NIPÔNICAS (3)

jap015gggILHABELA (não tem milagre) – Cingapura foi o tal de ponto fora da curva, expressão que todo mundo usa hoje em dia, mas foi inventada, de verdade, por Vicente Matheus. Japão foi ponto na curva de novo. Ô corridinha chata. Ô corridinha previsível. Ô como a chuva só vem no dia errado.

A passividade de Rosberguinho em Suzuka foi irritante. O cara na pole, a chance de reduzir um pouco a diferença para Hamilton, mas que nada… Na largada, Lewis foi à luta e antes de terminarem os “S” já estava em primeiro. Nico deu uma esparramada e ainda foi ultrapassado por Vettel e Bottas. Caiu para quarto. Acabou a corrida.

A largada alijou da disputa Massa e Ricciardo. O australiano lambeu com seu pneu traseiro esquerdo o dianteiro direito do brasileiro. Ambos furaram. End of story para os dois.

O saldo do início de prova foi bom para Grojã e Maldanado, em sexto e sétimo. O venezuelano tinha largado em 11º. Estava de bom tamanho. Outro que apareceu bem foi Alonso, em nono. Isso tudo na terceira volta. Mas aí todo mundo começou a passar o espanhol, coitado. Sainz, Ericsson, Nakajima, Katayama, Suzuki, Sato, Kobayashi, Nissan, Yamaha, Subaru, Sanyo, Toshiba, o que começou a irritar Fernandinho.

[bannergoogle] Na volta 10, Hamilton já tinha 12s de vantagem para Rosberg, em quarto. Tudo muito fácil. Mesmo se o alemão conseguisse se colocar em segundo, em algum momento, a distância seria intransponível. Vettel, que escoltava o líder, também não ameaçava, 5s8 atrás.

Começam os pits na volta 10. Bottas vai na 12ª e a Mercedes, pelo rádio, manda Rosberg acelerar com gosto. No fundo, a burocracia de sempre para recuperar, com o carrão que tinha nas mãos, aquilo que perdera na largada. Vettel parou e nada de Mercedes nos boxes. Raikkonen veio logo depois. Na volta 15, a dobradinha prateada se desenhava, quando a equipe chamou Nico, na passagem seguinte. Ele voltou em quarto de novo, atrás de Vettel e Bottas. Não adiantou muito atrasar um pouco a parada. Um pouco de paciência para tentar de novo na segunda janela de pit stops, talvez.

Hamilton tinha 28s sobre Vettel quando parou, na 17. Na 18, Rosberguinho, decidiu resolver na pista o que não funcionara nos boxes, num raro momento de disposição. Passou por Bottas como se ele estivesse parado e assumiu a terceira posição. Fácil como cortar manteiga com faca quente. Aí, mirou no carrinho vermelho na frente dele. Vettel era o objetivo.

Mas era Vettel. Com ele, não tem nem aquele negócio de chegar é uma coisa, passar é outra. Rosberg nem chegou. Nesse caso, achou por bem esperar um pouquinho, até o pit stop. Burocrático. Sem assumir riscos.

jap15a

Enquanto isso, a irritação de Alonso com a tranqueira da McLaren só aumentava. Quando foi ultrapassado por Verstappinho, na volta 26, disparou pelo rádio: “GP2, GP2 engine!“, e foi dizer isso no Japão, na casa da Honda. Precisa tanta humilhação?

Precisa. Mas não sei quais serão as consequências. Há quem considere que foi deselegante, que não precisava dizer o que disse publicamente. Ocorre que quem escolhe o que vai para o ar dessas comunicações via rádio entre piloto e equipe é a FIA. Falam-se coisas do arco da velha durante a prova inteira, em todos os times. Alonso não esculhambou seu motor publicamente. Ele reclamou com sua equipe. Se a queixa foi para o ar, não é problema dele. Não coloquem na conta do cara. Fernandinho tem motivos de sobra para estar puto dentro do macacão.

Na 28ª volta, segunda parada de Raikkonen. Nico foi para os boxes na volta seguinte. Bottas idem, mas a parada foi lerda, para variar, e Kimi ganhou a posição do piloto da Williams. Na volta 31, Sebastian fez seu pit stop e Rosberguinho, que vinha voando, finalmente levou o ferrarista de roldão e assumiu o segundo lugar, onde ficaria até o fim dos tempos, se deixassem.

Tranquilo, Hamilton parou na 32, depois de acompanhar todo o trabalho dos demais. Voltou em primeiro, sem sustos. As posições se acomodaram. A diversão era ouvir o rádio de Alonso. “The drivers we are racing with, unbelievable…”, resmungou, quando se deparou com Stevens, Rossi, Nasr… “Até o Yoong me passou. Olha lá o Rosset. E o Baumgartner? Só falta o Rubinho!”

Na volta 45, Verstappinho passou Sainz sem pedir autorização e assumiu o nono lugar. Max tinha largado em 17º. Carlos, em décimo. De novo o jovem holandês, prestes a completar 18 anos, foi o showman do domingo. O menino é um fenômeno. Mas a corrida era ruim, tanto que a direção de imagens resolveu se concentrar no terceiro escalão, a partir do 12º colocado. Sonyericsson segurava um monte de gente, sendo Pérez o primeiro da fila. Demorou bastante, até que Maria do Bairro passou o sueco da Sauber, na volta 50. Muito esforço por nada. Depois do décimo ninguém não marca ponto.

