HAAS NO AR

SÃO PAULO (tem cara boa) – Acho que é senso-comum acreditar que a Haas, que estreia no ano que vem, não será una nanica como as outras. Sequer será uma nanica. Hispania, Lotus verde e Virgin, quando estrearam em 2010, eram aventuras entusiasmadas, mas claramente com pouca chance de dar certo. Uma delas, a Hispania, foi vendida antes mesmo da primeira corrida — era para se chamar Campos Grand Prix, ou algo do gênero, mas seu fundador, o ex-piloto Adrian Campos, não segurou o rojão.

Duas delas já foram para o saco. A Hispania virou HRT, e fechou. A Lotus verde virou Caterham, e naufragou.

Mas a Haas é outra história. Parte de uma estrutura existente na Nascar, a Stewart-Haas. Sua sede em Kannapolis, Carolina do Norte, é impressionante. A cabeça-de-ponte na Europa, idem — em Banbury, Inglaterra, pertinho de Silverstone. Um acordo técnico com a Ferrari foi fechado faz tempo. Os pilotos serão conhecidos e talentosos, não vai aparecer nenhum indiano doido, ou malaio de bolso cheio. A dupla, provavelmente, será formada por Grosjean e Gutiérrez. O mexicano ainda vai ajudar com algum cacau de patrocinadores de seu país.

Gene Haas é um industrial bem-sucedido, e como todo americano não rasga dinheiro. Está fazendo tudo direitinho. Hoje, estreou seu site oficial. Vale a pena visitar, para começar a se familiarizar com o que os ianques estão aprontando.

Estou curioso para acompanhar a trajetória desse time.

haassite

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
eduardo costa
eduardo costa
8 anos atrás

Pilotos: Ok
Motor/Unidades de Força: OK
Pneus: Ok
Parafernália eletro-eletrônica: Ok
Chassi Dallara… Chassi Dallara… Não sei não… Não consigo confiar.

estrutura para fazer o próprio chassis eles tem… pode ser questão de tempo.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
Reply to  eduardo costa
8 anos atrás

Eu mesmo ia falar sobre isso, mas já que você falou, vou apenas acrescentar que a última equipe que correu na Fórmula 1 com chassis Dallara foi a Hispania em seu ano de estréia. E deu no que deu.

Elmo
Elmo
8 anos atrás

Bernie deixou usar o ‘F1’ no nome do time?

Théo do Palavrão
Théo do Palavrão
8 anos atrás

A fornecedora de motores deles na NASCAR é a Chevrolet. Será que viriam pra f1 um dia? Porque se são tão inteligentes assim, não vieram para esta brincadeira gastar milhões para ser pra sempre uma “Ferrari B”

Robertom
Robertom
Reply to  Théo do Palavrão
8 anos atrás

Quem é inteligente não gasta um caminhão de dinheiro para o Tio Bernie ficar com todo o lucro…

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
8 anos atrás

Seria interessante a Haas vir apoiada de uma montadora grande americana, como a Ford. Não sei se eram os mesmos na época da Lola em meados dos anos 80, com a mesma Ford, mas que seria interessante, seria.

Alaor
Alaor
Reply to  Mario Gasparotto
8 anos atrás

Não são.

Claudemir
Claudemir
8 anos atrás

Boa Noite Flavio,
Essa equipe tem algo a ver com a Newman-Haas que corria na Indy?

Gomidez
Gomidez
8 anos atrás

Olá Flávio, será que esse escândalo dos motores diesel da Volkswagen, que parece ser coisa grande e derrubou o seu presidente, pode prejudicar a suposta compra da equipe RedBull de Fórmula 1 pela montadora?

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
8 anos atrás

Flavio

A Haas será mais uma montadora do que uma equipe de F1? Já que a unidade motriz virá da Ferrari, chassi será Dallara.

Fábio
Fábio
8 anos atrás

Será uma surpresa muito grande o carro da Haas não ser amarelo, com patrocínio da DHL express, o próprio chefe da equipe disse algo a respeito. Na Internet já começaram a rolar uns desenhos da pintura do carro.
http://i.imgur.com/vyHWUft.jpg
http://static1.squarespace.com/static/54667993e4b024774e988c91/t/55af0056e4b0dd92822ae709/1437532248145/Haas-F1-Ferrari.jpg
(essa pintura seria linda demais)
http://i.imgur.com/yWevlC8.jpg
http://www.haas-australia.com/images/news/haas-f1-team.jpg
http://cdn.fansided.com/wp-content/blogs.dir/243/files/2015/01/10911336_421818011317240_7932277188357731004_o-850×560.jpg

THIAGO GREGÓRIO
THIAGO GREGÓRIO
8 anos atrás

Anunciantes???

Figo
Figo
8 anos atrás

Quando eu era criança, achava que para uma equipe chegar à Fórmula 1, deveria passar pelo mesmo caminho dos pilotos, correndo nas categorias de acesso primeiro.

Tomara que ande pelo menos no ritmo da Sauber e que, em breve, atraia algum fabricante americano de motor.

