QUEM TEM, TEM MEDO

SÃO PAULO (fazendo contas…) – São 49 pontos. Faltam seis corridas. E, não mais que de repente, graças a uma vitória e a um abandono de Hamilton, Vettel entrou na luta pelo título? Certo?

Eu acho que não, mas a Mercedes já começa a achar que sim. A ponto de Toto Wolff admitir que, se necessário, terá de trabalhar para Lewis em detrimento de Rosberguinho na reta final do campeonato.

O normal é que os prateados voltem a dominar a partir de Suzuka. O que aconteceu em Cingapura foi o famoso ponto fora da curva, uma série de fatores que, juntos, levaram a Ferrari a andar mais de 1s por volta mais rápido que os rivais alemães. A saber: corrida noturna, temperatura mais baixa do asfalto, pista escorregadia, circuito travado demais, má classificação. E até uma quebra inesperada.

[bannergoogle] O problema da Mercedes é que ninguém sabe o que aconteceu de verdade para esta brusca queda de rendimento. Aliás, ninguém sabe sequer se foi o rendimento mercêdico que caiu, ou se foram as outras duas, Ferrari e Red Bull, que descobriram algo até então desconhecido em seus carros — como, por exemplo, que um dos três motores não estava funcionando até agora.

Exageros à parte, a pulga está fazendo a festa atrás da orelha de Hamilton. Domingo ele disse, e parecia um doido falando, que poderia ter vencido a prova. Agora, reconhece que sua confiança ficou abalada com os acontecimentos cingapurianos. “Foi tudo muito, muito estranho”, falou.

Suzuka, Sochi, Austin, México, Interlagos e Abu Dhabi. São as corridas que faltam. Teoricamente, Japão, EUA e Brasil são circuitos bem favoráveis à Mercedes. Sochi e Abu Dhabi podem trazer alguns problemas. No novo Hermanos Rodriguez, prefiro ver como ficou a pista de verdade.

E pergunto a vocês: Vettel ainda pode ser campeão?

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

Vettel tem que lutar pra ser vice e olhe lá……se conseguir tal feito até posso pensar em colocá-lo num top/20!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Baseado nesse quesito, Segafredo, posso afirmar que Alonso ocupa (com louvor) o top 3:

4 vices: Moss e Prost.
3 vices: Hill, Mansell e Alonso.

Como vê, apenas dois pilotos se encontram à frente do espanhol.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Campeão, ou não, o cara é um exemplo a ser seguido:

https://streamable.com/yh6j?t=0.5

Bem diferente do Picaretonso que obriga o companheiro a bater no muro.

Kkkkkk
Kkkkkk
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Nada como puxar o saco do companheiro de equipe. Se tiver um Vettel is faster than you vai “ser mágico”. as veteletes vão pirar e ninguém vai comentar que o Kimi deveria dizer NO, kkkk!

Paulo Pinto
Reply to  Kkkkkk
8 anos atrás

Nem com essa “marmelada”, o espanhol conseguiu ser campeão em 2010.

Ah, sim! Tinha um russo no caminho (e pilotando uma Renault, que ironia…).

Odeio o Hamilton
Odeio o Hamilton
8 anos atrás

INFELIZMENTE, a Mercedes deverá voltar a dominar e fazer do Hamilton, piloto superestimado por ter sim uma grande velocidade, mas no geral não é um piloto top, tri-campeão. Ele merece um bi-campeonato no máximo assim como o Vettel merece um trí e só.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Odeio o Hamilton
8 anos atrás

Hamilton e Vettel vão dividir os títulos da F1 por muito anos ainda.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
8 anos atrás

Claro que pode! Mas não será. A Mercedes ainda é superior às demais equipes e isto é fato. O que aconteceu em Cingapura foi com certeza uma excentricidade. No Japão tudo volta ao normal e a verdade se estabelece. Pode apostar.

Gus
Gus
8 anos atrás

Mesma chance do Vasco escapar da segundona….

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

O fato é que nas 2 ultimas corridas a Mercedes quebrou.
Se quebrou é porque está em decadência.
Tem mais, Rosberg nem pódio conseguiu em Cingapura.
Tem mais, Hamilton é muito instável, se der algum problema em Suzuka, e Vettel vencer, ele vai aguentar a pressão?
Ainda mais sabendo que Vettel não é Rosberg.?
Mas, qualquer que um ganhe, o titulo ficará em boas mãos.
Tanto Hamilton quanto Vettel o merecem pela garra e competitividade..

paulo
paulo
8 anos atrás

Vettel, vai ser campeão! E viva A Ferrari, a Itália, macarronada e a pizza!!