Fim de prova, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Bottas, Hülkenberg, Grosjean, Maldonado, Verstappen e Sainz fecharam o top 10. Foi a oitava vitória do inglês no ano, 41ª na carreira, igualando, por fim, seu maior ídolo Senna.

jap15b

Se emocionou? Provavelmente. Mas a festa do pódio foi rigorosamente “standard”, com alguma frieza entre os pilotos da Mercedes. Nico não está nem aí com a rapadura. Lewis foi a 277 pontos, abrindo 48 para seu companheiro de equipe. Sebastian, que tinha ficado animadinho em Cingapura, se afastou novamente e tem 218. Raikkonen foi a 119 e Bottas ampliou a vantagem para Massa na quinta colocação — 111, contra 97 do brasileiro que nada pôde fazer em Suzuka depois de cair para último e perder volta com o pneu furado da largada.

As coisas voltaram aos seus lugares. O pequeno susto que a Mercedes levou em Marina Bay não durou uma semana.

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

1 – Rosberg não se cansa de provar que não tem pica pra dividir curva com ninguém.

2 – Mesmo lutando contra o sono, eu dormi umas 4x durante a corrida.

3 – To começando a achar que a minha razão de gostar de F1 é pura ilusão, porque pra ficar assistindo essa bizarrice de madrugada só um louco mesmo.

Luis
Luis
8 anos atrás

É com dor no coração que digo que a F1 no geral anda muito chata, e não é de hoje (esse ano) já vem nessa tendencia bons anos. Não me surpreende nada os indices de audiencia caindo no mundo tudo.
O mais triste é o o Bernie e os demais dirigentes do circo, simplemente fazer ar de arrogancia e não aplicar nenhuma ação realmente enfática pra mudar esse tendencia.
Se continuar dessa jeito em medio e longo prazo, os indices irão cair mais ainda e grande patrocinadores irão embora fazendo o esporte entrarr em uma crise das grandes. Ai podem apostar as mudanças vão acontecer, não marra.

Figo
Figo
8 anos atrás

Tenho a impressão de que, se tivéssemos acesso ao rádio e às conversas de bastidores em 1992 e parte de 1993, o teor das conversas entre Senna e McLaren seria parecido.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Figo
8 anos atrás

Vc tem toda razão Figo…..Ayrton sempre chutou o balde pressionando a Mclaren…principalmente em 92/93…….a F1 moderna não sabe mais o que fazer pra manter a audiência, então fica colocando estes rádios como forma de entreter os fãs!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Figo
8 anos atrás

Olha aí, Bob. A “viúva-mor” já deu o ar da graça…

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Ta chato demais, disputas só no fundão , ultrapassagens só quando os pneus do carro da frente já estão na merda , pilotos esperando os pits para ganhar posições na pista, F1 se ultrapassa mais parado que correndo, é uma bosta

Fernando
Fernando
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Também acho, corrida é um contra o outro (ou todos contra todos), esse negócio de ultrapassar nos boxes, estratégia e tal, é outra coisa, e não é novidade não, funciona nos ovais da Indy, não na F1. Só que é bem velha esta “estratégia” de correr contra o relógio e não contra os adversários. Ser rápido sozinho é uma coisa, ser rápido rodeado de competidores é outra.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Eu estou ao lado de Button e Alonso.
Tem de reclamar mesmo. Medo de cometer “deselegâncias”? Pára, por favor.
“Deselegância” é esse carro “GP2” da McLaren. Fazendo seus pilotos passarem vergonha, virarem motivo de piadas.
Se fosse o Raikkonen estariam aplaudindo a “deselegância”?
Tem que chutar o balde mesmo! Aposto que o “projeto” que a equipe e a Honda prometeram aos pilotos era bem menos frustrante do que lhes ofereceram e olha aonde estão ainda em setembro, a 6 voltas do fim do campeonato!
Tem de reclamar pra todo mundo ouvir. São dois campeões não são moleques estreantes.
A McLaren e a Honda estão trabalhando pessimamente.
E não foi a primeira vez que Alonso e Button reclamam do carro, do motor. Abaixo alguns exemplos:

1. “Motor de GP2!”: Frustrado após ser ultrapassado por Max Verstappen e outros pilotos com facilidade na reta durante o GP do Japão, Alonso berrou no rádio da equipe: “Isso é um motor de GP2! Um motor de GP2!” Isso, em Suzuka, circuito que é de propriedade da Honda.

2. “O que mais?”: O engenheiro de pista de Jenson Button, Tom Stallard, lhe pediu para não deixar o carro escorregar nas curvas, para evitar superaquecimento da máquina, durante o GP de Cingapura. E ouviu: “O que mais? Agora bato na cabeça e esfrego a barriga?”, citando uma música infantil do programa Vila Sésamo.

3. “Pareço um amador”: Logo nas primeiras voltas do GP do Canadá, quando estava disputando posições no meio do pelotão, Alonso ouviu um pedido para que economizasse combustível. “Não quero, não quero”, respondeu. Com a insistência do engenheiro, que o lembrou que teria problemas ao longo da prova se não seguisse a instrução, o espanhol retrucou: “Já tenho problemas suficientes pilotando isso e parecendo um amador. Deixe-me disputar e depois nos concentramos no combustível.”

