QUEM TEM, TEM MEDO
SÃO PAULO (fazendo contas…) – São 49 pontos. Faltam seis corridas. E, não mais que de repente, graças a uma vitória e a um abandono de Hamilton, Vettel entrou na luta pelo título? Certo?
Eu acho que não, mas a Mercedes já começa a achar que sim. A ponto de Toto Wolff admitir que, se necessário, terá de trabalhar para Lewis em detrimento de Rosberguinho na reta final do campeonato.
O normal é que os prateados voltem a dominar a partir de Suzuka. O que aconteceu em Cingapura foi o famoso ponto fora da curva, uma série de fatores que, juntos, levaram a Ferrari a andar mais de 1s por volta mais rápido que os rivais alemães. A saber: corrida noturna, temperatura mais baixa do asfalto, pista escorregadia, circuito travado demais, má classificação. E até uma quebra inesperada.
[bannergoogle] O problema da Mercedes é que ninguém sabe o que aconteceu de verdade para esta brusca queda de rendimento. Aliás, ninguém sabe sequer se foi o rendimento mercêdico que caiu, ou se foram as outras duas, Ferrari e Red Bull, que descobriram algo até então desconhecido em seus carros — como, por exemplo, que um dos três motores não estava funcionando até agora.
Exageros à parte, a pulga está fazendo a festa atrás da orelha de Hamilton. Domingo ele disse, e parecia um doido falando, que poderia ter vencido a prova. Agora, reconhece que sua confiança ficou abalada com os acontecimentos cingapurianos. “Foi tudo muito, muito estranho”, falou.
Suzuka, Sochi, Austin, México, Interlagos e Abu Dhabi. São as corridas que faltam. Teoricamente, Japão, EUA e Brasil são circuitos bem favoráveis à Mercedes. Sochi e Abu Dhabi podem trazer alguns problemas. No novo Hermanos Rodriguez, prefiro ver como ficou a pista de verdade.
E pergunto a vocês: Vettel ainda pode ser campeão?
Vettel tem que lutar pra ser vice e olhe lá……se conseguir tal feito até posso pensar em colocá-lo num top/20!!
Baseado nesse quesito, Segafredo, posso afirmar que Alonso ocupa (com louvor) o top 3:
4 vices: Moss e Prost.
3 vices: Hill, Mansell e Alonso.
Como vê, apenas dois pilotos se encontram à frente do espanhol.
Campeão, ou não, o cara é um exemplo a ser seguido:
https://streamable.com/yh6j?t=0.5
Bem diferente do Picaretonso que obriga o companheiro a bater no muro.
Nada como puxar o saco do companheiro de equipe. Se tiver um Vettel is faster than you vai “ser mágico”. as veteletes vão pirar e ninguém vai comentar que o Kimi deveria dizer NO, kkkk!
Nem com essa “marmelada”, o espanhol conseguiu ser campeão em 2010.
Ah, sim! Tinha um russo no caminho (e pilotando uma Renault, que ironia…).
INFELIZMENTE, a Mercedes deverá voltar a dominar e fazer do Hamilton, piloto superestimado por ter sim uma grande velocidade, mas no geral não é um piloto top, tri-campeão. Ele merece um bi-campeonato no máximo assim como o Vettel merece um trí e só.
Hamilton e Vettel vão dividir os títulos da F1 por muito anos ainda.
Claro que pode! Mas não será. A Mercedes ainda é superior às demais equipes e isto é fato. O que aconteceu em Cingapura foi com certeza uma excentricidade. No Japão tudo volta ao normal e a verdade se estabelece. Pode apostar.
Mesma chance do Vasco escapar da segundona….
O fato é que nas 2 ultimas corridas a Mercedes quebrou.
Se quebrou é porque está em decadência.
Tem mais, Rosberg nem pódio conseguiu em Cingapura.
Tem mais, Hamilton é muito instável, se der algum problema em Suzuka, e Vettel vencer, ele vai aguentar a pressão?