Romanista Ferrarista 46
Reply to  paulo
8 anos atrás

hahaha … mafia e tarantella e mandolino!
Evviva la Ferrari! Evviva la Vettel!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

NÃO , Vettell não será campeão, esta preocupação da Mercedes é BALELA.

Eric Bernardes
Eric Bernardes
8 anos atrás

Vai ser muito difícil pro Vettel ganhar esse título, mas não impossível. Diria que ele tem 10% de chances, o Rosberg 10% e o Hamilton 80%. E uma observação: o Gp da Itália nos mostrou que a Ferrari mesmo em circuitos de alta já deixou a Willians para trás

FRANCÊS
FRANCÊS
8 anos atrás

Certíssima a Ferrari. Cristian Horner ainda é consultor da Red Bull, não da pra bobear. O Ricciardo é um australiano doido, ele acha mesmo que os italianos vão entregar um motor igual hehehehehehehehehehe……………..assim me mato de rir……………….

Ferrarista
Ferrarista
8 anos atrás

Já disse uma vez e vou repetir, se o Vettel for campeão esse ano com a Ferrari, o automobilismo irá sofrer uma triste baixa… Certamente o Alonso terá um infarto!

Roderico
Roderico
8 anos atrás

Seria o maior dos 5 títulos (já contando 2015) da carreira do Tião Italiano.

Boca
Boca
8 anos atrás

Sim e não.

Sim, porque é matematicamente possível.

Não, porque Lewis já abriu boa vantagem; Se precisar vai ter jogo de equipe; No mano-a-mano é bem difícil os respectivos companheiros de equipe (Kimi e Nico) ficarem na frente dos adversários (Lewis e Seb);

Seb (ou Nico) teria que vencer as seis restantes com Lewis em segundo (6X7= diferença de 42 pontos)

Boca
Boca
Reply to  Boca
8 anos atrás

Difícil, mas não impossível (ó, inventei a roda!)

Igor Dusse
Igor Dusse
8 anos atrás

Provavelmente a Mercedes deverá voltar a vencer no campeonato. Mas eu tenho 3 hipóteses:

1 – Performance da Red Bull.
A caixa de velocidades dos carros são fixos desde a temporada passada. Como o motor Renault é fraco em relação aos demais a Red Bull deve ter projetado a sua caixa de velocidades para traçados travados, ganhando uma vantagem em relação às outras equipes. Porém nos circuitos de alta eles sofrem mais que o normal.

2 – Pneus Supermacios.
Talvez a Mercedes sofre com os Pneus super macios. A Ferrari chegou perto no GP da Itália onde se utilizou estes pneus também. Vamos esperar o GP da Rússia para confirmar.

3 – Calibragem dos Pneus.
Talvez este seja o maior medo da Mercedes. Talvez ela sempre utilizou calibragem nos Pneus abaixo do recomendado pela Pirelli. Como agora estão sempre testando os Pneus, a Mercedes talvez tenha perdido o seu grande segredo.

Murilo C
Murilo C
Reply to  Igor Dusse
8 anos atrás

3 – AÍ é que está! Esse papo de circuito travado, temperatura, etc é tudo conversa fiada. O grande fato novo desse fds foi a calibragem dos pneus. A suspensao do carro da Mercedes é dura demais para pneus calibrados conforme a recomendação da Pirelli.

Vettel, quem diria, seu pneu estourado na Bélgica abriu as portas para o penta…

gustavo
gustavo
Reply to  Murilo C
8 anos atrás

Mais depois do primeiro pit stop do Hamilton em Monza, os pneus estavam na pressão correta o erro foi apenas no início da prova, e aí, me explica essa ??

Vai Vettel!
Vai Vettel!
8 anos atrás

É claro que ainda pode ser campeão! E o melhor desempenho entre os que correm em Suzuka. é de Vettel!

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

Só esperando a próxima, mas nunca é prudente subestimar a Ferrari, muito menos Vettel, em condições iguais ele janta o Hamilton.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Acarloz
8 anos atrás

Se o Vettel janta o Hamilton e o Ricardo devorou o Vettel, com equipamento exatamente igual, então o Ricardo é o cara !!! Com mesmo equipamento, o Vettel não daria nem para o começo com o Hamilton. Seria Um surra muito maior que a que ele tomou do Ricardo !!!

rafael
rafael
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Marcelo,

Alonso perdeu para Hamilton que, por sua vez, foi derrotado por Button. Logo, Button é o melhor da F1??? Aff!