4. “Supreso”: Ainda no início da temporada, o tom das mensagens era menos agressivo. Ainda assim, Button foi irônico durante o GP da Malásia, segunda etapa do ano, quando disse que estava “um pouco surpreso: parece que estamos nos aproximando de alguns carros.”

5. “Vírus”: No GP da Espanha, Alonso reclamava com a equipe que as baterias da unidade de potência não estavam sendo recarregadas. Quando ouviu do engenheiro que o sistema não apontava nenhuma anormalidade, disparou: Talvez vocês estejam com um vírus no seu computador, porque não está carregando nada”

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
8 anos atrás

fonte: uol.

Simples
Simples
Reply to  Brabham-5
8 anos atrás

Boa!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
8 anos atrás

Taí… o carro não anda porra nenhuma, mas os diálogos são bem interessantes.

Gostei!

Fabio Tust
8 anos atrás

A humilhação da Honda é triste e teve mais este evento na corrida:
Button sendo ultrapassado na reta, como se estivesse parado, pelos novatos Max Verstappen e Felipe Nasr um de cada lado:
https://www.youtube.com/watch?v=WIS-mMXLovA

Também sobre os pilotos da Honda: foi triste ver naquele placar, mostrado antes da corrida, que os últimos vencedores em Suzuka além de Vettel e Hamilton foram justamente Button e Alonso. Estes dois campeões mundiais que passaram o ano todo (está quase no fim da temporada já) correndo em outra categoria e se esforçando para dar entrevistas animadoras enquanto parece estar sempre correndo em modo teste.

Não culpo somente a Honda e a McLaren, mas principalmente a FIA, por fazer um regulamento tão complicado que faz com que marcas já consagradas nas pistas como a Honda e mesmo a Renault tenham tanta dificuldade para e adaptar.

Realmente está difícil de acompanhar esse esporte que tanto gostei. Não sou pacheco, viúva de pilotos brasileiros, nada disso. Só que gosto muito de campeonatos empolgantes com uma corrida boa a cada 3 pelo menos. Também não sou do (ha naquela época do Mansell, Prost…) os campeonatos do meio dos anos 2000 foram muito bons e as corridas passavam na regra de 1 boa a cada 3. Mas esse ano está bem complicado mesmo.

Rodrigo Basilio
Rodrigo Basilio
8 anos atrás

Será que o Alonso já está de olho na nova Renault?

Sargento Garcia
Sargento Garcia
Reply to  Rodrigo Basilio
8 anos atrás

Se eu fosse ele tentava na Red Bull, que terá motores Ferrari.
Acho q será a única capaz de fazer alguma frente pra Merc ano q vem…

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Duas corridas chatas na sequencia…. Ninguem merece.

Dificil de aguentar acordado. Ainda bem que o estoque de brejas estava em dia.
Nem tem o que comentar.

Ricardo Linares
Ricardo Linares
8 anos atrás

F-1 anda chata demais. Quem viu as últimas voltas da motogp com o Pedrosa e Rossi trocando posições a cada volta, não vê mais graça em F-1. Chato demais….

Mario
Mario
Reply to  Ricardo Linares
8 anos atrás

Perfeita observação. A moto GP é um show a cada corrida.

André Fonseca
André Fonseca
8 anos atrás

“Ocorre que quem escolhe o que vai para o ar dessas comunicações via rádio entre piloto e equipe é a FIA. Falam-se coisas do arco da velha durante a prova inteira, em todos os times. Alonso não esculhambou seu motor publicamente. Ele reclamou com sua equipe. Se a queixa foi para o ar, não é problema dele. Não coloquem na conta do cara. Fernandinho tem motivos de sobra para estar puto dentro do macacão.”

“Picaretonso” sendo “Picaretonso”.

Essa história de que a culpa é da FIA não “orna”, é claro que o pior campeão do mundo falou isso com a certeza que a FIA tornaria público, só pensando em limpar a sua própria barra.

Como não colocar na conta do “Picaretonso”, se foi ele quem aceitou a Mclaren Honda esse ano???

Ou alguém, usando da imaginação do FG, colocou uma “espada de toureiro” na garganta do “El Chorón de La Bundon”???

Ele sabia muito bem pra onde estava indo, e agora está fazendo o que sabe de melhor: JOGANDO PRA GALERA!!!

Nisso, ele é o melhor do mundo!!!

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
8 anos atrás

Maszarado está de volta, voltou a sua rotina de ser o piloto mais cagado da F1 de todos os tempos !!! El Fodon do Honda Fit Inglês é a parte mais cômica da F1 atual!!

Davi
Davi
8 anos atrás

Só a própria Mercedes estava preocupada com o problema de Cingapura. Foi só uma exceção à regra. No Japão, tudo voltou ao normal.
E vou dizer mais uma coisa: eu gosto muito de automobilismo, corrida de qualquer coisa! Mas assistir uma corrida que dois carros teoricamente batalhariam pela vitória e, que no momento com Rosberguinho Barrichello tomando um chinelada de Hamilton, sem perspectivas de reação, tá bem difícil e desanimador.
Méritos totais de Hamilton, que está fazendo a sua parte muito bem.
Button já encheu o saco de não vai renovar com a McLata. Com aquele GP2 Engine não dá para ser feliz. Alonso só desabafou! Ninguém aguenta correr com aquelas lesmas. Eles são campeões mundiais e têm aspirações maiores. A Honda teve tempo mais do que o suficiente e não conseguiu evoluir.