Ainda mais sabendo que Vettel não é Rosberg.?
Mas, qualquer que um ganhe, o titulo ficará em boas mãos.
Tanto Hamilton quanto Vettel o merecem pela garra e competitividade..
Vettel, vai ser campeão! E viva A Ferrari, a Itália, macarronada e a pizza!!
hahaha … mafia e tarantella e mandolino!
Evviva la Ferrari! Evviva la Vettel!
NÃO , Vettell não será campeão, esta preocupação da Mercedes é BALELA.
Vai ser muito difícil pro Vettel ganhar esse título, mas não impossível. Diria que ele tem 10% de chances, o Rosberg 10% e o Hamilton 80%. E uma observação: o Gp da Itália nos mostrou que a Ferrari mesmo em circuitos de alta já deixou a Willians para trás
Certíssima a Ferrari. Cristian Horner ainda é consultor da Red Bull, não da pra bobear. O Ricciardo é um australiano doido, ele acha mesmo que os italianos vão entregar um motor igual hehehehehehehehehehe……………..assim me mato de rir……………….
Já disse uma vez e vou repetir, se o Vettel for campeão esse ano com a Ferrari, o automobilismo irá sofrer uma triste baixa… Certamente o Alonso terá um infarto!
Seria o maior dos 5 títulos (já contando 2015) da carreira do Tião Italiano.
Sim e não.
Sim, porque é matematicamente possível.
Não, porque Lewis já abriu boa vantagem; Se precisar vai ter jogo de equipe; No mano-a-mano é bem difícil os respectivos companheiros de equipe (Kimi e Nico) ficarem na frente dos adversários (Lewis e Seb);
Seb (ou Nico) teria que vencer as seis restantes com Lewis em segundo (6X7= diferença de 42 pontos)
Difícil, mas não impossível (ó, inventei a roda!)
Provavelmente a Mercedes deverá voltar a vencer no campeonato. Mas eu tenho 3 hipóteses:
1 – Performance da Red Bull.
A caixa de velocidades dos carros são fixos desde a temporada passada. Como o motor Renault é fraco em relação aos demais a Red Bull deve ter projetado a sua caixa de velocidades para traçados travados, ganhando uma vantagem em relação às outras equipes. Porém nos circuitos de alta eles sofrem mais que o normal.
2 – Pneus Supermacios.
Talvez a Mercedes sofre com os Pneus super macios. A Ferrari chegou perto no GP da Itália onde se utilizou estes pneus também. Vamos esperar o GP da Rússia para confirmar.
3 – Calibragem dos Pneus.
Talvez este seja o maior medo da Mercedes. Talvez ela sempre utilizou calibragem nos Pneus abaixo do recomendado pela Pirelli. Como agora estão sempre testando os Pneus, a Mercedes talvez tenha perdido o seu grande segredo.
3 – AÍ é que está! Esse papo de circuito travado, temperatura, etc é tudo conversa fiada. O grande fato novo desse fds foi a calibragem dos pneus. A suspensao do carro da Mercedes é dura demais para pneus calibrados conforme a recomendação da Pirelli.
Vettel, quem diria, seu pneu estourado na Bélgica abriu as portas para o penta…
Mais depois do primeiro pit stop do Hamilton em Monza, os pneus estavam na pressão correta o erro foi apenas no início da prova, e aí, me explica essa ??
É claro que ainda pode ser campeão! E o melhor desempenho entre os que correm em Suzuka. é de Vettel!
Só esperando a próxima, mas nunca é prudente subestimar a Ferrari, muito menos Vettel, em condições iguais ele janta o Hamilton.
Se o Vettel janta o Hamilton e o Ricardo devorou o Vettel, com equipamento exatamente igual, então o Ricardo é o cara !!! Com mesmo equipamento, o Vettel não daria nem para o começo com o Hamilton. Seria Um surra muito maior que a que ele tomou do Ricardo !!!