Chega de cerveja por hoje, cara!…

Christian
Christian
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Sabe de nada ! Hamilton errava o tempo todo, quando parou de errar ? Em 2014 quando os carros ficaram mais lentos. Com equipamentos idênticos, Vettel janta, almoça e toma cafezinho em cima do Hamilton. E quanto a pergunta do Flávio, um sonoro SIM !

FRANCÊS
FRANCÊS
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Vettel ja estava fora da RED BULL e com segundo carro, passaram o dele por Ricciardo e ele ficou com o do Webber. . O Ricciardo leva pau do Kyviat se derem dois carros iguais pra eles. Já aconteceu esse ano. Inclusive na minha opinião o Kyviat é melhor, só teve um pouco de azar senão estaria a frente na classificação. Até suporto opinião, mas pachequismo Vettel haters é dose. Porisso acho que F1 não deveria ser em tv aberta.

Kkkkk
Kkkkk
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Brincadeira, Combate direto entre Button e Alonso esta acontecendo. Esses ai Sabe Tudo! Alonso perdeu pro Hamilton sabotado pela equipe mas empatou em pontos.
Vettel levou uma surra do Ricciardo sabotado pela equipe, mas a equipe deu 5 chassis pro Vettel tentar se recuperar. Kkkk, só rindo desse bando de lunático!
Button ao menos é campeão do mundo, Ricciardo nem isso.

gustavo
gustavo
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Hamilton derrotado por Button ?? kkkkkkkkkkkkkkkkk Hamilton perdeu por ele mesmo, e isso apenas em 2011, depois disso Button só via a traseira do Hamilton… Na minha opinião Hamilton ganharia, não fácil, mais ganharia do Vettel, já vi Hamilton vs Alonso, Hamilton vs Vettel seria bom também.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Esse francês deve ter trabalhado na Redbull , pois essa notícia ,de A RBR ter dado o carro do Vettel para o Ricciardo e o do Webber para o Vettel , nem a mídia especializada sabe kkkkkk !!! Contudo, a maior piada é afirmar que o Kyviat é melhor que o Ricciardo o que torna o Vettel o pior dos três , ou seja, Kyviat > Ricciardo > Vettel . Talvez isso seja fato, mesmo !!!. Quanto a quem é o melhor ( Hamilton vs Vettel ) , o futuro dirá !!! Nesse ano o Hamilton leva o tri e se ano que vem Mercedes e Ferrari estiverem parelhas , o bicho vai pegar , com uma pequena vantagem a favor do Vettel e o nome dessa vantagem é Raikonnen . Uma coisa é fato : Vettel nunca teve companheiros de equipe competitivos , até a chegada de Ricciardo na RBR e todos sabem como terminou a história : Vettel , após levar uma surra daquelas que nem Hamilton e nem Alonso levaram ( Ricciardo ganhou 3 corridas e Vettel zero , além de o australiano terminar à frente na pontuação final ), correu para a Ferrari para dividir a equipe com o inexpressivo Raikkonen !!! O único piloto fraco com o qual Hamilton dividiu a equipe foi Kovalainen e todos sabem o resultado daquele campeonato.

rafael
rafael
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

“KKKKK”,

Hoje, o Ricciardo não é campeão, porém, algum dia, será. Assim como, por exemplo, Lewis Hamilton era um NOVATO em 2007 e, mesmo assim, derrotou o “BICAMPEÃO mimadon das asturias”. Acorda, cara! :)

rafael
rafael
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Marcelo,

Segundo o seu “raciocínio”, cujo mesmo alega que Vettel derrotou apenas fracos companheiros de equipe e depois fugiu de Ricciardo, assinando com a Ferrari, podemos afirmar que Alonso está no mesmo “nível” do alemão. Afinal, quando enfrentou alguém de calibre, Lewis Hamilton, perdeu e fugiu pra Renault com o rabo entre as pernas, hehe…

