“STOCK MOTION” | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 26 de agosto de 2015 - 16:58Stock Car

“STOCK MOTION”

SÃO PAULO (trabalheira doida) – Acho legal demais esse negócio de “stop motion”, que é fazer um filminho a partir de uma cacetada de fotos. No caso deste aí embaixo, apelidado de “Stock Motion”, foram usadas 1.110 imagens capturadas pelos fotógrafos Bruno Terena e Fabio Piva na Corrida do Milhão, em Goiânia. Para saber como eles fizeram isso, tem de ler aqui. Fico imaginando a insanidade que é editar. Existe algum programinha que junta tudo e transforma em filmete? Queria fazer algo parecido de alguma coisa. No Blue Cloud, por exemplo. Se existir, me avisem. Vou clicar nosso encontro de DKWs loucamente, neste fim de semana.

19 comentários

  1. Adilson disse:

    Achei legal. Aguardo novidades.

  2. marcos disse:

    o google fotos faz isso assim que manda a sequencia de fotos.

  3. Renato disse:

    Tem na GoPro, na função timelapse. É só gravar e passar pro PC. Bem fácil.

  4. Rodrigo Moraes disse:

    Até o Windows Movie Maker faz isso. É só carregar as fotos no programa na sequência que quer e selecionar o tempo que quer que cada uma fique exposta. O grande mérito desse filme é a qualidade das fotos, devido aos fotógrafos. Mas a edição, em si, é tranquila.

  5. Hélio disse:

    Exatamente o que eu ia sugerir. Ao invés de ficar gastando o dedo no disparo da foto, filme direto (que já é um disparador automático de 15 a 30 fotos por segundo) e abra num editor de video. Daí o passo-a-passo vai depender do software, mas basicamente é: 1-comprimir esse filme no tempo, de forma que ele fique parecendo que está tocando em FastForward, o que vai acabar eliminando a maioria dos frames e deixa-lo curtissimo, e 2-voltar a esticá-lo pra que mostre cada “foto” restante a um certo intervalo de tempo.

    Melhor filmar direto principalmente se a máquina for automática pras fotos, pq ela vai tirar fotos com diferentes regulagens pra balancear com a luz de cada situação e vc acabará com os quadros “piscando” em termos de brilho ao montar o filme.

  6. Evandro disse:

    Dá pra fazer gif, perdendo a qualidade, em alguns sites destes jogados por aí no google “convert image to gif”.

  7. pedro araújo disse:

    stop motion do final dos anos 90, acho que feito com fotos polaroides

    deve ter dado um trabalho do cão! não tinha tanto auxilio de edição não linear…

    https://www.youtube.com/watch?v=TbKRcyzWrvE&app=desktop

  8. Vinicius disse:

    Pra quem tem GoPro o próprio programa de edição (Cineform Studio) faz isso quando você tira as fotos com a camera.

  9. André disse:

    Se fossem poucas fotos este efeito poderia ser alcançado de um modo bem tranquilo no Photoshop, até um gif daria pra fazer, mas rolaria vídeo também. Mas, para um número grande número de imagens (acredito que a partir de umas 300), seria melhor usar algum editor de vídeo mesmo. Como são imagens, é só colocar em sequência. Num geral, é um processo bem fácil.

    A parte complicada é tirar as fotos, pois é preciso tirar-las rapidamente, caso contrário as imagens vão “dançar” demais. Para resolver isso, seria ótimo uma câmera com disparador rápido e automático, em que tu clica uma vez e ele fique tirando infinitas fotos, e criar cenas curtas para não estourar teu cartão de memória.

    Basicamente, “só” isso, hehe. Abraço.

  10. Rodrigo Martins disse:

    Apesar de ser assíduo aqui, não comento. Este é meu primeiro comentário, portanto.
    O efeito stop-motion é fácil de fazer, mas é trabalhoso. Um editor de vídeo qualquer consegue fazer, basta colocar um intervalo de tempo curto para as fotos. O tempo pode deixar um stop motion mais “sereno” ou “ágil”, mas aí depende da intenção.
    O que é trabalhoso é a ordem e quantidade de fotos, além de tirá-las (na sequência de fotos, às vezes, tem umas que não ficam boas). Mas, como as câmeras costumam colocar números sequenciais nos arquivos, isso ajuda na hora de colocar.
    Dá pra fazer stop motions até no Power Point, mas gasta mais tempo. Desconheço algum programa ou aplicação que permita esse tipo de edição em específico, mas um editor de vídeo já faz isso.

  11. Marcelo disse:

    Na App Store tem diversos programas que fazem isso. Procure por stop motion. Só não sei qual deles é o melhor.

  12. Figo disse:

    No meu entender, isso não é exatamente stop motion. Stop motion é uma técnica de animação em que a pessoa faz pequenas alterações em um objeto, fotografa e reúne as imagens em um software.

    Pessoal faz muito com Lego e Playmobil, como este: https://youtu.be/7ynm6nBUttI.

    Esse vídeo (muito bom) da Stock, com a sequência de fotos, pode ser feito em programas simples, como o Windows Movie Maker.

    A técnica em si não é tão difícil; o mérito é captar bem as sequências de fotografias e fazer uma boa edição, com intervalos pequenos entre os slides.

  13. Francisco Picorelli disse:

    Flavio, as filhas de um amigo, fotografas, aqui em Maceió, tem um programa que transforma fotos em filmetes de 7 segundos, tipo stock motion. Procure por Isabella Figueira Fotografia.

  14. Iz Kariotz disse:

    Não se consegue o mesmo efeito filmando e depois suprimindo frames a intervalos regulares num editor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>