Marcelo,
Alonso perdeu para Hamilton que, por sua vez, foi derrotado por Button. Logo, Button é o melhor da F1??? Aff!
Chega de cerveja por hoje, cara!…
Sabe de nada ! Hamilton errava o tempo todo, quando parou de errar ? Em 2014 quando os carros ficaram mais lentos. Com equipamentos idênticos, Vettel janta, almoça e toma cafezinho em cima do Hamilton. E quanto a pergunta do Flávio, um sonoro SIM !
Vettel ja estava fora da RED BULL e com segundo carro, passaram o dele por Ricciardo e ele ficou com o do Webber. . O Ricciardo leva pau do Kyviat se derem dois carros iguais pra eles. Já aconteceu esse ano. Inclusive na minha opinião o Kyviat é melhor, só teve um pouco de azar senão estaria a frente na classificação. Até suporto opinião, mas pachequismo Vettel haters é dose. Porisso acho que F1 não deveria ser em tv aberta.
Brincadeira, Combate direto entre Button e Alonso esta acontecendo. Esses ai Sabe Tudo! Alonso perdeu pro Hamilton sabotado pela equipe mas empatou em pontos.
Vettel levou uma surra do Ricciardo sabotado pela equipe, mas a equipe deu 5 chassis pro Vettel tentar se recuperar. Kkkk, só rindo desse bando de lunático!
Button ao menos é campeão do mundo, Ricciardo nem isso.
Hamilton derrotado por Button ?? kkkkkkkkkkkkkkkkk Hamilton perdeu por ele mesmo, e isso apenas em 2011, depois disso Button só via a traseira do Hamilton… Na minha opinião Hamilton ganharia, não fácil, mais ganharia do Vettel, já vi Hamilton vs Alonso, Hamilton vs Vettel seria bom também.
Esse francês deve ter trabalhado na Redbull , pois essa notícia ,de A RBR ter dado o carro do Vettel para o Ricciardo e o do Webber para o Vettel , nem a mídia especializada sabe kkkkkk !!! Contudo, a maior piada é afirmar que o Kyviat é melhor que o Ricciardo o que torna o Vettel o pior dos três , ou seja, Kyviat > Ricciardo > Vettel . Talvez isso seja fato, mesmo !!!. Quanto a quem é o melhor ( Hamilton vs Vettel ) , o futuro dirá !!! Nesse ano o Hamilton leva o tri e se ano que vem Mercedes e Ferrari estiverem parelhas , o bicho vai pegar , com uma pequena vantagem a favor do Vettel e o nome dessa vantagem é Raikonnen . Uma coisa é fato : Vettel nunca teve companheiros de equipe competitivos , até a chegada de Ricciardo na RBR e todos sabem como terminou a história : Vettel , após levar uma surra daquelas que nem Hamilton e nem Alonso levaram ( Ricciardo ganhou 3 corridas e Vettel zero , além de o australiano terminar à frente na pontuação final ), correu para a Ferrari para dividir a equipe com o inexpressivo Raikkonen !!! O único piloto fraco com o qual Hamilton dividiu a equipe foi Kovalainen e todos sabem o resultado daquele campeonato.
“KKKKK”,
Hoje, o Ricciardo não é campeão, porém, algum dia, será. Assim como, por exemplo, Lewis Hamilton era um NOVATO em 2007 e, mesmo assim, derrotou o “BICAMPEÃO mimadon das asturias”. Acorda, cara! :)
Marcelo,
Segundo o seu “raciocínio”, cujo mesmo alega que Vettel derrotou apenas fracos companheiros de equipe e depois fugiu de Ricciardo, assinando com a Ferrari, podemos afirmar que Alonso está no mesmo “nível” do alemão. Afinal, quando enfrentou alguém de calibre, Lewis Hamilton, perdeu e fugiu pra Renault com o rabo entre as pernas, hehe…
Motor não pode decidir hierarquia de equipes. Mais uma forçação de barra tudesca. Na época dos v8 a equivalência de potência permitia que somente a aerodinâmica fosse determinante e todos os times tiveram oportunidade de mostrar soluções, coanda na Sauber, bico de borracha da redbull, air duct na mclaren, suspensão pull rod na Ferrari, etc.