Kkkkkkk
Kkkkkkk
8 anos atrás

Motor não pode decidir hierarquia de equipes. Mais uma forçação de barra tudesca. Na época dos v8 a equivalência de potência permitia que somente a aerodinâmica fosse determinante e todos os times tiveram oportunidade de mostrar soluções, coanda na Sauber, bico de borracha da redbull, air duct na mclaren, suspensão pull rod na Ferrari, etc.
No início do atual regulamento de 2014 era proibido o fornecimento de motores diferentes, e mesmo assim através do combustível, lubrificante e gerenciamento eletrônico, as equipes oficias já tinham vantagem. A Ferrari conseguiu via lobby o desenvolvimento dos motores na temporada, e seria injusto que tivéssemos a volta de motores oficiais e clientes. Nenhum avanço aerodinâmico na época de ouro do difusor soprado se compara com 30, 40 whp a mais. Seria absurda e o fim da categoria.
Se o Vettel quer ganhar na Ferrari que lute com as mesmas armas que lutou o Alonso, ou Vettel não serve pra peitar o Adrian Newey? Fica a dica!

rafael
rafael
Reply to  Kkkkkkk
8 anos atrás

Motor e aerodinâmica são a essência da F1. Devem andar de mãos dadas. Ademais, se a Red Bull quer “igualdade de condições”, que comece a ceder a Ferrari seus segredinhos aerodinâmicos e pare de ficar olhando apenas para o próprio umbigo!

E esse negócio de “lobby” é coisa de quem não estuda regulamento e/ou não tem inteligência pra isso. A Ferrari, simplesmente, viu uma brecha e avisou ao munda da F1 sobre ela. Pare de chorar!

Por último, mas não menos importante, Vettel peitou o Newey nas 13 corridas até agora. Inclusive com 3 vitórias… :)

Kkkkk
Kkkkk
Reply to  rafael
8 anos atrás

Kkkkkk, seria hilário Alonso ou a Ferrari pedindo pra liberar os dados de CFD da RedBull com pretexto de igualar a disputa do campeonato. Agora com o Vettel na Ferrari se lê cada absurdo! To rolando de rir aqui!
O lobby aconteceu porque Ferrari e renault foram incompetentes e não usaram os tokens no momento oportuno. E só aconteceu porque a Mercedes liberou, kkk!
Quer discutir f-1 comigo e solta essa pérola:
Motor e aerodinâmica são a essência da F1. Putzzz, torcedor cliché que só repete o que os outros falam, kkkkk!

rafael
rafael
Reply to  rafael
8 anos atrás

“KKKKK”,

De duas, uma > Você é tonto ou se faz de retardado! Afinal, seguindo o seu estúpido argumento, apenas citei a RECIPROCIDADE de ações, cuja mesma a Red Bull finge não existir!

Quanto ao “lobby”, NEGATIVO, senhor! A Mercedes não liberou absolutamente NADA! A liberação do desenvolvimento se deu por conta de a Ferrari, inteligentemente, ter visto brechas no regulamento da FIA. Supere isso!

Portanto, ao invés de ficar chorando e berrando feito uma criança, você deveria é agradecer aos italianos. Afinal, é graças aos mesmos que o seu Alonso ainda nutre alguma esperança de chegar ao pódio em 2017.

Kkkkkk!
Kkkkkk!
Reply to  rafael
8 anos atrás
Kkkkkk!
Kkkkkk!
Reply to  rafael
8 anos atrás

Reciprocidade de ações? Essa foi ainda pior, não tenta explicar senão piora. kkkkkk!

Otavio
Otavio
8 anos atrás

Se o Vettel ganhar o Alonso se mata!

Daniela
Daniela
8 anos atrás

Infelizmente não. Mas seria legal uma disputa de verdade entre Vettel e Lewis. Pq o Rosberg não conta.

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Não houve ano em que Schummy bateu de frente e quebrou a perna e ficou não sei quantas corridas de molho?
Enquanto não o juiz não apita ainda há jogo!

Robertom
Robertom
Reply to  Paulo F.
8 anos atrás

1999.

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Engraçado que comparando os tempos da Mercedes no ano passado, eles ficaram na mesma casa 1.45 (com o 1º e 2º), já a Ferrari e a Redbull, nesse ano, baixaram os tempos para 1.43, 1,44 na classificação

daniel
8 anos atrás

Flavio o problema nem é tanto o crescimento das outras mas a falta de confiabilidade da Mercedes. Mais uma corrida fora nessas que faltam pode fazer a diferença no final. E a Ferrari sabemos, tem um equipamento confiável.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  daniel
8 anos atrás

O equipamento da Mercedes tbm é confiável, desde o início dessa temporada, só foi quebrar agora. Ano passado eles tiveram muito mais problemas que esse ano.