Simples
Simples
8 anos atrás

Alonso não tem papas na língua, não é político e diz o que pensa. Ele e Hamilton são os únicos que podem bater na mesa e fazer exigências, são os únicos pilotos realmente diferenciados e que entregam mais que a maioria dos pilotos comuns, que só andam bem com carro bom. Característica essa que incomodam, principalmente os brasileiros com síndrome de vira-latas, Hamilton e Alonso são os pilotos mais odiados no Brasil, não por acaso, são os dois melhores da f1.

Marcell
Marcell
Reply to  Simples
8 anos atrás

E o Vettel eh oq? “enganação”…? Eh impressionante o cara tem quatro títulos mundiais (Eh o maior campeão do grid) e as pessoas simplesmente esquecem disso… Que preterismo tolo.

Simples
Simples
Reply to  Marcell
8 anos atrás

Não sou obrigado q colocar o Vettel ao lado desses dois ases, ainda mais depois do que Riccardo fez ano passado, Vettel vai ter que fazer mágica com carro ruim pra crescer novamente em meu conceito. Com aquelas redbulls, meio grid seria campeão.
Abs!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcell
8 anos atrás

Que conceito, Segafredo? De “viúva” invejosa?

Simples
Simples
Reply to  Marcell
8 anos atrás

Hein?

Micromax
Micromax
Reply to  Marcell
8 anos atrás

có…có…có….!!Pinto cacarejando em tudo que é terreiro, kkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcell
8 anos atrás

Eu entendo, Sega. Teus argumentos acabaram.

luigi
luigi
Reply to  Simples
8 anos atrás

Seu comentário tem muito de verdade mas você que é inteligente sabe muito bem que nem Hamilton seria campeão se estivesse na atual McLaren ou mesmo na atual Lotus ,ou seja meu caro ,não há milagre, sem um bom carro não há como ser campeão (e isto dede 1950,sempre o carro do campeão se não era o melhor era quase equivalente ao melhor) .
Mas o que você esta coberto de razão é quanto o fato da Pachecada odiar Hamilton e outros que montaram e esporearam os fracos pilotos brasileiros que surgiram após 94 e que a “GROBO” tenta transforma-los em super pilotos, virtuais campeões ,a qualquer custo , pois necessitam de audiência para manter lucros. Só que eles não colaboram e sempre mostram suas fragilidades emocionais e talvez até deficiência técnicas em relação a seus companheiros de equipe ( a telemetria tem as verdades de cada um e seus chefes sabem como analisá-las e dar as devidas preferências).
Outra coisa que tem tirado a minha vontade de acompanhar o atual automobilismo é o excesso de regras e normas técnicas e de conduta e estupidas punições como a ocorrida com Williams no caso do pneu errado ,pois a própria equipe já havia se punido colocando um pneu com coeficiente de aderência e desgaste desigual que não resultaria em vantagem nenhuma ou alguma quebra durante a prova e isto alem da equipe em questão perder a colocação ainda ser punida como se quebrar algo que é levado a extremos fosse de deliberada vontade ,ou seja ; Tem muito BABACA mandando e criando regras e outra coisa é esta de que pilotos tenham que ter comportamento semelhante a de “NOVIÇAS NO CONVENTO” que não possam ter e expressar suas opiniões que enche de hipócritas do “Corretamente Politico” para mandar PAU quando um se revolta com uma situação adversa que esteja sofrendo e traga a público ,mesmo que todos saibam que é a mais pura verdade (Normalmente os de discurso “Politicamente Correto” são o mais falsos seres humanos ,pois quase sempre fazem na surdina o que publicamente condenam)

Carlos
Carlos
Reply to  Simples
8 anos atrás

Schumacher sofreu com uma Ferrari de merda durante 5 anos e nunca reclamou….

Simples
Simples
Reply to  Carlos
8 anos atrás

Reclamou e muito, principalmente na temporada de 1999.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Carlos
8 anos atrás

Como fã, acompanhei a carreira de Herr Hepta e não lembro de reclamações do mesmo em 1999.

Exemplifique, trazendo fatos.

Simples
Simples
Reply to  Carlos
8 anos atrás

Em 1999, depois que Shumacher quebrou a perna ele disse que não tinha condições de correr o restante do ano. Só que era corpo mole, Irvine tinha chance do título e o alemão não queria ajudar, Montezemelo ligou pro alemão e a filha dele atendeu o celular dizendo que o pai não podia atender pois estava tirando a chuteira, heheheh… O dirigente da Ferrari quase infartou e obrigou o alemão a correr as corridas faltantes.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Carlos
8 anos atrás

Você exemplificou mas não trouxe fatos. Cite a fonte, data ou poste a matéria no seu próximo comentário.

Betocam
Betocam
Reply to  Simples
8 anos atrás

Esqueceu do Ve44el.