No início do atual regulamento de 2014 era proibido o fornecimento de motores diferentes, e mesmo assim através do combustível, lubrificante e gerenciamento eletrônico, as equipes oficias já tinham vantagem. A Ferrari conseguiu via lobby o desenvolvimento dos motores na temporada, e seria injusto que tivéssemos a volta de motores oficiais e clientes. Nenhum avanço aerodinâmico na época de ouro do difusor soprado se compara com 30, 40 whp a mais. Seria absurda e o fim da categoria.
Se o Vettel quer ganhar na Ferrari que lute com as mesmas armas que lutou o Alonso, ou Vettel não serve pra peitar o Adrian Newey? Fica a dica!
Motor e aerodinâmica são a essência da F1. Devem andar de mãos dadas. Ademais, se a Red Bull quer “igualdade de condições”, que comece a ceder a Ferrari seus segredinhos aerodinâmicos e pare de ficar olhando apenas para o próprio umbigo!
E esse negócio de “lobby” é coisa de quem não estuda regulamento e/ou não tem inteligência pra isso. A Ferrari, simplesmente, viu uma brecha e avisou ao munda da F1 sobre ela. Pare de chorar!
Por último, mas não menos importante, Vettel peitou o Newey nas 13 corridas até agora. Inclusive com 3 vitórias… :)
Kkkkkk, seria hilário Alonso ou a Ferrari pedindo pra liberar os dados de CFD da RedBull com pretexto de igualar a disputa do campeonato. Agora com o Vettel na Ferrari se lê cada absurdo! To rolando de rir aqui!
O lobby aconteceu porque Ferrari e renault foram incompetentes e não usaram os tokens no momento oportuno. E só aconteceu porque a Mercedes liberou, kkk!
Quer discutir f-1 comigo e solta essa pérola:
Motor e aerodinâmica são a essência da F1. Putzzz, torcedor cliché que só repete o que os outros falam, kkkkk!
“KKKKK”,
De duas, uma > Você é tonto ou se faz de retardado! Afinal, seguindo o seu estúpido argumento, apenas citei a RECIPROCIDADE de ações, cuja mesma a Red Bull finge não existir!
Quanto ao “lobby”, NEGATIVO, senhor! A Mercedes não liberou absolutamente NADA! A liberação do desenvolvimento se deu por conta de a Ferrari, inteligentemente, ter visto brechas no regulamento da FIA. Supere isso!
Portanto, ao invés de ficar chorando e berrando feito uma criança, você deveria é agradecer aos italianos. Afinal, é graças aos mesmos que o seu Alonso ainda nutre alguma esperança de chegar ao pódio em 2017.
“KKKKK”,
Complementando > http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/fia-admite-brecha-no-regulamento-e-concorda-que-motores-podem-ser-desenvolvidos-durante-campeonato-de-2015
Retardado é você, Kkkkkkk!
http://m.autosport.com/news/report.php/id/119414
Reciprocidade de ações? Essa foi ainda pior, não tenta explicar senão piora. kkkkkk!
Se o Vettel ganhar o Alonso se mata!
Infelizmente não. Mas seria legal uma disputa de verdade entre Vettel e Lewis. Pq o Rosberg não conta.
Não houve ano em que Schummy bateu de frente e quebrou a perna e ficou não sei quantas corridas de molho?
Enquanto não o juiz não apita ainda há jogo!
1999.
Engraçado que comparando os tempos da Mercedes no ano passado, eles ficaram na mesma casa 1.45 (com o 1º e 2º), já a Ferrari e a Redbull, nesse ano, baixaram os tempos para 1.43, 1,44 na classificação
Flavio o problema nem é tanto o crescimento das outras mas a falta de confiabilidade da Mercedes. Mais uma corrida fora nessas que faltam pode fazer a diferença no final. E a Ferrari sabemos, tem um equipamento confiável.
