de Alonso de que foi uma de suas melhores corridas em Spa: “Eu consegui abrir 40 segundos do meu companheiro de equipe, quase um segundo por volta com o mesmo carro.”. Bem, mas no final das contas não foi o mesmo carro, considerando o problema que Button teve com o motor.

Eu acho que faz parte do jogo psicológico do espanhol ressaltar quando sai muito melhor do que os companheiros de equipe. Ao menos ele fez o mesmo com Kimi em 2014.

Jonatas
Jonatas
8 anos atrás

Ridículo o chororô do Vettel. Decidiram arriscar, não deu certo. Segue o jogo!

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Entre pilotos, equipes e fornecedoras de pneus, estarei sempre ao lado do pilotos.
Muitos, inclusive o Vettel podem dizer que ele deu sorte de o pneu estourar “no ponto certo” da pista, poderia ser numa curva ou mesmo o pneu do estouro poderia ser outro, o direito mais perigoso até naquele ponto onde estourou, jogando o carro no guard rail.
O fato é que o alemão deu um azar danado, o pneu poderia ter durando mais uma volta e estourado depois da bandeirada, pódio garantido.

Sobre a corrida, posso dizer que MASSA E RAIKKONEN NÃO MERECEM OS CARROS QUE PILOTAM. Do Brasileiro, as desculpas de sempre. De Kimi, um rendimento PÍFIO com uma Ferrari. Dois caras que já deveriam ter aposentado. basta ver o que seus colegas de equipe fazem com eles, ontem até o menino Kyviatt acabou com eles. Engoliu Raikkonen numa FERRARI, Massa numa Williams MERCEDES que não conseguiam alcançar o Perez.

Vi o Kyviatt passar também pelo Bottas umas 3 vezes e o coitado do Alonso com essa McLaren PANGARÉ DE LUXO ser ultrapassado duas vezes pelo Nasr e sua fraca Sauber.

Quem dá graça na F1 hoje é a molecada que não respeita medalhão.

Nomes como Button, Raikkonen e Massa não não tem mais nada a acrescentar.
E pior, estão tomando espaço de jovens com mais vontade e TALENTO.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Essa falsa competitividade entre as equipes por meio dos pneus ainda vai dar problema sério. Fabricar pneu com vida útil reduzida apenas para dar esse “espetáculo de competição”?

Fausto
8 anos atrás

Se a Pirelli levar a sua avante e os pneus passarem a ter um limite máximo de voltas por GP, então é o mesmo que dizer que a Pirelli é que escolhe se os pilotos fazem 1, 2 ou 3 paragens. Se já está chato, vai ficar ainda pior. Ridiculas as declarações da Pirelli. Os pneus não devem ser feitos para rebentar. Que se gastem mais depressa (o que por si só é estúpido) ainda se aceita mas ao menos que só percam performance e não que coloquem em perigo os pilotos… E a culpa é sempre de todos menos da incompetência da Pirelli… ora foi porque sairam de pista, porque pisou detritos, porque a relva estava cortada de poente para nascente, porque o ar estava 2 graus mais quente do que devia… enfim

Fernando
Fernando
Reply to  Fausto
8 anos atrás

Lógico, alguém imagina que a Pirelli não sabe como são os pilotos? Eles tem que fabricar pneus para o mundo real, seguros, não para o mundo do Bernie ou dela própria. Vettel estava claramente andando muito mais rápido do que a Ferrari anda, e mais do que os pneus poderiam aguentar – porque é ótimo piloto – pegando todas as zebras possíveis, era a única forma de segurar a Lotus, isso é problema da Pirelli, não dele. Ah, dizer que os pilotos estão errados, como se não os conhecessem. Piada, é aquela história, se colocarem 5cm a mais de pista, os caras vão usar… Pirelli totalmente equivocada.