Simples
Simples
Reply to  Betocam
8 anos atrás

Daniel Ricciardo 238 pts.
Sebastian Vettel 167 pts.
E isso não tem nada a ver se um tem quatro títulos, foi muito feia a surra!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Betocam
8 anos atrás

Continua assistindo os “campeonatos de dois”, Segafredo?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Betocam
8 anos atrás

Pinto enlouquecendo….??

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Betocam
8 anos atrás

A mesma forma de se expressar, a mesma inveja e a mesma implicância.
Você é rico em nicks e pobre em textos.

Micromax
Micromax
Reply to  Betocam
8 anos atrás

Tá doido mesmo, cacarejando sem parar……..inveja de quem ou o que?? que decepção, logo vc que vive me seguindo??……Schumacher e Vettel….esses 2 não têm nada pra ser invejado!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Betocam
8 anos atrás

Eu não sigo ninguém. Simplesmente me divirto ao mexer com você e o Vicellez.

Fernando
Fernando
Reply to  Simples
8 anos atrás

Ok, Hamilton e Alonso são mesmo odiados no Brasil, sei lá porque, mas não citar Vettel é no mínimo uma desatenção. Também acho os dois primeiros melhores, mas 4 títulos, não importa se sejam discutíveis ou não, devem sempre ser respeitados.

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Câmera capta em detalhes a reação de Alonso após ser ultrapassado por fora por Max Verstappen:
https://www.youtube.com/watch?v=UoRU1BxOBJQ

Lucas
Lucas
8 anos atrás

O comportamento do Alonso, para mim, é contraproducente. O carro é uma porcaria, não faz jus à expectativa criada e talvez às promessas feitas ao Alonso, mas fazer o que ele fez é colocar-se contra a equipe/fornecedora de motor. Se ele pretende deixar a F1, não é um problema, é claro (a menos que reproduza esse comportamento em outras categorias). O que eu vejo é que não é a primeira vez, ele sempre cria problemas com as equipes. Não adianta ser um piloto muito habilidoso, não dá para ganhar título nenhum assim.

luigi
luigi
Reply to  Lucas
8 anos atrás

Sem carro também não dá !!!!!!!!!!!!!!

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Ora! Quando o Vestapinho fala NÃO no rádio para a equipe em rede mundial, ele é um cara de personalidade. Quando o Alonso reclama na mesma rede mundial ele passa a ser um “chorão”, “sem espírito de equipe” entre outros adjetivos. Para variar temos muita má vontade com os que se destacam. Alonso esteve no lugar certo na hora errada muitas vezes. Problema só dele, assim como tem que reclamar de uma gigante não ter capacidade de fazer um carro pelo menos razoável para andar este ano e melhorar o ano que vem. Pronto falei!

luigi
luigi
Reply to  Luciano
8 anos atrás

E falou a verdade que os Hipócritas do “Politicamente Correto” condenam ,más sabem que é a mais pura verdade.
Eu acho muitas das ações do Alonso incorretas e até desnecessárias ,mas é inegável que sempre tem o objetivo de vencer ao passo que alguns sempre se “melindraram” com o objetivo de permanecer (e nem nisto tiveram exito!)

J Fernando
J Fernando
Reply to  Luciano
8 anos atrás

Falar, você falou… mas, putz, que comparação!!
Não aceitar troca de posição não tem nada a ver com reclamação da qualidade do motor.

juliano
juliano
8 anos atrás

Grojean na Haas abre caminho para Alonso na Lotus/Renault….

luigi
luigi
Reply to  juliano
8 anos atrás

Haass com chassis Dallara, SE CUIDA MANOR ; SUA HEGEMONIA DA ÚLTIMA FILA ESTA AMEAÇADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ROGERIO
ROGERIO
8 anos atrás

Colocar um motor AP TURBO na Maclaren do Alonso !!quero vê n andar heheh

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Max Verstappen, após entubar o Alonso por fora: “GP2 racer! GP2 racer!!”

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
8 anos atrás

Hahahahahahaha!
Valeu!

Simples
Simples
Reply to  Mauricio
8 anos atrás

Mas o Max nunca andou de GP2. Sabe tudo, hein?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Simples
8 anos atrás

Imagine a ultrapassagem se tivesse andado…

Celso
Celso
8 anos atrás

Sou de opinião que a Honda subestimou o desafio de voltar a F1, porque esses novos motores são muito mais complexos do que antigamente… os japoneses deveriam ter sido mais humildes e terem começado equipando equipes pequenas nesse primeiro ano… Não aprovo a atitude de Alonso, afinal ele sabia no barco que estava embarcando e que o projeto prometer ser melhor em 2016.

Carlos
Carlos
8 anos atrás

Vicente Matheus inventou a expressão “ponto fora da curva”? Haja o que hajar, tenho que dizer que não foi.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
8 anos atrás

Ron Denis já deu uma espinafrada no Alonso, cara vai dar uma dura na Honda logo na casa deles, mas acho que o calvário do espanhol será longo pois o contrato com a McLaren deve ser bem amarrado para o lado da mesma, já que Alonso não tinha muita opção na época.