O equipamento da Mercedes tbm é confiável, desde o início dessa temporada, só foi quebrar agora. Ano passado eles tiveram muito mais problemas que esse ano.
Se a ultima corrida tivesse a pontuação dobrada como em 2014, eu apostaria em Vettel.
Pode acontecer, mas não acredito para mim isso tudo é um pouco de historia, vamos ver nos treinos livres, se a Ferrari e a Red Bull andarem na frente como em Cingapura tem coisa errada ai, mas acho que isso e só para dar graça ao campeonato se o Hamilton continuasse no ritmo que ele estava, acho que no México já terminaria o campeonato o que seria uma desgraça para a F1 e para o Tio Bernie.
Torcendo para que chova em Suzuka com outro abandono de Hamilton. Vettel anda bem no molhado…
Difícil, embora tenha visto análise técnica que aponta aerodinâmica pra melhora do carro da Ferrari.
Vettel é um tetracampeão do qual muitos ainda desconfiam. Se conseguisse algo assim, viraria lenda imediatamente.
E aposto quanto quiserem que o estilo vidaloka pop star do Hamilton será questionado à partir de agora. Considerando-se a importância de foco total à partir de agora caso não queiram aumentar as chances de Vettel.
Sem chances. Podem dar a taça pro Luis. Cingapura não conta.
Pode.
E, segundo o site Chance de Gol (nesse caso, será que o carro da VW?), ele tem 0,08% de chance de ser campeão. Mas eu apostaria mais no Raikkonen, que tem experiência nesse tipo de situação.
Olha o link aí: http://www.chancedegol.com.br/f115.htm
O Hamilton só perde pro ego dele. Se mantiver a cabeça em ordem ganha fácil. Se começar com as frescuras já conhecidas aí o campeonato tá aberto.
Na minha opinião, não.
Segundo lugar pode ser.
Comparado com ano passado, Rosberguinho anda apagado demais.
Só se a Ferrari contratar o Mutley pra sabotar os carros da Mercedes nas demais provas. E ainda assim pode não dar certo e o título ir pra penélope charmosa.
Essa “pulga atrás da orelha” está menos em não saber o que houve com os carros da Mercedes e mais pra deixar claro que eles acham sim, que a suspeita de fornecerem pneus diferenciados para a Ferrari de Vettel continua pairando no ar do box da Mercedes.
Hamilton já perdeu o título por bobeira em 2007.
No ano passado ele mostrou que melhorou a cabeça e se manteve forte até o fim do campeonato.
Vettel é um baita piloto e a Ferrari está num crescente.
Dito isto:
Tenho a mínima ideia!!!
Kkkk, em detrimento de rosberguinho?? Kkkk. O cara eh inofensivo, fiel escudeiro, um dos q mais se alegram c vitorias de hamilton.
É difícil mas acho que sim. Seria muito legal ver esta briga no final do campeonato. E quem diria que um campeonato tão previsível pudesse ter uma surpresa no final.
Se Abu Dhabi não contasse como duas corridas (pontuação dobrada) diria que Hamilton será campeão em Austin. Vettel pode até beliscar mais alguma coisa no caminho, mas vai ficar nisso. Tenho dito.
Coincidência ou não, foi só mudar a regra de pressão dos pneus, tornando obrigatória a pressão determinada pela Pirelli, que a Mercedes não cheirou nem fedeu em Cingapura.
Será que eles não estavam jogando com a pressão dos pneus para dar mais aderência ao carro?
Suzuka vai responder
São 46 pontos (menos de duas vitórias..)
O povo esquece que em 2007 o Kimi tirou 17 pontos do mesmo Hamilton..
Vettel anda muito bem no Japão, fora que quando chove por lá.. já viu..) pode aprontar;
Acho que a corrida da Russia e em Austin a Mercedes deve sobrar novamente..