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
8 anos atrás

Se a ultima corrida tivesse a pontuação dobrada como em 2014, eu apostaria em Vettel.

Douglas
Douglas
8 anos atrás

Pode acontecer, mas não acredito para mim isso tudo é um pouco de historia, vamos ver nos treinos livres, se a Ferrari e a Red Bull andarem na frente como em Cingapura tem coisa errada ai, mas acho que isso e só para dar graça ao campeonato se o Hamilton continuasse no ritmo que ele estava, acho que no México já terminaria o campeonato o que seria uma desgraça para a F1 e para o Tio Bernie.

Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago
8 anos atrás

Torcendo para que chova em Suzuka com outro abandono de Hamilton. Vettel anda bem no molhado…

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Difícil, embora tenha visto análise técnica que aponta aerodinâmica pra melhora do carro da Ferrari.

Vettel é um tetracampeão do qual muitos ainda desconfiam. Se conseguisse algo assim, viraria lenda imediatamente.

Marcos Milani
Marcos Milani
8 anos atrás

E aposto quanto quiserem que o estilo vidaloka pop star do Hamilton será questionado à partir de agora. Considerando-se a importância de foco total à partir de agora caso não queiram aumentar as chances de Vettel.

Rubergil Jr
Rubergil Jr
8 anos atrás

Sem chances. Podem dar a taça pro Luis. Cingapura não conta.

Julio Lima
Julio Lima
8 anos atrás

Pode.

E, segundo o site Chance de Gol (nesse caso, será que o carro da VW?), ele tem 0,08% de chance de ser campeão. Mas eu apostaria mais no Raikkonen, que tem experiência nesse tipo de situação.

Olha o link aí: http://www.chancedegol.com.br/f115.htm

JAL
JAL
8 anos atrás

O Hamilton só perde pro ego dele. Se mantiver a cabeça em ordem ganha fácil. Se começar com as frescuras já conhecidas aí o campeonato tá aberto.

Eric
Eric
8 anos atrás

Na minha opinião, não.
Segundo lugar pode ser.
Comparado com ano passado, Rosberguinho anda apagado demais.

Jader
Jader
8 anos atrás

Só se a Ferrari contratar o Mutley pra sabotar os carros da Mercedes nas demais provas. E ainda assim pode não dar certo e o título ir pra penélope charmosa.

Mauricio P.
Mauricio P.
8 anos atrás

Essa “pulga atrás da orelha” está menos em não saber o que houve com os carros da Mercedes e mais pra deixar claro que eles acham sim, que a suspeita de fornecerem pneus diferenciados para a Ferrari de Vettel continua pairando no ar do box da Mercedes.

henrique ebert
8 anos atrás

Hamilton já perdeu o título por bobeira em 2007.

No ano passado ele mostrou que melhorou a cabeça e se manteve forte até o fim do campeonato.

Vettel é um baita piloto e a Ferrari está num crescente.

Dito isto:

Tenho a mínima ideia!!!

Fernandes
Fernandes
8 anos atrás

Kkkk, em detrimento de rosberguinho?? Kkkk. O cara eh inofensivo, fiel escudeiro, um dos q mais se alegram c vitorias de hamilton.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
8 anos atrás

É difícil mas acho que sim. Seria muito legal ver esta briga no final do campeonato. E quem diria que um campeonato tão previsível pudesse ter uma surpresa no final.

Mello
Mello
8 anos atrás

Se Abu Dhabi não contasse como duas corridas (pontuação dobrada) diria que Hamilton será campeão em Austin. Vettel pode até beliscar mais alguma coisa no caminho, mas vai ficar nisso. Tenho dito.

Mentecapto
Mentecapto
8 anos atrás

Coincidência ou não, foi só mudar a regra de pressão dos pneus, tornando obrigatória a pressão determinada pela Pirelli, que a Mercedes não cheirou nem fedeu em Cingapura.

Será que eles não estavam jogando com a pressão dos pneus para dar mais aderência ao carro?

Suzuka vai responder

Paulo
Paulo
8 anos atrás

São 46 pontos (menos de duas vitórias..)

O povo esquece que em 2007 o Kimi tirou 17 pontos do mesmo Hamilton..

Vettel anda muito bem no Japão, fora que quando chove por lá.. já viu..) pode aprontar;
Acho que a corrida da Russia e em Austin a Mercedes deve sobrar novamente..