Zé MCZ
Zé MCZ
8 anos atrás

Olha, o Alonso ja nao tem o mesmo vigor de antes e os que estao andando na ponta sao jovens e que estao entrando sao mais jovens ainda. Niguem mais dará a ele um carro vencendor. Tem que se resignar com o GP2! Deve ta ganhando muito dinheiro(igual a esse blogueiro aí de cima) e adios tri campeon! O cara ainda deve esta pagando pela picaretagem que fez num GP de Cingapura quando junto com o il capo Briatori, o Piquetinho(ta mais pra picaretinha) e venceu a corrida. O mais interessante é que o Nelsinho treinou no sabado a batida no muro, em lugar de fazer a tomada de tempo! Até hoje, a história conta que o Fernando Alonso, príncipe das Asturias, nao teve nada a ver!
Mas… carrera son carreras, no? mas que podia falar assim era so o Fangio!

Wagner
Wagner
8 anos atrás

N custava citar o duelo do Nasr com com o Verstapen, com uma bela manobra do brasileiro, inclusive. Explicar o pq de seu rendimento cair tanto no decorrer da prova TB seria um boa curiosidade. O campeonato tá decidido a mto tempo, falar do brasileiro é perder tanto tempo assim?

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

kkkk….a tedescada achou a corridinha chata!……mas a de Cingapura foi ´”ótima”, kkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

A corrida no Japão foi ótima! Igual a de Cingapura: a mesma ultrapassagem INAPELÁVEL do “dimenor” em cima de Alonso!

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
8 anos atrás

Seria muito bom Alonso na Mercedes. Rosberg é um bundão e não merece ter o carro que dirige. Mas do jeito que o azar do Alonso é grande, corre o risco da Mercedes piorar com Alonso na equipe, enquanto isso a McLaren dar um foguete para o Magnussen.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Fontana o poderoso
8 anos atrás

Está maluco??? Não quero o arrumador de confusão na Mercedes não! Deixa ele na McLata! Ou manda para a Red Bucha ou para a Se Ferra-ri!

Henrique Barros
Henrique Barros
8 anos atrás

Em relação ao comentário de Alonso, acho desnecessário. A Honda não está na f1 de brincadeira, está tentando e não consegue. Creio que assim ele não ajuda em nada. Agora errada foi ela que contratou um cara como ele. Desagregador do tipo “eles perdem nós empatamos eu ganho”! Pra mim ele é um imbecil.

Pablo
Pablo
8 anos atrás

Depois dessa com certeza, o Alonso sai da Mclaren, deve ir para a Renault-Lotus

Gabriel
Gabriel
8 anos atrás

Flavio, sem querer me deparei com um livro chamado “Tales from the Toolbox – a collection of behind-the-scenes from the Grand Prix mechanics”. Você conhece? Tem uma cópia digital aqui: https://books.google.com.br/books?id=mxtB_NobUSEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false

Aliás, perdi a oportunidade de perguntar sobre livros e filmes que você gosta e recomenda, acho que até agora não apareceu nenhuma pergunta sobre isso na série de perguntas e respostas que você está postando. Quem sabe um post? Abraços.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Parceria Mclaren – Honda 2015 foi o maior fiasco que eu vi nos últimos 34 anos…

O time vai começa do zero em 2016, e não existe milagres. Pra chegar no topo, Mercedes e RBR passaram por isso, títulos só vieram depois de cinco, seis anos. Com muita sorte, Mclaren briga por títulos em quatro anos.

2016- Pontuar regularmente, coisa que não aconteceu em 2015.
2017- Pontuar regularmente, conquistando alguns pódios.
2018- Pontuar regularmente, conquistando pódios e algumas vitórias.
2019- Se a temporada for equilibrada entre as equipes(como foi 2010 e 2012), Mclaren pode sonhar com o título, mas tem que continuar conquistando pódios e vitórias com regularidade.

Se Alonso já começou a reclamar, ele não vai aguentar mais um ano disputando pontos no meio do pelotão. Mclaren de bom só tem os pilotos, se perder isso, esta tudo acabado, o time precisa pelo menos de um piloto com experiência pra levar esse projeto a longo prazo. Bom lembrar, nem com a poderosa BMW ao lado, a Williams se salvou…se Mclaren perder apoio da Honda, vai para o mesmo caminho de Williams. Hamilton e Vettel mudaram de time na hora certa e se deram bem, Mercedes e Ferrari devem dominar por um bom tempo. Melhor chance de Alonso, aguentar mais um ano de Mclaren visando pegar vaga de Rosberg em 2017(mais um ano tomando surra o alemão sai do time). Na Ferrari, o espanhol não vai ter espaço equanto Vettel estiver por lá…

Sem carro bom, Alonso deve se aposentar ao final de 2016…

Claudio
Claudio
8 anos atrás

F1 pelo amor de Deus, liguem na Indy, na Nascar, no WEC, perguntem como eles fazem, no que eles podem ajudar, sejam humildes e salvem a F1!!!!

Fernando
Fernando
Reply to  Claudio
8 anos atrás

Isso.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

E mais uma vez o Semprearmando Picaretonso detona sua própria equipe.

Tal como já fez na própria McLaren e na Ferrari, o Cara de Pausonso, um desagregador contumaz, trata de esculhambar publicamente a equipe, ou pior, a fornecedora de motores Honda, que lhe paga o 2º maior salários da F1 (sempre vice!), na própria casa japonesa.

Um vagabundo desse tinha que apanhar na cara. Nunca vi tanta mau caratice. É de se vomitar.