Também gostaria de ver a Hyundai fornecendo motores. Já houve tantos motores japoneses, sempre pensei que, em algum momento (nos anos 90 e 2000), alguma coreana entraria.

luigi
luigi
Reply to  Figo
8 anos atrás

Motor americano ???????????????????,você esta de brincadeira !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O melhor motor americano ainda é o LS 9 V8 Supercharged da Corvette ZR 1 ( e ainda usa eixo comando de Válvulas no bloco , tuchos,compressor de palhetas *Blower* e se não me engano eixo de manivelas “cruzado” o que dá um alto torque más não permite giros muito acima dos 7/8000 R P M . A Ford deve lançar um motor de girabrequim plano(para o no Mustang) de alto giro e talvez com comandos mais modernos, que dizem ser muito bom,. más ainda não é uma realidade .Preste atenção ! americanos tem uma filosofia automobilística diferente de europeus e asiáticos ,eles preferem motores grandes e pesados com potencia especifica baixa e europeus/asiáticos ,motores pequenos e leves com potencia especifica alta. É só verificar os bons motores europeus de 400 HP estão entre 3.0 a 3.8 L. e os americanos de potência equivalente ,sempre acima dos 6.3 L O melhor motor americano de competições foi o Offenhauser criado por Harry Miller, era especifico para Indy ( usados de anos 20 a 60) mas nunca se aventurou fora do território americano .
Mas quem sabe não é mesmo ,depois do Fuscagate tudo é possível ! Até um bom motor americano , de baixa cilindrada e potencia especifica alta.

Figo
Figo
Reply to  luigi
8 anos atrás

Calma.

Brito
Brito
8 anos atrás

E eu, curioso pra ver a pintura.
Seria legal algo parecido com isso:
http://i.imgur.com/iQ1IS5M.jpg

Ulisses
Ulisses
8 anos atrás

Pois é FG!
Tomara que os americanos consigam algo parecido com a Anglo American Racers, da década de 60 (no século passado) que tinha Dan Gurney e Carol Shelby (e alguns etcs mais) em suas direções de pista e técnica!!! A F1 ganharia muito com essa injeção “Tio Sânica”
Melhor que isso, só com um motor Ford foguete feito em Detroit!!!! Mas aí já é ser romântico demais, coisa impensável na F1 contemporânea.

O que desanima são essas unidades motrizes sem a mínima graça!
Não sei como que os caras conseguiram fazer algo até mais sem graça que a própria unidade de força da Fórmula E!

Airton Silva
Airton Silva
8 anos atrás

Isso me fez lembrar que quando o site da BrawnGP na internet entrou no ar eu imprimi a página, guardei, e agora está guardada n’algum canto lá em casa. Vi a página da Haas, mas não vou imprimir não, porque a arte é muito modernosa e não vai ficar bem se for impressa. Já sei, vou fazer um print screen no celular. Pronto.

Douglas Arruda
Douglas Arruda
8 anos atrás

Torcendo que ele vingue os americanos do desastre aquele projeto pretenso USF1. Quem viu a página deles na época sabe do que estou falando. Dá-lhe Haas!

Jader
Jader
8 anos atrás

Sem poder testar, com limitações de gastos, não fará milagres. Pode até ir melhor do que a Marussia, mas vai disputar as últimas posições por um bom tempo até conseguir alguma coisa.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
8 anos atrás

Vejam a coincidencia…

No Triangulo Mineiro temos Canapolis e temos a Kannapolis em North Carolina e temos também Indianopolis e temos Indianapolis em Indiana……

Que tal fazermos um oval em Indianopolis só pra ficar parecido os nomes e atrapalhar o pessoal na área dos esportes??? hahahhaha

Flávio
Flávio
8 anos atrás

Estou de olho nessa equipe, não foram apressados, deram tempo ao tempo, montaram uma estrutura invejável e contrataram gente experiente na F1, acredito que já nascerá do tamanho de uma Sauber/Force-India.
na torcida para que Grosjean guie o desenvolvimento do carro no caminho certo, seus seus muitos anos de Renault/Lotus serão valiosos.

Saulo
Saulo
8 anos atrás

As contas deles no Instagram e no Twitter já funcionam há tempos e são muito boas de acompanhar. É tudo neutro, quase atemporal, mas mostra que eles já estão no ambiente da festa esperando a vez de dançar.

https://twitter.com/haasf1team

https://instagram.com/haasf1team/

luis felipe
luis felipe
8 anos atrás

Mas vc mudou de idéia faz pouco, Flavio, e normal que isso aconteça. No Post que falava sobre a negativa de Nelsinho à HASS, voce disse achar que ele iria, caso aceitasse, andar na rabeira do grid todo tempo, enfim. Achei também, agora pode ser que talvez não , mas ainda são meras suposições. Tudo começa agora, e tem muita água para passar debaixo desta ponte.

Bruno Escarim (KartBuzz Podcast)
8 anos atrás

Show….sangue novo é sempre bom! Tomara que entre andando de igual pra igual! Americanos, geralmente, sabem fazer as coisas bem feitas.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Mais uma para andar na frente do Amonso!!!

Allez Jado!!!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

TODO CASTIGO PRO ESPANHOL É POUCO!!!

CHUPA PIOR CAMPEÃO DE TODOS OS TEMPOS!!!

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Boa!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Silvio Rodrigues
8 anos atrás

É isso aí!