Mexico é corrida nova, pode ter surpresas.. Brasil é aquela coisa, se tem um circuito para haver coisas surpreendentes é em Interlagos…
E Abu Dhabi teoricamente seria terra de Hamilton, mas vai saber como estará a cabeça do rapaz se o Vettel chegar lá encostado nele…
Isso considerando que a turma prateada deu uma relaxada em Cingapura, viram que tinha errado a mão e não se preocuparam muito pela gordura que possuem. Agora se houve algum detalhe novo (pressão maior dos pneus ou sabe-se lá o quê e o caldo entornar.. o pau vai cantar legal até o fim do ano.
Mas uma coisa é certa. Se o Vettel papa esse titulo, o Alonso se enforca lá nas Asturias..
Vai dar Rosberg. Se fizer o dever de casa e chegar sempre em segundo liquida a fatura.
Flávio, penso muito em linha como você sobre as possibilidades das demais equipes, mas se tem algo que ainda não ficou claro foi a questão da pressão dos pneus, e tal como Mercedes está construída (lembrando um pouco as dificuldades em corridas e facilidades em treinos a algumas temporadas atrás). Seria muito improvável existir algo técnico que pudesse tirar as chances da Mercedes, mas Suzuka será vital para entender se as outras evoluíram ou encontraram o pulo do gato alemão !!! (Alguém se recorda do treino secreto da Pirelli com os alemães após GP Barcelona 2013??? A Pirelli jurou em cruz que nada deu de vantagens à Mercedes, e que os tais pneus não seriam utilizados na temporada de 2014. Opa…., como foi mesmo a temporada de 2014 ???? hehe ).
Poder pode, mas para isso terá que andar e terminar na ponta nessas seis etapas restantes, e eu pergunto, será possível? A questão é: o que aconteceu com a Mercedes? Isso vai perdurar? Vamos ver.
2007 feelings…
Só se for pro Amonso e suas tietes se suicidarem!
Não duvido nada ! Kimi Räikkönen ganhou seu título mundial meio que caído no colo. Devido a confusão de seus concorrentes e já era praticamente considerado fora da briga pelo título. Com o Rosberg só de figurante de luxo e se não acordar pra vida. Não acho impossível não. Também não seria nenhuma injustiça se Vetel fosse campeão, porque está sabendo aproveitar as oportunidades que aparecem e a Ferrari cresce com a emoção e motivação. Esse Arivabene é um cara que sabe mexer como ninguém mexer com o espírito da equipe. Até ele me motiva. rsrsrsrsrs
Acho difícil, mas estamos na reta final do campeonato, Vettel é muito competente e está animado, e curiosamente as unidades de força da Ferrari estão muito consistentes e me parece que os italianos podem sempre extrair algo mais delas sem quebrar, ou seja, o pessoal de Maranello achou um caminho. Quanto a Mercedes, o carro ainda não se entende muito bem com os pneus e resta saber quantas combinações de motores, turbos, MGUK’s e afins já foram usados, alguns motores dos prateados parecem já no fim da vida útil e pelo regulamento, ainda mais restrito este ano, podem ter algum problema. vejamos o final como vai ser. OBS: A RedBull tem o melhor carro e o motor mais fraco, a Ferrari tem um carro muito bom e um motor forte, a Mercedes, ainda, tem o melhor motor e um carro bom, mas não para todos os circuitos, os outros não têm nada.
Particularmente, torço pro Vettel, mas concordo quando dizem que Cingapura foi exceçao, no Japao as Mercedes vao voar, e talvez nem podio a Ferrari consiga
Não se esqueçam que ano passado choveu em Suzuka, o que embola as coisas e pode favorecer a Ferrari e tirar as Williams de um provável pódio.
FFFFFFFFFFFFFFETTTTTELLL! FERRARI!
Não, o circuito travado atrapalhou a Mercedes, mas para o ano que vem o Vetel vai brigar pelo titulo com Hamilton.