Mas tem nada não. Tem um novo melô pro Ficando Patrásonso:

“Esse aí passou, esse aí passou, esse aí passou…”!

O carro do Viceonso parece estar na Sapucaí!

Allez Górico!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Concordo. O “Retardonso” está virando um piloto alegórico.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Soube da corrida agora pelo seu blog… Outra do Massa… O mesmo Massa… Ah Massa!…

Laércio
Laércio
8 anos atrás

Alonso sabia onde estava se metendo…se eu sou Honda e Maclaren mandava esse cara embora antes de terminar o campeonato. Se acha o principe das asturias como Galvão adora chama-lo.
Mané, laranja podre numa equipe buscando melhorias.

Eduardo
Eduardo
8 anos atrás

O resultado final da corrida foi muito semelhante à classificação do campeonato com exceção dos pilotos que tiveram problemas, a única alteração que acredito que acontecerá e o Grojean com a falida Lotus ser superado pelos pilotos da Force Índia, o Maldonado esqueceu de bater

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

O “Arrastonso”, além de ser o recordista do ano em ultrapassagens (sofridas, é claro), ainda conseguiu chegar na “posição do bobo”: 11º lugar com uma volta de atraso. Aliás, o espanhol está gostando de ser retardatário (chegou na volta do vencedor em apenas uma corrida nesta temporada).

É o que venho dizendo: quando não quebra, leva volta.

Zé MCZ
Zé MCZ
8 anos atrás

Eu nem precisei esperar a hora da corrida, para saber do pódio: o bom guiador de automóvel em 1º(com muitas horas de simulador no lombo), el Sancho Pança del Lewis em 2º e um unico esforçado ferrarista em 3º. Eu tinha certeza que era esse!
Então, parabens a quem bocejou ate o final desse otimo GP. São 14:30h e o Flavio so postou 9 comentários…

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Até outro dia a diversão era ver a competitividade de Hamilton e Vettel.
Mas Hamilton pulando na frente e Vettel o acompanhando sem condições de chegar, está perdendo a graça.
E se acaso Raikkonen sair da Ferrari, Rosberg tem lugar garantido, pois este certamente Vettel aprovaria.
Mas pensando bem, não há algo mais divertido que ver Alonso sendo ultrapassado.
Deve haver algum bolão entre os mecânicos das outras equipes e até jornalistas, para ver quantos vão passar Alonso na corrida. (Não p/ acaso Burti chamou atenção para isso,,?)
Mais uma anotação p/ cada corrida. faltam 5, Quantas ultrapassagens farão em Alonso?

Fabio m
Fabio m
8 anos atrás

Felipe Nasr segue ficando pra tras do Ericsson q é fraquinho e pior, dps da prova da essas declarações q naum sabe oq ta acontecendo com o carro.

Alonsão
Alonsão
8 anos atrás

Vai Alonso!

Não dê bola. Você ainda é o MELHOR.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alonsão
8 anos atrás

O melhor em reclamações.

Hahahahahahaha! Está divertido.

Tag Heuer
Tag Heuer
8 anos atrás

….” Nico deu uma esparramada e ainda foi ultrapassado por Vettel e Bottas. Caiu para quarto. Acabou a corrida….”

Ainda não tinha acabado……Vettel conseguiria perder a 2ª colocação pro coxinha do Rosberg………mas td normal, até porque coxinha por coxinha, putz!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Tag Heuer
8 anos atrás

Os dois tem em comum a profissão e a nacionalidade. E de diferente, o talento e os títulos.

Rosberg está fazendo o papel que lhe cabe de segundo piloto: tirar três pontos dos adversários a cada corrida em que ele faz dobradinha.
E o carro que tem, lhe permite isso em quase todos os GPs.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

có…có…có!!……..realmente tá-lento!

Motor de GP2
Motor de GP2
8 anos atrás

Vrummmmmmmmm

mimimimimi

vrummmmmmmmmm vrummmmm

Francês
Francês
8 anos atrás

VERSTAPPEN e KVYAT, só fico acordado de madrugada por causa deles. Só eu vi esses 2 moleques abusados dando show? O Alonso ta chorando agora, mas se der 2 carros iguais o Kvyat é melhor que ele, o Verstappen também. O Kvyat é melhor que o Ricciardo (esse cara é um perigo, carrinho de bate bate). Agora a MERCEDES A (a boa) ainda anda 1s por volta melhor que a Ferrari A (a boa). Só que a Ferrari A ( a boa), na mão do Vettel que não erra, anda igual a Mercedes B (sucatão) do Rosberg (que só erra). Então teremos esse passeio do Hamilton até final do ano, com o Vettel beliscando o lugar do Rosberg. Porém eu nem assisto mais por causa deles. Assisto por causa do VERSTAPPEN e do KVYAT. Muita diversão. E o Alonso chora, e chora……………

LUZ PRATA
LUZ PRATA
8 anos atrás

Agora ver os Xiliques via radio do Alonso…hahahahaharrrrsss nem meu Mastercard Corporativo paga….hahahahahaharrrrss…valeu.