Mexico é corrida nova, pode ter surpresas.. Brasil é aquela coisa, se tem um circuito para haver coisas surpreendentes é em Interlagos…

E Abu Dhabi teoricamente seria terra de Hamilton, mas vai saber como estará a cabeça do rapaz se o Vettel chegar lá encostado nele…

Isso considerando que a turma prateada deu uma relaxada em Cingapura, viram que tinha errado a mão e não se preocuparam muito pela gordura que possuem. Agora se houve algum detalhe novo (pressão maior dos pneus ou sabe-se lá o quê e o caldo entornar.. o pau vai cantar legal até o fim do ano.

Mas uma coisa é certa. Se o Vettel papa esse titulo, o Alonso se enforca lá nas Asturias..

Estevão
8 anos atrás

Vai dar Rosberg. Se fizer o dever de casa e chegar sempre em segundo liquida a fatura.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Flávio, penso muito em linha como você sobre as possibilidades das demais equipes, mas se tem algo que ainda não ficou claro foi a questão da pressão dos pneus, e tal como Mercedes está construída (lembrando um pouco as dificuldades em corridas e facilidades em treinos a algumas temporadas atrás). Seria muito improvável existir algo técnico que pudesse tirar as chances da Mercedes, mas Suzuka será vital para entender se as outras evoluíram ou encontraram o pulo do gato alemão !!! (Alguém se recorda do treino secreto da Pirelli com os alemães após GP Barcelona 2013??? A Pirelli jurou em cruz que nada deu de vantagens à Mercedes, e que os tais pneus não seriam utilizados na temporada de 2014. Opa…., como foi mesmo a temporada de 2014 ???? hehe ).

Eltontoptec
Eltontoptec
8 anos atrás

Poder pode, mas para isso terá que andar e terminar na ponta nessas seis etapas restantes, e eu pergunto, será possível? A questão é: o que aconteceu com a Mercedes? Isso vai perdurar? Vamos ver.

Joao
Joao
8 anos atrás

2007 feelings…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Só se for pro Amonso e suas tietes se suicidarem!

Emerson Carneiro
Emerson Carneiro
8 anos atrás

Não duvido nada ! Kimi Räikkönen ganhou seu título mundial meio que caído no colo. Devido a confusão de seus concorrentes e já era praticamente considerado fora da briga pelo título. Com o Rosberg só de figurante de luxo e se não acordar pra vida. Não acho impossível não. Também não seria nenhuma injustiça se Vetel fosse campeão, porque está sabendo aproveitar as oportunidades que aparecem e a Ferrari cresce com a emoção e motivação. Esse Arivabene é um cara que sabe mexer como ninguém mexer com o espírito da equipe. Até ele me motiva. rsrsrsrsrs

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
8 anos atrás

Acho difícil, mas estamos na reta final do campeonato, Vettel é muito competente e está animado, e curiosamente as unidades de força da Ferrari estão muito consistentes e me parece que os italianos podem sempre extrair algo mais delas sem quebrar, ou seja, o pessoal de Maranello achou um caminho. Quanto a Mercedes, o carro ainda não se entende muito bem com os pneus e resta saber quantas combinações de motores, turbos, MGUK’s e afins já foram usados, alguns motores dos prateados parecem já no fim da vida útil e pelo regulamento, ainda mais restrito este ano, podem ter algum problema. vejamos o final como vai ser. OBS: A RedBull tem o melhor carro e o motor mais fraco, a Ferrari tem um carro muito bom e um motor forte, a Mercedes, ainda, tem o melhor motor e um carro bom, mas não para todos os circuitos, os outros não têm nada.

GIULIO MELA
GIULIO MELA
8 anos atrás

Particularmente, torço pro Vettel, mas concordo quando dizem que Cingapura foi exceçao, no Japao as Mercedes vao voar, e talvez nem podio a Ferrari consiga

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
8 anos atrás

Não se esqueçam que ano passado choveu em Suzuka, o que embola as coisas e pode favorecer a Ferrari e tirar as Williams de um provável pódio.

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

FFFFFFFFFFFFFFETTTTTELLL! FERRARI!

Mauricio Maciel
Mauricio Maciel
8 anos atrás

Não, o circuito travado atrapalhou a Mercedes, mas para o ano que vem o Vetel vai brigar pelo titulo com Hamilton.