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
8 anos atrás

Até entendo a irritação de Fernando Alonso, pois o espanhol não guia um carro potencialmente campeão há anos e, como se sabe, aos 34 anos já está na parte final de sua carreira. Como provavelmente se acha o melhor de todos ali, deve realmente ser frustrante ficar andando no fundo do pelotão. Só que lavar roupa suja em público não é uma maneira muito digna de resolver o problema. Ou será que acha que “humilhar” a Honda em seu país fará com que os japoneses aumentem seus esforços – injetem mais dinheiro na sua divisão de F 1 – para fazer um motor decente para 2016? Acho mais fácil azedar o clima dentro da equipe… Afinal de contas, quem gosta de trabalhar com um cara que põe seus colaboradores na fogueira dessa maneira? Ao contrário de muitos aqui, não nutro ódio por Alonso – nem sou apaixonado por ele – , acho até que ele é um personagem interessante dessa F 1 atual, mas é inegável que tenha se tornado sinônimo de controvérsia, espalhando discórdia por onde quer que passe. Poderia hoje ostentar 4 títulos mundiais, se tivesse enfrentado Hamilton e McLaren na pista, em vez de simplesmente agir nos bastidores para obter privilégios. Flavio Briatore não orientou bem seu pupilo…

LUZ PRATA
LUZ PRATA
8 anos atrás

boa tarde Gomes e galera

Parabens TRI CAMPEAO… Lewis… vc Honra a Estrela de 3 pontas !!!!

e DIsparada o MELHOR do GRID. …

o Melhor Piloto apos o ….ET SENNA !!!!

essas 3 magras vitorias em circuitinhos tilkodromos de autorama.,,,,foram Armadas pela parafuseta magica do Vermie….hahahahaharrrrrrsss para dar uma forcinha aos 147…hahahahaharrrrrsss…e do interesse da DAIMLER que vendeu a Crysler revigorada para os 147 e um Magnata Americano…fornecendo tecnologia e pecas de segunda linha para eles e outros Frageis fabricantes…de vez em quando. …deixar eles ganharem umas Migalhas…para dar alguma graca a F 1…senao e muita Humilhacao Tecnologica…hahahahahaharrrrrsss…agora pistas MITICAS como… SPA…MONZA…SUZUKA…e tambem INTERLAGOS…sao feitas para Bolidos e Pilotos Especias…como o Fantastico Negao LEWIS !!!! e a INSUPERAVEL MB e suas Fantasticas Flechas de PRATA….hahahahahara…essa madrugada foi Divertida…hahahahaharrrrrsss…e ai PINTO ??? caiu na REAL ??? VETTEL vai ficar somente com seus 4 titulos gracas ao Newey…contra a MB nem o genio Newey tem chances…acorda PINTO !!! a unica forma de barrar a MB e proibi-la de deixar as Flechas de Prata participarem deste cirquinho manipulado por Vermie e sua parafuseta magica…que arruma resultados para os 147…com seu controle remoto por radio frequencia criptografada….fui Claro…valeu ????

Anderson_SP
Anderson_SP
8 anos atrás

Hum, acho que ano que vem pode pintar ele na Renault se a mesma assumir a Lotus, pelo menos se fizerem um motor mais decente ele vai ter chances de ficar ao menos no pelotão intermediário e não ficar lá atrás brigando com a Manor, lembro de anos atrás quando a Mercedes voltou a ter equipe que a mesma disse que se não voltasse a vencer sairia da F1 por causa do investimento e do pouco retorno, aí começaram a ganhar e nem se discute mais isso ou alterar regras, no caso da Honda acredito que se no ano que vem ser do mesmo jeito a mesma vai dar Adeus a categoria, é bem humilhante uma equipe do porte da McLaren ficar andando igual a uma Marussia com motor nipônico, apesar dos pesares o Alonso tem razão, guiar uma jabiraca que não desenvolve e ver todo mundo passando por ele é triste.

Micromax
Micromax
8 anos atrás

Como é bom ver Hamilton pilotando!! ………e as coisas em seu lugar novamente!! Não poderia ser outro lugar pra ele igualar a marca do maior de todos, parabéns e que venha o tri e 2016.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
8 anos atrás

Está mal informado, Sennafredo. Ainda faltam 50 (cinquenta) vitórias para Hamilton igualar a marca do maior de todos.

O inglês não chegou nem na metade do caminho.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Nunca ne engano nestas questões……..nem eu, nem a maioria dos fãs de automobilismo mundo afora…..agora deve ser um tanto chato pra vcs, que se agarram nos nrs, ter de engolir outro piloto com nrs menores, estando nas cabeças, quando o assunto é: “O maior de todos os tempos”…………….có, có, có….kakareja pinto vai!!

Gênio só existiu um….e não está mais entre nós!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Não conseguiu nem ser “o maior de sua época”… havia Prost com quatro títulos.

Eu sei… Fangio não está mais entre nós.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Alonso não aguenta mais ser ultrapassado pelo Verstappinho. Tanto que reclamou, via rádio, do motor.
Calma, choramingão, é a última vez que você é ultrapassado pelo “dimenor”.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

A partir de hoje, você será ultrapassado pelo “demaior”.

Hahahahahahaha!

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

kkkkk…..o pilotinho fake chegou no seu lugar de costume!! Chupa Tedesco Fake-Jr!!
….ainda por cima conseguiu perder a 2ª colocação pro merdinha do Rosberg!?? hã??